Se você chegou até aqui é porque provavelmente vai fazer uma viagem para a Provence e está considerando conhecer esse verdadeiro paraíso natural localizado no sul da França. Então nesse post nós vamos compartilhar um guia completo com todas as dicas para você planejar o seu passeio para as Calanques de Cassis (França).

Paisagens de perder o fôlego, águas convidativas para um mergulho (somente no alto verão! rsrs) e rotas super legais para fazer de kayak: essas foram as minhas impressões das Calanques de Cassis durante minha viagem para a Provence no finalzinho de agosto.

Durante minhas buscas sobre o destino, descobri que era possível conhecê-las através de um passeio de barco ou de uma trilha. Optei pela trilha, pois estava animadíssima para observar as paisagens do topo.

Bom que fui preparada com um bom tênis e roupas confortáveis, porque a trilha foi puxadinha. Apesar de não ser muito longa, ela tem trechos de alta inclinação. Enquanto eu penava para subir, vários franceses passavam por mim com aquele ar de “estou caminhando no bosque” – fiquei realmente  impressionada com a naturalidade deles com a prática de montanhismo.

Para minha surpresa, quando finalmente cheguei nas Calanques, encontrei uma água estranhamente convidativa para um mergulho. Eu tinha ouvido dizer que as águas daquela região eram congelantes, mas, aparentemente, no alto verão elas tem temperaturas mais amenas.

calanques de cassis no verão
As Calanques de Cassis guardam algumas das praias mais bonitas do sul da França

Ao terminar o passeio, saí com gostinho de mais! Portanto, aqui vai a minha dica: separe 2 dias para conhecer a região. No primeiro dia, você pode explorá-la por terra e passar um dia inteirinho percorrendo as trilhas e curtindo as enseadas pelo caminho. Já no segundo dia, você pode explorá-la em um passeio de barco, que proporciona uma outra perspectiva ao local.

Agora vamos às dicas práticas para que você possa planejar a sua viagem? Abaixo, compartilho onde fica, como chegar, quais são as principais calanques e outras dicas essenciais para o seu passeio.


Por que viajar para as Calanques de Cassis?

Com águas extremamente limpas, claras e azuis, as Calanques de Cassis são realmente de cair o queixo, tamanha a beleza natural do local. Localizadas na região da Provence, essas pequenas praias formadas entre as falésias são, na verdade, enseadas.

E apesar da trilha de acesso não ser exatamente fácil, o local é um dos mais requisitados da França durante o verão e um dos lugares que mais atrai turistas durante todo o ano.


Melhor época para visitar as Calanques de Cassis

O ideal é visitar a região entre os meses de maio e setembro (o mês de agosto é o mais procurado de todos, o que resulta em preços mais elevados). Esses são os meses em que a paisagem está mais bonita e o clima fica ideal para aproveitar as calanques, mergulhar e curtir o calor.

Vale saber: é importante verificar sobre os riscos de incêndios na região, entre os meses de junho e julho, que são os de início de verão. Incêndios naturais não são raros nessa época, por isso o Serviço de Combate aos Incêndios do Departamento de Bouches-du-Rhône é responsável, por atualizar diariamente sobre a situação. Então é prudente se informar antes de ir, caso você pretenda ir nessa época.


Onde ficam as Calanques de Cassis?

Como o nome diz, as calanques ficam localizadas na pequena cidade de Cassis, na região da Provence francesa. Com extensão até a cidade de Marselha, você consegue ir conhecendo várias calanques ao fazer esse trajeto Cassis/Marselha.

Como chegar nas Calanques de Cassis?

Para início de conversa, recomendo o aluguel de um carro para que você possa se locomover facilmente pela Provence e por Cassis. Usei nessa viagem (e em diversas outras anteriores) o site RentCars para fazer a busca pelo melhor preço.

Eles trabalham com as principais locadoras da região e apresentam vantagens para a locação online, como a possibilidade de pagar com o cartão de crédito sem o IOF ou um desconto no boleto bancário. Clique aqui para conferir o site.

Por trilha

Uma vez em Cassis, você deverá colocar no seu aplicativo de mapa (usei o Google Maps) o Restaurante Presqu’Île. O local oferece um grande estacionamento e é a opção mais próxima à entrada do Parc National des Calanques. Ao estacionar o carro, há uma caminhada de cerca de 10 minutos até o local de início da trilha.

Em tempo: na baixa temporada, é possível parar mais próximo da entrada. Contudo, o grande volume de turistas no verão não deixa alternativa, senão parar neste estacionamento.

passeio de barco calanques de cassis
As calanques podem ser exploradas através de trilhas ou de um passeio de barco

Por passeio de barco

Os passeios de barco para as Calanques saem com mais frequência de Marselha, mais especificamente de dois locais: Vieux-port ou Port de la Pointe Rouge. Durante os meses de verão, não é necessário fazer reserva prévia, pois há diversos barcos saindo a cada trinta minutos. Já no inverno, é melhor deixar agendado.


Veja também: O que fazer em Aix en Provence: 10 passeios imperdíveis na charmosa Provença


Quais são as principais Calanques de Cassis

Agora que você já sabe que é possível conhecer o parque por trilha ou de barco, aqui vão as principais calanques para você planejar o seu roteiro e não deixar nenhuma de fora!

1. Calanque de Port Miou

Preenchida com centenas de barcos ancorados às suas margens, Port Miou é a primeira das Calanques de Cassis. Ela é super acessível e pode ser um atrativo para os mais preguiçosos que não querem encarar a trilha. rsrs

Bonita? Sim, e definitivamente vale a pena visitá-la se este for o mais longe que você consegue chegar, mas a verdadeira experiência de uma calanque está morro acima, nas Calanque de Port Pin e Calanque d’En-Vau.

2. Calanque de Port Pin

A Calanque de Port Pin fica situada exatamente no meio do caminho entre Marselha e Cassis. Ela é considerada uma das mais selvagens e preservadas de todas e é ideal para famílias e crianças. Sua praia de areia e cascalho é um diferencial, fazendo do cenário, algo único!

O acesso até ela só é possível de barco ou a pé, através de uma trilha de nível leve. Se você estiver de carro, o mais recomendado é parar no estacionamento da península de Cassis (lembrando que se você for na alta temporada o estacionamento disponível mais próximo é o do Restaurante Presqu-île) e fazer a trilha, que são apenas 20 minutos de caminhada.

Calanque de port pin
Calanque de Port Pin

3. Calanque d’en-Vau

Essa provavelmente é a calanque mais querida de toda a França e a mais visitada também. Dita por alguns como um dos lugares mais lindos do mundo, eu fui e posso garantir que o lugar é realmente de perder o fôlego!

Esse é o destino perfeito para ver as águas mais azuis e as areias mais brancas de todas. A Calanque d’en-Vau é realmente um lugar muito especial, que conquista logo de cara todos os viajantes.

O acesso até essa calanque acontece de barco ou fazendo a chamada trilha vermelha, que vai de Port Pin até d’En-Vau. A trilha é um pouco mais puxada do que a anterior, com algumas subidas e descidas bem íngremes e pedras soltas no caminho. A caminhada leva em torno de 1h30min. Em compensação, a vista de todo o trajeto da trilha é deslumbrante!

4. Calanques de Marselha

É possível fazer uma travessia completa e conhecer todas as calanques que ficam entre Cassis e Marselha. Se esta for a sua escolha, esteja preparado para encarar as 8 horas de trilha com bastante subida e descida íngreme.

Pelo caminho, você passará ainda pelas Calanques Sugiton, Morgiou e Sormiou. Esta última é considerada a maior do Parque Nacional Calanques da França. Ela é bem conhecida por ter paredões ideais para a prática de escalada e por ser possível acessá-la de carro. Devido ao seu tamanho, Sormiou parece uma gigante piscina natural de águas cristalinas. É impossível não se deslumbrar com a paisagem!

tarde nas calanques de cassis
Belíssimo fim de tarde nas Calanques de Cassis

Como conhecer as Calanques de Cassis

As calanques em si podem ser visitadas de barco ou por trilhas terrestres, o que também é uma ótima alternativa para quem gosta de natureza e mais aventura.

Trilha pelas Calanques de Cassis

Como detalhei acima, é possível fazer uma travessia e passar por 7 calanques entre Marselha e Cassis. Essa trilha é para os mais aventureiros, visto que leva cerca de 8 horas para completar o percurso.

Para quem quer curtir com moderação, sugiro fazer apenas o trio Port Miou, Port Pin e d’en Vau. Essa foi a minha escolha e achei que o passeio valeu super a pena dessa forma, por não ter ficado cansativo.

Consulte o site oficial do Turismo de Marselha para mais informações sobre as trilhas.

Passeio de barco pelas Calanques de Cassis

Opção perfeita para quem não curte trilhas ou está mais na vibe de um passeio confortável. Os passeios de barco até as Calanques de Cassis saem diariamente de Marselha e Cassis durante o verão. Contudo, é importante checar os horários caso você vá no inverno. Clique aqui para conferir mais informações sobre este passeio.

Eu realmente gostaria muito de ter feito o passeio de barco pelas Calanques de Cassis. Recebi essa recomendação de amigos, porém não consegui encaixar no itinerário.

 


O que fazer em Cassis (além das Calanques)

Depois de explorar as Calanques de Cassis, que tal conhecer um pouco mais dessa pitoresca cidade litorânea da França? Aqui vão algumas outras dicas de passeios interessantes em Cassis:

1. Porto de Cassis

O Porto de Cassis é um lugar super visitado e movimentado nesta pequena cidade do sul da França. Imagine dar uma volta pelo porto no horário do pôr do sol, tomando um drink, comendo bem, com músicas francesas ao fundo: quase cena de filme, não é mesmo?

Considerado badalado pela quantidade de bares e restaurantes presentes no local, o Porto de Cassis definitivamente é um passeio que super vale a pena fazer.

2. Route des Crêtes

Outro passeio incrível para se fazer na região é dirigir pela Rota des Crêtes. É um caminho belíssimo que começa na cidade de Cassis, passa pelo Cap Canaille, que é o penhasco mais alto da França, e segue até a pequena cidade de La Ciotat.

3. Conhecer as vinícolas

Para quem aprecia vinho e gosta de fazer esse tipo de passeio, as vinícolas da França no geral são muito boas, mas na região da Provença em específico, tem algumas bem especiais.

É muito comum a experimentação de vinhos rosé, mas os tintos e brancos também são bem famosos. Uma das vinícolas mais recomendadas é a Clos Sainte Magdeleine.


Prefere fazer o passeio acompanhado de um guia?

Confira este tour de um dia para degustação de vinhos das regiões de Bandol e Cassis.


4. Restaurantes de Cassis

Para deixar a sua viagem ainda mais prática e planejada, nós fizemos uma seleção de 5 restaurantes para você ter como opção na hora de escolher onde comer pelas cidades de Cassis e Marselha.

  • Le Chaudron: um dos melhores restaurantes de Cassis. Com comida francesa, mediterrânea e ambiente super alegre e agradável.
  • Le Poupe: um restaurante super bem localizado, de comida mediterrânea, onde você consegue ter a vista do porto de Marselha da sacada do estabelecimento.
  • La Table du Fort: restaurante em Marselha com clima e ambiente familiar. Tem uma vista linda para a catedral da cidade e a culinária é francesa.
  • Restaurant Calendal: Localizado em Cassis, tem opções também vegetarianas para almoço e jantar. Com clima intimista, o restaurante é bem querido na cidade.
  • Une Table au Sud: restaurante maravilhoso com culinária provençal, ou seja, peixes e legumes sendo a especialidade.
cassis frança
Cassis é uma cidade super charmosa que vale a pena incluir no roteiro pela Provence

Onde ficar próximo das Calanques de Cassis

A região de Cassis é bem democrática no quesito hospedagem. Por ficar localizada entre várias cidadezinhas da Provence, isso dá liberdade na hora de escolher onde se hospedar. Você pode optar por pernoitar em Cassis ou estabelecer outra cidade como base e fazer um passeio bate e volta até as calanques.

Por essa razão, existem muitas possibilidades de hotéis, resorts, aparthotels e apartamentos para alugar, em diversas cidades diferentes. Isso faz com que o preço varie bastante, dependendo do local escolhido. Mas selecionamos algumas opções de hotéis nas cidades de Marselha e Cassis para facilitar a sua escolha:

Hotéis em Cassis

Para quem quiser se hospedar em uma opção com um bom custo benefício e sem abrir mão de nenhum tipo de conforto, uma boa sugestão é o Sure Hotel. Com boa estrutura, quartos espaçosos e café da manhã incluso, uma diária para quarto duplo, na alta temporada sai em torno de R$500.

Mas para quem gosta de mais luxo e sofisticação durante as suas estadias, a melhor opção em Cassis é o Hôtel la Rade. Com uma decoração maravilhosa, muito conforto e elegância, esse hotel oferece café da manhã incluso para quarto duplo. E a diária na alta temporada fica por R$710.

Hotéis em Marselha

No caso de Marselha, a nossa sugestão de bom custo benefício é o Holiday Inn Express Marseille Saint Charles. Tendo como ponto forte o café da manhã, que é incluso e super bem avaliado, o hotel também é bem localizado. Uma diária num quarto duplo, na alta temporada, sai em torno de R$410.

Já em caso de estabelecimentos mais sofisticados o Nhow Marselha é o ideal para a sua viagem ser bem confortável. O Nhow é um hotel lindo, charmoso, com quartos amplos e café da manhã excelente, incluso. Uma diária para o quarto duplo sai por R$800.


Dicas gerais para seu passeio até as Calanques

Antes de fazer esse passeio inesquecível pelo sul da França, não deixe de conferir essas dicas para tirar de letra essa experiência:

  • Cuidado com o lixo! O Parque das Calanques é uma área de proteção ambiental, então cada um é responsável por jogar fora o seu próprio lixo e por preservar o patrimônio natural do lugar.
  • Leve água e algo para comer, pois nas calanques não há estrutura de bares, quiosques ou restaurantes.
  • Verifique a situação dos incêndios florestais antes de ir no site do Departamento de Bouches-du-Rhône.
calanque d'en vau
Eu e Jean nas margens da Calanque d’en Vau

Saiba o que levar na mala

  1. Tênis – para as trilhas é importante;
  2. Roupas com proteção UV para caminhadas ou, se você não tiver, escolha roupas bem leves e que absorvam o calor;
  3. Óculos escuros, boné ou chapéu para as praias;
  4. Protetor solar;
  5. Repelente;
  6. Camelback ou garrafinha para carregar água;
  7. Máscara de Mergulho.

E aí? Já está pronto para as Calanques de Cassis? Depois de tantas dicas incríveis nesse guia completo, a gente espera ter ajudado no planejamento da viagem para o sul da França. Não esquece de nos contar depois, por aqui nos comentários, como foi a sua experiência, nós amamos saber!


Você também pode gostar de ler:

Quanto custa viajar para Paris: passagem, hospedagem, alimentação, passeios e mais


 


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

7 respostas

  1. Excelente post!
    Irei na primeira semana de dezembro.
    Consigo fazer os passeios recomendados? Sei que banho não dá, pois a água estará congelante.
    Obrigada

  2. Ola Gaia, estou planejando a trilha aos Calanques para o verao. Voce poderia descrever um pouco mais o nivel de dificuldade? Voce chegou a achar a ser perigoso para quedas? Obrigada!!

    1. Oi Marília! A trilha não é muito longa, mas é íngreme. Você está acostumada a fazer esse tipo de passeio? Acredito que mesmo pessoas sem muita experiência possam encarar essa trilha de boas. É só ir com calma e no seu ritmo. =)

  3. Olá, tudo bem?
    Uma dúvida; para passeios de barbos as calanques, como é feito o acesso as praias, onde o barco desembarca as pessoas?

    1. Oi Karina!

      Os passeios costumam sair do Vieux Port, em Marseille, la Ciotat OU Cassis Port. Alguns oferecem apenas um passeio de observação, outros tem paradas para mergulho. Nessas paradas para mergulho, você pode ir nadando até a praia. Mas, se não em engano, os barcos não chegam até a areia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *