Wadi Rum: como foi acampar com os beduínos na Jordânia

Está planejando uma viagem para a Jordânia e quer saber como é acampar em um deserto com beduínos? Neste post, compartilho minha experiência e todas as dicas para que você planeje sua ida ao deserto de Wadi Rum.

Tomar chá com os locais, desvendar uma paisagem marciana e provar a comida típica foram apenas algumas das experiências que eu tive durante os dois dias que fiquei acampada por lá. Foi mágico e muito além das minhas expectativas!

Por outro lado, eu tinha imaginado um deserto vasto e remoto, com acampamentos íntimos e pessoais. Ao chegar lá, descobri que esse é um grande negócio na região e os acampamentos eram mais numerosos e mais próximos do que eu esperava. Nada que tenha comprometido minha experiência, mas que acho válido ressaltar para que você não se assuste em sua chegada.


Confira também: 

Jordânia: o melhor GUIA para montar o seu roteiro de viagem


Conheça o deserto cinematográfico da Jordânia

Wadi Rum é um deserto protegido no sul da Jordânia com paisagens de tirar o fôlego, desde areias vermelho ocre a dramáticas montanhas de arenito e formações rochosas com arcos naturais.

Casa tradicional dos beduínos (grupos nômades dos desertos árabes), Wadi Rum ganhou vida nos últimos anos com o turismo crescente na região. O local ficou famoso por ser cenário de diversos filmes, como “Perdido em Marte”, de 2015, “Rogue One: Uma História Star Wars”, de 2016 e “Lawrence da Arábia”, de 1962.

Apelidado de “Vale da Lua”, o deserto tem mesmo um quê de Marte. Além daquela paisagem árida de perder o fôlego, há diversos cantinhos surpreendentes e para conhecer Wadi Rum integralmente sugiro ficar ao menos 2 noites hospedado por lá.

beduíno wadi rum
Os beduínos são um povo super acolhedor e visitá-los em Wadi Rum é uma experiência e tanto!

Onde fica e como chegar no deserto de Wadi Rum

O deserto de Wadi Rum está localizado no sul da Jordânia, próximo à fronteira da Arábia Saudita e de Israel. Devido a sua localização, ele vai bem com uma visita à Aqaba, cidade costeira banhada pelo Mar Vermelho. São apenas 70km de distância entre uma cidade e a outra.

Para chegar lá, sugiro o aluguel de um carro (que não precisa ser 4×4), por ser a opção com melhor custo benefício que encontrei. Se você viaja com mais pessoas, essa ainda é uma ótima opção para economizar e garantir um maior conforto.

E se você está se perguntando como é dirigir na Jordânia, foi uma experiência realmente simples, com placas tanto em árabe quanto em inglês, e estradas boas, com trechos excelentes e outros nem tanto – assim como no Brasil.


 Dica: eu fiz a reserva do carro pelo site Rent Cars depois de pesquisar muito e realmente encontrei os melhores preços e as melhores condições de compra nesse site. O que achei bom foi não ter que pagar o IOF, pois fiz o pagamento aqui mesmo e com boleto bancário ainda ganhei um desconto de 5%.


Caso você não se sinta confortável em dirigir em um outro país, é possível também ir de ônibus ou taxi (obviamente, uma opção bem mais cara!). Para saber como chegar em Wadi Rum de taxi ou ônibus saindo de Amã, Petra ou Aqaba, confira abaixo os valores destes trajetos.

Tour pelo deserto de Wadi Rum
Para enfrentar as estradas de Wadi Rum, só estando em carro 4×4

Independente da forma que você escolher para chegar ao Wadi Rum, você deverá combinar com seu hotel o horário de sua chegada para que eles possam te buscar no centrinho da vila em um 4×4 e te levar ao seu acampamento.

Se você estiver de carro, como foi o nosso caso, é só você deixá-lo no estacionamento (gratuito) da vila. Ali será também o ponto de encontro com a equipe do seu acampamento.

Como ir de Amã para Wadi Rum

Essa viagem leva cerca de 4 horas e o trajeto pode ser feito de ônibus ou táxi. De Amã para Wadi Rum um taxi custa JOD 110, já o ônibus tem preços razoáveis que variam entre JOD 8-10.

Como ir de Petra para Wadi Rum

Há um ônibus diário que sai de Wadi Musa entre 6 e 6h30 e chega à vila de Wadi Rum por volta das 9h. O bilhete custa cerca de JOD 7-10 por pessoa. É necessário reservar seu assento com antecedência e você pode contar com o auxílio do seu hotel para isso. Outra opção, é ir de taxi. Os valores para este trajeto giram em torno de JOD 40.


Confira também:

Petra: conheça uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno


Como ir de Aqaba para Wadi Rum

O ônibus de Aqaba para Wadi Rum sai da estação de ônibus local em Aqaba entre 13 e 15h. Lembre-se de chegar cedo para garantir seu assento, pois esse ônibus costuma ir cheio. O valor é bem em conta: JOD 3 por pessoa. Para fazer este trajeto de taxi o valor gira em torno de JOD 25.

Lawrence Spring: um dos principais mirantes de Wadi Rum
Lawrence Spring: um dos principais mirantes de Wadi Rum

Qual é a melhor época para visitar o Wadi Rum

Se você prefere um calor agradável e muito sol, a melhor época para visitar é de março a maio e de setembro a novembro. A primavera e o outono são os meses mais populares e movimentados. Para escalar e fazer caminhadas, opte pelos meses mais amenos, entre outubro e abril. Contudo, a região pode ser visitada o ano inteiro e você não precisa exclui-lo do seu roteiro por estar planejando sua viagem para o verão ou o inverno.

Prepare seus casacos para os meses de inverno (nov, dez e jan), pois a temperatura média diurna está entre 10 e 15°C. Durante as noites mais frias do ano, a temperatura pode cair abaixo de zero. Já no verão, a temperatura média diurna em Wadi Rum é de 30°C. Com temperaturas de pico que podem subir para mais de 40°C em dias de calor extremo. À noite, a temperatura cai e gira em torno de 10°C.

Independente da estação que você escolher, lembre-se de levar uma roupa quentinha para passar a noite, pois as noites no deserto costumam sofrer quedas bruscas de temperatura! Assim que o sol se põe, a temperatura cai rapidamente e essa rápida flutuação é causada pelo ar estar sempre seco. O ar seco não pode reter o calor nem o frio que irradia da areia.


O que fazer em Wadi Rum

A principal razão pela qual as pessoas visitam Wadi Rum é, naturalmente, explorar o deserto e ter a experiência de acampar com os beduínos. Os campings de Wadi Rum oferecem uma variedade de passeios  para todos os gostos.

Dica: caso você não esteja com planos de pernoitar no local, você pode reservar esses passeios no Centro de Visitantes, mas recomendo fortemente ao menos uma noite em um dos acampamentos dos beduínos.

Trilha pelo deserto de Wadi Rum na Jordânia
Trilha pelo deserto de Wadi Rum

Wadi Rum: tour de 4×4 pelo deserto

A atividade principal em Wadi Rum é um passeio de jipe que dura de 2 a 8 horas. Os passeios de jipe seguem uma rota semelhante e visitam locais semelhantes, portanto não haverá uma diferença muito grande entre os passeios oferecidos.

Nós optamos pelo passeio de dia inteiro e confesso que achei um pouco cansativo, mas pudemos ver lugares deslumbrantes e muito diferentes uns dos outros. De mirantes incríveis a locais para praticar “ski bunda”, de cânions a fontes, foi realmente um passeio incrível!

Wadi Rum: trilha pelo deserto

Se você gosta de algo mais ativo, uma boa ideia é fazer um trekking pelo deserto de Wadi Rum. As caminhadas variam de meio dia a vários dias e podem ser contratadas também no Centro de Visitantes na sua chegada.

Wadi Rum de camelo ou a cavalo

Outra atividade popular na região é visitar o deserto de camelo ou a cavalo. Apesar de parecer romântico, pode ser bastante desconfortável! Minha sugestão é que você fique no máximo uma hora neste passeio, a menos que você esteja acostumado a andar a cavalo.

Noite no deserto de Wadi Rum: céu estrelado e muitas estrelas cadentes

A noite em Wadi Rum é deslumbrante! Observar as estrelas, contar estrelas cadentes e ouvir lendas da região em um passeio pelo deserto à noite é realmente uma experiência deliciosa. Portanto, torça para estar aquele céu bem aberto no dia da sua visita.

Dança e comidas típicas dos beduínos

Uma das vantagens de ficar hospedado ao menos uma noite em um dos campings de Wadi Rum é poder experimentar a culinária dos beduínos. No nosso camping, a gente teve uma noite super agradável com música e danças típicas, além de outras internacionais, como Macarena. rsrs

acampamento wadi rum
Comida árabe deliciosa e muito bem servida em nosso acampamento em Wadi Rum

Onde se hospedar em Wadi Rum

Wadi Rum é repleto de acampamentos beduínos em todo o deserto. Os acampamentos geralmente consistem em pequenas tendas básicas para acomodação, banheiros compartilhados e uma barraca maior para refeições comunitárias. Mas como escolher seu hotel no deserto de Wadi Rum?

Eu recomendo escolher um acampamento mais intimista. Os maiores podem dar aquela sensação de um acampamento escolar, sabe? Mas vale saber que a maioria dos acampamentos tem instalações similares e um preço similar, embora hajam alguns acampamentos de luxo mais sofisticados. Aliás, se você preferir um acampamento de luxo, reserve com antecedência.

Campings no Wadi Rum

Nós nos hospedamos no Beyond Camp. O acampamento era simples, mas confortável, especialmente se pensarmos que as instalações estão localizadas bem no meio do deserto. Os banheiros eram compartilhados, assim como o local das refeições, mas o diferencial foram os anfitriões beduínos! Eles eram super hospitaleiros e proporcionaram uma verdadeira experiência da vida de um beduíno, inclusive com um jantar tradicional cozido debaixo do chão.

Outras opções nós consideramos na hora de escolher e que vale conferir também são o Panorama e o Desert Moon.

Acampamento em Wadi Rum
Beyond Wadi Rum Camp (nossa escolha!)

Glamping no Wadi Rum

Passar a noite em um hotel bolha no meio do deserto de Wadi Rum é uma experiência inigualável e digna de um post de Instagram de dar inveja nos amigos. Contudo, não há comodidades típicas de “luxo”, como serviço de quarto, piscina ou spa; portanto, não se deixe enganar pelo nome e não espere um serviço de um hotel 5 estrelas.

Para ter essa experiência de glamping no Wadi Rum, minhas sugestões são o Night Luxury Camp e o Bubble Luxotel.


Wadi Rum: quanto custa?

Para que você possa colocar na ponta do lápis essa viagem, coloquei abaixo os preços médios de tudo o que você vai gastar para se hospedar por lá. É uma experiência acessível e realmente imperdível para uma viagem à Jordânia. Contudo, vale lembrar que a moeda local, o dinar  jordano (JOD) tem uma conversão desfavorável para nós brasileiros. JOD 1 = R$ 5,70.

Taxa de entrada:

A taxa de entrada para a reserva de Wadi Rum é de JOD 5. Vale lembrar que se você tiver o Jordan Pass, a entrada é gratuita. Confira mais informações sobre o visto para a Jordânia e o Jordan Pass aqui.

Acomodação e refeições:

Para acomodação, espere gastar de JOD 30-50 por noite em uma tenda de um camping, incluindo café da manhã. Todo o resto é adicional. As refeições custam JOD 5-15 por pessoa para almoço e jantar.

Tours e atividades:

Para um passeio de jipe ​​pelo deserto as tarifas são baseadas no número de horas e são cobradas por pessoa ou por jipe. Espere pagar entre JOD 20-40 por pessoa por um passeio de jipe ​​de meio dia. Já os passeios de camelo giram em torno de JOD 15 por pessoa por hora.

Pôr do sol espetacular no deserto de Wadi Rum
Pôr do sol espetacular no deserto de Wadi Rum

Pronto para explorar o Wadi Rum na Jordânia?

Tenho certeza que essas dicas vão te ajudar a planejar sua viagem para o Wadi Rum com muito mais facilidade. E se ficou ainda alguma dúvida, é só deixar nos comentários que eu tentarei ajudar da melhor forma possível!

Espero que você tenha uma boa viagem e fique tão encantando como eu fiquei ao ter essa experiência no deserto com os beduínos. A paisagem, a comida, a cultura e essa troca certamente valeram cada centavo para mim e tenho certeza que você sairá de lá também extasiado!


Vai seguir viagem pela Jordânia, Egito ou Israel? Confira abaixo mais alguns posts imperdíveis para você continuar seu planejamento:

Mar Morto Jordânia: como foi flutuar num dos lagos mais salgados do mundo

O que fazer em Israel: 15 passeios imperdíveis para incluir no seu roteiro

Roteiro Egito: o melhor GUIA para montar seu roteiro


Cadastre seu e-mail e receba novidades!

faça parte da nossa lista, é de graça!

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.