Cartão postal da Chapada Diamantina, o Morro do Pai Inácio é uma atração imperdível e acessível a todas as idades. A 1.120m de altitude, você vai encontrar uma das mais belas vistas panorâmicas da Chapada. São 360 graus de paisagens de tirar o fôlego, ainda mais ao pôr do sol! Saiba onde fica, como chegar, quando ir e veja fotos lindas no post de hoje!

A subida é íngreme, mas leva apenas 20 minutos. E a cada passo dá vontade de parar para apreciar a vista e tirar algumas fotos.

mala de aventuras chapada diamantinapor do sol no morro do pai inácio

Além da vista linda, o morro faz parte das lendas e do folclore da região. Diz a lenda que um escravo namorada as escondidas a filha de um fazendeiro. Esse romance resultou em uma gravidez e, por conta disso, o escravo se viu obrigado a fugir e nunca mais voltar. Ele teria subido o morro, com capangas do fazendeiro atrás dele, e pulou de lá com um guarda-chuva aberto.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

trilha morro do pai ináciopor do sol no morro do pai inácio

Uma ótima opção para este dia de passeio é combiná-lo com outras atrações da região, já que a visita leva em torno de apenas 2h no total. Eu fiz um combo de passeios que funcionou super bem: a Gruta da Pratinha, a Gruta Torrinha e, ao final do dia, o por do sol no Pai Inácio.

A Gruta da Pratinha fica no município de Ibicoara, não muito distante do Pai Inácio. Lá você encontra um pequeno paraíso de água cristalina, onde é possível fazer flutuação na companhia de peixes e tartarugas. Já contei sobre esse lugar incrível aqui no blog, confira meu relato e dicas aqui.

A Gruta Torrinha é considerada a mais rica do Brasil com uma grande diversidade de formações entre estalactites e estalagmites. A Flor de Aragonita é o principal atrativo da região, pois desafia a gravidade e tem uma formação incrível como se fosse mesmo uam flor feita de minerais.

Outra opção é o Poço do Diabo, que fica também na BR242, pertinho do Morro do Pai Inácio. São necessários apenas 15 minutos de caminhada de nível fácil para mergulhar no poço, que termina em um cânion estreito.

Veja aqui o passo a passo com todas as dicas para você planejar sua viagem para a Chapada Diamantina.

Onde fica e como chegar

O Morro do Pai Inácio fica localizado no município de Palmeiras, no norte da Chapada Diamantina. O acesso é pela BR-242 (sentido Seabra).

Saindo de Lençóis, você vai levar cerca de 30 minutos para chegar ao pé do morro. Com placas indicativas, pegue a saída que fica localizada na sua mão direita e suba um trecho de terra de uns 5 minutos. Lá, ao lado das torres de telefonia, você vai encontrar um estacionamento e uma pequena guarita, onde você deve pagar o valor de R$5 por pessoa para ter acesso a trilha.

A trilha é leve e leva cerca de 20 minutos.

Quando ir

Durante o ano todo você pode ir. Só não aconselho ir quando estiver com o céu muito carregado.

Em relação ao melhor horário, sem dúvida, é no por do sol. Nesse horário o céu se torna um espetáculo de cores e a vista 360 fica ainda mais bonita. Comece a trilha por volta de 16:30h-17h para poder aproveitar bastante lá em cima.

Dica? Nos sábados e feriados a trilha fica muito mais movimentada, obviamente. Se você prefere mais tranquilidade e menos gente, procure ir fora dessas datas.

sobrevoar o morro do pai inácio

Horário de visitação

Das 8h às 18h.

Nível de dificuldade

Fácil. São cerca de 20 minutos de trilha até chegar ao topo. Todo mundo pode fazer essa trilha. Se você for mais sedentário, vá devagar e sempre!

Está planejando sua viagem para a Chapada Diamantina? Confira aqui todos os posts da nossa viagem.

 

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *