Está curioso para descobrir quais são as comidas típicas do Peru? Preparamos uma lista com 10 pratos e bebidas de uma das culinárias mais amada do mundo.
Quando o assunto é culinária peruana, é normal que a viagem se torne ainda mais especial. Afinal, a imensa variedade de ingredientes e as influências de povos milenares tornaram as comidas típicas do Peru uma referência internacional, digna de muitas premiações!
Quem viaja ao Peru volta falando das paisagens e monumentos históricos – mas reserva um lugar especial para todo o tempero e sabor da culinária peruana.
Vem com a gente que nesse post vamos compartilhar as melhores receitas peruanas para você testar em casa!
E se estiver com viagem marcada para o Peru, aproveite para ler:
O que fazer em Cusco: 12 passeios imperdíveis na capital do império inca
Montanha colorida no Peru: guia completo para você conhecer a rainbow mountain
Comidas típicas do Peru: muitas cores e sabores!
Experimentar pratos locais durante a sua viagem, têm uma importância enorme para os peruanos. Não é apenas fazer uma refeição, é valorizar a cultura do país.
A cidade de Lima, no Peru, é um dos melhores lugares para você experimentar as comidas típicas do Peru. Você vai do mais tradicional ao toque moderno dos restaurantes mais badalados.
Se você já esteve no país e quer reviver um pouco dos sabores dessa culinária super intensa, esse é o post certo para você. E se você nunca esteve, mas tem muita curiosidade em experimentar um pouquinho do que é comum por lá, pode preparar a lista de compras. Veja abaixo 10 receitas de comidas típicas do Peru:
01. Comidas típicas do Peru: Ceviche
É o prato típico do Peru mais conhecido no mundo. No Brasil já vi até pizzaria vendendo Ceviche, tamanha a fama do prato que leva peixe cru, cebola, pimenta, milho e outros ingredientes cozidos num caldo de limão. Os ingredientes e o tipo do peixe podem variar, mas se bem feito, o resultado é sempre incrível!!
Ingredientes
- 720g de filé de linguado fresco
- 12 limões
- 2 pimentões amarelo e vermelho cortados em tiras
- 2 cebolas roxas cortadas em tiras finas
- 450g de batata-doce cozida a vapor
- 200g de milho cozido
- 200g de milho torrado
- Sal
- Coentro fresco
Modo de preparo
Corte o linguado em quadrados médios. Em uma tigela, coloque o peixe e tempere com sal, adicione a cebola, os pimentões e misture. Acrescente o suco de limão, misture bem e deixe descansar por 1 minuto para concentrar todos os sabores.
Sirva com milho cozido e a batata-doce. Decore com pimentão e coentro.
02. Comidas típicas do Peru: Pollo a La Brasa
Esse prato é super parecido com o nosso frango assado – só difere nos temperinhos que são usados! Os peruanos capricham no tempero! Veja abaixo como preparar o Pollo a La Brasa, muito servido nos bares e restaurantes das cidades peruados:
Ingredientes:
- 1 frango inteiro
- 3 de batatas grandes
- 1/4 xícara de óleo vegetal
- 1/4 de xícara de vinagre
- 3 dentes de alho
- 1 colher de chá de cominho
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de páprica
- 1 colher de sopa de molho shoyu
- 1 colher de sopa de orégano fresco (picado)
- 1/2 xícara de cerveja preta
Preparo:
Deixe o frango marinando no azeite, com todos os temperos e a cerveja preta por cerca de 5h. Quanto mais tempo você deixar, melhor. Descasque as batatas e corte em fatias pequenas. Coloque as batatas em uma assadeira. Coloque o frango, com o peito para cima, por cima das batatas.
Deixe o frango assado descoberto por 30-45 minutos. Vire e mexa as batatas com uma espátula. Deixei assando por mais 45 minutos. O tempo total de forno varia entre 1h15 – 1h30. Sirva com as batatas!
03. Comidas típicas do Peru: Anticuchos
Você gosta de espetinhos? Então vai adorar essa típica comida de rua do Peru, vendida em Lima por ambulantes.
Enquanto no Brasil o espetinho de carne geralmente é coberto de farinha e acompanha vinagrete e farofa, no Peru ele é coberto com molho de pimenta e acompanha legumes como milho e batata.
Por lá, é bastante comum encontrar os anticuchos de coração bovino, mas também é fácil encontrar de frango. Essa foi, inclusive, a minha escolha para o jantar temático que fizemos no @maladeaventuras.
Preparei espetinhos de frango com pimentões variados, cebola e tomate, temperados com cominho, chimichurri e páprica. Para servir, batatas cozidas e milho cozido. Um gostinho da culinária peruana em casa!
Quer viajar sem sair de casa? Confira também:
Pratos típicos da Suíça: 10 receitas suíças deliciosas para você experimentar
Empanadas argentinas: 7 segredos para fazer empanadas perfeitas
04. Comidas típicas do Peru: Lomo Saltado
Esse prato é um bom exemplo da mistura da cozinha peruana com a oriental, já que o lomo saltado é feito numa frigideira (na verdade, num wok) e leva shoyu entre os temperos. A carne servida é bovina, cortada em cubos ou tiras, vem acompanhada de pimentões e cebola roxa.
Ingredientes:
- 500g de filé cortado em tiras não muito finas
- 4 batatas médias cortadas em tiras
- 4 tomates sem casca, médios, cortados em tiras grossas
- 1 cebola roxa grande, cortada em tiras grossas
- Salsinha ou coentro picadinhos (a gosto)
- Sal a gosto
- Óleo em quantidade suficiente para fritar as batatas
- Óleo à parte para fritar a carne e os demais ingredientes
Preparo:
Em uma frigideira ou panela do seu gosto, frite as batatas. Quando as batatas estiverem fritas, douradinhas, passe – as para uma panela grande, com o fogão desligado, para misturar com os outros ingredientes.
Em uma frigideira grande à parte, coloque um pouco de óleo e frite a carne com um pouquinho de sal. Ao fritar, passe – a para a panela grande onde estão sendo colocadas as batatas fritas. Depois de fritar a carne, frite a cebola, até ficar molinha.
Passe também para a panela onde estão a carne e a batata frita. Em seguida faça o mesmo com os tomates. Quando estiverem todos os ingredientes na panela grande, acrescente mais um pouco de sal. Mexa bem para que todos os ingrediente fiquem bem misturados, com o fogão ligado para dar uma esquentadinha final.
Depois de servir no prato, jogue por cima o coentro ou a salsinha picadinha. Sirva com arroz branco. Se desejar acrescente tiras de pimentão vermelho.
05. Comidas típicas do Peru: Rocoto Relleno
O “rocoto” é uma pimenta muito resistente ao frio, natural da América do Sul e mais comum no altiplano andino.
Por ser grande e adocicada, quase do tamanho de uma maçã, é perfeita para ser recheada. O recheio mais comum leva carne, azeite, cominho e queijo fresco, mas encontrei uma receita bem saborosa de camarão e vou deixar o passo a passo aqui embaixo.
Depois de assado no forno, o prato é servido com batatas. É típico da região de Arequipa, mas também pode ser encontrado em restaurantes de cozinha regional em Lima ou mesmo no exterior.
Ingredientes:
- 3 unidade de pimenta rocotos grandes
- 200 gramas de camarão
- 2 colheres de ricota em cubos
- 1 colher de cebola picadinha
- 2 dentes de alho
- 1 colher de sopa de molho béchamel
- 30 ml de vinho branco
- 1 colher de café de cominho
- 40 gramas de queijo parmesão
Preparo:
Em uma frigideira bem quente, refogue o camarão até dourar. Reserve. Na mesma frigideira doure o alho e a cebola, retorne com o camarão e adicione a ricota, deglaceie com vinho branco, incorpore o molho béchamel e o cominho. Finalize com a cebolinha e reserve.
Faça um corte na parte superior do rocoto retirando a “tampa” e guarde para a finalização. Com uma colher pequena retire as sementes com cuidado para não destruir a pimenta.
Coloque duas panelas com água fervendo, suficiente para cobrir os rocotos, e separe uma tigela com água fria e gelo. Quando estiver fervendo, coloque os rocotos para cozinhar por 1 minuto, retire e dê o choque térmico na água gelada. Faça esse mesmo procedimento mais uma vez na outra panela de água fervente. Esse procedimento de cozinhá-los em água fervente e dar choque térmico serve para tirar um pouco da ardência da pimenta. Se quiser pode repetir mais vezes para diminuir ainda mais o grau de picância.
Coloque o recheio dentro dos rocotos e por cima o queijo colonial em lascas finas. Leve ao forno pré aquecido 220 graus C por 10 minutos ou até o queijo derreter.
06. Comidas típicas do Peru: Arroz con Mariscos
Esse prato é super popular no Peru, está sempre no menu de todas as cevicherias (restaurantes de comida de frutos do mar).
O arroz é um dos ingredientes que mais usados na culinária peruana, seja como ingrediente principal, ou simplesmente como acompanhamento, mas quase sempre está presente na comida de dia a dia dos peruanos. O Arroz con Mariscos é o preferido da grande maioria.
Ingredientes
- 4 colheres de óleo vegetal
- 1 dente de alho moído
- 1 cebola picada
- 3 colheres de ají panca (um tempero peruano)
- 500g de frutos do mar variados
- 2 xícaras de caldo de peixe
- 4 colheres de vinho branco
- 1 colheres de coentro picadinho
- 6 xícaras de arroz cozido
- 4 colheres de ervilhas cozidas
- 1/2 xícara de creme de leite
- 1 colher de salsa picada
- sal e pimenta
Preparo:
Em uma frigideira grande e com tapa esquente o óleo vegetal e doure o alho e a cebola. Acrescente o ají panca, tempere com sal e pimenta e logo depois, adicione os frutos do mar.
Refogue a fogo alto durante 4 minutos. Adicione o caldo, o vinho e o coentro, e cozinhe três minutos mais. Coloque o arroz, as ervilhas e cozinhe durante um minuto, até que o líquido seja absorvido.
Adicione o creme de leite, misture e retire do fogo. Sirva o Arroz con Mariscos Peruano e decore com salsa.
07. Comidas típicas do Peru: Ají de Galinha
Esse prato me lembrou bastante o strogonoff de frango, mas sem o molho de tomate e com um toque extra de pimenta, a famosa Ají Amarela. O Ají de frango é servido sobre rodelas de batatas, acompanhado de azeitonas e ovos. Vem ver a receita:
Ingredientes:
- 2 peitos de frango
- 2 pães franceses
- 1/2 litro de leite
- 5 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola média picada
- 3 dentes de alho picados
- 3 colheres de sopa de pimenta Aji amarela picada ou pimentão amarelo
- ½ colher (chá) de açafrão
- 3 ovos
- 3 batatas
- Queijo parmesão a gosto
- azeitonas pretas a gosto
- sal a gosto
Preparo:
Separe uma panela para as batatas e uma para os ovos e deixe-os cozinhando. Cozinhe o frango na água fervente com sal até ficar macia. Desfie todo o frango e reserve a água do cozimento.
Despedace o pão com as mãos e deixe-o de molho em meia xícara de leite por alguns minutos. Bata o pão com leite no liquidificador com a água que sobrou do cozimento do frango.
Em uma panela coloque o azeite, cebola picada, alho, pimenta aji amarela, sal e açafrão. Deixe refogar e acrescente o pão batido no liquidificador.
Junte o frango desfiado com o restante do leite e mexa bem. Espalhe o queijo parmesão por cima e mexa mais um pouco até dar consistência. Sirva com batatas e ovos cozidos (ou arroz branco) e azeitonas pretas.
08. Comidas típicas do Peru: Papa a la huancaina
Esse prato é super delicioso! Afinal, batatas combinadas com queijo derretido e ovo, não tem erro, né? Ele é muito famoso na região de Junín e é facilmente encontrado nos menus dos restaurantes do país.
Ingredientes:
- 1kg de batata
- 400g de queijo fresco
- 1 litro de leite
- 1 pacote de bolacha cracker
- 2 pimentas amarelas
- 2 dentes de alho
- ¼ de cebola
- Azeite de oliva
- 4 ovos cozidos
- 8 azeitonas pretas
- Folhas de alface lavadas
Preparo:
Ferva, descasque e corte as batatas em fatias. Frite um pouco da pimenta previamente com alho e cebola e deixe esfriar. Em um liquidificador, coloque a pimenta, o alho e a cebola, o queijo fresco picado, os biscoitos e o leite aos poucos. Bata até formar uma pasta.
Em uma travessa ou prato, coloque as folhas de alface, as batatas, adicione o molho por cima e decore com ovos, azeitonas e alface.
09. Bebidas típicas do Peru: Pisco Sour
O Pisco Sour está para os Peruanos assim como a Caipirinha está para o Brasil. É aquele drink clássico, que vai bem com qualquer refeição e muito apreciados por todos.
Sua importância no Peru é tão grande que existe um museu nacional, em Cusco, que funciona para contar a história da bebida e como bar. UAU! Mais uma curiosidade: o drink também tem um dia próprio – o primeiro sábado do mês de fevereiro.
Ingredientes:
- 1 dose de suco de limão
- 1 dose xarope de açúcar
- 3 doses de pisco
- 1/2 clara de ovo
- 5 a 8 cubos de gelo
- 3 a 4 quatro gotas de angostura
Modo de Preparo:
Coloque o Pisco, o limão, o xarope de açúcar, a clara de ovo e o gelo em uma coqueteleira.
Agite por 10 a 25 segundos, até formar espuma. Peneire sobre o copo e adicione de 3 a 4 gotas de angostura na espuma.
10. Chá de Coca
O chá de folhas de coca é uma bebida popular na América do Sul. Originária das regiões andinas, é consumido há centenas de anos. Também é conhecido como “mate ou chá de coca”.
Tem um efeito semelhante ao do café, é um estimulante leve!
A coca é uma planta nativa das áreas andinas da Bolívia e do Peru. Nesses países, você toma o que é conhecido como “mate” ou chá de coca, que é a infusão desta planta.
É tomado após a refeição para facilitar a digestão, acompanhado por um pouco de açúcar ou mel. Também é consumido como se fosse um café, para dar disposição e continuar as atividades com mais ânimo, algo que se torna muito útil ao caminhar por áreas montanhosas ou praticar esportes na natureza.
E aí, curtiu a nossa lista de comidas típicas do Peru? Se testar alguma receita em casa, deixa um comentário pra gente! Adoramos inspirar você à viajar sem sair de casa através da culinária!
Que tal viajar para outros destinos através da culinária? Confira também:
Jantar italiano: receitas, ideias e dicas para seu jantar temático!
Jantar mexicano: guacamole, salsa, sour cream e mais!
Jantar Árabe: receitas e dicas para preparar o seu jantar temático em casa
Jantar Americano: como fazer Hambúrguer Caseiro e Batata Frita na Airfryer
Café da manhã francês: 5 receitas francesas para um delicioso petit dejeuner
Comida Tailandesa: dicas para preparar um jantar tailandês em casa