Tem o sonho de conhecer Paris? Quer trabalhar com relações internacionais? Ou simplesmente está buscando o que fazer na quarentena do coronavírus?  Neste post, vou compartilhar com você as melhores ferramentas para você aprender francês sozinho. E o mais legal é que a maioria delas é gratuita!

Engana-se quem pensa que o francês é falado apenas na França. Essa é a língua oficial em 30 países, dentre eles o Canadá, a Suíça e a Bélgica. Outro dado interessante é que mais de 500 milhões de pessoas falam francês no mundo (se incluídos os que a falam como segunda língua ou como língua estrangeira)!

E se você, assim como eu, está tentando aprender essa língua charmosa e sair por aí fazendo biquinho falando oui oui, vem comigo descobrir quais ferramentas eu tenho utilizado e porque elas são realmente úteis para o seu aprendizado.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


Quero aprender francês sozinho. Por onde começo?

Aprender uma língua do zero pode ser bastante desafiador, mas pode ter certeza que é super possível! Se você deseja aprender por conta própria, tenha em mente que o aprendizado dependerá inteiramente da sua dedicação.

Isso significa que você precisará ter bastante disciplina e foco. E se o mais difícil é começar, sugiro que você comece agora mesmo baixando um aplicativo para assimilar a escrita e entender como a língua francesa é construída. Mais abaixo darei a dica de alguns apps para te ajudar com isso!

Outro fator super importante é mergulhar na língua de alguma forma no seu cotidiano. Se você curte e consome YouTube, encontre youtubers franceses que você goste. Se você prefere podcasts, descubra aqueles que te interessam. Isso vale também para filmes, séries, músicas, livros….

dicas para aprender francês
Livros, filmes, músicas e a arte, de modo geral, podem facilitar bastante o seu aprendizado!

O importante é ter contato diário com a língua para que seu ouvido possa se acostumar. Depois de um tempo, seu cérebro vai processar com muito mais facilidade os sons e as palavras.

Com as ferramentas que eu vou apresentar abaixo, você estará munido com tudo o que precisa para se tornar fluente em francês sozinho! A maioria delas é gratuita, o que significa que dinheiro não será um impedimento para você realizar esse sonho. Mas lembre-se: não existe mágica, apenas dedicação!


Aprender francês é difícil?

É mais fácil aprender línguas que estão no nosso dia a dia, como é o caso do inglês, presente nas músicas do rádio, nas séries do Netflix e em outras situações do cotidiano. Contudo, aprender francês não é tão difícil quanto parece e vou explicar o porquê abaixo!

Para início de conversa, há muitas similaridades entre o francês e o português. Como ambas as línguas são de origem latina, isso significa que há uma enorme lista de palavras similares, como  “hôpital” (hospital), “guichet” (guichê) e “bonnet” (boné).

aprender francês sozinho
“Baguete” é uma das muitas palavras de origem francesa que utilizamos no nosso dia a dia!

Além disso, há uma lógica na gramática que é parecida com a nossa. A conjugação dos verbos tem três pessoas (eu, tu, ele) no singular e plural. E a construção da frase também segue o mesmo modelo que utilizamos aqui: “sujeito + verbo + complemento” ( sujeito e predicado).

Isso tudo facilita muito a vida de quem deseja aprender francês! Mas aqui vai meu conselho: determinação e dedicação são suas principais palavras aliadas neste momento. O aprendizado de qualquer língua estrangeira exige disciplina, prática e estudo.

E para você tirar este sonho do papel, aqui vão algumas dicas bem legais para você aprender francês sozinho!


Como aprender francês online?

Hoje em dia, é possível utilizar a tecnologia ao nosso favor para aprender novos idiomas. Há tantas ferramentas disponíveis que não existe desculpa para você não colocar em prática seu sonho de falar francês!

Eu mesma cultivei esse sonho por muito tempo e demorei para colocá-lo em prática. Sempre encontrava barreiras, tais como cursos presenciais muito caros, falta de tempo para me dedicar para valer, dentre outros.

É fácil arranjar desculpas para adiar, portanto minha dica é que você estabeleça um compromisso consigo mesmo para inserir o francês no seu dia a dia através de filmes, músicas e podcasts. Vai dizer que é difícil criar esses hábitos na sua vida?

Enquanto isso, pode ser bem interessante aprender através de pequenas doses diárias com aplicativos super interativos e gratuitos. Num segundo momento, você pode querer praticar a fala com um nativo. E enquanto isso você vai cultivando o sonho de embarcar para a França para colocar em prática o que já aprendeu!

Vou compartilhar abaixo as ferramentas mais legais que existem disponíveis hoje. E o mais legal é que a maioria delas é gratuita!

aplicativos para aprender francês
Hoje em dia é possível aprender francês de forma prática através de aplicativos gratuitos.

01. Aplicativos para aprender francês sozinho

Hoje em dia, há uma variedade de aplicativos disponíveis para quem quer aprender línguas. Aqui vão minhas duas sugestões:

  • Duolíngo

O Duolíngo é um app para aprender idiomas de forma gratuita, dentre elas o inglês, o espanhol, o alemão e o francês. As aulas são bem curtinhas e a ideia é fazer todos os dias um pouquinho para progredir devagar e sempre. É claro que a velocidade é você quem vai definir. rsrs

Eu já testei o app e achei realmente bem interessante a plataforma e a forma como os exercícios são conduzidos. É ótimo para aprender vocabulário e ouvir a pronúncia das palavras de forma correta!

  • Babbel

O Babbel tem uma dinâmica similar ao Duolíngo e você pode aprender 11 idiomas diferentes (alguns inusitados, como indonésio e sueco!). Um aspecto interessante deste app é que ele tem o curso básico, mas você também tem a opção de focar em assuntos mais específicos como viagem, cultura ou negócios.

02. Aula de francês online

Se você prefere fazer aulas, você pode tanto assistir ao curso online do FUN, como também selecionar um professor para fazer aulas via video-chamada.

  • iTalki: site que conecta alunos e professores de idiomas por meio de bate-papo por vídeo. E você ainda pode escolher a aula com base em seus objetivos e interesses.
  • FUN-MOOC: site que oferece um curso gratuito para o nível iniciante da língua francesa. Essa plataforma nacional francesa promove cursos on-line abertos e destinados a públicos variados. Testado e aprovado!

03. Filmes para aprender francês

O cinema francês é conhecido mundialmente e minha lista de filmes interessantíssimos na língua francesa é enorme. Mas aqui vai meu TOP 5 filmes franceses para você assistir e treinar seus ouvidos.

Dica: num primeiro momento, você terá que utilizar as legendas em português. Contudo, pode ser interessante trocar para legendas em francês se você for assistir pela segunda vez.

  • Intocáveis: um milionário tetraplégico contrata um homem da periferia para ser o seu acompanhante. A relação dos dois se torna uma amizade que mudará a vida de ambos.
  • Amélie Poulain: uma jovem do interior se muda para Paris e logo começa a trabalhar em um café. Num belo dia, ela encontra uma caixinha dentro de seu apartamento e decide procurar o dono. (meu preferido!)
  • Nada a esconder: durante um jantar, surge a ideia de um jogo onde todos devem depositar os celulares em cima da mesa, para que todos tenham acesso às mensagens uns dos outros.
  • O escafandro e a borboleta: um homem coroa sofre um derrame e torna-se totalmente dependente. A única coisa capaz de mover é o olho esquerdo. Então ele aprende a se comunicar piscando e escreve um livro de memórias.
  • O pequeno Nicolau: um menino de 9 anos descobre que sua mãe está grávida. Ele logo entra em pânico achando que será abandonado e cria as maiores confusões para se salvar.

04. Séries para aprender francês

Para quem gosta mesmo é de ficar viciado em uma série, a Netflix tem algumas opções bem legais! Eu já assisti todas essas e gostei muito. De drama policial à documentário sobre gastronomia, cada uma tem um perfil bem diferente.

  • A Louva Deus: na busca de uma solução para uma sequência de mortes terríveis, a polícia recorre a uma serial killer condenada para solucionar os crimes.
  • Chef’s Table – França: A cada episódio um chef renomado mundial é escolhido para apresentar ao telespectador.
  • Versailles: mostra as intrigas políticas que se passaram durante a construção do famoso Palácio de Versailles, de Luis XIV.

05. Canais de Youtube para aprender francês

Se você curte assistir vídeos no YouTube, minha dica é buscar canais de assuntos que te interessam, como culinária, beleza, comédia, DIY… É interessante incluir as legendas que a própria plataforma disponibiliza. Desse modo, você consegue acompanhar o que as pessoas estão falando com mais facilidade.

Para quem quer mergulhar na língua, o YouTube também tem diversos canais especializados. Essa é outra ferramenta para você aprender francês online gratuitamente e de uma forma super interessante!

  • Français Authentique: Johan publica regularmente vídeos nos quais fala sobre cultura francesa, expressões idiomáticas, desenvolvimento pessoal e aprendizado de idiomas. Ideal para alunos intermediários em francês.
  • Phoenix: canal com assuntos do cotidiano feminino, como truques de maquiagem, produtos de beauté, compras e viagem.
  • La Ferme Jerome: em tradução livre “Cala a boca, Jerome”, é um canal de comédia que mostra várias situações cotidianas de uma perspectiva super engraçadas (esquiar, comer um kebab, em uma festa…)

06. Blogs em fracês para treinar a leitura

Gosta de ler? Os jornais e revistas digitais são interessantes para você acompanhar as notícias do mundo e aprender uma língua ao mesmo tempo, mas você pode usar seu tempo para ler sobre algo que te interessa.

Abaixo listo alguns dos sites que mais gosto de acompanhar em francês:

  • ParisZigZag: como o próprio site se descreve, o ParisZigZag é um site para parisienses curiosos que querem descobrir Paris fora dos roteiros mais conhecidos. É ótimo para vocês descobrir curiosidades sobre Paris e já sonhar com os dias que você fará a sua viagem para a capital francesa!
  • MikeShake: é uma revista digital que mistura cultura pop, fotografia e Street Life. Seu lema: nos oferecer uma leitura original do mundo contemporâneo.
  • Ma Vie en Bocal: com tradução livre, o blog “Minha vida em uma jarra” é super pessoal! Escrito por Marion, o site é o templo de receitas saudáveis, DIY e ideias de viagens ecologicamente responsáveis. Um conteúdo ótimo para o corpo, a mente e o planeta.

07. Podcasts para aprender francês

Outra forma de ouvir a língua francesa no seu dia a dia é através dos podcasts. Esses programas encontrados no Spotify ou no SoundCloud são ótimos companheiros para os momentos que você estiver em trânsito indo ou voltando do trabalho, faculdade ou colégio.

podcasts para aprender francês
Podcasts são uma ótima ferramenta para quem quer aprender uma nova língua.

Aqui vão cinco opções bem legais para quem está começando:

  • Fale Francês Avec Elisa: simpática, ela tem leituras do Petit Prince em francês, expressões comuns, trava-línguas e outras dicas ótimas de vocabulário.
  • Coffee Break french: os programas falam de viagem, hábitos cotidianos e dicas.
  • Daily french pod: uma ótima opção para quem quer ampliar o vocabulário.
  • One thing in a French Day: 3 minutinhos sobre algum assunto sobre a vida francesa.
  • News in Slow French: a narrativa é devagar, o que é excelente para quem está no começo.

08. Músicas para aprender francês

Outra ótima forma de aprender francês no dia a dia é ouvindo música! Que tal abrir uma garrafa de vinho no embalo da música francesa em um sábado a noite? É legal ouvir as canções acompanhando a letra para entender melhor o que elas querem dizer.

  • Charles Aznavour: um dos maiores nomes da música francesa, Aznavour é como se fosse o Frank Sinatra da França e tem uma voz apaixonante. Atuou em mais de 60 filmes e compôs cerca de 850 canções.
  • Zaz: cantora francesa que mescla música francesa com o gypsy jazz. É bem gostosinho de ouvir!
  • Carla Bruni: linda e com voz cativante, Carla Bruni é uma ótima para deixar no tocando no fundo enquanto você trabalha ou estuda.
  • Edith Piaf: mundialmente reconhecida pelo seu talento com a música de estilo francês chanson, um de seus maiores sucessos é La Vie en Rose.
música para dançar
Vovó já dizia… Quem canta, seus males espanta!

Aprender a falar francês na prática

É inegável que a melhor forma de aprender uma língua é colocando-a em prática. Portanto, comece já a sonhar com o dia que você vai embarcar para algum país de língua francesa para testar seus conhecimentos!

Mas será que eu sei o suficiente? Isso pode passar pela sua cabeça em algum momento e você provavelmente vai tentar se sabotar afirmando para si mesmo que não é o seu momento e que você não está pronto para falar francês.

Essa é, de fato, a parte mais difícil da aprendizagem, pois você precisa pensar rápido para poder interagir e estabelecer um diálogo com locais. Mas é a parte mais gostosa também, pois você descobrirá que você sabe muito mais do que acredita saber.

Num geral, somos muito receptivos quando vemos alguém se esforçando para falar a nossa língua. Se você já conheceu algum estrangeiro tentar arranhar algumas palavras em português deve ter se sentido assim, não?

É super comum as pessoas se solidarizarem e falarem mais devagar ou tentar falar com um vocabulário mais básico para que a comunicação seja efetiva. Portanto, deixe a vergonha de lado e planeja logo a sua viagem!

09. Worldpackers

Fazer intercâmbio é caro? É um sonho distante de ser realizado? É algo praticamente impossível de acontecer na sua vida? E se eu te disser que é mais possível do que você imagina?

Existe uma plataforma chamada Worldpackers, que ajuda pequenos projetos e negócios a encontrar viajantes dispostos a trocar algumas horas de trabalho por hospedagem. Esse app, baseado na economia colaborativa,  é uma excelente forma de você viajar com um custo baixo.

intercâmbio para aprender francês
A melhor forma de aprender o francês é na prática. Que tal planejar um intercâmbio?

E se o seu sonho é aprender francês na prática, por que não buscar um destino que você consiga se comunicar apenas nesta língua? Há diversas opções de guest houses, projetos sociais e outras oportunidades que exigem um francês básico.

Desse modo, você poderá passar algumas semanas comunicando-se com locais enquanto conhece uma cultura diferente. Super legal, não é mesmo?

Existem outras plataformas que também trabalham de forma similar e que vale a pena checar também, como o Workaway e o WWOOF.

10. Tandem

Se você não tem tempo ou dinheiro para viajar, uma ótima forma de se conectar com pessoas que falam francês como primeira língua é através da plataforma Tandem.

A ideia deste site é fazer um intercâmbio linguístico entre pessoas que querem aprender outros idiomas. Ou seja, se você quer aprender francês, você poderá buscar alguém que fale fluente e queira aprender o português.

O legal dessa ferramenta é que você não precisa ficar envergonhado se não souber falar muito bem. A outra pessoa também não será expert na sua língua.

Outro ponto super positivo é o intercâmbio cultural, pois você poderá conhecer alguém do outro lado do mundo sem sair de casa! Você poderá perguntar sobre a culinária, música e outros interesses que vocês descobrirem que têm em comum! Super legal, não é mesmo?


Bônus: viagem para Paris

Eu sou apaixonada pela língua francesa desde sempre! Apesar de guardar o sonho de conhecer a capital da França por muito tempo, essa oportunidade foi surgir somente em 2019, quando fiz uma viagem para Paris pela primeira vez!

piramides do louvre
No Louvre, Paris

Resultado: fiquei encantadíssima com as ruas de Paris naquele clima gostoso de verão europeu. Mal posso esperar para voltar e explorar outros cantos do país!

Para você que quer conhecer um pouco mais de Paris, que tal conferir algumas das minhas publicações sobre o destino?

Passeios em Paris: 40 atrações e experiências imperdíveis na Cidade Luz

Roteiro Paris: o melhor de Paris em 3, 5 ou 7 dias de viagem

Quanto custa viajar para Paris: passagem, hospedagem, alimentação, passeios e mais


Pronto para mergulhar na língua francesa?

Espero que tenha gostado dessas dicas para aprender francês sozinho! E se você tiver qualquer dúvida, é só deixar um comentário que será um prazer ajudá-lo (a)! =)


Leia também:

Inglês para viagem: 6 dicas para aprender agora mesmo!

20 filmes sobre viagem no Netflix 2020


Como aprender francês sozinho: 10 dicas imperdíveis para você começar agora mesmo
Quem escreve | @gaiavani
Como aprender francês sozinho: 10 dicas imperdíveis para você começar agora mesmo
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter
    Como aprender francês sozinho: 10 dicas imperdíveis para você começar agora mesmo

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    Como aprender francês sozinho: 10 dicas imperdíveis para você começar agora mesmo
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *