Se você também ama viajar como a gente, sabe a importância de saber falar inglês, seja para se comunicar com nativos, para pedir a sua comida preferida no restaurante, pedir informações no aeroporto ou na rua e claro, para se sentir seguro!

É claro que o inglês é importante em diversas áreas da vida! Se você quer trabalhar com relações internacionais, quer expandir a sua empresa ou apenas ampliar os horizontes e conhecer pessoas de outros países, você vai precisar aprender inglês.

Nesse post você vai ler todas as nossas dicas de como aprender inglês sozinho: curso online, aplicativos, podcasts, canais no youtube e mais! Continue lendo!


Como aprender inglês sozinho? Por onde começo?

É desafiador aprender uma língua do zero, mas pode ter certeza que é super possível! Se você deseja aprender por conta própria, tenha em mente que o aprendizado dependerá inteiramente da sua dedicação.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Isso significa que você precisará ter bastante disciplina e foco. E se o mais difícil é começar, sugiro que você comece agora mesmo mudando o áudio e a legenda dos seus filmes e séries preferidos para inglês – assim, a língua começa a fazer parte do seu dia a dia e você pratica sem nem perceber! Outra dica para começar agora mesmo, é ouvir podcasts diariamente. Abaixo vou indicar dois que eu adoro!

O importante é ter contato diário com a língua para que seu ouvido possa se acostumar. Depois de um tempo, seu cérebro vai processar com muito mais facilidade os sons e as palavras.

Com as ferramentas que eu vou apresentar abaixo, você estará munido com tudo o que precisa para se tornar fluente em inglês sozinho! Vamos lá?


Aprender inglês sozinho é difícil?

O inglês é uma das línguas mais fáceis de aprender! Listei 3 motivos para te convencer de que é possível aprender inglês por conta própria:

1. Existem certas palavras semelhantes ao português

Algumas palavras em inglês são muito semelhantes em português! Por exemplo: comedy e comédia, future e futuro, idea e ideia, different e diferente e important e importante. Além disso, fazemos uso de muitas palavras de orgiem inglesa no nosso dia a dia, como online, internet, wifi, etc.

2. A ortografia é muito mais fácil que o português

Já percebeu que não existem acentos, cedilha, e dois esses em inglês?

3. Não há diferença entre o masculino e o feminino

Não é à toa que vemos o quanto os estrangeiros sofrem para aprender o que, em português, vem precedido de “o” e o que vem acompanhado de “a”.


Como aprender inglês sozinho online?

Hoje em dia, é possível utilizar a tecnologia ao nosso favor para aprender novos idiomas. Há tantas ferramentas disponíveis que não existe desculpa para você não colocar em prática seu sonho de falar inglês!

O importante é se organizar e criar uma rotina, como se você estivesse fazendo um curso presencial, com horário marcado. Deixe reservado na sua agenda aquele horário que você irá se dedicar à aprender essa nova língua e não desista – os hábitos vem com o tempo e a prática. E os aprendizados também! É importante persistir.

A minha história com o inglês vem de muito tempo! Quando eu ainda estava na escola, com uns 16 anos, me formei no curso de inglês presencial da cidade. Estudei por anos, mas nunca com a dedicação devida. Anos depois, quando comecei a trabalhar com viagem, senti a necessidade de aprimorar o meu inglês e fui em busca de ferramentas para me ajudar a melhorar a gramática e a fluência. Essas ferramentas que eu compartilho abaixo com vocês!

como aprender inglês sozinho
Você vai adorar as dicas que preparamos para aprender inglês sozinho!

01. Aula de inglês online com nativos no Cambly

Cambly é uma plataforma para estudar inglês online, que pode te ajudar muito! O site oferece aulas particulares com professores nativos da língua inglesa de países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Austrália. Além de aprender gramática e praticar a conversação para melhorar a sua fluência, é possível usar o site para se preparar para exames de proficiência como TOEFL ou IELTS, ou para entrevistas de emprego e viagens de trabalho que exijam inglês.

O serviço está disponível 24 horas por dia, sete dias da semana. Você só precisa ter internet estável e pode escolher entre fazer a aula pelo computador (website) ou pelo celular (app). Ou seja, é só você organizar a sua agenda e separar algumas horinhas na semana para se dedicar.

inglês online cambly
O Cambly é a melhor plataforma para aprender inglês

Eu adoro o Cambly, principalmente pela praticidade. No início eu ficava com um pouco de vergonha dos professores, mas eles são muito bons e treinados para todos os níveis de inglês. Inclusive, se você não conseguir falar alguma palavra ou frase, pode escrever no chat em português mesmo, que eles traduzem e te ajudam.

A Black Friday do Cambly começou e eles estão com 60% de desconto em todos os planos anuais do Cambly e Cambly Kids! E o melhor: quem comprar até o dia 07/11 ganha de bônus mais 3 semanas do plano totalmente grátis! 

A promoção deles é regressiva e este super bônus acaba nesta semana, então não perde esta oportunidade de investir no que realmente importa: em você! Investir em você é sempre o melhor investimento! Pensa bem no que você vai gastar nesta Black Friday e aproveita pra aprender inglês com professores particulares do Cambly!

Clique aqui para garantir os 60% de desconto e o bônus!


02. Filmes para aprender inglês

Uma das melhores formas de praticar inglês é inserindo a língua no seu dia a dia. Que tal assistir alguns filmes que tem uma linguagem fácil de entender e são super alto astral? Olha só a nossa lista:

Dica: num primeiro momento, você terá que utilizar as legendas em português. Mas pode ser interessante trocar para legendas em inglês se você for assistir pela segunda vez.

1. Enrolados: é uma animação da Disney, com trilha sonora e uma história para reviver a infância. Enrolados é um ótimo filme para treinar o inglês. Assim como nas outras animações, as falas são simples, com boa dicção e pronúncia fácil de entender, perfeito para aprender com vocabulário básico.

 

2. Viva: A Vida é uma Festa: o filme é a garantia perfeita de muita diversão. Assim como todas as animações, o conteúdo é bem simples e fácil de ser compreendido. Além disso, traz diversas músicas na história, ajudando no aprendizado de outro idioma.

3. Mulher Maravilha: achou que os filmes de ação iriam ficar de fora? Apesar de serem filmes mais agitados, o vocabulário utilizado nessa categoria é comum no dia a dia. São palavras e expressões que estão inseridas desde muito cedo no vocabulário das pessoas, tornando fácil a compreensão.


03. Séries para aprender inglês

Quem nunca disse que ia assistir “só mais um episódio” e acabou maratonando uma série inteirinha? Desde que surgiram, as séries conquistaram o público com histórias que nos prendem por diversos episódios e temporadas.

1. O Gambito da Rainha: uma das séries mais assistidas da Netflix, O Gambito da Rainha acompanha a vida de Beth Harmon, uma jovem que descobre ainda criança o seu talento para o xadrez. A trama mostra os altos e baixos que Beth enfrenta, enquanto disputa campeonatos com os maiores enxadristas do mundo. O Gambito da Rainha se passa na década de 60. Por isso, temos acesso a um tipo diferente de vocabulário: mais antigo e bastante interessante.

2. Modern Family: uma comédia leve e divertida, para assistir com a família toda. Temos acesso a um vocabulário bastante informal e facilmente aplicável a várias situações do dia a dia.

3. Fleabag: é uma comédia irreverente perfeita para quem gosta (ou quer conhecer) do estilo de humor britânico. Uma das maiores vantagens para quem assiste Fleabag é a imersão no sotaque britânico proporcionada pela série. Os diálogos são de baixa e média complexidade, com a presença de gírias e referências da cultura pop atual, além de muito sarcasmo por parte dos personagens.


04. Canais de Youtube para aprender inglês

Para quem gosta de consumir conteúdos do Youtube, uma boa opção é acompanhar alguns canais de professores de inglês que podem te ajudar de diversas formas!

1. Inglês Winner: Com aulas em português, o professor Paulo Barros do canal Inglês Winner tem auxiliado milhares de internatos a aprender inglês. O canal possui uma playlist especial para quem é totalmente iniciante no idioma acompanhar as aulas em uma sequência lógica de aprendizado.

2. Carina Fragoso: Dicas de expressões, pronúncia e vocabulário são alguns dos itens que podem ser encontrados no canal da Carina Fragoso. As aulas também são em português.

3. Tia do Inglês: é um canal com aulas que ensinam de forma divertida e descomplicada. Dicas de pronúncia, expressões e vocabulários são alguns dos conteúdos encontrados no canal.

Aproveita e comenta aqui embaixo qual dessas dicas você mais gostou até agora!


05. Podcasts para aprender inglês

Os podcasts são conteúdos gravados em áudio, como programas de rádio sob demanda, e excelentes aliados aos estudos que ajudam a atingir a fluência na língua inglesa de maneira mais rápida porque, ao ouvir os podcasts em inglês, você amplia a sua exposição ao idioma de forma prática!

E é muito fácil incluir os podcasts no seu dia a dia né? Por exemplo, você pode ouvir no carro enquanto vai para o trabalho ou se estiver fazendo uma viagem longa. Pode colocar para ouvir enquanto toma banho, prepara o seu almoço…! Não tem desculpas!

O podcast que eu mais gosto de acompanhar para aprender inglês, que já me ajudou muito a aprender novas expressões e melhorar a minha pronúncia, é o Inglês Nu E Cru.

como aprender inglês
Você costuma ouvir Podcasts? O meu preferido para aprender inglês é o Inglês Nu e Cru!

Alexia (brasileira) e Foster (norte-americano) buscam ensinar a língua inglesa de uma forma totalmente inovadora. Não há livros chatos ou salas de aulas tradicionais que você já está acostumado. Há muita técnica, repetição e divertimento. Em cada episódio o casal traz um novo tema, com muito humor e aprendizados. Vale à pena conhecer!

Outro dica de podcast para aprender inglês, é o “Podcasts in English“. Uma excelente opção para estudar a língua inglesa por contar com um grande número de episódios que atendem a ouvintes de diferentes níveis de inglês. Os episódios costumam tratar de temas divertidos, como “10 fatos notáveis sobre a Copa do Mundo”.

Além de contar uma vasta variedade, os episódios do “Podcasts in English”, em geral, são bem curtos — com menos de 5 minutos de duração — portanto, são ideais para as pessoas que não contam com muito tempo livre disponível. Portanto, se você busca opções de como aprender inglês sozinho, não deixe de salvar esse podcast nos favoritos!


Bônus: inglês na prática!

Nada como viajar para praticar uma língua nova e aprender no dia a dia com nativos! Se você for para os Estados Unidos, Canadá Reino Unido ou Austrália poderá praticar bastante em situações simples do cotidiano. Ir na padaria, entrar numa loja, pedir informações no metrô… Essas são apenas algumas situações em que você terá que conversar com nativos.

Eu sou particularmente apaixonada pelos Estados Unidos. Já estive em Nova York, Califórnia e diversas cidade da Flórida. E se você, assim como eu, também adora o país e quer se aventurar na Disney, conhecer os parques incríveis da Califórnia ou nadar nas springs (que são nascentes com água cristalina encontradas em algumas regiões da Flórida), vai gostar de ler os artigos abaixo e sonhar com as próximas viagens:

O que fazer em Nova York: 50 passeios imperdíveis

10 passeios imperdíveis em Los Angeles

Como é viajar de Kombi pela Califórnia

viagem de kombi
Viagem de Kombi pela Califórinia

Nessas viagens, o inglês foi essencial para eu conseguir aproveitar cada minuto! Espero que você tenha gostado das dicas para aprender inglês online. Tenha disciplina e foco para conseguir atingir os seus objetivos!

Agora você já sabe como aprender inglês sozinho, né?

Com todas essas dicas, tenho certeza que você conseguirá alavancar seu aprendizado do inglês e, quem sabe, se tornar expert na língua!


Aproveite para ler também:

Como aprender francês sozinho: 10 dicas imperdíveis

Inglês para viagem: 6 dicas para aprender agora mesmo!

20 filmes sobre viagem no Netflix 2020

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Aluguel de Carro!
    locação de carro
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *