A Cachoeira da Macumba fica entre Itaipava e Teresópolis. É o lugar perfeito para recarregar as energias, dar um mergulho e apreciar uma linda paisagem. Confira abaixo como chegar nesse lugar incrível e algumas dicas importantes.

cachoeira da macumba
Cachoeira da Macumba

Cachoeira da Macumba

Também conhecida como Poço 13, a cachoeira é um ótimo local para curtir um final de semana de sol. São duas quedas e alguns poços que se transformam em uma paisagem incrível.

Cachoeira da Macumba
Cachoeira da Macumba, em Itaipava

Você já deve imaginar o porquê do nome “macumba”, né? Por ter fácil acesso, muita gente vai até lá fazer “trabalhos e oferendas”, e acabam deixando sujeira no local. É uma pena, porquê tinha tudo para ser um lugar 100% agradável.

Recentemente fizeram uma limpeza por lá, tanto que, quando fui, não vi nenhuma sujeira tão aparente. Espero que as pessoas a mantenham limpa, para que outras possam aproveitar também.

Como Chegar na Cachoeira da Macumba?

A Cachoeira da Macumba está localizada entre Itaipava e Teresópolis. Siga em direção à serra de Teresópolis e marque 13 kilômetros. A entrada da cachoeira fica em uma curva bem acentuada, no lado direito do sentido itaipava > teresópolis.

Dedo de Deus em Teresópolis
Visual para o Dedo de Deus, em Teresópolis

Ao lado de uma ponte branca há uma entradinha. Seguindo, você chegará em um espaço aberto, onde é comum estacionar o carro. Depois, é só seguir pela trilha que começa ali mesmo no estacionamento e é bem demarcada, sem erro!

Você pode optar por ficar na parte de baixo da cachoeira, onde há alguns poços e quedas menores ou subir mais um pouquinho e apreciar a queda enorme!

Cachoeira da Macumba em Itaipava
Queda d’água na Cachoeira da Macumba

É importante saber

  • Por ser uma cachoeira de fácil acesso, em um lugar não muito movimento, é preciso tomar cuidado. O ideal é visita-la nos finais de semana, onde o fluxo de gente costuma ser maior e evitar levar muitos equipamentos como câmera e celular. Já ouvi histórias de assaltos por lá, então é sempre bom ir com um grupo de pessoas e evitar levar coisas de valor.
  • Muito cuidado com tromba d’água! Se estiver chovendo em Teresópolis, tem chances do volume de água aumentar rapidamente, causando a chamada tromba d’água. Sugerimos evitar o local em dias de tempo ruim.
  • Leve o seu lixo! Ajude a preservar a natureza!

Onde se hospedar

Está procurando hospedagem para curtir a Serra? Já estivemos em alguns hotéis super legais da região. Abaixo os links para você conferir:

Pousada Les Roches: localizada no Vale do Cuiabá, há 15 minutos da Cachoeira da Macumba, essa pousada charmosa, sofisticada e romântica vai te conquistar.

Pousada Paraíso: é a pousada perfeita para quem quer estar em total contato com a natureza. A piscina de água natural é muito convidativa nos dias quentes.

Hotel Locanda Della Mimosa: uma experiência imperdível com muito conforto e requinte na serra carioca


Se você quiser estender a sua estadia pela serra do Rio de Janeiro, pode gostar de ver nossas dicas de 10 passeios de ecoturismo em Petrópolis.

 


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

3 respostas

  1. REALMENTE O LUGAR E LINDO,GOSTARIA DE SABER CHEGANDO EM ARUJA O CAMINHO QUE DEVO FAZER,CASO TENHA UM TELEFONE PARA CONTATO MANDAR NO MEU MAIL. SOU DE POA SP.

    1. Oi Dislainy! O local é aberto a visitação, sem cancela ou seguranças. Então você poderá sim visitar numa segunda ou terça-feira. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.