Como criar presets no Lightroom para editar suas fotos

Quer aprender os segredos por trás dos presets do Lightroom? Quer aprender a fazer seus próprios presets? Neste artigo você vai descobrir como criar presets no Lightroom para celular para editar suas fotos e deixar seu feed de Instagram irresistível!


Nós sabemos que o Instagram está se tornando muito mais que apenas uma ferramenta para postar fotos bonitas. Ele muitas vezes é usado como parte de um plano de marketing, seja de si mesmo ou seja dos seus negócios. Aprender a entender esta rede é cada vez mais necessário, e é até divertido!

Você vê as blogueiras com aquele feed arrumadinho e pensa: “isso deve dar um trabalhão, haja tempo!”. Viemos aqui pra te dizer que não é tão complicado quanto parece. Neste post você encontra um passo a passo para entender os segredos que vão te garantir um feed organizado e lindo! Para começar, basta entender como usar os presets do lightroom para editar suas fotos, então acompanhe aqui que vamos explicar todos os detalhes.

Leia também: Instagram: Como deixar o feed organizado e atraente

O que é o Lightroom?

O Adobe Lightroom é um aplicativo que ajuda na edição das suas fotos, no computador e/ou no celular. Ele te permite mexer na saturação, cores, luz e várias outras ferramentas. Os presets neste aplicativo nada mais são do que configurações que você deixa salvas para usar em toda e qualquer foto que você quiser.

É como um filtro do Instagram, já pronto para você aplicar nas suas fotos. Mas a diferença é que quem escolhe é você, o que torna tudo muito mais personalizado e muito mais legal! Por isso tantas blogueiras usam deste artifício, para fazer com que seus perfis tenham sua própria identidade e, assim, criar um tipo melhor de conexão com o público. Afinal, quem não se surpreende com um feed diferenciado e fotos harmônicas, né?

dicas da tailândia
Foto na Tailândia editada com o Adobe Lightroom

Nomes como o de Flávia Pavanelli e Jade Seba já falaram a respeito, então você pode imaginar a importância disso para alavancar o Instagram como ferramenta de trabalho.

Outro ponto interessante desta ferramenta é que, além de deixar suas fotos e seu feed bem personalizado, também te poupa tempo para editar várias fotos de uma vez só.

Se você quiser entender melhor como isso funciona na prática, procure pessoas como a @Anna.Laura, que tem até seu próprio workshop sobre isso, a @DayanaLangaro que tem também um canal e um perfil lindo de ver, e, claro, o Mala de Aventuras! Nós usamos os nossos próprios presets e vamos falar um pouco sobre ele aqui.

Veja também: Instagram: Como deixar o feed organizado e atraente

Como criar presets no Lightroom do celular

Agora que você já sabe o que são os presets do Lightroom e por que eles são tão utilizados, fica a dúvida: como fazer meu preset no celular? Relaxa! A gente ensina:

Primeiro passo é fazer o download do Adobe Lightroom. A parte boa é que ele é gratuito tanto para iOS quanto para Android.

  • Para escolher a sua primeira foto a ser editada basta clicar no símbolo de uma imagem com um sinal de +. Lá você decide de qual pasta do celular quer abrir a imagem.
  • Com a foto aberta no Lightroom, mexa nas configurações de exposição, contraste e realce na aba “claro” e de temperatura e matiz na aba “cor”. Nas primeiras edições, o próprio app te dá um guia para ajudar a entender como funciona.
  • Depois disso, ao ver a foto, você verá três pontinhos na parte superior direita da tela. Clique neles.
  • Ali estará a opção “Criar predefinição”. É onde você clica para fazer com que as configurações desta foto seja uma predefinição para outras fotos suas.
  • Para usar essa predefinição, tudo o que você precisa fazer é importar sua foto, achar a opção “predef.” que será a última da barra na parte inferior na tela, clicar na seta que aponta para baixo ao lado de “cor” e você acha “predefinições do usuário”. É só clicar nisso e pronto!

Você pode criar várias predefinições (presets) para cada estilo de foto. Por exemplo, fotos na praia vão ter um tipo de edição diferente de fotos na cidade. Assim, você sempre terá um preset prontinho para editar suas fotos rapidamente.


Se você também ama fotografar, já sabe que a edição é o que dá aquele toque final, né? Adquira os presets que nós usamos e deixe suas fotos ainda mais lindas de forma prática e rápida. O melhor de tudo: com o código MALADEAVENTURAS10 você ainda ganha um descontinho!


Dicas de como criar presets no Lightroom

Caso você esteja começando, pode ser um pouco mais difícil saber quais as melhores configurações para o tipo de foto que você posta e para o tipo de perfil que você busca ter. Por isso, é sempre bom ter uma ajudinha. E para isso você encontra alguns presets prontos para serem utilizados.

Uma boa ideia também é procurar tutoriais. Pelo Youtube você encontra vários vídeos ensinando como editar com o Lightroom e inclusive dando dicas de como criar seu próprio preset com configurações mais específicas.

 


Você segue o Mala de Aventuras no Instagram? Se não, está mais do que na hora! Nós sempre tentamos fazer com que você se sinta viajando com a gente, e o jeito que editamos nossas fotos faz parte desse carinho.

A cada nova viagem, temos um jeito diferente de fazer com que você seja parte disso. E, também pensando em você, o Mala de Aventuras deixa suas várias coleções de presets disponíveis. Veja aqui nossos presets. Temos mais de 20 presets para te ajudar a melhorar seu perfil, de viagens específicas e de tipos específicos de fotos, além de sempre darmos dicas em nosso perfil.


Veja também: Aplicativos para Stories que irão turbinar seu Instagram

Como usar presets do Lightroom: Instalando o preset no app

Agora está na hora de saber como colocar isso no app, certo? Pode se tranquilizar, é bem fácil. Veja nesse passo a passo:

  • Ao fazer o download de algum preset, uma foto com os dizeres DNG vai aparecer nas suas fotos. Ao abrir o app, você vai abrir o seu “rolo de câmera” e achar essa foto.
  • O app já vai identificar o tipo de foto. Clique duas vezes nela.
  • Agora é só clicar nos três pontinhos lá de cima que você já conhece, nomear a pasta e é isso! Você tem um novo preset para usar em várias das suas fotos!

Esperamos que todas as suas dúvidas tenham sido esclarecidas aqui e que agora você saiba como levar seu Instagram para um novo nível! Sempre temos várias fotos compartilhadas no Instagram do blog e nos nossos perfis pessoais (@nandahudson e @gaiavani), e damos dicas não só de viagem, mas de como tirar  fotos perfeita usando apenas o celular.


Quer mais dicas de fotografia?

Nós preparamos um e-book super especial:

Como se tornar um EXPERT na fotografia com o CELULAR

Nele você encontrará dicas de iluminação, como configurar o celular para fazer fotos cada vez melhores, dicas de edição e muito mais. Clique aqui para conferir!


Você pode gostar de ver também:

Dicas de fotografia de viagem: 15 erros para NÃO cometer

Os melhores equipamentos fotográficos para viagem

Novidades GoPro Hero 7: imagens mais estáveis e transmissão ao vivo para redes sociais

1-1024x215

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

faça parte da nossa lista, é de graça!

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.