Instagram: Como deixar o feed organizado e atraente

Na matéria de hoje vamos compartilhar com vocês algumas dicas para organizar feed do Instagram. Você já deve ter notado por aí a moda dos feeds organizados e super descolados, né? Embora possa parecer exagero, a aparência do feed ajuda muito na hora de ganhar seguidores e likes. Então se você quer se destacar no Instagram saiba que vai ter que se esforçar para isso, mas não se preocupe, que neste post, reunimos algumas dicas de instagram que são incríveis e vão te ajudar a alcançar o tão sonhado feed harmonioso e super atraente.

A gente sabe que o Instagram é uma ferramenta importante, seja para quem trabalha com ele ou não. As fotos e vídeos que escolhemos para postar mostram um pouco de nós. Então, se você ainda não nos segue, dá uma olhada no nosso perfil @maladeaventuras 🙂 Você pode se inspirar não só nas viagens, mas também nas fotos!

Nós sempre dedicamos um bom tempo na escolha de cada uma delas e só assim dá para conseguir um feed todo bonitinho. Não adianta fazer postagens aleatórias, você precisa realmente olhar adiante e postar hoje, já pensando se irá ficar harmônico com o post de amanhã.

Parece dificil? No começo até que é, mas vamos explicar todos os nossos segredinhos e, antes do que você imagina, já estará com um feed incrível.

8 dicas de Instagram que deixarão seu feed irresistível:

Veja também: Aplicativos para Stories que irão turbinar seu Instagram

#1 Padrão de edição

Quando você pensa em um feed harmonioso pensa logo nas cores não é? Aquelas lindas fotos que seguem um padrão mínimo de cores e dialogam entre si. Uma forma de conseguir esse resultado é sempre utilizar o mesmo filtro como base de edição. Utilize cores, tons e variações mais ou menos próximas, de forma que uma foto não seja esteticamente muito contrastante em relação às outras.

Nós desenvolvemos os nossos próprios presets, que são filtros para editar fotos no aplicativo Lightroom. Aproveite e clique aqui para conhecer as nossas coleções de Presets!

fotos do feed do intsgram do mala de aventuras
Dicas para organizar feed do Instagram – Nosso feed do Instagram @Maladeaventuras

Existem vários aplicativos que facilitam muito esse processo, mesmo pra quem não tem muita paciência de aplicar mil filtros e mudar manualmente todas os tons e nuances da foto. Um ótimo exemplo de aplicativo que pode te ajudar demais a editar rápido e com muita qualidade é o VSCO. Vale a pena escolher um filtro do aplicativo que tenha mais a ver com as suas fotos e ir apenas variando a intensidade e fazendo pequenos ajustes no tratamento.

Veja também: Novidades GoPro Hero 7: imagens mais estáveis e transmissão ao vivo para redes sociais

#2 Não tenha preguiça de editar

Como já dissemos, um feed de instagram organizado e atraente dá trabalho, então a preguiça pode ser sua maior inimiga. Não deixe ela te vencer!

Hoje a gente encontra uma variedade bem grande de aplicativos de edição. Alguns um pouco mais complexos, outros com ferramentas bem simples. Há também aplicativos que se destacam pelos filtros, outros pelos pequenos ajustes de nitidez ou granulação, etc. O que importa é usar um bom editor para tratar as suas fotos. Alguns exemplos populares são o Adobe Lightroom, VSCO, Afterlight, Snapseed, Facetune e InShot. É legal passear entre os aplicativos e explorar as qualidades de cada um deles.

No nosso instagram sempre tomamos esse cuidado de fazer uma edição bem legal, que dá um charme nas fotos.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Viagem • Natureza • Aventura (@maladeaventuras) on

Veja também: Os melhores aplicativos para edição de fotos no celular.


Se você também ama fotografar, já sabe que a edição é o que dá aquele toque final, né? Veja os presets que nós usamos e deixe suas fotos ainda mais lindas. O melhor de tudo, com o código MALADEAVENTURAS10 você ainda ganha um descontinho!

#3 Procure seguir um estilo

Como se diferenciar dos outros bilhões de usuários no Instagram? O segredo é ter um estilo prório, que te destaque em meio à multidão.

As dicas que demos até aqui são importantes, mas vai ser o seu estilo e sua criatividade que vão chamar atenção. Por isso, é importante que esse estilo do feed seja a sua cara, então vale pensar as suas fotos de acordo com as coisas que você gosta, como se fosse uma “linha editorial”. Por exemplo, se seu estilo é mais minimalista ou mais de fotografia de aventura, etc. Assim você dá uma identidade para o seu instagram.

Veja também: Dicas de fotografia de viagem: 15 erros para NÃO cometer

#4 Procure variar as fotos

É muito importante você ficar atento quanto às repetições excessivas dos ângulos, das paisagens e objetos fotografados. Por exemplo, não poste apenas selfies! Tente intercalar uma selfie com uma foto de paisagem, de uma viagem que você fez ou daquele café super charmoso que você visitou. Variar os ângulos também ajuda a tornar o feed mais dinâmico. Explore as mil possibilidades de fotos e teste novos enquadramentos e poses.

print do feed do Mala de Aventuras
Dicas para organizar feed do Instagram – Nós procuramos variar bastante os ângulos

Veja também: Como registrar suas viagens de um jeito criativo.

#5 Organizar o feed do Instagram por blocos

Como dissemos, ter um estilo é importantíssimo, e uma forma de deixar seu estilo bem evidente é organizando o feed por blocos. Por exemplo, você planeja a postagem de três fotos que conversem entre si, seja na edição das cores, nas bordas ou mesmo na temática da fotografia. Assim, quando postadas, elas ficarão lado a lado como uma fileira. Os blocos também podem ser um pouco maiores, como de 6 fotos, por exemplo. Outra tendência de organização é de sequências de três fotos que se alinham diagonalmente.

Essa é uma boa dica para quem não quer ficar preso em um único estilo, assim você consegue em cada bloco mostrar coisas diferentes sem perder a harmonia do feed.

print do instagram do mala de aventuras
Dicas para organizar feed do Instagram – Nossas 3 fotos são do mesmo tema e com o mesmo estilo de edição

O blog do Preview, aplicativo pago para organizar o feed antes de postar as fotos, deu algumas ideias de como arrumar o feed do Instagram de jeitos bem diferentes e criativos.

Você pode fazer download do Preview para iOS e para Android.

#6 Aplicativos de organização do feed

Como citamos acima, os aplicativos estão aí para ajudar a dar mais harmonia ao feed e, de repente, tentar fazer esses layouts mais específicos. Esses apps permitem importar o feed do Instagram para que você simule uma nova postagem num feed fictício dentro do próprio aplicativo. Assim você consegue ver antes como a foto vai se encaixar no feed, se vai corresponder ao que você planejou ou não.

Um app que para nós é indispensável e faz muito bem esse trabalho é o UNUM, que é bem básico e gratuito. A gente usa e recomenda!

Você pode baixar o UNUM para iOS e Android.

#7 Seja seletivo

Depois de tanto trabalho editando, planejando e organizando só resta escolher com cuidado cada foto que irá postar. Isso é 100% pessoal e o importante é que você goste da foto e ela tenha o seu estilo. Entretanto, ter critérios quanto à iluminação do ambiente fotografado, alinhamento da paisagem e enquadramento dos objetos ajuda muito a dar uma qualidade estética pro seu Instagram.

Sabe aquela foto que você gostou e que de repente não ficou tão boa ou não tem nada a ver com o restante do seu feed? Talvez seja o caso de postar nos stories ou guardar pra postar em outro momento, quando seu estilo já tiver mudado um pouco ou quando seu feed pedir um respiro. Se você postou muitas selfies, por exemplo, de repente é a hora de reaproveitar aquela foto de uma livraria legal que você deixou de lado. É sempre bom quebrar um pouco e misturar paisagens, retratos e fotos de objetos.

Aos poucos você vai pensando as fotos na hora do registro de acordo com as características de postagem que têm mais a ver com você. Ler blogs e buscar referências também são ótimas ideias para deixar seu gosto pela fotografia ainda melhor.

Veja também: 8 dicas para melhorar suas fotografias de viagem

#8 Divirta-se

Por fim, mas não menos importante: Relaxe e curta suas fotos! Embora seja legal saber como organizar o feed do Instagram e ter fotos que combinem, não se sinta engessado por isso! Mais divertido ainda é deixar fluir sua criatividade e adaptar suas fotos ao seu gosto em cada momento.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Viagem • Natureza • Aventura (@maladeaventuras) on

O feed é seu, então se sinta livre pra variar os estilos e as edições quando estiver de saco cheio do padrão anterior. Aproveite as nossas dicas e saia testando e explorando as possibilidades! Ah, e não esqueça de nos seguir no instagram @Maladeaventuras.


Quer mais dicas de fotografia?

Nós preparamos um e-book super especial:

Como se tornar um EXPERT na fotografia com o CELULAR

Nele você encontrará dicas de iluminação, como configurar o celular para fazer fotos cada vez melhores, dicas de edição e muito mais. Clique aqui para conferir!


Gostou dessas dicas sobre Organizar feed do Instagram!? Então você pode gostar de ver: 

Os melhores equipamentos fotográficos para viagem

GoPro Hero 6: portabilidade com fotos profissionais

Drone DJI Mavic Air: praticidade para as suas viagens


Cadastre seu e-mail e receba novidades!

faça parte da nossa lista, é de graça!

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.