As famosas Cataratas do Iguaçu são dividas em dois lados: o brasileiro e o argentino. Para um passeio completo você deve visitar ambos. Nesse post contaremos como chegar, quanto custa e tudo que você precisa saber para conhecer as Cataratas do Iguaçú do lado brasileiro e aproveitar ao máximo esse ponto turístico natural que é de impressionar qualquer um.
*Texto revisado em dezembro de 2018
Foz do Iguaçu: Como chegar
O aeroporto internacional de Foz do Iguaçu é bem grande e recebe vôos de várias partes do Brasil. Como decidimos em cima da hora, acabamos pagando caro pela passagem, mas é só ficar de olho em buscadores, que sempre rolam ótimas promoções e você pode encontrar vôos saindo do Rio de Janeiro para Foz por R$300.
Cataratas do Iguaçú do lado brasileiro
Nós separamos um dia só para visitar o lado brasileiro e um dia para visitar o lado argentino. Dizem que o visual do lado brasileiro é mais bonito, porém, no lado argentino podemos ficar mais próximos das quedas. Pude comprovar! Eu me encantei com a beleza das cataratas e senti de perto toda essa energia quando fui do outro lado. Os dois passeios são imperdíveis!
Saímos da pousada bem cedo e pegamos o carro rumo às Cataratas do Brasil, que não fica muito distante do centro de Foz do Iguaçu. Chegando na entrada do Parque Nacional do Iguaçú, já fiquei surpresa com a organização! Tudo muito limpo, com placas e informações em todos os lugares!
Para quem vai de ônibus, a linha 120 – Parque Nacional, faz ponto final bem do lado do parque e sai do centro de Foz do Iguaçú. Você pode ver os horários aqui. Nós também sugerimos usar o Moovit para conferir qual a melhor forma de chegar ao parque.
Você pode agendar aqui a sua excursão às Cataratas saindo do lado brasileiro
Você pode comprar o seu ingresso lá na bilheteria ou comprar online com antecedência, que é o mais indicado, principalmente se você quiser evitar filas.
Veja também: 4 passeios imperdíveis nas Cataratas do Iguaçú do lado argentino
Cataratas do Iguaçú: Chegada ao Parque
Dentro do parque, nós andamos cerca de 2km e chegamos ao “cartão postal” da cidade, o visual mais lindo de todos! É claro que fomos até a passarela que fica no “meio” das quedas. Molha bastante, é necessário capa de chuva, mas é lindo demais! Não deixe de caminhar até lá!
Em seguida andamos mais um pouco até o elevador. Dali pode-se tirar fotos lindas, bem pertinho da maior queda! Íamos pegar o elevador, mas como estava muita fila, optamos pela trilha (bem leve, apenas alguns degraus). Lá de cima temos uma vista linda do alto da cachoeira. O arco-íris colore e deixa a paisagem ainda mais incrível!
Ali perto encontramos algumas lojas, lanchonetes e um restaurante. É bem bonito, com visual para o rio de onde desemboca a queda da cachoeira.
#Dica: A agência Civitatis é a líder em atividades turísticas nos principais destinos turísticos do mundo. Aproveite e acesse aqui para conferir a tour pelo Foz do Iguaçu! A equipe é super especializada e te ajudará a montar o melhor roteiro, suporte antes/durante, além de oferecerem os melhores preços de passeios!
O Parque Nacional Iguaçú abre diariamente das 9hs às 17hs.
Veja também: Foz do Iguaçu: roteiro para uma viagem de 4 dias
Passeio de barco nas Cataratas do Iguaçu
Pegamos um ônibus dentro do parque e descemos na primeira parada, onde fica o Macuco Safari. Compramos o passeio de barco que vai embaixo da cachoeira.
Primeiro pegamos um trem que passava dentro da mata e em seguida uma trilha de 10 minutos. Dica: leve uma roupa extra para molhar! Como não levei, tive que ficar o tempo todo com a capa de chuva e mesmo assim me molhei bastante. O barco entra literalmente embaixo da água!
O passeio custa R$215 mas o valor altera se você quiser juntar esse passeio com um rafting ou cachoeirismo. O ingresso pode ser comprado no site oficial.
Você também pode fazer esse passeio saindo do Parque Nacional Iguazú, que fica do lado argentino e o preço é mais em conta.
Informações úteis:
– Há vários opções de passeios como rafting, vôo de helicóptero, arvorismo, rapel entre outros, basta se informar na entrada do parque.
– Cuidado com os Quatis! No parque você vai encontrar várias placas informando que eles são perigosos e meio loucos por comida. Não os alimente e nem chegue muito perto!
– Uma boa dica é levar uma GoPro ou alguma câmera a prova d’água. Nos lugares onde não molhava, eu usava minha Nikon, mas na passarela e no passeio de barco a GoPro foi super útil!
– Leve água, repelente e protetor solar e labial. As caminhadas não são pesadas mas esse é um passeio para o dia inteiro.
– O parque tem algumas lanchonetes espalhadas pelo caminho mas se quiser economizar pode levar seu próprio lanche.
Espero que essas dicas te ajudem a planejar um passeio muito legal por Foz do Iguaçú e se tiver mais sugestões, é só deixar aqui nos comentários =)
Você pode gostar de ver também:
Onde se hospedar em Foz do Iguaçú
10 dicas imperdíveis para você juntar dinheiro para viajar
Como utilizar o Pinterest para planejar a sua próxima viagem
Qual o melhor passeio do macuco safari o do lado brasileiro ou do lado argentino?
Olá Gilvania!
Eu fiz o passeio apenas no lado brasileiro, mas me falaram que o do lado argentino é mais emocionante e mais barato!
Olá, gostaria de saber se para fazer o passeio do Macuco Safari, tem algum locker que possamos guardar a bolsa e afins? Obrigada.
Oi Luana,
Você pode tirar suas dúvidas aqui: http://www.macucosafari.com.br/br/macuco-safari
Boa tarde!
No lado brasileiro a empresa que faz o passeio de barco é a Macuco Safari. E no lado argentino que é mais barato, sabe qual é a empresa?
Agradeço sua atenção.
Ah…gostei muito das suas dicas.