Se você está em busca de informações para planejar seu Cruzeiro pelo Rio Nilo, neste artigo você vai encontrar respostas para as suas principais perguntas: vale a pena? quanto custa? qual é o roteiro? o que está incluído? é bom para uma viagem a dois? e para viagem em família?

Fui ao Egito em Abril de 2019 com meu companheiro e nós tivemos uma experiência inesquecível durante os 4 dias que passamos a bordo do cruzeiro entre Aswan e Luxor. E como eu tive MUITA dúvida na hora de montar meu roteiro, vou deixar aqui todas as observações que tomei nota antes e durante a navegação pelo Nilo. Se ainda ficar alguma dúvida, deixa nos comentários que eu tentarei ajudar! =)


Leia também: 

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Viagem para o Egito: 20 coisas que você precisa saber antes de ir


Cruzeiro Rio Nilo: vale a pena?

É impossível responder essa pergunta com um simples “sim” ou “não”, pois depende muito do seu estilo de viagem. Se você busca conforto e praticidade e/ou está viajando em família, acho que essa é a forma ideal de conhecer o Sul do Egito. Se você está fazendo um mochilão e/ou quer economizar ao máximo, sugiro buscar outras formas de explorar a região.

Cruzeiro Rio Nilo: como foi a minha experiência?

Depois de bastante pesquisa, eu fechei o cruzeiro com a Memphis Tours. Achei o atendimento impecável e toda a assistência durante o passeio foi muito boa. Desde o momento em que eles me buscaram no hotel em Aswan, até o momento em que nos despedimos do cruzeiro em Luxor, havia sempre alguém da equipe nos acompanhando para fazer tudo funcionar perfeitamente.

O navio escolhido por nós foi o Radamis, uma opção com ótimo custo x benefício, confortável e com uma equipe super atenciosa. Seus quatro andares se dividem da seguinte forma: 75 cabines com uma média de 20m² cada, todas com janelão, ar condicionado e cama confortável; o Orangerie, um restaurante amplo com lugares reservados para cada grupo de hóspedes; o Sun Deck, com um bar, piscina e mesas na sombra; lojinha de souveniers, academia e lounge para atividades noturnas.

Cruzeiro Rio Nilo: Vale a pena? Quanto custa? Qual é o roteiro?
Nosso Cruzeiro pelo Rio Nilo: Radamis II

Pontos positivos:

Conforto e praticidade. A gente não precisou se preocupar com nada durante os 4 dias a bordo do cruzeiro. Com alimentação, transporte e passeios inclusos, era só marcar com o guia o horário de saída e, no mais, curtir a estrutura do navio.

Pontos negativos:

Eu gosto muito de fazer os passeios com calma e achei um pouco corrido o tempo que tivemos para visitar grandes monumentos, como o complexo de Karnak e o Philae Temple. Como preciso de tempo para produzir um bom conteúdo e acho indispensável conhecer bem cada templo e sua história, fiquei realmente cansada nos tours, que levavam em torno de 1 hora e meia.

Eu acredito que para um viajante comum, que não precisa se preocupar com fotos e vídeos, o passeio seja de bom tamanho. Agora, se você também precisa de mais tempo para conhecer cada lugar, minha sugestão é: selecione as atividades que você realmente quer fazer e converse com a agência para montar um roteiro personalizado de acordo com seus interesses.

Cruzeiro Rio Nilo
O quarto com janelão e vista para o Nilo

Quanto custa um Cruzeiro pelo Rio Nilo?

Existem diversos navios e roteiros diferentes, o que influencia MUITO no valor dos pacotes que você vai encontrar de cruzeiros pelo Rio Nilo. Há pacotes mais simples de 4 dias por U$400, até pacotes mais elaborados de 8 noites em um navio de luxo por U$2000.

Para você ter uma base de cálculo para a sua viagem, vou colocar aqui alguns exemplos dos cruzeiros que encontrei enquanto fazia essa busca antes da minha viagem.

Cruzeiro MS Mayfair

Cruzeiro com o melhor custo x benefício que encontrei! Ele é ideal para quem tem um cronograma apertado e quer explorar o sul do Egito em um curto espaço de tempo. Apesar de não ser luxuoso, ele tem cabines confortáveis e um cardápio variado. A partir de U$445 por pessoa.

Cruzeiro Steignberger Minerva

O diferencial desse cruzeiro é que ele parte de Aswan nas segundas-feiras e de Luxor nas quintas-feiras, ou seja, é provável que você encontre os templos pelo caminho menos tumultuados do que o de costume. Digo isso porque a maioria dos cruzeiros parte de Aswan nas sextas-feiras e de Luxor nas segundas-feiras, o que deixa todos os locais tumultuados nos mesmos dias e horários. A partir de U$499 por pessoa.

Cruzeiro Rio Nilo: Vale a pena? Quanto custa? Qual é o roteiro?
Todos os templos ficavam lotados de turistas no mesmo horário

Cruzeiro Oberoi Zahra

Cruzeiro de luxo com mais dias dedicados ao trajeto Luxor – Aswan, o que torna o roteiro muito mais tranquilo e agradável. Com 6 ou 8 dias a bordo do Oberoi Zahra é possível conhecer de forma mais completa a região sul do Egito. A partir de U$1725 por pessoa.


O que está incluído nos Cruzeiros pelo Rio Nilo?

Durante seu cruzeiro, você não precisará se preocupar com mais nada além de explorar os templos, descansar, ir à piscina, comer bem… Ou seja: é uma ótima pedida para férias em família ou para curtir a dois.

Cruzeiro Rio Nilo: Vale a pena? Quanto custa? Qual é o roteiro?
O sun deck tem piscina, bar e locais à sombra para relaxar

Alimentação

Geralmente, os cruzeiros tem o regime de pensão completa. Isso significa que você poderá fazer as suas refeições dentro do navio – café da manhã, almoço e jantar. Todas as refeições são servidas em buffet e as bebidas são à parte.

Eu achei ótima a variedade de pratos no buffet! Se você não gosta de se aventurar na culinária árabe, pode ficar tranquilo com as variadas opções de culinária internacional. Se você é daqueles que quer comer apenas pratos típicos durante sua viagem, terá a chance de experimentar diversos deles a bordo do cruzeiro.

Cruzeiro Rio Nilo: Vale a pena? Quanto custa? Qual é o roteiro?
Alimentação variada: culinária internacional

Transporte

Uma das vantagens de fechar um cruzeiro pelo Rio Nilo é que você não precisa se preocupar com o deslocamento entre cidades, nem com o transporte até as atrações turísticas. Isso tudo estará incluído no seu pacote.

Passeios

É possível fechar seu cruzeiro com guia em português. Portanto, se você não fala uma segunda língua ou não se sente confortável no inglês, saiba que o Egito é bem preparado para receber turistas do mundo inteiro. O nosso guia, Mohamed, era sensacional e falava até gírias em português!

A maioria dos passeios principais está incluída, como a visita aos templos Karnak, Luxor, Edfu, Kom Ombo e Philae. Mas é possível aditivar seu pacote com um bate e volta à Abu Simbel ou um passeio de balão em Luxor!

Templo de Abu Simbel
Abu Simbel: templos egípcios escavados na rocha

Qual é o roteiro dos cruzeiros pelo Nilo?

Existem dois roteiros bastante comuns: o trajeto Aswan x Luxor, que leva 4 dias (3 noites) e o trajeto Luxor x Aswan, que leva 5 dias (4 noites). O primeiro está a favor do rio, por isso vai mais rápido, enquanto o segundo vai contra o curso do rio e tende a ir mais devagar.

Para explicar a dinâmica desses 4 ou 5 dias, vou tomar como base o nosso cruzeiro, que foi o Radamis. Mas pode ter certeza que esse roteiro é aplicável à maioria dos cruzeiros que fazem esse trajeto.


Leia também:

Luxor: conheça a capital do Egito Antigo

Aswan: uma jóia rara à beira do Rio Nilo


Luxor x Aswan

Para quem optar por sair de Luxor, prepare-se para conhecer logo de cara o maior complexo de templos do mundo, o Karnak, e também o Templo de Luxor. No segundo dia, continue a explorar Luxor: o Templo de Hatshepsut e o Vale dos Reis. Na sequência, o cruzeiro navega até o Templo de Edfu. Depois do pernoite em Edfu, você vai seguir para Kom Ombo e, finalmente, Aswan. Chegando lá, espere conhecer a Barragem Alta de Aswan, o Obelisco Inacabado e o Templo de Philae, da Deusa Isis, além de fazer um passeio de felucca pelo Nilo.

Complexo de Templos Karnak, em Luxor
O complexo de Templos Karnak, em Luxor

Aswan x Luxor

Caso você opte por começar seu passeio em Aswan, no primeiro dia você fará uma visita à Barragem Alta de Aswan,  ao Obelisco Inacabado e ao Templo de Philae. Na manhã do segundo dia, haverá uma visita ao Templo de Sobek em Kom Ombo e, na sequência, ao Templo de Edfu. O pernoite é em Luxor e o terceiro dia é dedicado aos principais monumentos da cidade: o Vale dos Reis, o Templo de Hatshepsut, os Templos de Luxor e Karnak. Na manhã do quarto dia, é hora de se despedir do cruzeiro.

Essa foi a nossa escolha por motivos de cronograma apertado, mas eu recomendo fazer o trajeto Luxor x Aswan para fazer tudo com mais calma e até conhecer outros atrativos.

Philae Temple: o Templo da Deusa Isis
Philae Temple: o Templo da Deusa Isis

Já fechou seu seguro viagem para o Egito?

Independente do roteiro que você escolher, acho MUITO importante viajar para o Egito com um seguro viagem em mãos. Quando fazemos uma viagem internacional, especialmente para um país exótico como o Egito, estamos mais propícios a intoxicações alimentares e situações que podem comprometer nosso bem estar.

No Egito, o sistema de saúde público é super carente e a maior parte dos próprios egípcios prefere o atendimento em clínicas e hospitais privados. Ou seja, é melhor estar preparado para o caso de algum acidente acontecer. Isso vai te poupar muita dor de cabeça desnecessária.

Na hora de fechar o seguro, recomendamos o SegurosPromo. Sempre que faça alguma viagem internacional, utilizo este site comparador de preços e é onde encontro o melhor preço. Ele fornece diversas opções de preços e coberturas – assim fica mais fácil escolher o seguro mais adequado pra minha necessidade. E o melhor: usando o nosso código MALADEAVENTURAS você ainda ganha 5% de desconto!

Seguro Viagem: EGITO
GTA 75 EUROMAX GTA 75 EUROMAX Assistência médica USD 75.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 27/dia*
APRIL 60 Inter Basic APRIL 60 Inter Basic Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 36/dia*
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) AC 35 MUNDO (Exceto EUA) Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 16/dia*

Dica Extra: Chip de viagem para o Egito

Uma das minhas melhores aquisições pré viagem foi um chip para usar no Egito! Eu comprei pelo site Viaje Conectado, recebi em casa alguns dias antes do meu embarque, fiz a troca ainda no avião e pisei no aeroporto do Cairo conectada. Pedi um Uber para meu hotel e logo de cara já economizei (como você deve imaginar, os taxis costumam ser mais caros).

A maior vantagens que encontrei nesse site foi o chip ser de uma operadora local, ou seja, funcionou 100% em todos os cantos do país. E acho que não preciso nem falar sobre como ele foi prático! Mantive a família sempre atualizada, usei o mapa para me localizar diversas vezes, o tripadvisor para encontrar restaurantes, etc.

E pra completar, consegui um código de desconto para os leitores do Mala de Aventuras! É só clicar aqui usar MALADEAVENTURAS para obter 10% OFF.


E aí, conseguiu definir qual é a melhor opção de cruzeiro para a sua viagem? Eu AMEI a experiência e super recomendo que você separe 4 ou 5 dias da sua viagem ao Egito para isso. Depois que voltar de viagem, conte nos comentários como foi a sua experiência a bordo de um cruzeiro pelo Nilo! Tenho certeza que você também vai adorar. =)


Ainda não definiu seu roteiro? Recomendo as seguintes leituras:

Roteiro Egito: o melhor GUIA para montar seu roteiro

Mar Vermelho Egito: Hurghada, Dahab, Sharm el Sheik ou Marsa Alam?


1-1024x215

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

4 respostas

  1. Para embarcar no cruzeiro é necessário pegar um voo até a cidade do embarque, correto? Por exemplo, sou do RJ, então terei que voar até Aswan para então embarcar por lá, certo?

    1. Oi Jaque! Exatamente. Você precisa ir até Aswan ou Luxor. Essas duas cidades funcionam como ponto de partida para o cruzeiro pelo Nilo. Não há voos diretos do Brasil. Portanto, você precisará ir até o Cairo e de lá pegar um outro vôo ou trem para chegar até um desses dois destinos.

      Bjs e boa viagem!
      Gaia

  2. Olá, Gaia! Meu nome é Alex Freitas e estou indo com minha família (esposa e dois filhos adolescentes) para o Egito em janeiro/2021. Penso em fazer o Cairo, além do cruzeiro pelo Nilo (Luxor – Aswan). A minha pergunta é a seguinte. Há necessidade de ficar hospedado em Luxor e/ou em Aswan antes e depois do cruzeiro?

    1. Oi Alex!! Tudo vai depender dos passeios que você deseja fazer. Eu particularmente AMEI o Nubian Village e a ida até o Templo de Abu Simbel. Já em Luxor, teve o passeio de balão que eu também curti demais fazer.
      De modo geral, eu diria que sim, vale a pena incluir estas duas cidades. Mas tudo depende do orçamento e do estilo de viagem de vocês. =)

      Vou deixar aqui os posts referentes a estas duas cidades para você avaliar se faz sentido incluir no roteiro ou não:
      https://maladeaventuras.com/aswan/
      https://maladeaventuras.com/luxor/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *