Cruzeiro Rio Nilo: Vale a pena? Quanto custa? Qual é o roteiro?

Se você está em busca de informações para planejar seu Cruzeiro pelo Rio Nilo, neste artigo você vai encontrar respostas para as suas principais perguntas: vale a pena? quanto custa? qual é o roteiro? o que está incluído? é bom para uma viagem a dois? e para viagem em família?

Fui ao Egito em Abril de 2019 com meu companheiro e nós tivemos uma experiência inesquecível durante os 4 dias que passamos a bordo do cruzeiro entre Aswan e Luxor. E como eu tive MUITA dúvida na hora de montar meu roteiro, vou deixar aqui todas as observações que tomei nota antes e durante a navegação pelo Nilo. Se ainda ficar alguma dúvida, deixa nos comentários que eu tentarei ajudar! =)

Leia também: 

Viagem para o Egito: 20 coisas que você precisa saber antes de ir

Cruzeiro Rio Nilo: vale a pena?

É impossível responder essa pergunta com um simples “sim” ou “não”, pois depende muito do seu estilo de viagem. Se você busca conforto e praticidade e/ou está viajando em família, acho que essa é a forma ideal de conhecer o Sul do Egito. Se você está fazendo um mochilão e/ou quer economizar ao máximo, sugiro buscar outras formas de explorar a região.

Cruzeiro Rio Nilo: como foi a minha experiência?

Depois de bastante pesquisa, eu fechei o cruzeiro com a Memphis Tours. Achei o atendimento impecável e toda a assistência durante o passeio foi muito boa. Desde o momento em que eles me buscaram no hotel em Aswan, até o momento em que nos despedimos do cruzeiro em Luxor, havia sempre alguém da equipe nos acompanhando para fazer tudo funcionar perfeitamente.

O navio escolhido por nós foi o Radamis, uma opção com ótimo custo x benefício, confortável e com uma equipe super atenciosa. Seus quatro andares se dividem da seguinte forma: 75 cabines com uma média de 20m² cada, todas com janelão, ar condicionado e cama confortável; o Orangerie, um restaurante amplo com lugares reservados para cada grupo de hóspedes; o Sun Deck, com um bar, piscina e mesas na sombra; lojinha de souveniers, academia e lounge para atividades noturnas.

Nosso Cruzeiro pelo Rio Nilo: Radamis II

Pontos positivos:

Conforto e praticidade. A gente não precisou se preocupar com nada durante os 4 dias a bordo do cruzeiro. Com alimentação, transporte e passeios inclusos, era só marcar com o guia o horário de saída e, no mais, curtir a estrutura do navio.

Pontos negativos:

Eu gosto muito de fazer os passeios com calma e achei um pouco corrido o tempo que tivemos para visitar grandes monumentos, como o complexo de Karnak e o Philae Temple. Como preciso de tempo para produzir um bom conteúdo e acho indispensável conhecer bem cada templo e sua história, fiquei realmente cansada nos tours, que levavam em torno de 1 hora e meia.

Eu acredito que para um viajante comum, que não precisa se preocupar com fotos e vídeos, o passeio seja de bom tamanho. Agora, se você também precisa de mais tempo para conhecer cada lugar, minha sugestão é: selecione as atividades que você realmente quer fazer e converse com a agência para montar um roteiro personalizado de acordo com seus interesses.

Cruzeiro Rio Nilo
O quarto com janelão e vista para o Nilo

Quanto custa um Cruzeiro pelo Rio Nilo?

Existem diversos navios e roteiros diferentes, o que influencia MUITO no valor dos pacotes que você vai encontrar de cruzeiros pelo Rio Nilo. Há pacotes mais simples de 4 dias por U$400, até pacotes mais elaborados de 8 noites em um navio de luxo por U$2000.

Para você ter uma base de cálculo para a sua viagem, vou colocar aqui alguns exemplos dos cruzeiros que encontrei enquanto fazia essa busca antes da minha viagem.

Cruzeiro MS Mayfair

Cruzeiro com o melhor custo x benefício que encontrei! Ele é ideal para quem tem um cronograma apertado e quer explorar o sul do Egito em um curto espaço de tempo. Apesar de não ser luxuoso, ele tem cabines confortáveis e um cardápio variado. A partir de U$445 por pessoa.

Cruzeiro Steignberger Minerva

O diferencial desse cruzeiro é que ele parte de Aswan nas segundas-feiras e de Luxor nas quintas-feiras, ou seja, é provável que você encontre os templos pelo caminho menos tumultuados do que o de costume. Digo isso porque a maioria dos cruzeiros parte de Aswan nas sextas-feiras e de Luxor nas segundas-feiras, o que deixa todos os locais tumultuados nos mesmos dias e horários. A partir de U$499 por pessoa.

Todos os templos ficavam lotados de turistas no mesmo horário

Cruzeiro Oberoi Zahra

Cruzeiro de luxo com mais dias dedicados ao trajeto Luxor – Aswan, o que torna o roteiro muito mais tranquilo e agradável. Com 6 ou 8 dias a bordo do Oberoi Zahra é possível conhecer de forma mais completa a região sul do Egito. A partir de U$1725 por pessoa.

O que está incluído nos Cruzeiros pelo Rio Nilo?

Durante seu cruzeiro, você não precisará se preocupar com mais nada além de explorar os templos, descansar, ir à piscina, comer bem… Ou seja: é uma ótima pedida para férias em família ou para curtir a dois.

O sun deck tem piscina, bar e locais à sombra para relaxar

Alimentação

Geralmente, os cruzeiros tem o regime de pensão completa. Isso significa que você poderá fazer as suas refeições dentro do navio – café da manhã, almoço e jantar. Todas as refeições são servidas em buffet e as bebidas são à parte.

Eu achei ótima a variedade de pratos no buffet! Se você não gosta de se aventurar na culinária árabe, pode ficar tranquilo com as variadas opções de culinária internacional. Se você é daqueles que quer comer apenas pratos típicos durante sua viagem, terá a chance de experimentar diversos deles a bordo do cruzeiro.

Alimentação variada: culinária internacional

Transporte

Uma das vantagens de fechar um cruzeiro pelo Rio Nilo é que você não precisa se preocupar com o deslocamento entre cidades, nem com o transporte até as atrações turísticas. Isso tudo estará incluído no seu pacote.

Passeios

É possível fechar seu cruzeiro com guia em português. Portanto, se você não fala uma segunda língua ou não se sente confortável no inglês, saiba que o Egito é bem preparado para receber turistas do mundo inteiro. O nosso guia, Mohamed, era sensacional e falava até gírias em português!

A maioria dos passeios principais está incluída, como a visita aos templos Karnak, Luxor, Edfu, Kom Ombo e Philae. Mas é possível aditivar seu pacote com um bate e volta à Abu Simbel ou um passeio de balão em Luxor!

Templo de Abu Simbel
Abu Simbel: templos egípcios escavados na rocha

Qual é o roteiro dos cruzeiros pelo Nilo?

Existem dois roteiros bastante comuns: o trajeto Aswan x Luxor, que leva 4 dias (3 noites) e o trajeto Luxor x Aswan, que leva 5 dias (4 noites). O primeiro está a favor do rio, por isso vai mais rápido, enquanto o segundo vai contra o curso do rio e tende a ir mais devagar.

Para explicar a dinâmica desses 4 ou 5 dias, vou tomar como base o nosso cruzeiro, que foi o Radamis. Mas pode ter certeza que esse roteiro é aplicável à maioria dos cruzeiros que fazem esse trajeto.

Luxor x Aswan

Para quem optar por sair de Luxor, prepare-se para conhecer logo de cara o maior complexo de templos do mundo, o Karnak, e também o Templo de Luxor. No segundo dia, continue a explorar Luxor: o Templo de Hatshepsut e o Vale dos Reis. Na sequência, o cruzeiro navega até o Templo de Edfu. Depois do pernoite em Edfu, você vai seguir para Kom Ombo e, finalmente, Aswan. Chegando lá, espere conhecer a Barragem Alta de Aswan, o Obelisco Inacabado e o Templo de Philae, da Deusa Isis, além de fazer um passeio de felucca pelo Nilo.

Complexo de Templos Karnak, em Luxor
O complexo de Templos Karnak, em Luxor

Aswan x Luxor

Caso você opte por começar seu passeio em Aswan, no primeiro dia você fará uma visita à Barragem Alta de Aswan,  ao Obelisco Inacabado e ao Templo de Philae. Na manhã do segundo dia, haverá uma visita ao Templo de Sobek em Kom Ombo e, na sequência, ao Templo de Edfu. O pernoite é em Luxor e o terceiro dia é dedicado aos principais monumentos da cidade: o Vale dos Reis, o Templo de Hatshepsut, os Templos de Luxor e Karnak. Na manhã do quarto dia, é hora de se despedir do cruzeiro.

Essa foi a nossa escolha por motivos de cronograma apertado, mas eu recomendo fazer o trajeto Luxor x Aswan para fazer tudo com mais calma e até conhecer outros atrativos.

Philae Temple: o Templo da Deusa Isis
Philae Temple: o Templo da Deusa Isis

E aí, conseguiu definir qual é a melhor opção de cruzeiro para a sua viagem? Eu AMEI a experiência e super recomendo que você separe 4 ou 5 dias da sua viagem ao Egito para isso. Depois que voltar de viagem, conte nos comentários como foi a sua experiência a bordo de um cruzeiro pelo Nilo! Tenho certeza que você também vai adorar. =)

Ainda não definiu seu roteiro? Confira:

Roteiro Egito: o melhor GUIA para montar seu roteiro

1-1024x215

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

faça parte da nossa lista, é de graça!

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.