Crystal River: águas azuis e mergulho com peixes-boi a 2h de Orlando

Conhecida por ser um santuário de peixes-boi, Crystal River é uma pequena cidade na Flórida, localizada a 1h30 de Orlando. Nascentes de águas azuis, animais selvagens e inúmeras opções de passeios de ecoturismo é só um pouco do que você vai encontrar por lá.

Apesar de pequena e com carinha de interior, Crystal River guarda muitas surpresas. Continue lendo todas as dicas para conhecer esse destino ainda pouco conhecido pelos brasileiros!


Se preferir, vá direto ao tópico desejado:


Onde fica Crystal River

Crystal River é uma cidade cercada por rios e nascentes, no noroeste da Flórida, a apenas 10km do Golfo do México. São mais de 70 nascentes que alimentam os rios diariamente com mais de 600 milhões de galões de água doce!

Essa região, chamada de Kings Bay, é perfeita para a reprodução dos manatees (peixes-boi) e outros animais selvagens, como golfinhos, tartarugas, inúmeras espécies de peixes, aves e jacarés.

Crystal River está a 1h30 de Orlando  e ainda é um destino pouco conhecido pelos brasileiros, apesar de tantas opções de passeios para fazer por lá.

Vale muito a pena fazer um bate-volta desde Orlando, mas a sua experiência será ainda mais completa se você se hospedar por lá uma ou duas noites.


Como chegar em Crystal River

A melhor maneira para explorar Crystal River é de carro. Por conta da proximidade com Orlando, vale super a pena incluir as duas cidades no seu roteiro e fazer tudo de carro.

As estradas da Flórida são boas de dirigir, grande parte em linha reta e bem sinalizadas. Waze e Google Maps funcionam super bem por lá, então se você tiver um bom chip de internet, vai conseguir usar o GPS sem problemas!

Alugando o carro com antecedência pelo site da RentCars, você garante preços melhores e bem em conta. Clique aqui e veja agora os carros disponíveis para a data da sua viagem!

O trajeto Orlando – Crystal River leva em torno de 2h e é bem tranquilo. Aproveite para ler: Aluguel de carro em Orlando, vale a pena?

onde fica crystal river
Crystal River fica a 160km de Orlando!

O que fazer em Crystal River

Se você curte ecoturismo, Crystal River é o paraíso! São várias opções de passeios de natureza e aventura para você escolher, desde nadar com os manatees a andar de bicicleta passando por lagos e centrinhos charmosos. Veja abaixo 4 passeios imperdíveis para fazer em Crystal River:

crystal river mergulho com peixe boi
Olha quanta fofura! // Foto: Divulgação Crystal River
  • Mergulho com Manatees (Peixes-boi)

Essa é, sem dúvidas, a grande atração de Crystal River. Os manatees escolheram essa região por conta das águas calmas, com temperaturas amenas e bastante comida para viverem e se reproduzirem.

Para você entender melhor, as nascentes que geram água para os rios se chamam “springs” e geralmente tem essa cor azul intensa e clarinha. A temperatura é bem mais amena, ficando em torno dos 24 graus durante o ano todo.

Essas springs tem ligação com os rios, então os peixes-boi tem livre acesso. Durante o verão, quando as águas de todo o rio tem temperaturas mais quentes, em torno dos 20 graus, eles nadam para outras regiões mais afastadas da costa – sim, eles nadam entre águas salgadas e doces!

Já no inverno, quando a temperatura das águas do rios cai, eles nadam para dentro das springs. É possível ver dezenas deles juntinhos! Eles são muito sensíveis à temperaturas baixas, então precisam desse refúgio durante o inverno para sobreviver.

E é aí que está o problema. Com o crescimento urbano, o acesso às springs fica mais difícil para os manatees. Outro grande problema que os animais enfrentam, são os barcos, que navegam em alta velocidade nos rios, ferindo eles com a hélice.

O governo americano criou o Crystal River National Wildlife Refuge, um refúgio dedicado à proteção dos animais e das springs. Desde então o número da população de manatees aumentou muito! <3

Crystal River é o único lugar onde você pode nadar perto deles com permissão. Antes de qualquer passeio, eles passam diversas regras pra gente, explicam bastante sobre os animais e passam várias recomendações, por exemplo: não podemos encostar neles, não podemos bater os pés e os braços (para não estressa-los), não podemos alimentá-los e nem “bloquear” a passagem deles.

Os manatees são animais muito dóceis e curiosos. Você pode dar a sorte dele gostar muito de você e te dar um “abraço”! Mas, muito cuidado, você não pode retribuir e tem que ficar paradinho, hein? Se você desrespeitar alguma regra, pode ser multado e até preso.

Fizemos o passeio no Plantation Adeventure Center, que é o centro de aventuras ao lado do hotel que ficamos. O melhor horário para nadar com eles é de manhã cedinho, no nascer do sol. Chegamos às 6h da manhã para colocar a roupa de mergulho (que era ótima para aguentar a água fria essa hora da manhã) e pegar o barco.

passeio de barco em crystal river
O barco do Plantation Adventure Center!

Fomos em outubro, então os animais ainda estavam nadando pelos rios, que tem uma água um pouco mais escura e turva. Encontramos uma mamãe e um filhote se alimentando e ficamos um tempinho observando eles! Foi super legal a experiência!

mergulho com peixe boi
Uma selfie com um peixe-boi filhote! Aqui dá para ver que a água era mais escura e turva.

Depois de um tempinho nadando com eles no rio, voltamos para o barco e navegamos até a entrada da Three Sisters Springs, três nascentes maravilhosas! Abaixo eu conto mais sobre essas nascentes, continue lendo!

Qual é a melhor época para nadar com peixes-boi

Como expliquei acima, durante o verão os manatees nadam livremente para lugares mais afastados da costa, então pode ser mais difícil de encontra-los. Geralmente você vai avistar algum manatee nos rios, com água mais escura e turva. A experiência já é incrível.

Durante o inverno (dezembro a fevereiro) você tem mais chances de nadar com vários manatees nas águas clarinhas das springs! Eles vão para esses locais para fugirem da água fria e se aquecerem, então ficam vários juntinhos por ali.

peixe-boi-springs
Peixes-boi nas springs, que tem essa água clarinha! / Foto: divulgação

A área da spring acaba ficando mais restrita, com uma marcação onde apenas os peixes-boi podem ficar. Lembrando de respeitar todas as regras, especialmente no inverno, quando muitos deles aparecem por ali.

Quanto custa o passeio para nadar com peixes-boi

O passeio que fizemos com a agência Plantation Adventure Center custou U$35, com roupa de neopreme, máscara de snorkel, água, café, chocolate quente e toalhas. Foram mais ou menos 3h de passeio, com uma parada longa para nadar com o peixe-boi no rio e mais uma parada para nadar na Three Sisters Springs.

Há também outras opções de passeios. Encontrei algumas bem legais para você dar uma olhada e reservar com antecedência:

 


  • Three Sisters Springs

A principal nascente de Crystal River, Three Sisters Springs, leva esse nome por ter três nascentes, uma do ladinho da outra, formando uma enorme “piscina” com água azulzinha! Sério, é um azul surreal, parece até de mentira. Por conta da proximidade com a Disney, a gente até desconfia – será que é de verdade mesmo? Ou alguém “montou” essa nascente? hehehe

three sisters springs drone
Three Sisters Springs vista de cima! / Foto do querido Maurício, do blog Viagens Possíveid

Brincadeiras à parte, é real, é lindo e é natureza! Nadamos na Three Sisters Springs durante o passeio para mergulhar com o peixe-boi e o guia foi nos mostrando as três nascentes. Dá pra ver as bolhinhas de ar saindo da areia, lá no fundo! Perto das nascentes o tom de azul fica ainda mais intenso e também pudemos ver muuitos peixes, de diversos tamanhos.

springs florida
Uma das nascentes da Three Sisters Springs!

Na parte da tarde, voltamos na Three Sisters Springs para caminhar ao redor, pela passarela de madeira. Vimos muita gente andando de caiaque, de SUP, nadando…! Um verdadeiro paraíso para passar o dia todo só aproveitando!

three sisters springs em crystal river
Olha a cor da água!

Não paga nada para entrar. A dica é alugar um caiaque, SUP ou fazer um passeio de barco até lá. Na época que os manatees se abrigam nessas springs, o acesso fica um pouco mais controlado, é bom prestar atenção nas regras!


  • Passeio de AirBoat no Golfo do México

Fizemos um passeio bem legal no final da tarde com a empresa River Safaris, de airboat! Para quem não conhece, airboat ou aerobarco tem um “ventilador” enorme no lugar das hélices, e é muito usado em locais bem rasinhos, como é o caso de algumas partes de Kings Bay. Navegamos por uma hora, passando por diversos rios, chegando quase em alto mar, no Golfo do México.

airboat golfo do méxico
No meio do Golfo do México, durante o nosso passeio de Airboat

Foi uma experiência bem diferente! A paisagem é linda demais, com muitas aves e peixes. Se você der sorte, consegue ver golfinhos e até tubarões. Sugiro ficar até o sol se pôr – em dias de céu azul, fica lindo demais!

por do sol crystal river
Pôr do sol lindo que vimos no final do passeio de airboat!

Você pode fechar o passeio direto com a empresa River Safaris ou ver outras opções de passeios de airboat aqui.


  • Passeio de Bike em Inverness

Um passeio bem legal para fazer perto de Crystal River, é andar de bicicleta, passando por lagos e por ciclovias super arborizadas, em meio à natureza. Alugamos as nossas bikes em uma loja chamada  Inverness Bycicle and Fitness, que fica na “Pine Avenue”.

passeio bike inverness
Um dos lagos que passamos durante o passeio de bike!

Fizemos um circuito de mais ou menos 10km, passamos por dois lagos e percorremos uma ciclovia muito boa para pedalar. Vimos muitos senhores e famílias pedalando por ali também. Se você tiver mais tempo, vale a pena dirigir cerca de meia hora, saindo de Crystal River, até Inverness. Não deixe de dar uma volta pelo centrinho, que tem uma carinha vintage!


  • Homosassa State Wildlife Park

Esse parque antigamente funcionava como um zoológico. Hoje, abriga os animais resgatados e cuida de outras espécies selvagens. É um ótimo passeio para quem ama animais e para as crianças também. Por lá você vai encontrar jacarés, hipopótamo, muuitas aves (inclusive flamingos!) e, claro, peixes-boi (manatees).

Vale a pena ficar para a “Manatee Education Program”, onde uma senhorinha conta várias curiosidades sobre eles e outra senhorinha os alimenta com pés de alface! São animais que foram resgatados e estão em recuperação.

A entrada custa U$13 para adultos, U$6 para crianças entre 6 e 12 anos e entrada gratuita para crianças menores de 5 anos.

Endereço: 4150 S. Suncoast Blvd. Homosassa FL 34446


Onde ficar em Crystal River

A cidade é bem pequena, com poucas e boas opções de hospedagem. A gente ficou no Plantation On Crystal River, um resort bem legal e com várias atividades.

O quarto era bem espaçoso e confortável! Parece ser um hotel antigo, mas tudo estava em ótimas condições e bem limpinho. Há algumas opções de quartos – o meu era com duas camas de casal e vista bem bonita para o rio.

onde ficar crystal river
O Plantation On Crystal River é um resort muito bonito! Ótima dica de hospedagem

Localizado perto de King’s Bay, o resort oferece um centro de aventuras, de onde saem passeios diariamente para nadar com o peixe-boi. Também oferecem passeio de airboat pelos rios, aluguel de SUP e caiaque.

Dá para passar o dia todo por lá, tem inclusive restaurantes e outras atividades na área externa, como piscina, golfe e quadra de tênis.

hotel em crystal river
A área externa é cheia de atividades!

Uma ótima opção para quem vai em família, com crianças, ou para quem procura fazer o passeio com os manatees – a melhor hora é no nascer do sol, e o ponto de partida do barco fica a 5 minutos do hotel!


Clique aqui para fazer a sua reserva no Plantation on Crystal River


Outra opção, para quem procura hospedagem mais econômica, é o Airbnb. Vi uma opção super em conta no valor de R$500 a diária, para até 4 pessoas. Clique aqui para encontrar diversos apartamentos por ótimos preços.

Lembrando que Crystal River é uma cidade pequena, onde você pega autoestrada para fazer tudo. Os hotéis e apartamentos ficam espaçados, então prepare-se para pegar o carro sempre que precisar sair.


Roteiro de 1 dia em Crystal River

Se você tiver apenas um dia em Crystal River, não pode deixar de fazer o passeio para nadar com os peixes-boi. Se você for no verão, talvez seja mais difícil de encontrá-los, então recomendo ir direto para a Three Sisters Springs e passar o dia inteirinho por lá. Vale alugar caiaque, SUP, fazer um passeio de barco..!

Mas, se você for no inverno ou um pouco antes (outubro, novembro…) já vale super fazer o passeio para ver os animais. É realmente mágico e único – ali é o único lugar onde é permitido nadar tão pertinho deles.

Roteiro Crystal River
Three Sisters Springs, em Crystal River

Encontrei uma opção de passeio de um dia, com transporte ida e volta saindo de Orlando. Inclui passeio de airboat no Golfo do México + mergulho de snorkel no Crystal River + entrada no Homosassa State Wildlife Park. Clique aqui para reservar com antecedência!


Roteiro de 2 dias em Crystal River

Se depois desse post você ficou convencido de que tem muita coisa legal para fazer em Crystal River e arredores, sugiro ficar 2 dias inteiros para conhecer bem a região!

Dá para incluir todos os passeios que eu citei aqui em cima:

Dia 1: Mergulho com manatees + Three Sisters Springs
Dia 2: Passeio de Airboat +  Passeio de bike + Visita ao Homosassa State Wildlife Park


Onde comer em Crystal River

Fomos em alguns restaurantes bem gostosinhos em Crystal River e proximidades. Vou listá-los para ajudar vocês na hora de almoçar ou jantar:

  • Seagrass Waterfront

Depois do passeio de airboat que fizemos, na região de Homosassa, fomos direto jantar no Seagrass Waterfront. Pedimos muitas entradinhas gostosas como camarão empanado com côco, lulas empanadas, vieiras e diversas outras opções de frutos do mar. Tudo muito fresco e saboroso.

restaurantes crystal river
Salada capresa deliciosa!

Endereço: 10386 W Halls River Rd Homosassa

  • Katch Twenty Two

Um dos melhores restaurantes que fomos durante a viagem! Os pratos são mais gourmet, com ingredientes mais elaborados. Pedimos de entrada um tartare de beterraba e tábua de frios. Para o prato principal, um risoto de lagostini e camarão que estava maravilhoso.

restaurantes crystal river
Entradinha deliciosa!

Endereço: 2924 W Gulf to Lake Highway Lecanto

  • Oscar Penn’s Restaurant

Outro restaurante muito gostoso para incluir no seu roteiro. Entradinhas caprichadas e pratos principais de dar água na boca. Novamente, frutos do mar fresquinhos! Pedimos de entrada uma salada caprese caprichada e, para o prato principal, uma deliciosa salada de camarão com manga.

restaurantes crystal river
Essa salada de camarão estava especial!

Endereço: 110 W Main Street, Inverness


Seguro Viagem na Flórida

A gente sempre fala aqui no blog sobre a importância de ter o seu seguro viagem – afinal, imprevistos acontecem e, contratar o seguro com antecedência, é uma garantia de não precisar desembolsar uma bela grana caso alguma coisa dê errado.

Nos Estados Unidos, principalmente, os gastos com saúde são muito caros! Um amigo cortou o dedo, precisou levar ponto e pagou quase 10.000 reais apenas por isso. Se você tem o seu seguro viagem, esse tipo de gasto não sai do seu bolso.

Além disso, o seguro viagem te ajuda se a sua mala for extraviada, se o seu vôo for cancelado e diversas outras situações que nós, viajantes, estamos sujeitos a passar.

Em um destino que envolve passeios de aventura, como Crystal River, é importantíssimo garantir o seu seguro!

No site do Seguros Promo você pode fazer uma cotação e ver os melhores preços do mercado. Com o cupom MALADEAVENTURAS você ainda garante 5% de desconto!

Seguro Viagem: EUA
GTA 130 GLOBAL GTA 130 GLOBAL Assistência médica USD 130.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 26/dia*
AC 150 + TELEMEDICINA AC 150 + TELEMEDICINA Assistência médica USD 150.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 23/dia*
TA 100 TA 100 Assistência médica USD 100.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 25/dia*

Chip de internet ilimitada para usar durante a sua viagem

Se você gosta de planejar as suas próprias viagens e ter liberdade para conhecer os lugares no seu tempo, sem precisar de guias, vai precisar, com certeza, de um chip com internet ilimitada.

A grande vantagem de comprar o seu chip com antecedência, através do site www.viajeconectado.com.br, é chegar no aeroporto do seu destino já conectado. Explico: você recebe o chip em casa e, dentro do avião, faz a troca no seu celular. Pronto! Ao desembarcar, você está pronto para procurar a loja de aluguel de carros no google maps, pedir um uber, colocar o endereço do hotel e etc.

Para uma viagem como essa, onde é preciso pegar estrada, você vai precisar usar o Google Maps e o Waze toda hora! Então, já sabe: acessa www.viajeconectado.com.br e garante o seu chip com internet ilimitada. Mesmo nas cidades menores e em lugares mais afastados, a cobertura do chip era ótima, com velocidade excelente.

Com o cupom MALADEAVENTURAS você garante 10% OFF!


Leia também

Bate-volta em Orlando: o que fazer além dos parques

Chip de INTERNET ILIMITADA em Miami e Orlando (+ CUPOM DE DESCONTO!)

Roteiro de 3 dias em Miami: passeios, compras e restaurantes

Quando ir para Orlando: a melhor época para visitar a terra do Mickey

Passeios em Miami: 15 passeios imperdíveis para incluir no seu roteiro


Cadastre seu e-mail e receba novidades!

faça parte da nossa lista, é de graça!

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *