Está planejando uma viagem para Cumuruxatiba (Bahia)? Vem comigo descobrir tudo que você precisa saber sobre este destino: como chegar, onde ficar, o que fazer e os melhores restaurantes da vila, além de dicas imperdíveis para a sua viagem! 


Por que viajar para Cumuruxatiba?

“Onde o tempo não tem pressa e a preguiça é mais gostosa” poderia ser o slogan de Cumuru, porque nessa sossegada vila do litoral baiano o tempo realmente parece que passa de forma mais suave. 

cumuru bahia
Em Cumuruxatiba, o tempo realmente passa de forma mais suave e tranquila

Se você está em busca de um destino para ficar de pernas pro ar e realmente descansar, pode apostar nesse pequeno paraíso chamado Cumuruxatiba. Ali, a tranquilidade reina o ano todo, mesmo na alta temporada.

Praias desertas e paisagens belíssimas, que incluem falésias, coqueiros e riachos que desembocam no mar foram o mix perfeito para que eu pudesse  curtir minhas férias de boa, sem pressa, no meu ritmo. 

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


Se você gosta desse estilo de viagem, que tal conhecer também outros destinos na mesma vibe?

Atins: conheça o charmoso vilarejo dos Lençois Maranhenses

Praia do Rosa: Um guia para aproveitar esse paraíso em Santa Catarina

Praia do Aventureiro: tudo sobre acampar em Aventureiro


Depois dessas férias revigorantes em Cumuru, preparei um guia completo para te ajudar a planejar uma viagem para esse destino maravilhoso e ainda pouco conhecido do litoral baiano.

Leia o guia na íntegra ou navegue pelos tópicos abaixo. É só clicar no tema desejado!


Onde fica Cumuruxatiba?

Localizada na Costa das Baleias, Cumuruxatiba fica no extremo sul do litoral baiano, sendo distrito do município de Prado. A vila fica relativamente próxima a Caraíva e Trancoso, mas está longe do glamour que envolve estes destinos, remanescendo como um destino simples, sossegado e de natureza exuberante. 


Como chegar em Cumuruxatiba?

Abaixo mostro em detalhes como chegar em Cumuruxatiba de avião, carro ou ônibus saindo do Rio, SP ou BH. Desse modo, você consegue planejar sua viagem com muito mais facilidade:

Como chegar em Cumuruxatiba
Cumuru é acessível somente por estrada de terra

De avião

O aeroporto mais próximo de Cumuruxatiba fica em Teixeira de Freitas e a cia aérea que opera os vôos para este destino é a Azul. Saindo do Rio ou de SP, são cerca de 3h30 de viagem, incluindo escala no Aeroporto de Confins, em BH.

Ao chegar em Teixeira de Freitas, é necessário seguir de carro por cerca de 2h pela BA290 e depois pegar a BA001 em Alcobaça, sentido Prado. Dica: ao chegar em Prado, ao invés de seguir pela BA 001, sugiro pegar a BA 489 sentido Itamaraju. Há uma estrada vicinal (com placa indicativa para Cumuruxatiba) que é mais bem conservada e tem consideravelmente menos subidas e descidas do que a estrada que vai margeando o mar. 


Para alugar um carro, nós indicamos a Rent Cars. Já fizemos diversas viagens nacionais e internacionais fazendo o aluguel através desse site e sempre encontramos as melhores ofertas por lá! Isso sem falar da possibilidade de poder parcelar no cartão.

Clique aqui para fazer a sua cotação.


De carro

Saindo do Rio de Janeiro, são cerca de 15h de viagem para rodar os 1.000km até lá. Dentre as opções de caminhos principais estão a BR 116 pelo interior e a BR 101 pelo litoral.

Já quem sai de São Paulo, terá que enfrentar 1.400km de estrada, que levam cerca de 19h para serem percorridos. Também é possível fazer 2 caminhos distintos: ir pela BR 381 até Teófilo Otoni e então seguir para o litoral pela BR 418, ou pegar a BR 116 até o litoral e seguir pela BR 101 passando pelo RJ, ES e, finalmente, BA.  

Se você for mineiro e estiver saindo de Belo Horizonte e arredores, o caminho será igualmente longo: 900km em cerca de 14h de viagem. Os caminhos mais comuns passam por Gov. Valadares e seguem para Teófilo Otoni + BR 116 ou para São Mateus + BR 101.

Independentemente de seu local de origem, sugiro fazer a viagem em 2 dias e com mais de um motorista para dividir o volante. Baixe playlists e podcasts no seu celular, leve uma almofadinha para o pescoço ou um travesseiro e não se esqueça de abastecer o carro com lanchinhos e água! 

Dentre as melhores paradas que encontramos no caminho, saindo do RJ e indo pela 101 (nossa escolha de caminho), estão a Parada Ibiraçu, que fica no caminho para Linhares, e a Costelão, que fica próximo de São Mateus.

De ônibus

Para quem sai do Rio de Janeiro, a única opção viável é ir até Itamaraju e fazer conexão para Cumuruxatiba. A viagem leva de 18h a 20h e tem uma baldeação em Vitória (ES). Se você está em São Paulo, é possível ir via Itamaraju (30h, com baldeação em Vitória ES) ou via Prado (30h, com baldeação em Nanuque MG).   

Ao chegar em Itamaraju, há um ônibus direto para Cumuruxatiba com duas a três saídas diárias, a depender da época do ano. A viagem leva cerca de 2h30. Já o ônibus de Prado para Cumuruxatiba tem apenas uma saída diária e leva 1h20.


Onde ficar em Cumuruxatiba?

Cumuru é um destino bastante democrático em relação a hospedagem. De pousadas com aquele ar rústico chic a campings na beira da praia, há também ótimas casas para temporada no Airbnb e até opções para quem tem um perfil de viagem de luxo.

Independentemente do seu estilo de viagem, meu conselho é que você escolha a melhor opção que caiba no seu bolso. Cumuru é sinônimo de descanso e tranquilidade, então curtir o seu hotel faz parte da experiência e você não vai querer passar vários dias em um lugar que você não se sente confortável, né?

Cumuruxatiba (Bahia): tudo o que você precisa saber para planejar a sua viagem
Cumuruxatiba é uma pequena vila a beira mar com estradas de terra e muito verde

Selecionei abaixo as melhores opções de pousadas, airbnbs e campings em Cumuruxatiba, para auxiliá-lo na sua escolha:

Pousadas em Cumuruxatiba

Com excelente localização, a Pousada da Areia Preta talvez seja o melhor custo x benefício que você vai encontrar em Cumuru. Ela fica na praia principal, a Praia do Centro, e está a menos de 200m dos principais bares e restaurantes da vila. Além disso, ela tem aquele ar rústico chic que a gente adora e ainda aceita pets! Se você estiver buscando um lugarzinho charmoso de frente para a praia para acordar todos os dias com o pé na areia, pode apostar nessa pousada.

Outra opção é a Pousada Ingá, que fica na Praia do Rio do Peixe. Um pouco mais afastada do centrinho de Cumuru, essa pousada é ideal para quem quer tranquilidade e uma praia para chamar de sua. Ela fica localizada bem na beira da praia, mas ao mesmo tempo está rodeada de natureza. É ou não o combo perfeito para relaxar?

Casa de temporada em Cumuruxatiba

Está planejando uma viagem com um grupo de amigos ou com a família toda? Alugar uma casa talvez seja a melhor opção para você e Cumuru tem diversas opções de casas bacanas para temporadas. A Vista Linda fica na Praia da Areia Preta, logo na entradinha da vila, e tem realmente uma vista linda do para o mar. Estrutura ampla, com piscina, churrasqueira, quadra de areia, ar condicionado nos quartos: excelente para receber até 12 pessoas.

onde ficar em cumuruxatiba
Cumuru tem opções para todos os bolsos: de hotéis rústico chics à campings

Outra opção bem legal é a La Maison (nossa escolha!), disponível no Airbnb. A casa tem tudo que uma turma de amigos (ou uma família) precisa para férias inesquecíveis: piscina, churrasqueira, gramadão e a proximidade com o centrinho da vila de Cumuru, aos restaurantes, bares e quiosques de forró. São 10 lofts que comportam de 4 a 6 pessoas cada.

Campings em Cumuruxatiba

Os campings são boas escolhas para quem busca uma experiência mais roots ou quer economizar. Dentro os campings que vi em Cumuru, o Aldeia da Lua me pareceu a melhor opção. Local amplo, com estrutura de banheiro e cozinha, além de estar quase na beira da praia. Tel: (73) 99151-3584


Melhor época para visitar Cumuruxatiba

O verão costuma ser a época mais badalada de Cumuru, mas não espere encontrar praias lotadas nem festas cheias de glamour. Este destino é super pé na areia e a tranquilidade reina, mesmo na alta temporada. De dezembro a fevereiro, é possível encontrar uma infraestrutura melhor nas praias, pois as barraquinhas e restaurantes de algumas das praias só funcionam nestes meses do ano.

barra do cahy cumuruxatiba
Barra do Cahy em um dia ensolarado de verão

Nós escolhemos visitar Cumuruxatiba no Ano Novo e encontramos praias tranquilas e sossego com um pouquinho de agito noturno, além de paisagens de perder o fôlego, mesmo durante essa temporada que costuma ser a mais agitada do ano.

Outra época bastante procurada pelos turistas é a temporada das baleias, que vai de julho a outubro. Portanto, se você quer ver de pertinho esses mamíferos gigantes, não deixe de ir durante estes meses e programe-se para fazer um passeio de barco!

Nas demais épocas do ano, a vida segue pacata, sem muito agito.


Quantos dias em Cumuruxatiba

Para curtir a vibe da vila de Cumuru e ficar bem relax, você pode passar uma longa temporada no local. Muita gente escolhe esse destino para ficar as férias inteiras, justamente pelo sossego que ele oferece.

praia em cumuruxatiba
Sombra e água fresca na Praia do Moreira

Se você estiver planejando uma viagem de carro pelo litoral da Bahia e pretende incluir Cumuru entre outros destinos de praia, sugiro que você separe três noites para que você possa explorar os pontos de interesse principais da região!


O que fazer em Cumuruxatiba?

O melhor de Cumuruxatiba são as praias e o que não falta na vila são praias lindas para você explorar! Para diversificar seu roteiro, você pode também programar um passeio de barco à Corumbau, um mergulho em Abrolhos e uma trilha até o Monte Pascoal. Aqui abaixo vou compartilhar todas as melhores praias de Cumuru e dicas do que fazer na região:

centro de cumuruxatiba
Detalhe do centrinho de Cumuru

Melhores praias de Cumuruxatiba

  • Praia do Centro / Praia do Píer

A Praia do Centro, também chamada de Praia do Píer, é a mais badalada da região. Há diversos quiosques, bares, restaurantes e lojinhas nos seus arredores. O cartão postal desta praia, e da vila de Cumuru, é um antigo píer abandonado, de onde saem os passeios de barco.

A água é calminha, o que torna essa praia super convidativa para ficar o dia inteiro de molho! Por esse mesmo motivo, é ideal para ir com crianças. Além disso, sua extensa faixa de areia permite ótimas caminhadas no amanhecer e no fim de tarde.

  • Praia do Moreira

A Praia do Moreira é definitivamente o meu tipo de praia! Selvagem, nada além de coqueiros e amendoeiras (que funcionam como ótimos guarda-sóis naturais), água calma e quentinha. Não há quiosque nem nada nesta praia, portanto leve sua água ou seu cooler para ficar por lá debaixo de uma amendoeira lendo seu livro com calma ou jogando frescobol em família.

praia do moreira cumuruxatiba
Minha praia preferida em Cumuru: Praia do Moreira

Distância de Cumuruxatiba: 5km

  • Praia de Imbassuaba

Praia deserta, acessível por uma caminhada de 20 minutos da Praia do Moreira ou através de uma propriedade rural de frente para a praia. Há placa indicativa e algumas poucas vagas para estacionar do lado de fora do portão.

Distância de Cumuruxatiba: 6.5km

  • Barra do Cahy

A Barra do Cahy é, certamente, uma das praias mais bonitas de Cumuruxatiba! Com falésias, coqueiros e o rio Cahy desembocando no mar, ela é uma ótima pedida para passar o dia alternando entre banho de rio e banho de mar. 

Na alta temporada, há uma barraquinha de um pescador, que serve peixe, cerveja e outras poucas opções de quitutes. É possível também encontrar um barco para fazer um passeio rio acima e explorar o mangue e as belas paisagens do rio Cahy.

Além disso, há um único restaurante nesta praia, chamado de Restaurante da Glória. Vi no cardápio que eles ficam abertos o ano inteiro, mas se você for na baixa temporada, acho válido ligar antes para saber se eles estão funcionando.

Curiosidade: “terra à vista”!! Há historiadores que defendem que a Barra do Cahy foi o local onde os portugueses chegaram no Brasil, devido à sua localização exatamente em frente ao Monte Pascoal. 

primeira praia do brasil
Considerada “a primeira praia do Brasil”, pois foi onde os portugueses pisaram em terra firme.

Distância de Cumuruxatiba: 18km

  • Corumbau

Segundo os locais, Corumbau significa “terra longe de tudo”. Tenho que concordar com eles porque essa praia é realmente de difícil acesso (leva 1h30 por via terrestre e 2h30 de barco saindo de Cumuru) e talvez por isso ela ainda se mantenha tão preservada. 

Se vale a pena visitá-la? Com certeza! De areia branquinha e sem ondas, suas águas calmas de tom esverdeado são super convidativas para um mergulho. 

Lá você encontra diversos restaurantes rústicos servindo peixe e camarão à beira mar. Há também uma feirinha de artesanato indígena com peças bem legais à mostra. Outros dois atrativos bacanas do local são o rio Corumbau e a Aldeia Barra Velha.

Não deixe de fazer o passeio de barco até a Ponta do Corumbau quando você estiver em Cumuru! Falo mais sobre essa experiência aqui abaixo.

Corumbau Bahia
Corumbau, um destino que certamente voltarei em breve!

Distância de Cumuruxatiba: 55km

  • Praia Areia Preta

Na Praia Areia Preta você encontra areias escuras, falésias imponentes e água calma e quentinha, como na vizinha Praia do Centro.Paisagens impressionantes surgem na maré baixa, que se estende por longos metros.

Minha dica é curtir essa praia de um jeito diferente: observá-la do alto enquanto você degusta um arroz de polvo no Restaurante Catamarã, que tem um visual bem legal de toda a sua extensão. 

Distância de Cumuruxatiba: 2km

  • Praia Japara Grande

Essa é a primeira praia de Cumuru para quem está vindo de Prado. Vale a pena parar para observar a paisagem ornada por altas falésias e um riacho de águas escuras que cai no mar.

praia japara grande
Parada obrigatória entre Prado e Cumuruxatiba: Praia Japara Grande

Durante o verão, há um restaurante em funcionamento que serve refeições e petisco e ainda aluga tendas. Fora da temporada, espere encontrá-la completamente deserta e sossegada. 

Ah! E uma dica importante: apesar de ser convidativa para um mergulho, cuidado com a correnteza nesta praia, pois ela puxa pra valer.

Distância de Cumuruxatiba: 12km

Passeio de barco até Corumbau

Depois de conhecer as praias mais próximas do centro, não deixe de fazer o passeio de barco até Corumbau! Além de poder mergulhar nos arrecifes e ver muitos peixinhos, a vila de Corumbau é uma delícia e conta com vários bares e restaurantes para você almoçar durante as 3-4h de parada durante o passeio.

Nós fechamos com a empresa Aquamar e adoramos a experiência! Além de ter uma equipe super atenciosa, eles oferecem frutas e água a vontade durante o passeio. O valor é de R$150 por pessoa (alta temporada) e há saídas diárias às 9h da manhã.

passeio de barco cumuruxatiba
Passeio de barco de Cumuruxatiba à Corumbau

Telefone para mais informações e reservas: (73) 98843-0875

Travessia de bike de Cumuru até Corumbau

Se você for aventureiro e curtir um role de bike, é possível ir de Cumuru até Corumbau de bicicleta durante a maré baixa. São cerca de 3 horas pela areia e minha dica é: confira a tábua da maré e se programe para ir sem risco da maré encher no caminho.

Visita ao Monte Pascoal

O Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal é também uma reserva indígena Pataxó riquíssima em história e natureza preservada da Mata Atlântica. Ele abrange a praia da Aldeia de Barra Velha, as florestas de restinga e o mangue, além das praias pluviais dos rios Caraíva e Corumbau.

Para ir até a praia e a Aldeia de Barra Velha, você pode ir até Corumbau de carro para passar o dia e pegar uma balsa para atravessar o rio Corumbau (é importante ir na maré cheia). Já para visitar a portaria do parque e fazer a trilha até o Monte Pascoal, é necessário que você vá até Itamaraju. A entrada fica na BR101 e há placa indicativa.

Confira mais informações aqui.

Bate e volta em Caraíva

Caraíva é um destino que vale muito a pena ser explorado com calma e, para aproveitar tudo que estes destinos tem a oferecer, minha sugestão é que você faça uma viagem de carro com um roteiro incluindo Caravelas (de onde saem os passeios para Abrolhos), Cumuruxatiba, Caraíva, Trancoso, Itacaré, Boipeba, dentre tantas outras vilas e cidades baianas maravilhosas.

Contudo, se você pretende ter Cumuru como base e quer explorar Caraíva também, por que não? É necessário ir até Corumbau e de lá pegar uma balsa para atravessar o rio. Ao chegar do outro lado, você deverá pegar um bugre que leva cerca de 20min até Caraíva. Apesar de não ter feito este passeio, consegui o contato do Geraldo durante a minha viagem: (73) 9863-7740

corumbau caraíva
Uma vez em Corumbau, não deixe dar um pulo em Caraíva!

Mergulho em Abrolhos

Imagina mergulhar neste arquipélago de águas claras e mornas chamado Abrolhos? Neste Parque Nacional Marinho você encontra grande diversidade de corais, peixes, moluscos, esponjas e tartarugas. Mas Abrolhos é famoso mesmo por conta das baleias jubarte, que visitam o local de julho a novembro para procriarem. 

Minha sugestão é que você pernoite em Caravelas, pois o passeio sai às 6h da manhã e a viagem leva de 2h30 a 5h dependendo do tipo de embarcação. É possível fazer mergulho de cilindro, ou se preferir, de snorkel, e observar as aves, com destaque para os atobás, pássaros típicos da região.

Forró nos quiosques da praia

Para a noite, prepare sua saia rodada e suas Havaianas para curtir um forró até o amanhecer em um dos quiosques da praia. Durante a semana, rolam outros ritmos também, como o reggae, eletrônico e o samba. É só perguntar para os locais para descobrir a programação da semana.  

nascer do sol cumuruxatiba
É bastante comum ficar no forró até o amanhecer na Praia do Centro

Ateliês e artesanato

Além de encontrar bastante artesanato pataxó (pulseiras e colares, objetos decorativos e animais de madeira para crianças), é possível encontrar o belíssimo trabalho de cerâmica de Eliana Bergara e de Renata Homem.


Restaurantes em Cumuruxatiba

Aqui vai um apanhado geral dos restaurantes que mais curti durante minha viagem! Mas já adianto logo: para um almoço com visual, o Restaurante Catamarã, e para a melhor moqueca: o Restaurante Cores e Sabores. Não posso deixar de dar destaque para o açaí com cupuaçu do Sabor Gelado! Todo fim de tarde era parada certa para a gente.

restaurante hermes em cumuruxatiba
Restaurante Hermes, um dos nossos preferidos em Cumuruxatiba
  • Restaurante Hermes: atendimento excelente, além de ambiente super agradável para um pós praia. 
  • Restaurante Cores e Sabores: melhor tempero da vila! Além da deliciosa moqueca, há pratos variados com carne e camarão.
  • Restaurante Catamarã: visual lindo da Praia da Areia Preta. O arroz de polvo e a galinha caipira são boas pedidas.
  • Restaurante Peixin: comida a quilo bem gostosinha!
  • Sabor Gelado: Melhor açaí da vila! Minha dica é experimentar o açaí com cupuaçu.
  • Barracas na pracinha: tem tapioca, acarajé, cervejinha e bons drinks. É a melhor pedida para uma saidinha à noite. 
açaí com cupuaçu
Já experimentou açaí com cupuaçu? É uma combinação incrível!

Dicas gerais para a sua viagem à Cumuruxatiba

Agora que você já sabe onde fica, como chegar, onde se hospedar e o que fazer em Cumuruxatiba, aqui vão algumas dicas gerais para você planejar a sua viagem:

Abasteça em Prado

Não há postos de gasolina em Cumuruxatiba, portanto lembre-se de abastecer em Prado antes de seguir rumo a Cumuru. 

maré em cumuruxatiba
A maré é algo que deve ser levado em consideração na hora de você programar seus passeios

Programe-se de acordo com a maré

Na maioria das pousadas, restaurantes e estabelecimentos comerciais de Cumuruxatiba, você encontra um livrinho de distribuição gratuita com as informações da maré do ano inteiro. Dessa forma, você conseguirá programar seus passeios para realizá-los no melhor dia possível.

Por exemplo, o passeio de barco até Corumbau é mais bem aproveitado se você chegar nos arrecifes (por volta das 10h30) na maré baixa. Do mesmo modo, a maré baixa também é ideal se você quiser fazer uma caminhada da Praia do Centro até a Praia do Moreira.

Tenha dinheiro em espécie

A maioria dos estabelecimentos comerciais aceitam cartão de crédito, contudo, é sempre bom andar com um pouco de dinheiro em espécie para comprar algum artesanato legal ou para uma situação de emergência.

artesanato pataxó
O artesanato pataxó é surpreendente e dá para fazer um garimpo bem legal de acessórios e peças de decoração.

O que levar na mala

1. Chinelo – você só precisará desse calçado durante toda a viagem!
2. Roupas com proteção UV para caminhadas ou, se você não tiver, escolha roupas bem leves e que absorvam o calor;
3. Óculos escuros, boné ou chapéu para as caminhadas nas praias;
4. Protetor Solar (sol da Bahia! todo cuidado é pouco);
5. Repelente;
6. Camelback ou garrafinha para carregar água;
7. Máscara de mergulho


Pronto para embarcar para Cumuruxatiba, na Bahia?

Espero que essas dicas tenham sido úteis e que você esteja munido de todas as informações que precisa para ter uma viagem inesquecível. Se ficou alguma dúvida, deixe um comentário aqui embaixo. Será um prazer tentar ajudá-lo(a)!


 Continue o planejamento de sua viagem:

Costa do Descobrimento: roteiro de 5 dias por Caraíva, Trancoso e Praia do Espelho

Conheça os encantos da Península de Maraú, na Bahia

Boipeba: GUIA COMPLETO para planejar a sua viagem


 

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *