Quando você planeja uma viagem por conta própria, é muito importante prestar atenção em todos os detalhes para que tudo corra bem e você não tenha nenhuma surpresa desagradável, como não ter onde ficar no seu destino, esquecer alguma documentação ou não conseguir fazer determinado passeio por causa de alguma condição climática. Este é o caso da influência das marés em muitos pontos do litoral de Natal e de Pipa.

Se você estiver planejando suas férias para lá, lembre-se de checar a Tábua de Marés. Se você nunca ouviu falar nisso, confira abaixo nossa explicação.

O que é a Tábua de Marés e como funciona

São os registros das oscilações das marés divulgados pela Marinha ou por outras agências de informações náuticas. Lá você encontra os períodos de enchente e vazante (ou seja, os momentos de maré alta e baixa, respectivamente) em diversos pontos do globo.

Essa oscilação acontece por causa da influência do Sol e da Lua na Terra (lembram das aulas de geografia? hahaha). Esse movimento das águas acontece por duas vezes todos os dias e a cada 6 horas e 12 minutos aproximadamente temos os horários de pico da maré alta ou baixa.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Os surfistas, navegadores, mergulhadores e pescadores utilizam essas informações diariamente antes de suas atividades no mar, mas nós viajantes só precisamos nos preocupar com isso quando vamos nos aventurar na costa ou em alto mar.

Como isso funciona na prática

Maracajaú é um dos principais pontos de interesse próximos de Natal. Lá você pode mergulhar ou fazer snorkel e ver uma variedade de peixinhos junto das barreiras de coral que ficam a apenas 7km da costa.

O passeio é realizado na maré baixa e é ideal quando a altura da água está cerca de 1m. Ao fazer a reserva do passeio é importante perguntar qual é o melhor dia e horário para ir, pois a maré e quantidade de peixinhos varia bastante ao longo dos dias. Eu fui no dia que eu assinalei abaixo e não era dos melhores, como você pode ver (poucos peixes e não estava tão raso).  Partimos para o passeio cerca de 14h, pois o barco retorna antes do pôr do sol.tábua de marésA Praia de Búzios, que fica ao sul de Natal, é outra prova de que a maré baixa influencia no que você vai ver. Na baixa se formam várias piscinas naturais e o local fica perfeito para dar uma volta na praia e fotografar.

O passeio de Kayak pela Lagoa de Guaraíra é um passeio imperdível ao visitar Pipa (como eu contei aqui) e também é muito influenciado pelas marés. É necessário se informar dos dias e horários para se programar. Eu acabei não fazendo esse passeio justamente porque não fiquei atenta a esse detalhe, portanto, fica a dica.

Se você já conferiu nosso passo a passo para planejar sua viagem para Natal e Pipa e já conferiu as marés. Agora é só fazer as malas e boa viagem! 🙂

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *