Quando falo para algumas amigas que acampei, as primeiras perguntas são: Não tem muito bicho? Você toma banho com água gelada?? 

Eu também ficava com essas perguntas na cabeça e nunca partiu de mim a vontade de acampar. Porém, arrisquei a primeira vez e vi que não é um bicho de 7 cabeças, é só prestar atenção em algumas dicas para não passar perrengue e curtir cada momento pertinho da natureza! Abaixo estão algumas dicas bem legais para você que vai acampar pela primeira vez. Vamos aproveitar o verão que já está quase aí para conhecer e acampar por praias lindas do nosso Brasil e do mundo?

O que levar?

Uma dica ótima que tem sido muito usada hoje em dia é o colchão inflável. Nada de saco de dormir super duro, a boa é levar o colchão e encher na hora. No último dia ainda rola de colocar o colchão no mar e garantir mais umas horas de diversão =). Além da barraca, é bom levar uma “tenda” para colocar por cima, assim você ainda ganha um espaço maior dentro do camping e fica com uma “varandinha” só para você. Lanternas, canivetes suíços, produtos de higiene pessoal, repelente, panos para limpeza, e utensílios de cozinha caso você queira preparar o seu próprio jantar (recomendo!).

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Escolhendo o Camping

Geralmente, as praia onde é permitido acampar são desertas, certo? Para quem não sabe, o acesso à Praia do Sono por exemplo é feito por trilha ou por barco-taxis, restringindo o número de visitantes. Lá vivem algumas famílias de pescadores e com isso há campings disponíveis. São vários! A dica é pesquisar se há banheiro, de preferência com água quente, e um lugar para cozinhar. É o básico que qualquer pessoa precisa, então você estará muito bem se arrumar um desses!

Cuidados para a noite

Todo campista deve ter cuidados à noite. As lanternas não devem ser esquecidas nunca, elas que vão ajudar você no escuro! (a luz dos campings geralmente são fraquinhas e ficam somente perto do banheiro!). Outra dica de proteção, seja de dia ou de noite, é levar cadeados. Use para fechar a barraca e também nas mochilas que ficarem lá dentro!

E se chover?

A tenda que citei lá em cima é super útil caso chova, assim sua barraca ficará super protegida! Outra opção é levar lona plástica para ser colocada por dentro ou por cima da barraca. Ah, se você tiver escolhido um lugar embaixo de uma árvore, se atente com o risco de raios!

Para se proteger dos insetos

Muito repelente! Outra dica contra os mosquitos é levar meia de cano bem alto! Tomar complexo B alguns dias antes da viagem também pode ajudar contra as picadas. Para proteger a barraca contra a entrada de formigas e afins, vi que é bom cerca-la com cinzas! Apesar de já existir uma tela contra insetos na maioria das barracas.

Comprando o equipamento

Se você vai acampar pela primeira vez e não faz ideia de por onde começar a pesquisar barracas, vou te dar uma ajudinha. Existem barracas de verão e de inverno – as de verão possuem mais ventilação e são ideais para acampar em praias. Mas, se você curte aventuras e pensa em um dia acampar no alto de uma montanha, a melhor época para isso é no inverno, então você com certeza vai passar frio com a sua barraca de verão. A barraca que uso é de inverno e nas últimas vezes que acampei só passei calor de manhã, quando o sol bate. É até um bom pretexto para você sair logo da “toca” e curtir o dia logo cedo. hehehe! Vamos ver sempre o lado positivo! =P

Se você é do RJ ou arredores, recomendo ir até a loja Decathlon, que fica na Barra. Lá você encontra uma variedade de barracas, e o melhor é que você pode ver como elas são montadas. É bom para ter ideia do tamanho! A Quechua, marca francesa, tem equipamentos de ótima qualidade. Na última vez que estive na loja vi umas barracas “instantâneas” muito legais, super práticas para ser montada – você joga pro alto e tcharã! Tá montada! hahahah! Seria uma ótima alternativa para você que quer praticidade e gastar pouco.

Quanto ao colchão inflável, a marca que uso é Intex. Como a barraca é para duas pessoas, o colchão de casal encaixa super bem e fica confortável.

Barraca Quechua

Essas são algumas dicas básicas que foram úteis para mim! Não tem coisa melhor do que você dormir com o barulho do mar e acordar a um passo de dar um mergulho. Se você estiver com todos os equipamentos necessários e ficar em um camping legal, o perrengue vai passar longe! É claro que checar a previsão do tempo é super importante também, até poque ir pra uma praia com tempo ruim não dá, né?

Nesse post aqui contei minha experiência na Praia do Sono. Um dos lugares mais lindos que já estive, e que tive o prazer de acampar a dois passos do mar.

DSC01067

 

Dicas para acampar na praia
Quem escreve | @nandahudson
Dicas para acampar na praia
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter
    Dicas para acampar na praia

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    Dicas para acampar na praia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

13 Responses

    1. Oi Yara!!

      Já fui para a Praia do Sono em Abril e no final do ano, em Dezembro. Peguei ótimos dias! Mas, recomendo conferir a previsão do tempo, se for só chuva não vale a pena!

      Beijos!

    1. Olá!

      A trilha é tranquila, eu levei uns 40 minutos com mochila pesada. É bom ir de tênis para facilitar!

      O barco taxi costuma cobrar 25 por pessoa, já incluindo as malas!
      E o camping normalmente uns 20-30 por pessoas/noite.

  1. Olá, gostaria de saber algum número de telefone de algum camping da praia do sono, pois proucurei e nao achei, desde ja agradeço!

  2. Oi Nanda, adorei as dicas e vcs pelo simples fato de adorarem viajar como eu. Infelizmente minhas amigas não gostam e as que gostam estão namorando. Voces são do Rio? Podemos nos conhecer para trocar idéias e quem sabe viajarmos juntas 🙂

    Beijnhoooos

    1. Oi Nat!
      Estou me intrometendo aqui. hehehe 🙂
      É muito triste não ter cia para aventuras ne?
      A gente namora também, mas isso não significa que estamos off hahaha arrasta suas amigas namoradeiras pra trilhas e viagens de final de semana também!
      A gente está pra marcar uma trilha da galera que acompanha aqui o blog. Fica de olho lá no nosso FB que vamos divulgar!
      Beijos!

    2. Ola..adorei as dicas..tbm sou aventireira e quero fazer amizades..viajar com gente divertida e sempe melhor que viajar sozinha..vou em abril para Bali alguem se interessa?..e Reveillon vou passar em Aventureiro Ilha grande..bjs meninas.

      1. Queríamos super ir para Bali! hahaha!
        Eu (Nanda) também estou pensando em passar o reveillon em Aventureiro. Quem sabe a gente não se esbarra lá?

        Beijos e boas aventuras!

  3. Oi Nanda, vou nessa virada de ano pra praia do sono, me tira uma duvida, lá tem onde carregar celulares e cameras digitais? vou para acampar tbm! beijoss

  4. Boa tarde,gostaria de saber um pouco mais rsrs…eu não sei se entendi direito, para acampar tem que pagar uns 30 reais? quanto custa barco-taxi para o camping?e sobre banheiro,tem muitos banheiros lá?dá para tomar banho? como funciona essa parte sobre banheiros…tem segurança lá?é perigoso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *