Quando falo para algumas amigas que acampei, as primeiras perguntas são:Não tem muito bicho? Você toma banho com água gelada? Por conta disso, resolvi reunir aqui nesse post as melhores dicas para acampar na praia, que fui adquirindo com as minhas experiências aventureiras.

Eu também ficava com essas perguntas na cabeça e nunca partiu de mim a vontade de acampar. Porém, arrisquei a primeira vez e vi que não é um bicho de 7 cabeças, é só prestar atenção em algumas dicas para não passar perrengue e curtir cada momento pertinho da natureza!

Então se você está curioso para saber tudo sobre esse tipo de acampamento, abaixo estão algumas dicas bem legais para você que vai ter essa experiência pela primeira vez. Vamos aproveitar para conhecer e acampar por praias lindas do nosso Brasil e do mundo?

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


Por que acampar na praia?

Além de ser uma atividade super diferente, é super divertido se aventurar nesse tipo de viagem. Muitas pessoas acham que pode ser desconfortável ou uma experiência ruim, mas se souber programar e organizar, dá para fazer algo bem confortável e agradável para todos. Eu mesma não curtia muito a ideia, mas quando resolvi experimentar, adorei!

É o tipo de viagem que te permite conhecer bastante gente legal e fazer amizades. Tem um estilo roots, mas que vale super a pena e que vai te fazer até querer dar uma esticadinha no final. Existem destinos propícios para isso e lugares que irão fazer da viagem ainda mais especial e nós vamos falar mais sobre eles aqui no post. Vamos lá!


Veja também: 10 praias imperdíveis no litoral paulista


Dicas para acampar na praia: destinos

Vamos te dar algumas dicas de destinos maravilhosos que você pode aproveitar e acampar a vontade. A gente já foi em todos e amamos a experiência, além dos lugares serem lindos para uma visita. Então, sem mais delongas, veja algumas sugestões de destinos de acampamento abaixo!

Aventureiro

Um pouco mais de 3 horas de viagem separam o Rio de Janeiro de Aventureiro. Não é tão fácil assim de chegar (o nome da praia já diz tudo, né? rsrs), mas os lugares mais intocados são os melhores. Basicamente você precisa ir até Angra dos Reis e depois fazer um trajeto de barco até Aventureiro. O camping é uma das únicas opções de hospedagem por lá, por isso colocamos essa sugestão de destino por aqui. Aventureiro é um clássico do acampamento e encanta quem procura conexão com a natureza, caminhadas na areia e noites leves.

onde ficar ilha grande
A belíssima Praia do Aventureiro! Você pode alugar um chalé ou fazer o passeio até lá, partindo de Abraão.

A Praia do Aventureiro faz parte da Reserva de Desenvolvimento Sustentável e por isso, é preciso pegar uma autorização e uma pulseirinha no Centro de Informações em Angra dos Reis. Isso tudo é gratuito, mas extremamente necessário, pois é o que limita o acesso à praia. Então já sabe, né? Se você pretende ir em grandes feriados, como Carnaval e Ano Novo, chegue bem cedo para não ficar de fora.

Praia do Sono

A Praia do Sono fica localizada no Rio de Janeiro e é outro lugar conhecido pelos seus acampamentos. Existem vários espalhados ao longo da praia, mas eu vou falar de dois específicos, onde já fiquei e super recomendo.

O final da praia é, na minha opinião, o melhor lugar para acampar, já que é bem mais vazio, tem mais espaço e fica mais próximo do mar. Já fiquei 3 vezes acampada no Camping da Ismênia, que é bem simples, mas com o suficiente para passar alguns dias tranquilos por lá. O local oferece cozinha compartilhada, dois banheiros e três chuveiros e toda uma boa estrutura para você aproveitar a sua aventura.

praia de antigos
Visual lindo da Praia de Antiguinhos! Foto: @brenomadeira

Saco do Mamanguá

Já ouviu falar no Saco do Mamanguá? Esse paraíso pouco explorado no litoral do Rio de Janeiro está localizado no município de Paraty e é um excelente destino para uma viagem para acampar no meio da natureza e passar um final de semana. Dizem por aí que esse ele é o único fiorde brasileiro. 

Realmente o lugar é lindo demais! Chegando lá você vai se deparar com montanhas ingrimes e com a Mata Atlântica. Além de encontrar com vilas de pescadores que são abrigadas pela comunidade caiçara, ou seja, já deu para perceber que o destino é bem rústico e propício para um acampamento daquele, né?

saco do mamanguá rj
Vista da Pedra do Pão de Açúcar no Saco do Mamanguá.

Leia também: Praia do Sono: como chegar, como é acampar, onde comer, passeios e mais!


Dicas para acampar na praia: 3 perguntas frequentes

1. Acampar na praia é perigoso?

Não, acampar na praia não é perigoso, mas assim como qualquer outra viagem que você for fazer, precisa de estrutura, organização e planejamento. Por exemplo, nem todo camping possui a infraestrutura necessária para garantir a segurança dos campistas. É preciso estar bem atento a isso na hora de escolher o local onde você vai passar os dias.

Aí está a importância de procurar locais recomendados e que você tenha referências ou pelo menos avaliação de frequentadores para se basear e não acabar sendo surpreendido. Mas num geral, acampar na praia é bem tranquilo e agradável. Os lugares que possuem essa estrutura são bem acolhedores e ótimos para conhecer novas pessoas e fazer amizades.

2. Tem muitos insetos? O que fazer com eles?

Muito repelente! Não esqueça de levar o seu repelente para espantar mosquitos e insetos. Outra dica contra os mosquitos é levar meia de cano bem alto! Tomar complexo B alguns dias antes da viagem também pode ajudar contra as picadas. E para proteger a barraca contra a entrada de formigas e afins, vi que é bom cerca-la com cinzas! Apesar de já existir uma tela contra insetos na maioria das barracas.

Mas não se preocupe muito com isso e vá aproveitar o passeio. Dependendo da época do ano que você vá, nem vai encontrar muitos bichinhos. É só se precaver que tenho certeza que os insetos não serão um grande incômodo.

dicas para acampar na praia
Não se preocupe muito com os insetos. A experiência é super divertida.

3. E se chover?

Ter uma tenda é super útil caso chova, assim sua barraca ficará super protegida! Outra opção é levar lona plástica para ser colocada por dentro ou por cima da barraca, nunca coloque embaixo, pois se chover, pode acumular água. Ah, se você tiver escolhido um lugar embaixo de uma árvore, se atente com o risco de raios!


Veja também: Conheça o Saco do Mamanguá: um paraíso pouco explorado no litoral do Rio de Janeiro


Dicas para acampar na praia: o que levar?

Uma dica ótima que tem sido muito usada hoje em dia é o colchão inflável. Nada de saco de dormir super duro, a boa é levar o colchão e encher na hora. No último dia ainda rola de colocar o colchão no mar e garantir mais umas horas de diversão =).

Além da barraca, é bom levar uma “tenda” para colocar por cima, assim você ainda ganha um espaço maior dentro do camping e fica com uma “varandinha” só para você. Lanternas, canivetes suíços, produtos de higiene pessoal, repelente, panos para limpeza, e utensílios de cozinha caso você queira preparar o seu próprio jantar (recomendo!).

Fora essas coisas básicas que você precisa para acampar, não esqueça das roupas adequadas caso você vá fazer trilhas ou praticar algum esporte ou atividade física específica, como: roupas UV, tênis de caminhada, corta vento e boné. Tudo isso que falamos por aqui, você pode encontrar com toda a facilidade no site da Netshoes. É por lá que sempre vemos o que estamos precisando para a nossa próxima aventura!

dicas para acampar na praia por do sol
Com os equipamentos certos, você não irá passar perrengue, pode acreditar!

Dicas para acampar na praia: o que comer?

Você já deve imaginar que num acampamento você não irá conseguir como se estivesse num restaurante (a não ser que você vá em algum). Muitos campings inclusive ficam localizados perto de restaurantes e bares bem legais para conhecer. Mas caso você opte por economizar ao máximo e fazer a própria comida, algumas sugestões são: macarrão instantâneo, sanduíches com pastinhas variadas, atum enlatado para acompanhar uma salada etc.

Além disso, não esqueça de levar algumas frutas para beliscar, barrinhas de cereal, biscoitos (existem uns chips de legumes que são maravilhosos) e o que mais você quiser para ter de opção durante o dia.


Dicas para acampar na praia: cuidados para a noite

Todo campista deve ter cuidados à noite. As lanternas não devem ser esquecidas nunca, elas que vão ajudar você no escuro! (a luz dos campings geralmente são fraquinhas e ficam somente perto do banheiro!). Outra dica de proteção, seja de dia ou de noite, é levar cadeados. Use para fechar a barraca e também nas mochilas que ficarem lá dentro!


Leia também: Região dos Lagos (RJ): as 10 praias mais bonitas da região


Dicas para acampar na praia: equipamentos especiais

Se você vai acampar pela primeira vez e não faz ideia de por onde começar a pesquisar barracas, vou te dar uma ajudinha. Existem barracas de verão e de inverno – as de verão possuem mais ventilação e são ideais para acampar em praias. Mas, se você curte aventuras e pensa em um dia acampar no alto de uma montanha, a melhor época para isso é no inverno, então você com certeza vai passar frio com a sua barraca de verão.

dicas para acampar na praia fogueira
Acampando você conhece pessoas e faz amizades que só tornarão a experiência ainda mais especial.

Se você é do RJ ou arredores, recomendo ir até a loja Decathlon, que fica na Barra da Tijuca. Lá você encontra uma variedade de barracas, e o melhor é que você pode ver como elas são montadas. É bom para ter ideia do tamanho!

A Quechua, marca francesa, tem equipamentos de ótima qualidade. Na última vez que estive na loja vi umas barracas “instantâneas” muito legais, super práticas para ser montada – você joga pro alto e tcharã! Tá montada! Quanto ao colchão inflável, a marca que uso é Intex. Como a barraca é para duas pessoas, o colchão de casal encaixa super bem e fica confortável.


Dicas para acampar na praia: como ir?

É sempre bom ir de carro para acampar, por conta da praticidade, do espaço para as mochilas e equipamentos e também por uma questão de maior liberdade. Com um carro você consegue ir confortável até o destino e ainda tem a autonomia de conhecer mais lugares, caso queira.

dicas para acampar na praia dia
Para curtir a aventura com maior comodidade e conhecer ainda mais lugares lindos, opte por ir de carro.

Se você não tiver carro e precisar alugar, a nossa indicação é a RentCars. Nós sempre usamos e recomendamos eles por aqui porque eles são os melhores do mercado, oferecem os melhores preços, além de terem um serviço super prático e fácil. Nunca tivemos problemas em alugar carros pela RentCars. Clique aqui para fazer a sua cotação!


Pronto para acampar na praia?

Depois de tantas dicas legais, a gente espera ter ajudado você a decidir o seu destino de acampamento e a começar a planejar a sua aventura aproveitando da natureza num camping bem legal. Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixa de colocar nos comentários para a gente responder e se você tiver mais alguma dica, deixa aqui embaixo também para a gente ficar por dentro! Boa viagem!


Outros posts que você pode gostar:

Reveillon na Praia do Sono

Ilha Grande (Rio de Janeiro): tudo o que você precisa saber para planejar a sua viagem

Conhecendo as ilhas de Angra dos Reis em um final de semana

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

13 respostas

    1. Oi Yara!!

      Já fui para a Praia do Sono em Abril e no final do ano, em Dezembro. Peguei ótimos dias! Mas, recomendo conferir a previsão do tempo, se for só chuva não vale a pena!

      Beijos!

    1. Olá!

      A trilha é tranquila, eu levei uns 40 minutos com mochila pesada. É bom ir de tênis para facilitar!

      O barco taxi costuma cobrar 25 por pessoa, já incluindo as malas!
      E o camping normalmente uns 20-30 por pessoas/noite.

  1. Olá, gostaria de saber algum número de telefone de algum camping da praia do sono, pois proucurei e nao achei, desde ja agradeço!

  2. Oi Nanda, adorei as dicas e vcs pelo simples fato de adorarem viajar como eu. Infelizmente minhas amigas não gostam e as que gostam estão namorando. Voces são do Rio? Podemos nos conhecer para trocar idéias e quem sabe viajarmos juntas 🙂

    Beijnhoooos

    1. Oi Nat!
      Estou me intrometendo aqui. hehehe 🙂
      É muito triste não ter cia para aventuras ne?
      A gente namora também, mas isso não significa que estamos off hahaha arrasta suas amigas namoradeiras pra trilhas e viagens de final de semana também!
      A gente está pra marcar uma trilha da galera que acompanha aqui o blog. Fica de olho lá no nosso FB que vamos divulgar!
      Beijos!

    2. Ola..adorei as dicas..tbm sou aventireira e quero fazer amizades..viajar com gente divertida e sempe melhor que viajar sozinha..vou em abril para Bali alguem se interessa?..e Reveillon vou passar em Aventureiro Ilha grande..bjs meninas.

      1. Queríamos super ir para Bali! hahaha!
        Eu (Nanda) também estou pensando em passar o reveillon em Aventureiro. Quem sabe a gente não se esbarra lá?

        Beijos e boas aventuras!

  3. Oi Nanda, vou nessa virada de ano pra praia do sono, me tira uma duvida, lá tem onde carregar celulares e cameras digitais? vou para acampar tbm! beijoss

  4. Boa tarde,gostaria de saber um pouco mais rsrs…eu não sei se entendi direito, para acampar tem que pagar uns 30 reais? quanto custa barco-taxi para o camping?e sobre banheiro,tem muitos banheiros lá?dá para tomar banho? como funciona essa parte sobre banheiros…tem segurança lá?é perigoso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *