Se você é freela, tem um negócio digital ou trabalha em uma empresa que permite o home office e quer dicas para trabalhar em casa de forma produtiva e confortável, esse post é para você!

Cada vez mais pessoas estão aderindo ao home office, seja por escolha, seja por necessidade. Uma das grandes vantagens é a economia de tempo em transporte para ir e voltar do escritório. Contudo, trabalhar de casa não é tão simples quanto parece.

Dor nas costas, dificuldade para se concentrar e falta de organização são alguns dos principais problemas que enfrentamos ao fazer essa mudança para home office.

E se você é uma dessas pessoas que querem saber mais sobre dicas para trabalhar de casa, esse post vai te ajudar muito. Nós vamos listar 8 coisas que você pode fazer para te ajudar a ter um fluxo de trabalho bem mais organizado e produtivo. Vamos começar?

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


A equipe do Mala de Aventuras trabalha em home office há mais de 5 anos! Portanto, pode ter certeza que as dicas que você encontrará aqui foram construídas ao longo desses anos todos que levamos para aprender a trabalhar de casa de forma confortável – mental e fisicamente falando.

O começo não é fácil, mas com essas dicas você já saberá logo de cara quais são as principais ferramentas para implementar no seu trabalho e torná-lo mais eficiente, sem deixar de lado um dia a dia agradável e leve! 


Dicas para trabalhar em casa: tenha uma agenda

Uma das melhores coisas que você pode fazer para a sua vida profissional, seja em casa ou no escritório, é ter uma agenda para anotar todos os compromissos e os afazeres para ter um controle melhor do que está acontecendo no dia-a-dia.

Se você já tem o hábito de anotar as coisas, ótimo! Mas se você ainda não tem esse hábito, recomendamos criar, principalmente para fazer home office, onde trabalhamos sozinhos de nossas casas e se não tivermos o mínimo de organização para lembrarmos das coisas, ninguém vai lembrar para a gente.

Precisa ser um planner de R$200? Claro que não! Pode ser um caderno simples para você anotar sua lista de tarefas do dia. Pode ser um aplicativo que organiza seus projetos, como o Trello e o Monday. E é claro que o Google não deixaria a gente na mão nessas horas, não é mesmo? O Google Agenda também é ótimo para organizar os compromissos.

dicas para trabalhar em casa agenda
Ter uma agenda ajuda muito na hora organizar as suas tarefas e horários.

Dicas para trabalhar em casa: estabeleça um horário de início e término de trabalho

Essa dica parece meio boba, mas acredite, ela é essencial! Respeitar o seu horário de trabalho é fundamental para fazer tudo fluir. Eu mesma já fui daquelas que começava a trabalhar em qualquer hora e terminava também a qualquer hora porque eu tinha a “liberdade” de estar em casa e trabalhar.

Quem vai nessa se engana. Isso sem falar que a probabilidade de você ficar enrolando e postergando tarefas é muito maior. Pois você cria na sua cabeça a crença de que você “pode fazer aquilo em qualquer momento”. E quando você vai ver, o dia já terminou e você acabou não fazendo nada.

Portanto, não deixe de definir uma hora para começar e outra para terminar. É muito importante que esses dois horários sejam respeitados por você. É claro que cada um tem a sua rotina e suas preferências, mas seja lá qual for o tempo do dia que você for tirar para trabalhar, procure cumprir, ok?

dicas para trabalhar em casa
Saiba a hora de começar e parar de trabalhar.

Leia também: Como aprender francês sozinho: 10 dicas imperdíveis para você começar agora mesmo


Dicas para trabalhar em casa: tire o pijama 

Uma dica que parece meio boba, mas que ajuda muito: tire o pijama! Por estarmos trabalhando em casa, o nosso cérebro tende a achar que não estamos num “local de trabalho”. Isso faz com que tenhamos mais preguiça e começamos a procrastinar. E uma das coisas que nos ajudam com isso, é a troca de roupa.

Se você começa a trabalhar de pijama, a impressão que dá é que você está vivendo num looping eterno de: você acorda, segue de pijama, trabalha de pijama, depois dorme, aí acorda de novo de pijama e vai trabalhar de pijama… Ou seja, uma confusão mental danada!

Nos primeiros dias, isso pode até ser tranquilo, mas depois de um tempo, isso começará a fazer mal e a prejudicar a sua produtividade. É claro que você não precisa se produzir inteira para ficar em casa. Mas tirar o pijama, é uma parte muito importante desse processo.

dicas para trabalhar em casa chao
Lembre-se: tirar o pijama ajuda a tirar a preguiça.

Dicas para trabalhar em casa: estabeleça um lugar da sua casa para trabalhar

Já começo avisando que você não precisa esvaziar um cômodo da sua casa, fazer um escritório e começar a trabalhar. Se você tiver um cômodo extra na sua casa, perfeito! É realmente legal ter um espaço para você equipar e chamar de escritório.

Se não tiver, vamos improvisar? Uma mesinha no canto da sala pode resolver sua vida. Ou até mesmo um espaço na sua mesa de jantar. O importante é você estabelecer um local, diferente da cama e do sofá, para fazer as suas tarefas.

dicas para trabalhar em casa mesa
Não precisa ser algo grande, apenas um lugar onde você possa trabalhar.

Dicas para trabalhar em casa: celular no modo avião 

Trabalhar de casa requer ter que lidar com muitas distrações: barulhos, televisão, internet, celular, entre outras coisas. Mas como se concentrar? Eu, por exemplo, preciso do meu celular muitas vezes para trabalhar, então o que eu faço é deixá-lo no modo avião somente durante o tempo necessário.

Eu ativo o modo avião para eu conseguir realizar alguma tarefa e depois de finalizar, eu o coloco no modo normal, para fazer o acompanhamento do grupo de trabalho no WhatsApp, por exemplo. E quando eu tenho que iniciar outra tarefa, eu volto para o modo avião, até conseguir finalizá-la.

Outra opção é colocar fones de ouvido (com música ou sem música) para se “isolar” do mundo e conseguir trabalhar. E há também quem prefira o Método Pomodoro, que consiste em  gerenciar seu tempo com intervalos de 25 minutos. A técnica foi desenvolvida por Francesco Cirillo no final dos anos 1980.

Não importa a forma que você escolher se organizar, o importante é entender o que te ajuda a se concentrar e fazer disso um hábito.

dicas para trabalhar em casa
Se puder, tire de perto celular, televisão e todas as outras coisas que podem servir de distração.

Dicas para trabalhar em casa: pausas são necessárias!

É comum a gente se perder no fluxo de trabalho em casa e não parar em nenhum momento para respirar um pouco, tomar uma água, esticar o corpo ou até mesmo para almoçar. E isso é uma das piores coisas, principalmente para quem trabalha com criatividade ou criação de algo.

Nenhum cérebro consegue se concentrar por tanto tempo seguido. Uma pausa para descanso é necessária para fazer as ideias fluírem, ter mais disposição e aliviar um pouco do cansaço mental que vamos adquirindo durante o dia.

Isso sem falar no almoço, que é algo que muita gente esquece de fazer (por incrível que pareça!). Não deixe o seu horário de almoço passar, isso não te faz mais eficiente ou produtivo no seu trabalho. Tire ao menos meia hora para se alimentar com calma e para arejar um pouco a cabeça. Faz toda a diferença!

Aliás, aqui vai uma dica bem legal para otimizar seu almoço: planeje marmitas saudáveis para você comer bem sem precisar cozinhar todos os dias, pedir delivery ou, pior, comer comida congelada.

dicas para trabalhar em casa
Separe uma hora para relaxar e almoçar.

Dicas para trabalhar em casa: comunique-se com as pessoas da sua casa

Se você divide sua casa com outras pessoas, é importante que haja um diálogo para que ninguém atrapalhe ninguém. Não só pela concentração que pode ficar afetada caso fiquem falando com você o tempo todo ou invadindo o seu espaço, mas também por questões práticas.

Por exemplo: vamos supor que você precise fazer uma chamada de vídeo com alguém da sua equipe, seu chefe ou até mesmo realizar uma reunião online, se não houver uma comunicação entre as pessoas da casa, a probabilidade de você ser interrompido e atrapalhado, é muito grande.

O diálogo é importante para estabelecer coisas do tipo: “hoje terei uma reunião as 15h e vou precisar de silêncio” ou “vou trabalhar de 8h às 16h e vou precisar de concentração, ok?” ou “você pode fazer isso enquanto eu estiver trabalhando e depois eu te ajudo?”. Acredite, ter essa sincronia é essencial!

dicas para trabalhar em casa
Sabemos que as vezes o home office pode ser bem difícil, mas não desista e tenha calma com você.

Dicas para trabalhar em casa: invista em itens que vão otimizar o seu home office

Trabalhar em casa não significa ficar desconfortável. É muito importante investir em alguns itens para organizar seu espaço de trabalho e pensar na sua saúde a longo prazo.

Ficar todo torto sentado em uma cadeira durante horas por dia pode ser super prejudicial para a sua coluna. Isso sem falar de trabalhar deitado na cama ou jogado no sofá!

Pensando nisso, fizemos uma lista de coisas que nós, da equipe do Mala de Aventuras, temos e usamos em casa para otimização do ambiente de trabalho e apoio durante todos os dias.

Todos os itens abaixo estão disponíveis para compra na Amazon. E para facilitar, já colocamos o link para você conferir todos os detalhes de cada produto.

1. Cadeira ergonômica para escritório 

Um dos itens imprescindíveis para trabalhar em casa é uma cadeira confortável e que te permita passar várias horas do dia sentado sem ficar morrendo de dor nas costas à noite.

O ideal é que ela seja ergonômica e te ajude a manter a postura durante sua jornada de trabalho. Logo, aqui vai uma lista de características importantíssimas para você prestar atenção antes de comprar uma cadeira

  • rodinha (sinônimo de conforto!);
  • apoio de braço;
  • inclinação;
  • regulagem de altura (importante para que ela fique adequada ao seu corpo);
  • apoio para a cabeça;
  • apoio para a lombar (essencial para a saúde das suas costas, pergunte para qualquer fisioterapeuta).

Faça um investimento consciente. Os preços de cadeiras de escritório variam bastante, de R$300 a R$1500. Não adianta comprar a mais barata só para quebrar um galho. Você vai se arrepender logo no primeiro mês.

Nossa sugestão é a Cadeira para escritório Presidente Giratória Ergonômica. Ela tem um custo x benefício excelente e já usamos há dois anos. Ou seja, testada e aprovada!

2. Suporte para laptop

Se você trabalha com laptop, procure um suporte para deixá-lo na altura dos seus olhos. Este é mais um item essencial para a saúde da sua coluna. Isso porque ele oferece uma altura de visualização ao nível dos olhos, o que é muito mais confortável para quem passa horas de frente para o computador.

Existem diversos modelos disponíveis na internet e o preço varia entre R$50 a R$200.

Se você tiver um MacBook, nossa sugestão é este Suporte de alumínio para Laptop Prata. Caso tenha um notebook de outra marca ou simplesmente queira economizar, esta é uma excelente opção: Suporte Dobrável E Portátil Slim Para Notebook E Macbook.

dicas para trabalhar em casa suporte
Suporte Stand Prata Notebook Macbook

3. Caixa de som

Nada como ouvir música enquanto a gente trabalha! Se você também curte colocar sua playlist preferida para tocar enquanto responde seus e-mails e faz as tarefas do dia a dia, recomendamos conferir as caixas da JBL.

Ela possui caixas de som portáteis de ótima qualidade, não só para escutar um som em casa, mas também para levar para onde você quiser. Muito prático, não é mesmo?

A JBL Go2 é a opção ideal para quem não quer gastar muito. Ela funciona via bluetooth pode ser uma mão na roda se o som do seu laptop não for dos melhores. Clique para conferir.

4. Fone de ouvido com bloqueio ativo de ruído

Em tempos de reuniões online, é importante ter um bom fone de ouvido para te acompanhar no dia a dia de trabalho. Um bom fone também pode te auxiliar a manter a concentração caso você trabalhe em um ambiente com muito ruído externo, seja da vizinhança, seja da sua família. rsrs

E quando o assunto é fone de ouvido com bloqueio ativo de ruído, a Sony tem as melhores opções disponíveis no mercado! O modelo TOP de linha Headphone Wh-1000Xm3 Com Noise Cancelling, com Alexa Integrada tem um preço salgado e não sai por menos de R$2.000 no mercado brasileiro.  Mas há outras opções mais em conta, como o Headphone WH-CH700N com Noise Cancelling sem fio, com Alexa Integrada.

5. Mouse Mat

Caso você nunca ouvido falar deste objeto, ele é basicamente aquele apoio que usamos para mouse, só que em tamanho grande para proteger a sua área de trabalho toda.

Ele é muito útil para proteger os seus objetos e a sua mesa de arranhões, marcas, sujeira e outras coisas. Além de ser a prova d’agua, ele também é muito fácil de limpar e ajuda demais no ambiente de trabalho.

Nossa sugestão é este Goofly PU Mouse Pad. Clique para conferir.

dicas para trabalhar em casa protetor
Goofly PU Protetor Pad.

6. Caixa organizadora de correspondência

Este é um item simples, mas que me ajudou muito a organizar minha mesa de trabalho. Não sou muito uma pessoa de pastas, só guardo em pastas documentos realmente muito importantes. Fora isso, gosto de ter tudo a mão e os papéis costumavam ficar jogados na mesa ou desorganizados na gaveta.

Comprar uma caixa de correspondência que abre e fecha, serve para guardar e organizar papéis de rascunho, anotações de ideias e até mesmo alguns documentos. Minha dica é a caixa de correspondência da Souza & Cia, que tem um precinho muito bom.

Outra opção bem legal em termos de organização (e de decoração!) são bandejas para organizar os papéis, cadernos e outros itens que ficam soltos na mesa. Se seu home office tiver uma decor mais industrial, confira essa bandeja com fundo de tela para organização de papéis. 

7. Luminária de mesa

Ter uma luminária de mesa é uma coisa muito útil em qualquer momento, mas principalmente para quem gosta de trabalhar a noite, não tem um espaço só seu para isso e não quer atrapalhar as outras pessoas em casa. A solução de ter uma boa luminária pode ajudar demais nessas horas!

Em termos de praticidade, minha dica é a luminária LED com carregador por indução da Xtrax. Ela ainda funciona como carregador de celular! Nada mau esse dois em um, né?

8. Quadro de avisos

Para quem trabalha com criatividade, é empreendedor, ou simplesmente precisa de um espaço para criar, pendurar e montar coisas, este pode ser um item bem importante.

Muita gente não dá bola para quadros de cortiça, mas acredite, ele pode ser uma mão na roda na hora de colocar lembretes ou de desenvolver ideias. Isso sem falar do seu potencial de decoração.

Outra opção legal, que une praticidade e decoração em um único item, são os Memory Boards. Basicamente, eles são uma grade aramada feito em aço e são perfeitos para você colocar as anotações, fotos e outros itens.

decoração home office
Memory boards são ótimas peças para decorar e organizar seu home office

9. Aromatizador de ar

Ok, este item não é indispensável para o seu dia a dia trabalhando em casa, mas pode ajudar (e MUITO!) a manter os ânimos e equilibrar o ambiente. Ter um aromatizador é maravilhoso para alegrar seu dia, trazer foco ou para relaxar depois de uma situação estressante.

Isso tudo é possível através dos óleos essenciais. Alguns do que a gente mais gosta são:

  • lavanda – para liberar tensões;
  • hortelã-pimenta – para manter foco e clareza;
  • laranja – para trazer alegria.

Além de ficar com o ambiente perfumado, você ainda pode usar os óleos essenciais de acordo com o seu humor. Por que não testar aromaterapia no seu dia a dia? Aqui vai nossa sugestão de aromatizador: Difusor elétrico Animus Bem Estar.

10. Cafeteira Nespresso

Quem também curte tomar um cafézinho durante o trabalho? Esse é um item quase de lei para a maioria das pessoas que trabalham em escritório e você pode ter esse conforto em casa também!

Uma das mais vendidas inclusive, é a Nespresso Inissia, Máquina de Café, 110V, Preto, que tem um custo benefício muito bom e é perfeita para ter em um espaço pequeno de trabalho, além da qualidade também ser excelente.


Pronto para organizar o seu home office?

Depois de tantas dicas para trabalhar em casa, esperamos ter ajudado você a organizar seu espaço e ganhar produtividade. Trabalhar de home office pode ser melhor do que imaginamos, é só saber os truques certos.

Nos conte pelos comentários o que você achou e se as dicas foram úteis para você, vamos adorar saber a sua experiência!

pinterest home office
Gostou desse post? Salve no Pinterest para consultar sempre que quiser!

Leia também: 

O que fazer na Quarentena: 10 dicas para viajar sem sair de casa

Netflix filmes bons: 12 filmes para assistir na Quarentena 

Melhores séries da Netflix 2020: 10 séries para maratonar na quarentena

Quem escreve | @jenni_lemos
Jennifer
Jornalista, carioca e amante do Mundo, a coordenadora de conteúdo do Mala de Aventuras, é uma entusiasta do audiovisual, voluntária de ONG’s no Brasil e na África e fascinada em explorar diferentes culturas.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

1 resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *