Nada melhor do que viajar e ter contato com a natureza, não é mesmo? E o que não falta por aqui são destinos incríveis para os amantes desse tipo de turismo. Pensando nisso, resolvemos reunir os melhores lugares para ecoturismo no Brasil em um só lugar!

Esse é um dos tipos de viagem que a gente mais gosta por aqui. Quem acompanha a gente a bastante tempo sabe que já exploramos o país de norte a sul, passando por destinos incríveis como a Amazônia, a Costa das Baleias, a Chapada das Mesas, o Caminho de Cora Coralina, entre outros.

E se engana quem pensa que para explorar essas belezas naturais, só na Amazônia. Por isso, resolvemos reunir em um só post os 25 melhores destinos de ecoturismo no Brasil. E se você é um amante da natureza, é só continuar a leitura para descobrir os lugares maravilhosos que separamos!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


Ecoturismo no Brasil é tendência

Você sabia que o ecoturismo é o segmento de viagem que mais cresce atualmente? E isso se deve ao fato de que possuímos diversos polos de ecoturismo no Brasil, em virtude da nossa grande riqueza de paisagens naturais.

Não importa a região do Brasil que você sonhar em conhecer, certamente haverão destinos maravilhosos em meio a natureza para conhecer, com parques naturais, cachoeiras, trilhas e muito mais.

Além disso, conforme os anos passam, cada vez mais pessoas tomam consciência da importância do meio ambiente. Com isso, elas passam a se interessar por um tipo de turismo mais consciente e sustentável. Isso ajudou muito para que o ecoturismo no Brasil virasse uma forte tendência.


Ecoturismo no Brasil: os diferentes tipos de ecoturismo

De acordo com a própria Embratur, o ecoturismo é o ramo que incentiva a preservação na natureza e da cultura de um local através de um turismo sustentável, buscando contato com a natureza e nutrindo consciência ambiental no viajante.

E existem diferentes tipos de atividades em meio a natureza que você pode experimentar na sua próxima viagem. Dentre elas:

ecoturismo no brasil equipamentos
Curte esportes radicais? NEssa lista você verá diversas opções de locais para a prática deles.
  • Boia cross: você desce cursos de rios em uma espécie de boia (que lembra um pneu de caminhão) e os remos são os seus braços.
  • Rapel: Descer paredões e cachoeiras com o auxílio de cordas.
  • Cavalgada: Conhecer paisagens incríveis com o cavalo.
  • Mergulho: Explorar o fundo do mar em mergulhos com cilindro ou snorkel.
  • Trekking: Caminhadas em trilhas que não requerem muitos equipamentos especiais, além dos itens essenciais como água, alimento e disposição.
  • Voo livre: Saltar de asa-delta ou parapente e sentir-se como um verdadeiro pássaro.
  • Canoagem: Parecido com o boia cross, mas com o auxílio de remos e o trajeto é feito em um caiaque ou canoa.
  • Montain bike (MTB): modalidade do ciclismo praticado em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas e dentro de parques.
  • Escalada: Subir paredes de rocha, especialmente com o auxílio de cordas e equipamentos especiais.
  • Pesca desportiva: pesca que se pratica como atividade de lazer, sem que dela dependa de um profissional de pesca.

Esses são alguns dos exemplos de ecoturismo no Brasil e não importa se você é do tipo mais aventureiro ou se você prefere passeios mais calmos, tenho certeza de que você encontrará a atividade perfeita para o seu estilo.


Leia também: Como escolher um bom saco de dormir para camping, trilhas e expedições


Ecoturismo no Brasil: vale a pena contratar pacotes de viagem?

Muita gente nos pergunta se vale a pena contratar pacotes de ecoturismo no Brasil ou se é melhor organizar sua própria viagem. No entanto, essa escolha depende muito do destino escolhido e do estilo do viajante.

Um destino como Petrópolis (RJ), por exemplo, pode ser tranquilo de explorar sozinho. Inclusive, há algumas das trilhas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos que são excelentes para iniciantes, como o Circuito das Bromélias. Contudo, se você quiser se aventurar e fazer a travessia entre Petrópolis e Teresópolis, é melhor contratar um guia.

Destinos menos explorados do ecoturismo no Brasil, como o Jalapão (TO) e o Vale do Pati (BA), também tornam a contratação de um guia necessária, especialmente pelas condições precárias de estrada e por não haver demarcações nas trilhas.

chapada diamantina vale do pati
Vista do Vale do Pati, Chapada Diamantina

E quando o assunto são atividades de ecoturismo que envolvem risco, acho que não precisamos nem falar o quanto é importante contratar um profissional capacitado para te auxiliar.

GetYourGuide

Uma ferramenta bem interessante para se utilizar na hora de planejar sua viagem de ecoturismo no Brasil é o site GetYourGuide. Nele você encontra diversos passeios guiados e a possibilidade de compra de ingressos antecipados.

Além da vantagem de não precisar ficar em filas, contratando passeios com o GetYourGuide você vai ter um guia local especializado. E se tratando de pacotes de ecoturismo no Brasil, conforme já falamos antes, é muito importante possuir bons guias com você.

Nós sempre utilizamos o GetYourGuide para reservar nossos passeios. Clique aqui e conheça mais sobre a plataforma.


Ecoturismo no Brasil: melhores destinos

Para deixar tudo explicadinho para você, nós listamos abaixo os 25 melhores lugares para você se aventurar e mergulhar de cabeça nas belezas naturais do país. Vamos lá?

1. Chapada Diamantina – BA

Primeiramente, a Chapada Diamantina é um dos destinos de ecoturismo no Brasil mais incríveis para se visitar. O Parque Nacional da Chapada Diamantina possui cerca de 70 mil hectares (por isso é importante ter um guia, pois assim você conhece os lugares mais importantes) e está repleto de belíssimas paisagens naturais para você explorar.

No coração da caatinga, o parque conta com trilhas de diversos níveis de dificuldade e elas te levam a diversas cavernas, lagos subterrâneos e cachoeiras, incluindo a Cachoeira da Fumaça, segunda maior do Brasil com 400m de altura.

para onde viajar em outubro natureza
A Chapada Diamantina é melhor aproveitada se percorrida de carro, pois os pontos de interesse são muito distantes uns dos outros.

Vale saber: Para chegar até Lençóis ou no Vale do Capão, duas das principais portas de entrada do parque, você pode ir de ônibus a partir de Salvador ou mesmo de carro (um percurso de aproximadamente 6h).

Em Lençóis você encontra uma boa variedade de hospedagens, das mais em conta às mais caras. Além disso, a cidade conta com bons restaurantes com comida simples, mas muito saborosa.


Clique e confira como foi nossa experiência e um passo a passo para você planejar a sua viagem para a Chapada Diamantina.


2. Bonito – MS

A região Centro-Oeste é uma das campeãs em polos de ecoturismo no Brasil e não poderíamos deixar de acrescentar à nossa lista a capital do ecoturismo no Brasil: Bonito.

Lá você consegue praticar diferentes tipos de ecoturismo, como o trekking, rapel, mergulho… Este último é um dos passeios mais procurados: o mergulho de snorkel no Rio da Prata. Não deixe de experimentar!

Bonito está cheio de paisagens deslumbrantes, com grutas que escondem piscinas naturais incríveis, como a Gruta da Lagoa Azul. Além disso, você explora trilhas que te levam a cachoeiras e lagoas belíssimas, como Cachoeira da Boca da Onça e a Lagoa Misteriosa.

Vale saber: A rede hoteleira de Bonito e a estrutura em si da cidade são muito boas. Inclusive você encontra até resorts de luxo na região, como o Zagaia Eco Resort. A capital, Campo Grande, está a cerca de 300km de lá e você chega em menos de 4h de viagem.

3. Chapada dos Veadeiros – GO

Em segundo lugar temos a Chapada dos Veadeiros, uma verdadeira joia entre os destinos de ecoturismo no Brasil no Planalto Central. A Chapada dos Veadeiros é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO e está repleta de cânions, cachoeiras, paredões de pedra, rios e piscinas naturais, que deixam qualquer um maravilhado.

Ecoturismo no Brasil: os 25 melhores destinos nacionais para os amantes da natureza
Aproveitando as cachoeiras da Chapada dos Veadeiros

O Parque Nacional abriga grande parte da diversidade do nosso Pantanal e do Cerrado e é lar de espécies da nossa fauna, como a onça pintada, que se encontra bastante ameaçada.

Além disso, a Chapada dos Veadeiros também é muito procurada por simpatizantes do esoterismo, por causa da sua fama de local místico, já que ela se encontra no mesmo paralelo de Machu Picchu.

Vale saber: De Brasília até Alto Paraíso, que é uma das porta de entrada do parque são cerca de 200km e você pode ir de ônibus ou carro. E com relação à hospedagem, existem ótimas opções em torno de R$200,00 a diária para casal.


Curtiu este destino? Clique para conferir mais detalhes:

Roteiro Chapada dos Veadeiros: sugestões para 3, 5 ou 7 dias de viagem


4. Fernando de Noronha – PE

Com toda certeza, Fernando de Noronha é um dos destinos do sonho de muitos brasileiros. Isso se deve ao fato de que a pequena ilha tem alguns dos cenários mais perfeitos que eu já vi! Aliás, Noronha possui algumas das praias mais bonitas do mundo, como a famosa Praia do Sancho.

ecoturismo no brasil noronha
Fernando de Noronha é como se fosse um paraíso.

No entanto, o que é mais legal em Noronha e o que a torna um dos polos de ecoturismo no Brasil é que lá se incentiva muito a educação ambiental através das áreas de preservação e da atuação de projetos como o consagrado Projeto Tamar. Além disso, cada turista precisa pagar uma taxa de preservação para entrar na ilha, o que ajuda a manter a conservação local.

Definitivamente, Fernando de Noronha não é um destino muito econômico (mesmo na baixa temporada) e mesmo os pacotes de ecoturismo no Brasil que incluem a localidade costumam ser bem mais caros.

Vale saber: Para se chegar a esse paraíso você pode optar por avião ou barco, embora a maioria prefira o avião por ser mais rápido e confortável (existem voos diretos saindo de Recife e Natal).

5. Lençóis Maranhenses – MA

As dunas dos Lençóis Maranhenses e as lagoas de águas cristalinas são o cenário perfeito para qualquer amante do ecoturismo. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é lar de um ecossistema único, formado por mangues, praias, rios, além da fauna e da flora de três biomas brasileiros muito importantes, o amazônico, caatinga e cerrado.

lençois maranhenses
As lagoas dos Lençois Maranhenses são lindas!

Existem diversos circuitos para percorrer no Parque, como o da Lagoa Azul e o da Lagoa Bonita. E a melhor forma de explorar a região é contratando um tour, pois você já vai direto aos pontos de interesse. Alguns inclusive são feitos em quadriciclos, garantindo mais aventura para seu passeio.

Vale saber: As cidades bases do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são Barreirinha, Santo Amaro e Atins e elas estão a cerca de 250km de São Luís. Em termos de hospedagem, você encontra boas opções por cerca de R$ 150,00 a diária de casal, mas também existem opções mais luxuosas para os mais exigentes.


Quer saber como foi a nossa experiência nos Lençóis Maranhenses? Confira abaixo:

Passeios nos Lençois Maranhenses: 5 passeios Imperdíveis para incluir no seu roteiro


6. Jalapão – TO

O Parque Estadual do Jalapão é outro destino de ecoturismo no Brasil muito procurado por aqueles que amam o contato com a natureza. Essa joia do Tocantins é famosa pelas cachoeiras e os fervedouros, como o Buritizinho e da Bela Vista. Além disso, no Jalapão é possível praticar diferentes atividades de ecoturismo, como rafting, trekking e canoagem.

No entanto, para conhecer a região, nós recomendamos que você contrate um guia especializado para te ajudar a percorrer as trilhas, pois o local é bastante isolado e o deslocamento até lá é complicado e mal sinalizado.

ecoturismo no brasil jalapão
O Jalapão é um destino super exótico e lindo!

Vale saber: As cidades base para se conhecer a região são Novo Acordo, Ponte Alta, Mateiros e São Félix e para se chegar até lá o ideal é um veículo 4 x 4 por conta das estradas de terra.

Com relação à hospedagem, devo dizer que não existem hotéis e pousadas de luxo na região, mas você encontra boas pousadas simples e confortáveis. E para os aventureiros ainda existem os campings.

7. Monte Roraima – RR

No extremo norte de Roraima, o Monte Roraima é um dos pontos mais altos do Brasil, a cerca de 2734m de altitude. O monte fica dentro de um parque nacional e é uma formação rochosa muito curiosa, que mais parece que foi cortada e esculpida à mão.

Vale saber: Para chegar até o Monte Roraima você precisa atravessar para a Venezuela, pois o acesso é feito somente a partir da cidade de Santa Helena de Uairém. Por causa do difícil acesso, o melhor é ir com uma agência de confiança e não se esqueça de levar o passaporte e tomar a vacina da febre amarela.

A ida até o Monte Roraima leva de 6 a 10 dias e é um trekking perfeito para quem quer se desconectar total do mundo moderno e mergulhar na natureza. Lembrando que a alimentação e as barracas para acampamento geralmente ficam a cargo da agência que você contratou.

8. Manaus – AM

A capital do Amazonas é também a porta de entrada para a Floresta Amazônica, o ecossistema mais rico do nosso planeta e grande destino do ecoturismo no Brasil.

Sem dúvida, o mais interessante do ecoturismo na região, além de observar a  natureza exuberante, é o contato com os povos  indígenas e com a sua cultura tão especial.

para onde viajar setembro amazônia
Nosso vizinho no hotel de selva que ficamos na Amazônia: o macaquinho Nicolau 

Através de passeios subindo o Rio Amazonas, você se depara com grutas, cachoeiras, praias e aldeias. Um dos passeios mais procurados por turistas é encontro dos rios Negro e Solimões. Além disso, você pode conhecer os parques nacionais, como o do Jaú, que abriga espécies nativas da fauna e da flora. Mas para se aventurar pela floresta, o ideal é contratar um guia local.

Vale saber: Por ser uma capital, Manaus possui aeroporto e uma farta rede hoteleira, com opções de hospedagem para todos os bolsos e gostos. Quer saber como foi a nossa experiência no destino? Clique e confira as melhores dicas para planejar a sua viagem para Manaus e como é se hospedar em um hotel de selva na Amazônia.

9. Ilhabela – SP

Certamente Ilhabela é um dos destinos queridinhos de ecoturismo no Brasil. Ela é na verdade um arquipélago de 15 ilhas, 40 praias e muitas cachoeiras em meio a Mata Atlântica.

O acesso até Ilhabela é feito por balsa, saindo da cidade São Sebastião (fique atento às condições climáticas, pois elas podem suspender o trajeto da balsa momentaneamente).

litoral sp
Cantinhos apaixonantes de Ilhabela!

Chegando em Ilhabela, o que não faltam são opções de praias, das mais badaladas, até as mais afastadas onde só é possível se chegar pela trilha ou de barco (como é o caso da Praia do Bonete).

Além disso, as opções de esportes aquáticos são variadas: mergulho, surfe, windsurfe, entre outros. E para os amantes de trekking, existem diversas trilhas pela ilha que levam até cachoeiras maravilhosas, como a dos Três Tombos.

Vale saber: O bom é que Ilhabela conta com uma excelente infraestrutura para o turismo, oferecendo ótimas opções de restaurantes e hospedagem (algumas bem luxuosas inclusive).

10. Itatiaia – RJ

Esse pequeno paraíso do ecoturismo brasileiro está a apenas duas horas de distância da capital fluminense e é lar do Parque Nacional do Itatiaia, a unidade de conservação mais antiga do país.

Aliás, o Parque Nacional do Itatiaia é perfeito para quem gosta de trekking e montanhismo, pois existem várias trilhas em meio à Serra da Mantiqueira para percorrer alguns dos picos mais altos do Brasil, incluindo o Pico das Agulhas Negras. O parque também possui diversas cachoeiras e piscinas naturais muito refrescantes.

ecoturismo no brasil agulhas negras
O Pico das Agulhas Negras é incrível!

Vale saber: É possível pernoitar no parque, mas caso você prefira conforto, recomendo buscar hotéis em Penedo, cidade vizinha muito charmosa, conhecida como a pequena Finlândia.


Clique para conferir como foi a minha experiência no Pico das Agulhas Negras.


11. Urubici – SC

A cerca de 3 horas de Florianópolis, Urubici é um destino que tem atraído cada vez mais a atenção dos brasileiros. Lá você encontra diversos tipos de ecoturismo, como rapel, arvorismo e passeios de canoa.

O lugar parece um pedaço do paraíso com suas cachoeiras com mais de 80m de altura e os cânions que possuem vistas deslumbrantes. Aventure-se também na famosa Serra do Corvo Branco ou nas cavernas da região (mas é sempre bom contratar guias locais para não se perder).

Vale saber: Na região de Urubici você encontra boas pousadas com diárias em torno de R$200,00 para o casal.

12. Petrópolis – RJ

A cidade imperial tem muito mais que só história e é um dos polos do ecoturismo no Brasil, especialmente por causa da famosa travessia do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Mas a cidade vai muito além disso e proporciona passeios variados para quem curte o contato com a natureza.

para onde viajar em junho na natureza
Amanhecer no Morro Açú (Petrópolis) com vista para a Serra dos Órgãos.

Nossa primeira sugestão fica por conta dos passeios de bicicleta pelo Vale das Videiras. O voo de parapente do Alto do Morin também é sensacional. E não podemos deixar de citar as belas cachoeiras de Petrópolis, que não podem ficar de fora de sua viagem pela região.

Vale saber: O acesso até Petrópolis é bem simples e leva cerca de 50 minutos do Rio até lá. Já a cidade possui uma excelente rede hoteleira e restaurantes ótimos, além dos passeios pelo centro histórico.

13. Cambará do Sul – RS

Cambará do Sul é lar de cenários incríveis por causa de seus cânions que parecem que se erguem até o céu! Ela fica a cerca de 200km de Porto Alegre e você consegue ir de carro com bastante facilidade. As opções de hospedagem são boas e giram em torno de R$200/diária.

Os cânions mais famosos da região são o Itaimbezinho, que apesar de mais baixo, surpreende pela vegetação que cobre toda a sua extensão, e o Fortaleza, que impressiona por sua grandiosidade.

Além disso a região abriga também dois parques naturais: o Parque Nacional de Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral, ambos com trilhas que levam a cachoeiras e várias outras joias naturais.

14. Ibitipoca – MG

Sem dúvidas, Ibitipoca é uma das reservas naturais mais lindas do país e um dos destinos de ecoturismo no Brasil mais procurados. Ela está a 93km de Juiz de Fora e sua simplicidade e tranquilidade é fruto da estrada de terra que temos que pegar até lá e quem nem todo mundo topa se aventurar.

janela do céu ibitipoca
A Janela do Céu é o destaque do Parque Estadual de Ibitipoca e dá para entender o porquê, né?

Isso não significa que a cidade não possua pousadas charmosas e boas opções de restaurantes. No entanto, a joia de Ibitipoca é o Parque Estadual, repleto de trilhas que te levam a grutas, cachoeiras e mirantes de tirar o fôlego, incluindo a Janela do Céu, a trilha mais famosa do parque. O bom é que existem trilhas para todos os níveis de dificuldade.


Veja também: Como escolher a barraca de camping ideal para você


15. Serra da Canastra – MG

A Serra da Canastra é perfeita para as amantes do ecoturismo e seu Parque Nacional é um dos mais importantes do país. É lá que encontramos a nascente do Rio São Francisco e a Casca d’Anta, a primeira cachoeira do rio com 186m de altura!

Além disso, a região é famosa pelas suas fazendas que produzem o delicioso queijo da canastra. Não faltam belezas naturais para se explorar na região e tenho certeza de que você vai se apaixonar.

Vale saber: As cidades mais importantes da região são São Roque e Vargem Bonita, embora em São Roque você tenha mais infraestrutura e opções de hospedagem, apesar da cidade ser pequena.

16. Foz do Iguaçu – PR

A terra das Cataratas do Iguaçu é um destino repleto de opções de ecoturismo no Brasil. E nesse sentido o Parque Nacional do Iguaçu possui diversas trilhas, passeios de caiaque e de bicicleta para você explorar tudo o que ele tem a oferecer.

A trilha das bananeiras, por exemplo, é bem tranquila. São cerca de 2h30 até que você chega na Lagoa do Jacaré e pode fazer um passeio de caiaque pela parte mais alta do Rio Iguaçu.

Já a Trilha do Poço Preto tem 9km de extensão e você pode seguir a pé, de bicicleta ou em carrinhos elétricos por dentro do parque e descobrindo as belezas naturais. Para os amantes da adrenalina, é possível se aventurar nos saltos de parapente, no rapel com vista para as cataratas e no arvorismo.

ecoturismo no brasil foz do iguaçu
As Cataratas do Iguaçu: uma das maiores belezas do nosso país.

Vale saber: Foz tem a facilidade de possuir um aeroporto internacional e uma ótima infraestrutura hoteleira e de serviços para você e sua família. Confira como foi a nossa experiência em Foz do Iguaçu.

17. Alto Caparaó – MG

Minas Gerais é uma terra repleta de belezas e o Alto Caparaó não poderia faltar nessa lista de polos do ecoturismo no Brasil. No Parque Nacional do Caparaó encontramos o Pico da Bandeira, o terceiro maior do país e muito procurado pelos amantes da natureza e do turismo de aventura.

A trilha até o topo é longa, cerca de 8h no total, mas certamente vale a pena o percurso pelo Vale Encantado. No caminho, você encontra diversas cachoeiras e piscinas naturais que são um convite para explorar ainda mais essa natureza exuberante.

Vale saber: Por conta das estradas precárias é melhor alugar um veículo 4 x 4 ou mesmo contratar um tour em uma agência especializada. A capital mais próxima é Vitória a 270km e a rede hoteleira não é muito grande, mas possui boas opções para você.

18. Alter do Chão – PA

Esse pequeno distrito de Santarém surpreendeu a todos quando foi eleito pelo jornal britânico The Guardian como um dos destinos de praia no Brasil. O fato é que as inúmeras ilhas de Alter do Chão e as praias formadas ao longo do Rio Tapajós são um dos grandes destinos de ecoturismo no Brasil.

alter do chão
Alter do chão, o caribe brasileiro de água doce!

Para chegar até lá, o melhor trajeto é desembarcando em Santarém, distante 38km de Alter do Chão. O legal é que o distrito pode ser visitado durante todo o ano, já que no período da vazante do Rio Tapajós dá para curtir as praias e durante a cheia é possível pegar um barco e explorar as redondezas.

Os pontos principais são a Ilha do Amor, famosa pela agitação, e a Ponta do Cururu, onde é possível apreciar os botos. Isso sem contar os passeios que partem para desbravar a floresta Amazônica.

Vale saber: Em termos de estrutura, a vila não possui muitas opções de hospedagem e, dependendo da época do ano, muita gente fica hospedada em Santarém e faz apenas um bate e volta até Alter do Chão. Veja como é o passeio até Alter do Chão.

19. Nobres – MT

A 124km de Cuiabá, Nobres é um destino mais pacato, no mesmo estilo de Bonito em Mato Grosso. A região pertence ao município de Bom Jardim e é marcada por rios de águas transparentes e natureza intocada.

Vale saber: Hotéis, pousadas e toda a infraestrutura fica em Bom Jardim e existe a possibilidade de comprar tours até Nobres. Uma das atrações principais da região são os mergulhos de snorkel nas piscinas naturais.

Apesar da pouca infraestrutura, Nobres é uma joia do ecoturismo e vai te surpreender da melhor forma.

20. Ilha Grande – RJ

Definitivamente, Ilha Grande é um pedaço do paraíso na terra e um destino muito procurado de ecoturismo. Para chegar lá, a melhor opção é ir até Angra dos Reis (156 km) e de lá pegar um barco.

ilha grande rj
Lugar perfeito para mergulhar, relaxar e curtir uma vibe praiana

Chegando em Ilha Grande, não faltam opções de praias, das mais badaladas às mais desertas. No entanto, existe muito mais para ser visto e feito por lá: mergulhos, trilhas e passeios de canoa são atividades que devem entrar no seu roteiro.

Como o forte da ilha é o turismo, não faltam opções de hospedagem. Aliás, é interessante dividir sua estadia nas diferentes regiões da ilha e conhecer de tudo um pouco.


Curioso com este destino? Clique para saber mais:

Ilha Grande (Rio de Janeiro): tudo o que você precisa saber para planejar a sua viagem


21. Pantanal – MT

O Pantanal é um dos nossos ecossistemas mais ricos e se estende por cerca de 250 mil km e diversas cidades se desenvolvem ao seu longo. Fauna e flora bem diversificadas são suas principais marcas.

Muitos turistas vão para a região em busca de atividades como trekking, cavalgadas, passeios de barco e os chamados safaris fotográficos, onde o objetivo não é capturar vidas, mas fotos incríveis de animais da região.

Vale saber: Por ser uma região turística, você encontra opções nas diversas cidades que estão na região, principalmente em Bonito.

22. Pirenópolis – GO

Pirenópolis é aquela cidade pacata do interior que lembra muito as cidades históricas de Minas Gerais. O local possui lugares muitos legais para se conhecer para quem gosta do contato com a natureza.

pousadas em pirenópolis cachoeira
Uma das cachoeiras belíssimas de Pirenópolis.

Na região, é possível encontrar parques com diversas cachoeiras e paredões rochosos que são um convite para trilhas, rapel e passeios a cavalo. Além disso, durante a cheia do Rio Corumbá, Pirenópolis é muito procurada pelos amantes do rafting.

Vale saber: Apesar de ser uma cidade pequena, a infraestrutura para receber os turistas em Piri é muito boa e você encontra opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos. Sobre a melhor forma de se chegar lá, recomendamos pegar um vôo até Brasília e seguir de carro em um trajeto que leva menos de 3h.

23. Pedra Azul – ES

O Parque Estadual da Pedra Azul está entre os grandes destinos de ecoturismo no Brasil e ele é composto por duas trilhas principais que passam por lugares maravilhosos da nossa Mata Atlântica.

Na primeira das trilhas, considerada mais fácil, você consegue chegar até a base da Pedra Azul, passando por mirantes com vistas de tirar o fôlego. Já a segunda trilha leva até as piscinas naturais do parque. No entanto, apenas 100 visitantes podem entrar no parque por dia.

Vale saber: O aeroporto mais próximo fica em Vitória a cerca de 2h de distância. E por lá, você encontra opções de pousadas simples, mas confortáveis.

24. Mambaí – GO

Essa pequena cidade, distante 315km de Brasília e quase na fronteira entre Goiás e Bahia tem se tornado um destino promissor do ecoturismo no Brasil.

mambaí destino de ecoturismo goiás
Já ouviu falar de Mambaí? Este é um dos principais destinos de ecoturismo do estado de Goiás.

Mambaí (Goiás) é uma localidade simples e com um ar rústico e sem muitas opções de hospedagem. Porém, a cidade está rodeada por paisagens naturais belíssimas do nosso cerrado, cheia de cachoeiras, cânions e cavernas para você explorar.

Você pode contratar uma agência para te levar para conhecer os pontos mais legais dos roteiros e assim aproveitar melhor. Apesar de sua infraestrutura ainda ser bem simples para receber turistas, o povo é sempre muito acolhedor, fazendo a viagem valer a pena.

25. Serra da Capivara – PI

Por fim, apresentamos aqui o Parque Nacional da Serra da Capivara, um verdadeiro sítio arqueológico a céu aberto e paraíso para os amantes do ecoturismo.

O Parque contém diversos circuitos com diversos níveis de dificuldade, mas é sempre bom percorrer as trilhas com guia especializado.

Os circuitos mais procurados são o da Toca do Boqueirão, Pedra Furada, Toca da Fumaça, onde se encontra diversos vestígios arqueológicos. E é claro que em todos os percursos não faltarão paisagens deslumbrantes.

Vale saber: O Parque fica a 380km de Petrolina e a cidade de São Raimundo Nonato é a porta de entrada do mesmo.


Dicas extras para a sua viagem de ecoturismo pelo Brasil

Depois de conhecer um pouco mais sobre esses polos de ecoturismo no Brasil, aqui vão algumas dicas para sua viagem ser ainda melhor:

ecoturismo no brasil trilhas
Confira quais são os equipamentos adequados para a prática de ecoturismo

Equipamentos e vestimenta adequada

Para praticar ecoturismo, é importante investir em alguns equipamentos e vestimenta adequados, como por exemplo, roupas com filtro UV,  tênis confortáveis para trekking, roupas de mergulho e coletes para atividades aquáticas.

Quando precisamos de produtos específicos, o site onde encontramos tudo que precisamos é o Netshoes. Eles têm uma enorme variedade de produtos de marcas com ótima qualidade. Assim, se for precisar de equipamentos e roupas apropriadas não deixe de passar no site da Netshoes primeiro.

Aluguel de carro

Por fim, a maioria dos destinos de ecoturismo no Brasil não possui aeroportos nas cidades, então é preciso um certo deslocamento até lá. Para evitar depender de ônibus, nossa dica é alugar um carro no RentCars, uma plataforma onde você pode comparar preços de aluguel de veículos nas maiores locadoras do país.

Quando estiver planejando sua viagem, não deixe de reservar já seu carro, pois assim você garante os melhores preços. Clique aqui e reserve seu veículo no RentCars.


Pronto para conhecer os melhores destinos de ecoturismo no Brasil?

E aí, gostou das nossas dicas de polos de ecoturismo no Brasil? Se você ainda tem alguma dúvida ou se quer compartilhar sua experiência em um desses destinos é só deixar um comentário aqui embaixo que responderemos logo.

Agora é hora de começar a planejar uma viagem para um desses lugares incríveis! Boa viagem!


Outros posts que podem te interessar: 

15 ideias de presentes para viajantes que curtem trilha

Destinos baratos no Brasil: 10 cidades incríveis para conhecer gastando pouco

Viagem de final de semana: 10 lugares próximos ao Rio para acampar

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *