Em tempos de quarentena, os jantares temáticos no Instagram do @maladeaventuras já viraram tradição! Viajamos através da culinária para destinos como Itália, México e EUA. E dessa vez, foi a vez de conhecer os sabores dos nossos hermanos através das empanadas argentinas!

Se tem uma coisa que a gente AMA fazer – depois de viajar, é claro! – é comer! Cozinhar receitas diferentes, receber os amigos ou a família em casa, fazer uma decoração temática e viajar sem sair de casa por meio da gastronomia é uma experiência única.

Dessa vez, não pudemos reunir os amigos. Tivemos que improvisar um jantar virtual! Todos cozinharam empanadas e depois fizemos uma vídeo conferência para tomar um vinho “juntos” e bater papo. Foi uma delícia!

empanadas de forno
Empanadas prontas! Agora é só chamar os amigos! | @gaiavani

Que tal preparar um jantar argentino com a sua turma? Já compartilha esse post com todo mundo pra cada um fazer suas empanadas em casa! E se você está curioso para os segredos por trás de uma empanada argentina perfeita, continue lendo para descobrir!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


Aproveite para conferir nosso especial da quarentena:

O que fazer na Quarentena: 10 dicas para viajar sem sair de casa

20 filmes sobre viagem no Netflix [LISTA ATUALIZADA 2020]

Reuniões Online: os 5 melhores aplicativos para fazer video conferências


Empanadas argentinas: origem

Curiosamente, a origem das empanadas não é argentina! Elas vieram da Pérsia e nasceram juntamente com as esfihas. Herança da presença árabe na  Espanha no século XII, elas foram trazidas aos países latinos pela colonização espanhola.

Chile, Uruguai, Bolívia e Paraguai também têm tradição “empanadeira”, mas quem ganhou a fama pelo quitute é a Argentina! E seu sucesso é tamanho no país que cada região tem empanadas distintas e únicas.

Enquanto em Salta elas são assadas no forno com recheio de carne moída com batatas e ovos cozidos, o estado vizinho – Jujuy – tem versões com carne de llama. Já em Tucumán, elas são fritas e levam mais condimentos, como pimenta do reino, páprica, cominho, uvas passas e azeitonas.

Fato é que as empanadas são uma delícia de todas as formas: assadas ou fritas e com o recheio que for. Elas são super práticas de fazer e são o cardápio perfeito para um jantar argentino temático!

Vamos aprender a fazer deliciosas empanadas argentinas? Já coloque seu vinho tinto na geladeira e mãos na massa!

jantar argentino
As empanadas argentinas combinam super bem com um Malbec argentino!

Receita: empanadas argentinas

Nada como aprender a fazer empanadas com uma argentina nata! Minha amiga, Ines La Fosse, compartilhou comigo suas receitas e seus segredos para fazer a empanada perfeita. Gostei tanto das dicas que achei que este conhecimento deveria ser utilidade pública, para que todo mundo pudesse testar em casa. Por isso, compartilho abaixo tim-tim-por-tim-tim com você! Vamos lá?

Massa para empanadas argentinas

Se você quer praticidade na cozinha, é possível comprar massa pronta para pastel de forno e utilizar para as suas empanadas argentinas! A marca que mais gostamos e recomendamos é a Massa Leve.

Caso prefira fazer em casa, aqui vai o passo a passo:

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 de colher de chá de sal
  • 170 g de manteiga sem sal
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de leite

Modo de preparo: Você vai precisar de um multiprocessador de alimentos. Comece misturando a farinha e o sal. Adicione a manteiga e, em seguida, o ovo e o leite. Misture bem até formar uma massa homogênea. Caso você não tenha um multiprocessador, é possível fazer o mesmo processo manualmente.

Agora que a massa já está pronta, é hora de cortá-la em discos. Abra a massa com o auxílio de um rolo (pode ser uma garrafa de vinho caso você não tenha rolo em casa) de modo que fique bem fina e corte em círculos. Use um molde ou um prato pequeno.

Antes de montar suas empanadas, leve a massa ao congelador por cerca de meia hora. Lembre-se de separar cada um dos discos com papel filme para que elas não grudem.

empanadas feitas em casa
O legal de fazer empanadas em casa é que você pode testar vários recheios diferentes!

Recheios para empanadas argentinas

Há quatro recheios super comuns quando o assunto são empanadas argentinas: carne, queijo e presunto, milho e caprese! Mas a grande vantagem de fazer empanadas caseiras é que você pode recheá-las com o que você tiver na geladeira. Ou seja, essa é uma ótima forma de acabar com a sobra do almoço.

De todo modo, aqui vão algumas receitas para você se inspirar!

Empanadas de carne

  • 500g de carne moída
  • 500g de cebola
  • 125g de pimentão vermelho
  • 1 maço de cebolinha picada
  • 100g de azeitonas verdes picadas
  • 3 ovos cozidos
  • 1 colher de chá de cominho moído
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de pimenta
  • 1 gema para pintar
  • 2 colheres de sopa de óleo de girassol

Modo de preparo: doure a cebola no óleo de girassol. Em seguida, adicione a carne e deixe-a cozinhando por 5 minutos. É hora de colocar os temperos: sal, pimenta do reino e cominho. Se você gostar de comida temperada, pode caprichar nos últimos dois ingredientes! Antes de desligar o fogo, adicione as azeitonas e a cebolinha e deixe cozinhar por mais 2 minutinhos. Corte os ovos em cubinhos e misture ao final.

Empanadas de queijo e presunto

  • 150g de presunto fatiado
  • 150g de queijo muçarela em cubos
  •  1 colher de sopa de queijo Filadelfia ou catupiry
  •  1 gema para pintar

Modo de preparo: esta empanada não requer preparo anterior. Pode passar direto para a montagem!

Empanadas de milho

  • 50g manteiga
  • 1 cebola
  • 1/2 pimentão vermelho
  • 2 colher de sopa de farinha de trigo
  • 170 gr de milho
  •  200 ml de leite
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de pimenta

Modo de preparo: 

Empanadas caprese

  • 150g de queijo muçarela em cubos
  • 2 tomates cortados em cubos
  • folhas de manjericão a gosto
  • sal a gosto
  • pimenta do reino a gosto

Modo de preparo: esta empanada não requer preparo anterior. Pode passar direto para a montagem!

Como fazer empanadas argentinas

Agora que você já tem a massa e os recheios prontos, vamos à montagem? Tem alguns macetes importantes, mas não é tão difícil assim.

passo a passo empanadas argentinas
Coloque uma colher de recheio bem no centro do disco.
empanadas argentinas caseiras
É importante rechear e fechar as empanadas de forma ágil, para que a massa não esquente com o calor da mão.
  1. Em primeiro lugar, é importante que a massa esteja bem gelada. Portanto, recomendo que coloque-a no congelador por 30 minutos antes de montar as empanadas.
  2. Na hora de rechear, pegue um disco de massa e coloque uma colher do recheio no centro da empanada. Molhe o dedo em água gelada e passe nas bordas internas do disco. Em seguida, segure as bordas e aperte-as com os dedos para fechar bem. Pode ser que você se atrapalhe nas primeiras vezes, mas fique tranquilo porque isso é super normal!
  3. Ainda sobre o processo de rechear e fechar: é importante que ele seja rápido, para manter a temperatura fria da massa. Caso ela esquente muito, ela corre o risco de quebrar, porque ela vai ficando bem molinha.
  4. Fechamento para recheio de carne: dobre uma pontinha da massa para dentro e continue dobrando toda a borda para dentro, de forma a criar uma renda.
  5. Fechamento para recheio de queijo e presunto, caprese ou milho: junte as duas pontas da empanada na frente e aperte bem. Ela vai ficar em pé, o que garante que o recheio não escorra pelo tabuleiro.
  6. Hora de finalizar antes de levá-las ao forno! Coloque as empanadas num tabuleiro untado com um pouquinho de óleo. Pincele-as com gema de ovo. Se quiser um dourado extra, polvilhe um pouquinho de açúcar por cima.
  7. O forno deve estar muito quente (200 graus). Asse por 10 minutos ou até ficarem bem douradas.

Vale saber: é super possível fazer grande quantidade e congelá-las para poder comer outro dia. Lembre-se de separá-las com um papel filme para que elas não grudem umas nas outras. Outra dica é deixar para passar a gema somente na hora de levar ao forno.


Ideias de decoração para seu jantar argentino

A decoração de um jantar argentino não tem elementos tão marcantes. Uma boa ideia é utilizar as cores da bandeira (branco, azul e amarelo) para fazer uma composição. Também é possível imprimir algumas bandeirinhas para usar na mesa e nas suas empanadas como decor.

Outra opção é criar um clima mais sofisticado e inserir elementos relacionados ao tango. Um belo vestido vermelho com um coque baixo é super clássico. O marido pode acompanhar com um terno bem alinhado e vocês dois podem testar uns passos de tango! Pode ter certeza que é diversão garantida!

decoração jantar argentino
Bandeirinhas argentinas enfeitaram a mesa do jantar temático da @nandahudson.

Imagina viajar para a Argentina e ter todas essas experiências lá? Para dar um gostinho, confira este post:

O que fazer na Argentina: TOP 10 destinos para conhecer


Pronto para seu jantar argentino?

Agora que você já sabe todos os detalhes para fazer empanadas argentinas em casa, temos certeza que seu jantar temático será um sucesso! E se ficar qualquer dúvida, é só deixar um comentário abaixo =)


Que tal viajar para outros destinos através da culinária? Confira também:

Jantar italiano: receitas, ideias e dicas para seu jantar temático!

Jantar mexicano: guacamole, salsa, sour cream e mais!

Jantar Árabe: receitas e dicas para preparar o seu jantar temático em casa

Jantar Americano: como fazer Hambúrguer Caseiro e Batata Frita na Airfryer

Café da manhã francês: 5 receitas francesas para um delicioso petit dejeuner

Comida Tailandesa: dicas para preparar um jantar tailandês em casa

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *