Quando pensamos em Rio de Janeiro, imediatamente surge em nossa mente as seguintes palavras: praia, sol, mar e calor, muito calor. Mas a verdade é que o Rio de Janeiro e seus arredores vão muito além disso e nesse post vamos mostrar os melhores destinos para curtir o frio no Rio de Janeiro e arredores.

Fizemos uma seleção incrível de cidades que são ótimos destinos de inverno no Rio de Janeiro e nos outros dois estados vizinhos: São Paulo e Minas Gerais. O interessante é que, se você estiver viajando pelo Rio e quiser aproveitar para conhecer outros lugares, em especial os mais românticos, é super fácil chegar a qualquer um desses destinos de carro.

Então agora vamos começar a conhecer quais são os melhores destinos de inverno no Rio de Janeiro e arredores, afinal de contas, o frio é uma ótima oportunidade para viajar, principalmente à dois. Se quiser saber mais, é só continuar lendo!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


Frio no Rio de Janeiro: os melhores destinos

O Rio de Janeiro é muito mais do que só Copacabana, Ipanema, Leblon e Arpoador. Apesar da gente saber que o grande forte da capital fluminense é o turismo no verão, o Estado do Rio de Janeiro está repleto de regiões incríveis para aproveitar nas épocas mais frias.

Inclusive é possível curtir o frio no Rio de Janeiro em cidades muito aconchegantes, até com um ar romântico que só a serra e o interior do Estado podem te dar. Vem com a gente descobrir quais os melhores destinos de frio no Rio de Janeiro que separamos para você!


1. Petrópolis

Petrópolis, a famosa cidade de Pedro II, ganhou esse nome por ter conquistado o coração da Família Real Portuguesa, que buscava um refúgio do calor do Rio nos meses mais quentes do ano, durante o império.

E até hoje a cidade é um destino de inverno certo no Rio de Janeiro para pessoas que buscam aquele friozinho gostoso, especialmente casais. Petrópolis é uma cidade muito charmosa e que impressiona por conservar tão bem toda a arquitetura colonial dos casarões dos tempos de império.

frio no rio de janeiro
Petrópolis é super charmosa e pertinho do Rio de Janeiro, perfeito para curtir o frio!

A apenas 66km de distância do Rio, é muito fácil chegar em Petrópolis, seja de ônibus ou de carro. A cidade é repleta de passeios imperdíveis, como o Museu Imperial, Palácio de Cristal, a Casa de Santos Dummont, entre outros.

Para os aventureiros, Petrópolis conta com trilhas e outros passeios ligados ao ecoturismo que você não pode perder. E para os casais, são muitas atrações para conhecer ao lado do seu par. Não deixe de conferir nossa sugestão de roteiro romântico em Petrópolis.

Petrópolis também conta com ótimas opções de hospedagem e a gente recomenda para vocês a Casa Rosa Hotel e Boutique, que fica próximo a Catedral de São Pedro, no centro histórico da cidade. Com acomodações super modernas e confortáveis, o hotel é uma ótima opção para quem quer curtir o frio no Rio de Janeiro e ter um atendimento excelente.

frio no rio de janeiro casa rosa hotel boutique
O lindo quarto do Casa Rosa Hotel Boutique! (Foto: divulgação Booking)

Leia também: Onde ficar em Petrópolis: melhores bairros e pousadas na Cidade Imperial


2. Itaipava

Outro destino de frio perfeito no Rio de Janeiro e bem próximo de Petrópolis, é Itaipava. A cerca de 100km do Rio e com cenários que parecem ter saído de um livro de contos de fadas, o lugar é o polo gastronômico mais importante da região serrana, então não deixe de conhecer os restaurantes da cidade.

Além disso, também é possível fazer trilhas, como a Pedra de Itaipava e passear no centro comercial de Itaipava, para ver lojinhas de artesanato e roupas.

frio-rio-de-janeiro
Que tal aproveitar os meses de inverno para fazer trilhas?

Para se hospedar em Itaipava a gente recomenda, principalmente, a Pousada Les Roches, que fica a cerca de 15 minutos de Itaipava, no Vale do Cuiabá. Além de ser bem sofisticada e ao mesmo tempo com contato com a natureza, ela é perfeita para casais que buscam muita tranquilidade e um clima romântico.

Outra opção bem legal que nós também já nos hospedamos e recomendamos é a Pousada Locanda Della Mimosa com sua decoração clássica que parece que estamos em algum lugar da Toscana, na Itália.

frio no rio de janeiro locanda della mimosa
A Pousada Locanda della Mimosa é um verdadeiro encanto! Impossível não se apaixonar! (Foto: divulgação Booking)

#Dica: A melhor forma de fazer as viagens sugeridas nesse post é de carro! Afinal, quem não ama pegar a estrada para fazer a viagem com calma e ir parando onde quiser? É muito mais fácil para se locomover a também para fazer os passeios dentro de cada cidade. A nossa dica é alugar o carro pelo site Rent Cars, que reúne as melhores locadoras e te passa o melhor preço!
Clique aqui e já faça a sua reserva!


3. Teresópolis

Se Petrópolis é a cidade de Pedro II, Teresópolis é a cidade de Dona Teresa Cristina, esposa do Imperador D. Pedro II. E chegando lá é possível entender por que a imperatriz se encantou pela região.

Com seu ritmo bem sossegado, a cidade é um ótimo destino de frio no Rio de Janeiro, especialmente porque no inverno as temperaturas ficam em torno de 10 graus. Para visitar, tem o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que se estende até lá, o famoso Dedo de Deus e a conhecida cervejaria Therezópolis.

Para se hospedar, uma boa dica é o Hotel Willisau, que fica bem perto da Feirinha de Artesanato do Alto e parece aqueles chalés dos alpes suíços. O hotel é muito confortável e você pode desfrutar de diversos espaços comuns como piscina e salão de jogos. Sem contar que alguns quartos ainda possuem hidromassagem.

frio no rio de janeiro dedo de deus
O Dedo de Deus, em Teresópolis. O mais famoso ponto turístico da região.

4. Penedo

Penedo, sem dúvidas, está entre os melhores destinos de inverno no Rio de Janeiro. O título recebido de ‘‘Pequena Finlândia’’ é por conta das construções e arquitetura da cidade e também do frio, já que no inverno, Penedo nos faz sentir como se estivéssemos na Europa.

Penedo é muito conhecido por conta do turismo gastronômico (não deixe de experimentar os chocolates de lá) e pelo ecoturismo (aos pés da Serra da Mantiqueira, temos muitas opções de trilhas e cachoeiras para conhecer).

Como recomendação de hospedagem, sugerimos o Hotel Britannia, que fica a apenas 500 metros do centro de Penedo e de tudo o que você vai querer visitar por lá. O Hotel possui acomodações confortáveis, aconchegantes e para toda a família. Além de servir café da manhã diariamente e ser super bem avaliado no Booking.

frio no rio de janeiro penedo
Olha que gracinha o centro de Penedo. Não é a toa que é chamado de “Pequena Finlândia” (Créditos da foto: Deixa Eu Viajar)

Leia também: 10 hotéis no estado do Rio para quem ama natureza


5. Visconde de Mauá

Um pouco mais para cima de Penedo encontramos a charmosa Visconde de Mauá, que é perfeita para quem gosta de aventuras, pois a região possui muitas trilhas e cachoeiras.

Existem várias vilas na região e duas bem conhecidas são a de Maromba e Maringá. Todas elas são bem pequenas e próximas umas das outras. Maringá é bem na divisa entre MG e RJ e lá encontramos muitas opções restaurantes e bares.

destino de frio no rio de janeiro
Visconde de Mauá tem belíssimas cachoeiras

Já em Maromba encontramos a maioria das cachoeiras como a Cachoeira do Escorrega, o Poção e a Cachoeira de Santa Clara. Não deixe de conferir depois as dicas que já demos por aqui de onde ficar em Visconde de Mauá e um roteiro de final de semana incrível por lá.

A região possui diversas opções de hotéis para todos os gostos e preços. Mas uma ótima sugestão é Pousada Moriá, que é bem conhecida e possui ótimas acomodações, além de um custo benefício legal.


6. Serrinha do Alambari

Se você gosta de destinos mais rústicos, a Serrinha do Alambari, situada entre Penedo e Visconde de Mauá, é uma ótima opção de destino de frio no Rio de Janeiro.

serrinha do alambari
Cachoeiras com águas cristalinas na Serrinha do Alambari!

Transformada em Área de Preservação Ambiental desde os anos 90, a localidade impressiona pela conservação da natureza e pelo sossego. As atrações de Serrinha do Alambari ficam por conta das paisagens naturais e as cachoeiras como a Poço do Céu e Poço do Dinossauro.

Para os viajantes aventureiros, existe o Camping Clube do Brasil na região que fica bem perto das cachoeiras e é muito bem estruturado. Mas se você prefere mais comodidade, nossa recomendação é a Pousada das Araucárias, que já nos hospedamos e podemos dizer que o preço é bem em conta mesmo. Além dos chalés serem super confortáveis e o café da manhã bem completo.


7. São Pedro da Serra

Sendo um dos distritos do município de Friburgo, São Pedro da Serra é o tipo de lugar perfeito para se curtir o frio e esquecer da vida. Rodeado das maravilhas naturais da Mata Atlântica, São Pedro da Serra é muito procurado por viajantes em busca do ecoturismo e também por casais que buscam um local romântico e longe do tumulto da cidade grande.

Frio no Rio de Janeiro: 14 destinos de inverno próximos ao RJ
Igreja de São Pedro da Serra (Créditos da foto: Visite São Pedro da Serra)

E pensando justamente nesse clima romântico a Pousada Bocaina é perfeita para os casais. Ela fica em meio a muita mata verde e possui um ar zen que relaxa a todos que se hospedam por lá.


8. Lumiar

Se você aprecia o contato com a natureza intocada, Lumiar vai estar entre os melhores destinos de frio para você visitar. Também distrito de Nova Friburgo, Lumiar fica bem próximo a São Pedro da Serra.

O clima tranquilo é perfeito para casais, mas também temos uma boa dose de emoção e aventura com as trilhas, cachoeiras e corredeiras da região que são um convite para os amantes do rafting. Os locais mais famosos são a Cascata São José, Poço Feio, Poço Belo, Paraíso Vertical, entre outros.

Se você for se hospedar em Lumiar, nossa sugestão é a Pousada Encontro dos Rios, que fica à beira do Rio Macaé. São chalés muito fofos e rústicos que garantem um clima alegre e agradável ao local. Perfeito para aproveitar o inverno!


9. Conservatória

Conhecida como cidade das serestas, Conservatória é de um charme perfeito para se curtir o frio no Rio de Janeiro. A cidade em si é bem pequena, sendo constituída de apenas algumas poucas ruas.

O charme fica por conta das rodas de serestas à noite que podem acontecer na praça ou pelas ruas. Os seresteiros cantam grandes sucessos românticos e os turistas acompanham a apresentação.

Nossa dica de hospedagem em Conservatória é o Hotel Fazenda Vilarejo, que é um hotel que tem tudo e mais um pouco. É perfeito para casais que buscam uma atmosfera bem romântica e também para famílias, pois a infraestrutura do lugar é bem completa, contando com piscinas, quadras poliesportivas, fazenda e tudo mais.

frio no rio de janeiro hotel fazenda
A entrada e os arredores do Hotel Fazenda Vilarejo. Olha que lindo! (Foto: divulgação Booking)

Além de ser pensão completa, o Hotel Fazenda Vilarejo possui sistema all inclusive e aos finais de semana após o jantar ainda ocorrem festas temáticas o ano todo. Além disso, a fazenda do hotel fornece vários produtos que serão consumidos pelos hóspedes e não deixe de experimentar a cachaça artesanal feita no próprio hotel.


Destinos de frio em Minas Gerais

Minas Gerais é um Estado maravilhoso e o povo mineiro é sempre muito receptivo com seus turistas. A culinária então, essa nem se fala! É uma das melhores desse Brasil.

Agora, existem alguns destinos em Minas Gerais que ficam bem próximos do Rio de Janeiro, sendo possível alugar um carro e chegar a esses lugares para aproveitar um final de semana inesquecível, seja sozinho, com amigos, família, ou à dois. Vamos então conhecer esses destinos de frio nos arredores do Rio de Janeiro, mas já em terras mineiras. Vamos lá?


10. Ibitipoca

A cerca de 270km do Rio de Janeiro encontramos Ibitipoca, paraíso para os amantes do ecoturismo e para aqueles que querem dar um tempo na correria do dia a dia. Sua principal atração é o Parque Nacional do Ibitipoca com suas trilhas, cachoeiras e grutas, que são ótimas para serem percorridas em grupos.

frio no rio de janeiro
Ibitipoca é o lugar perfeito para fazer trilhas!

Para entrar no parque, é cobrado uma entrada de R$20,00 por pessoa e lá você pode escolher entre três lindos circuitos: a Janela do Céu, o circuito mais longo e mais famoso do parque, o Circuito das Águas e o Pico do Pião. E fique tranquilo, pois as trilhas são bem fáceis de seguir.

Quando estive em Ibitipoca me hospedei no Chalé Nativo e foi ótimo! A apenas 5 minutos da Vila de Conceição do Ibitipoca, ele possui um excelente atendimento e acomodações muito confortáveis. E o melhor de tudo é aquele café da manhã típico de Minas, que deixa qualquer um com água na boca.


11. Tiradentes

Nada melhor do que aproveitar o frio nas cidades históricas de Minas. Todas aquelas casas, prédios e Igrejas do Período Colonial fazem o passado e o presente conviverem harmonicamente. Temos certeza de que se você separar um final de semana para conhecer Tiradentes, você irá se apaixonar.

No inverno, com as temperaturas mais baixas, Tiradentes se transforma em um dos melhores destinos de frio nos arredores do Rio de Janeiro. Ainda mais porque em junho ocorre na cidade um festival de vinho e jazz e em agosto, um festival de cultura e gastronomia. Muito bom, não é mesmo?

tiradentes
Tiradentes e suas ruelas charmosas!

Da vez que estive em Tiradentes, me hospedei na Pousada Neuza Barbosa e lá você é super bem recebido pela própria família da Neuza. Parece que estamos indo visitar amigos! A pousada é simples, porém muito confortável e sem contar na ótima relação custo x benefício.

Tiradentes respira história e a prova disso é percorrer o centro, com suas ruas de paralelepípedos conhecendo as construções centenárias como a Igreja Matriz de Santo Antônio, Igreja de Nossa Senhora das Mercês e se você gosta de passeios em meio a natureza, algumas empresas da região são especializadas em roteiros de aventura, como a HLera OffRoad.


12. Monte Verde

Para quem ainda não conhece, Monte Verde é um distrito do município de Camanducaia e ao longo dos anos vem se consolidando como um dos melhores destinos de frio do Brasil.

Suas construções lembram muito as casas típicas da Alemanha e Suíça e as baixas temperaturas o ano todo fazem a gente até esquecer que estamos no Brasil. E sobre como chegar em Monte Verde, saiba que é bem tranquilo se você alugar um carro, pois a estrada é muito boa e sinalizada.

O Festival de Inverno em Julho deixa a cidade ainda mais badalada, além disso, ao longo de todo o ano você pode aproveitar o charme das lojas do centro e as trilhas da Serra da Mantiqueira. E não vá embora sem visitar a cervejaria Fritz e a Fábrica de Chocolates Gressoney.

E para uma experiência única em Monte Verde eu recomendo o Roots Resort, que é um verdadeiro espetáculo! Todos os quartos são bem luxuosos, contam com banheira de hidromassagem e a estrutura do resort é muito completa com spa, piscinas, sauna, entre outros.

frio no rio de janeiro roots resort
O Roots Resort é encantador! Olha que paraíso! (Foto: divulgação Booking)

Destinos de frio em São Paulo

Em São Paulo também encontramos cidades serranas que são perfeitas para aproveitar o frio e que ficam a poucas horas de carro do Rio de Janeiro. O clima romântico dessas cidades também é um convite para os casais apaixonados que buscam por momentos de sossego longe das grandes cidades. Vamos descobrir que cidades são essas para se curtir o frio?


13. Campos do Jordão

Para os amantes do frio, Campos do Jordão sempre se consagrou como um dos melhores destinos de frio do Brasil. Conhecido como a Suíça Brasileira, quando chegamos em Campos do Jordão parece que estamos desembarcando na Europa.

Destino sofisticado e muito romântico, Campos do Jordão é perfeito para se aproveitar em casal. São muitos restaurantes, bares, cafés e boates bem chiques pela cidade e todos com um atendimento excelente.

frio no rio de janeiro campos do jordão
Campos do Jordão é um destino lindo e que super combina com um friozinho! Além de ficar a poucas horas do Rio de Janeiro!

A cidade oferece também trilhas, sendo a mais famosa a Pedra do Baú. Tem também o passeio de teleférico até o Morro do Elefante, o Mirante e a casa do Governador de São Paulo, que é aberta à visitação guiada.

A hospedagem em Campos do Jordão não costuma ser muito barata. Para uma experiência única, a nossa dica é o Nacional Inn Campos do Jordão. Sua arquitetura tradicional suíça deixa o hotel ainda mais charmoso. Os quartos são todos muito confortáveis e você ainda tem um belíssimo café da manhã servido no restaurante.


14. Santo Antônio do Pinhal

E por último, mas não menos importante, Santo Antônio do Pinhal entra na nossa lista de destinos de frio nos arredores do Rio de Janeiro. O lugar conquista os corações de muita gente pelo seu charme e sossego, que só as cidades pequenas sabem oferecer.

frio no rio de janeiro santo antonio do pinhal
Santo Antônio do Pinhal é cheio de natureza. Perfeito para passar uns dias curtindo e descansando. (Créditos da foto: Viagem e Turismo)

Toda a arquitetura da cidade também se inspira nas cidades europeias. Não deixe de conhecer o centro da cidade e o Jardins dos Pinhais Ecoparque, o primeiro parque de jardins temáticos do Brasil. E do Mirante Nossa Senhora Auxiliadora você tem uma visão privilegiada da região. Além é claro, das diversas trilhas e cachoeiras do local.

Para se hospedar na região, recomendamos a Reserva Nativida, com chalés super modernos e aconchegantes, perfeitos para curtir um final de semana à dois.


Pronto para encarar o frio no Rio de Janeiro em um destino incrível?

E aí, o que vocês acharam dessas sugestões de destinos incríveis para aproveitar o frio no Rio de Janeiro e arredores? São tantas opções legais que vai ser até difícil escolher para qual destino ir primeiro. Se você gostou, tem dúvidas ou quer compartilhar sua experiência em um desses destinos, escreve para a gente por aqui nos comentários! Vamos adorar ouvir as suas histórias!

frio no rio de janeiro onde ir
Não deixe de conhecer Tiradentes!

Você também pode gostar de ler:

20 hotéis românticos no Rio de Janeiro

10 cachoeiras em Petrópolis que merecem uma visita

O que fazer em Petrópolis: 30 passeios imperdíveis

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *