O sul do Brasil está repleto de locais paradisíacos e Garopaba (SC) é um desses lugares que definitivamente não pode ficar de fora do seu roteiro! Se você está planejando sua viagem para lá, vem com a gente conferir todas as melhores dicas para você ter uma experiência incrível por lá.


Por que visitar Garopaba (SC)?

O melhor de Garopaba é, obviamente, seu belíssimo litoral. Arrisco dizer que o local é um dos mais lindos do estado de Santa Catarina. Esse é um destino de praia perfeito para relaxar e renovar energias.

Seja para uma viagem para casal, em família ou entre amigos, Garopaba oferece atrativos para todos os gostos e idades. E o que faz Garopaba (SC) ser ainda mais completa é a parte do centro histórico, que também é apaixonante. Ou seja, é possível fazer outros programas além de praia e sol.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


Confira também:

Melhores praias de Santa Catarina: 10 praias incríveis para conhecer no litoral catarinense


Fiz uma viagem de 10 dias pelo litoral de Santa Catarina e fiquei apaixonada pelas praias e pela natureza exuberante da região. Garopaba foi um dos destinos que mais me encantou durante minha roadtrip e para você ter um gostinho do lugar, confira o vídeo no canal de YouTube do Mala de Aventuras:

Como chegar em Garopaba (SC)?

Para quem sai de São Paulo ou do Rio de Janeiro, a opção mais rápida para chegar até Garopaba (SC) é pegar um avião até Florianópolis e depois seguir de ônibus ou de carro em um trajeto de 100 km até a cidade.

Quem gosta de pegar a estrada, pode ir de São Paulo até Garopaba de ônibus ou carro, em uma viagem que demora de 10 a 15 horas. Já para quem sai do Rio de Janeiro, o trajeto demora de 14 a 20 horas.

Por isso, minha dica para quem mora mais distante da cidade é reservar alguns dias de férias ou mesmo um feriado prolongado para esta viagem. Como você vai ver ao longo desse post, a cidade oferece diversos atrativos e ficar poucos dias seria um verdadeiro desperdício.


De Floripa à Garopaba de carro:

O acesso a partir de Florianópolis, que fica no norte do Estado, é pela BR 101. São 75km e a viagem leva, em média, 1h20.

De Floripa à Garopaba de ônibus:

Viajar de ônibus é bom, pois enquanto viaja você pode descansar e reservar as energias para as praias de Garopaba. Além de ser uma ótima opção de transporte para aqueles que querem economizar um pouco mais.

Há ônibus saindo de Florianópolis direto para Garopaba. Quem opera o trecho são as viações Paulo Tur e a Santo Anjo. São vários horários diários a preço médio de R$ 20 a R$ 30 por trecho.

garopaba santa catarina
Barquinhos ancorados na Praia de Garopaba

#DicaDaGaia: para conhecer as maravilhosas praias do litoral catarinense o ideal é alugar um carro. Digo isso por experiência própria. Ter flexibilidade para fazer a viagem do meu jeito foi realmente muito bom!

Costumo usar o RentCars para pesquisar as melhores opções de locadoras disponíveis no destino. A grande vantagem desse site é justamente fazer um comparativo entre os planos oferecidos pela Movida, Unidas, Hertz, entre outras.  Clique aqui para fazer sua cotação.


Qual a melhor época para visitar Garopaba (SC)?

A melhor época para visitar Garopaba (SC) depende muito do estilo de viagem que você decide fazer.

Se você quer aproveitar as praias, deve ir nos meses de alto verão. Sendo assim, deve planejar a sua viagem para a temporada que começa em dezembro e termina no carnaval.

Os meses de abril e de maio também proporcionam um clima com temperaturas amenas. Ainda é possível conhecer as praias, mas sem aquele agito e badalação da alta temporada.

De junho a novembro começa a baixa temporada da região. A época é marcada com alguns dias bem frios e praias desertas. Nos meses de julho e agosto a temperatura fica em média em 16 graus.

Entretanto, quem deseja observar as famosas baleias, deve escolher exatamente esses meses para visitar o local. E mesmo em dias menos quentes, Garopaba (SC) oferece opções do que fazer, já que há turismo na região o ano inteiro.

praia do silveira garopaba
A melhor época para curtir as praias para surf em Santa Catarina é no inverno, onde ocorrem as maiores ondas no litoral.

Onde ficar em Garopaba (SC)?

Garopaba apresenta opções para todos os bolsos! E para te ajudar a escolher onde se hospedar durante sua viagem, aqui vão algumas dicas:

  • A Praia de Garopaba (centro da cidade), pode ser uma ótima escolha para quem prefere fácil acesso a lojinhas, bares e restaurantes.
  • A Praia da Ferrugem também possui boa infraestrutura. Muitas pessoas optam por ela por ser considerada uma das mais bonitas da região e com opções ótimas de pousadas.
  • Para quem prefere um lugar mais tranquilo, sugiro escolher a Praia do Silveira, que conta com um visual incrível e belas casas de frente para o mar. Se você curtir o surfe, essa também é uma boa pedida para você.
  • Ah! Não posso deixar de citar a Praia do Rosa como opção. Mesmo não ficando em Garopaba, esta praia é altamente procurada pelos turistas e fica coladinha com o município em questão. O local é considerado excelente para hospedagem por contar com bares, restaurantes e baladas.

Leia também: 10 pousadas charmosas na Praia do Rosa


praia do rosa santa catarina
A Praia do Rosa é bem good vibes! Tem ótimos bares e restaurantes e ainda conta com boas ondas para o surf.

Aqui vão algumas sugestões de hotéis e pousadas em cada uma das praias citadas aqui em cima:

Pousadas em Garopaba (SC): Praia da Ferrugem

Na Praia da Ferrugem existem boas opções de estadia para todos os bolsos! Aqui vão minhas sugestões: a Pousada Hinano e a Pousada Engenho da Lagoa.

A Pousada Hinano tem uma ótima infraestrutura para viagens em família e amigos. Com quartos amplos e confortáveis, tem uma ótima localização e custo benefício. Nota do Booking: 8,6.

Já a Pousada Engenho da Lagoa é para quem preza pelo conforto. Decoração rústica, serviço de praia e a calmaria da lagoa são apenas alguns dos pontos mais bem avaliados pelo hóspedes. Nota do Booking: 9,2.

Pousadas em Garopaba (SC): Praia do Silveira

A Praia do Silveira possui acomodações charmosas e repletas de comodidades. Minhas recomendações são: a Pousada Bangalore Suites e a Pousada Moradas da Silveira. Os dois estabelecimentos são maravilhosos, então seja lá qual for o escolhido, você não irá se arrepender!

A Bangalore Suites é uma pousada e tanto. Localizada bem de frente para a praia e rodeada de natureza, seus quartos são lindos, super bem decorados, com um ar rústico e uma energia que não vai te dar vontade de ir embora. Nota do Booking: 9,7.

A Pousada Moradas da Silveira é outra que não deixa a desejar em nada. Com excelente infraestrutura e quartos com varanda, ela fica bem de frente para a praia. Além do visual, outro ponto alto da pousada é seu café da manhã! Nota do Booking: 9,1.

garopaba sc pousada moradas da silveira
O quarto fofo e charmoso da Pousada Moradas da Silveira. (Foto: divulgação Booking)

Pousadas em Garopaba (SC): Praia do Rosa

As pousadas da Praia do Rosa são ideais para quem curte luxo, preza pelo conforto máximo e comodidades extras. Minhas recomendações são: a Pousada Natribus Rosa e a Solar Mirador Exclusive Resort & SPA.

A Pousada Natribus Rosa possui quartos com banheira, um café da manhã maravilhoso, piscina, sauna e um belíssimo espaço aberto coletivo com hidro para relaxar. Nota do Booking: 8,4. 

Já a Solar Mirador Exclusive é cheia de elegância e sofisticação. Os quartos são bem grandes e equipados, alguns tem até uma salinha com televisão. O lugar tem um lindo terraço com uma vista maravilhosa, piscina e banheira de hidro. Isso sem falar do SPA e da academia que também são incríveis. Nota do Booking: 9,7.

Pousadas em Garopaba (SC): Centro

Não há tantas opções legais no Centro, mas ainda assim é possível encontrar boas pousadas. Minhas sugestões são: a Pousada Colina Verde e a Residencial Ferraz, que é ideal para quem prefere ficar em apartamentos.

garopaba sc pousada colina verde
Um dos belíssimos quartos da Pousada Colina Verde. (Foto: divulgação Booking)

A Pousada Colina Verde disponibiliza várias casinhas de madeira, com quartos amplos e lindos! O local é mais afastado do centro, mas é super aconchegante em meio à natureza. Nota do Booking: 9,0.

Já a Residencial Ferraz, como o próprio nome diz, é um condomínio residencial que te dá a opção de alugar apartamentos e casas maravilhosos para a sua estadia. Principalmente se for uma viagem em grupo, essa opção de hospedagem pode ser a melhor. Nota do Booking: 9,8.

Camping em Garopaba (SC)

Para quem deseja economizar ou simplesmente busca uma experiência diferente, nada como apostar em campings. Em Garopaba, está localizado um dos campings mais famosos e recomendados do Brasil: o Lagoamar.

A infraestrutura do camping é excelente – com tomadas, mercadinho e áreas de lazer. Em relação ao preço, ele varia de acordo com o mês e com o tipo de barraca, sendo possível até mesmo optar por um motorhome.

Outra opção bastante famosa e recomendada na região, é o Camping Garopaba, há cerca de 200 metros da praia e com opções de barracas, chalés, cabanas e suítes.

O camping possui energia elétrica e até mesmo água quente, locais coletivos como churrasqueira, cozinha e sala de TV também fazem parte do local.


Dica: é super legal acampar com crianças. Elas costumam adorar a experiência!


O que fazer em Garopaba (SC)?

Agora que você já sabe como chegar, a melhor época para ir e onde ficar em Garopaba (SC),  vamos descobrir o que tem de melhor para fazer na cidade? Dessa forma, você já pode começar a montar o seu roteiro de viagem.

1. Praia do Silveira (foto de capa!)

A Praia do Silveira é considerada uma das melhores do Brasil quando o assunto é o surf. Por isso, se você pratica o esporte ou é fã da modalidade, conhecer o local é imprescindível.

A paisagem e a cor do mar também entram como destaque! Dá só uma olhada nessa foto para entender como é linda a paisagem desta praia ainda pouco explorada.

praia do silveira sc
Cuidado ao entrar na água na Praia do Silveira. A correnteza é bem forte!

2. Praia da Ferrugem

Considerada uma das mais bonitas de Garopaba, a Praia da Ferrugem definitivamente não pode ficar de fora do seu roteiro pela região!

A areia da praia é fininha e o mar bem limpo, ideal para aquele dia relaxando com muito sol e diversão em família. O local é também uma praia de surf, por isso muitas pessoas buscam o local para praticar o esporte.

Durante a noite, o centrinho da Praia da Ferrugem é badalado, principalmente na alta temporada. Portanto, é o local perfeito para quem deseja uma noite mais agitada.

praia da ferrugem garopaba
A Praia da Ferrugem é uma das mais badaladas de Garopaba

3. Travessia Praia do Ouvidor x Rosa Norte

Durante minha visita à Garopaba (SC), um dos passeios que eu mais curti foi a travessia entre a Praia do Ouvidor e a Praia do Rosa Norte, passando pela inconfundível Praia Vermelha. Há piscinas naturais pelo caminho e mirantes realmente muito bonitos.

A trilha tem cerca de 4km e leva 3-4 horas para ser feita com tranquilidade e tempo de sobra para tirar muitas fotos, dar um mergulho no mar e relaxar na areia.

Dica: a trilha é bem sinalizada e não necessita de guia.

Dica 2: lembre-se de se preparar (água, chapéu e protetor solar) para iniciar a trilha, pois a maior parte do caminho é descoberta, sem muita vegetação. Além disso, não há vendedores ambulantes no caminho.

Travessia Praia do Ouvidor x Rosa Norte
Travessia Praia do Ouvidor x Rosa Norte

 4. Praia do Rosa

Como mencionei acima, a Praia do Rosa não fica em Garopaba, mas no município vizinho, Imbituba. Devido à proximidade, é totalmente possível colocá-la em seu roteiro, afinal, estamos falando de uma das praias mais famosas do litoral catarinense.

O grande destaque desta praia são as águas cristalinas e a natureza vista de forma exuberante pelo local. As opções de barzinhos e restaurantes a beira mar são excelentes e um convite para passar o dia todo por lá.

piscinas naturais rosa sul
As piscinas naturais da Rosa Sul são imperdíveis!

5. Centro histórico de Garopaba

Outro local que vale uma visitinha rápida em Garopaba é seu Centro Histórico. Além dos restaurantes e lojinhas, é possível conhecer um pouco da história da cidade, que teve uma forte ligação com a pesca de baleias.

Quem gosta de arquitetura vai se encantar com as construções em estilo açoriano, comum no litoral catarinense. A história da igreja também é bem interessante, já que foi construída sobre uma pedra que servia de armação baleeira.

centro histórico de Garopaba
Centro histórico de Garopaba

6. Dunas do Siriú

Localizadas a cerca de 10 km do centro de Garopaba, as Dunas do Siriú são realmente encantadoras e são um ótimo passeio para o fim da tarde. Para os mais radicais, é o local perfeito para praticar o chamado sandboard – esporte parecido com o surf, mas feito em areia.

Seja para descer as dunas “surfando”, caminhar pela areia ou curtir a Praia do Siriú, esse passeio vale muito a pena.

dunas do siriu garopaba sc
As Dunas do Siriú ficam ainda mais lindas no fim da tarde, Garopaba

7. Passeio de barco

Nada como fazer um passeio de barco durante as férias, não é mesmo? A Ilha do Coral e o Ilhote de Siriú são os locais mais procurados para fazer este passeio em Garopaba. Isso sem falar na observação de baleias, que falo melhor abaixo.

8. Observação de baleias

Por fim, a observação de baleias não poderia faltar nessa lista de passeios imperdíveis em Garopaba. A cidade faz parte da rota da Baleia Franca e é um dos únicos lugares do Brasil e do mundo onde é possível observar tanto as baleias como seus filhotes de perto.

Porém, como mencionado anteriormente, quem deseja ter essa experiência deve visitar Garopaba (SC) entre julho e novembro, meses de migração das baleias da Antártida para reprodução no litoral brasileiro.

Eu fiz essa viagem durante o verão, então não tivesse essa oportunidade, mas sou doida para voltar e ver de perto esses mamíferos enormes!

garopaba sc baleia
O inverno é a temporada das baleias francas! Imagina ver esses mamíferos gigantes de perto?

Pronto para conhecer Garopaba (SC)?

Acho que deu pra perceber que sua viagem até Garopaba será super completa e com belezas naturais únicas, né? O local tem uma ótima infraestrutura de turismo, com diversas pousadas, opções de camping, restaurantes, bares, baladas, lojinhas e, claro, diversas praias maravilhosas para você curtir suas férias.

As praias da região apresentam água cristalina, areia fofa e muitas delas são perfeitas para a prática de surf. Dentre os passeios, Garopaba oferece trilhas, passeios de barco, observação de baleias e até mesmo a parte cultural do seu centro histórico. Ou seja, é um destino super completo!

Depois desse artigo, fica fácil entender por que tantas pessoas buscam Garopaba (SC) como destino das férias de verão. E assim como eu, tenho certeza de que você também vai se apaixonar!

Espero que você faça uma boa viagem! E se ficou alguma dúvida, é só deixar um comentário abaixo que vamos adorar ajudá-lo (a) =)


Que tal conhecer outros destinos no litoral catarinense? Confira também:

Guarda do Embaú: destino paradisíaco em Santa Catarina

Bombinhas: tudo que você precisa saber para planejar a sua viagem

Quanto custa viajar para Florianópolis

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

4 Responses

  1. Acredita que estava em busca de referências para viajar e me deparo com o site de vocês. Agora que vou acompanhar de perto. Afinal, podendo minimizar os riscos de uma viagem dar errada por falta de planejamento ou de grana, obter referências é sempre uma mão na roda.

    Fiquem com Deus

  2. Adorei o conteúdo de vocês. Parabéns!!!!
    Só um detalhe: sal as baleias francas que utilizam a região como berçário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *