long tail ilhas phi phi

Ilhas Phi Phi: os MELHORES PASSEIOS para incluir no seu roteiro

Se você tem planos de ir para a Tailândia, é provável que Koh Phi Phi seja parte do seu roteiro, certo? Com praias paradisíacas e cenários deslumbrantes, essa ilha no pacífico é um dos lugares mais procurados pelos turistas que viajam pelo país.

A paisagem das ilhas Phi Phi é inconfundível: as águas cristalinas em tons de turquesa, os barquinhos de madeira, grandes penhascos e areia bem branquinha são parte do que reserva o visual desse famoso destino tailandês. As festas na praia e a gastronomia local também costumam chamar atenção nesse paraíso.

Como há muitas opções incríveis do que fazer por lá, fizemos esse post com os melhores passeios em Phi Phi para explorar as paisagens de um jeito ainda mais especial! Além disso, contamos um pouco sobre como é a ilha, como chegar, onde se hospedar e todos os detalhes sobre a nossa experiência em cada atração.

Se você vai a outros destinos como Bangkok e Chiang Mai e também pretende passar por Koh Phi Phi, o nosso roteiro de 9 dias na Tailândia pode te ajudar a montar o roteiro. Não deixe de conferir!

Se preferir, veja por tópicos:


Ilhas Phi Phi

Parte da tarefa de organizar uma viagem é saber algumas informações básicas sobre o destino. Como Koh Phi Phi fica no meio do oceano, muita gente fica em dúvida sobre como chegar até lá. Além disso, por ser um lugar com um clima bem diferente do que estamos acostumadas, escolher a época certa para viajar pode fazer uma baita diferença pra sua experiência ser a melhor possível.

Aqui explicamos onde fica, como chegar e a melhor época para viajar para Koh Phi Phi!


Onde fica e como chegar em Koh Phi Phi

Apesar de muita gente achar que Koh Phi Phi é uma única ilha, ela é na verdade um arquipélago no Oceano Índico, localizado entre o continente e a Ilha de Phuket. No total, são seis ilhas que compõem o conjunto, sendo a mais famosa delas Koh Phi Phi Don. Ela é a única habitada e onde estão os principais serviços para turistas, como hotéis, bares, restaurantes e de onde saem os passeios para outras regiões.

Outro lugar bem conhecido das ilhas Phi Phi é Maya Bay, que fica em Koh Phi Phi Leh, uma das ilhas vizinhas de Koh Phi Phi Don. Depois do filme “A Praia”, de 1999, Maya Bay ficou muito famosa e é hoje um dos locais mais procurados pelos turistas que visitam à Tailândia.

A única maneira de ir a Koh Phi Phi é pelo mar. Os barcos, que podem ser ferries ou speed boats (lanchas rápidas), saem normalmente de Phuket, Krabi ou Koh Lanta. Saindo de qualquer uma das três, o visitante ao chegar em Phi Phi precisa pagar uma taxa de visitação que custa 20 BHT.

tonsai vista de cima
Do lado direito a praia Loh Dalum Bay e do lado esquerdo Ton Sai Bay

No nosso caso, a gente pegou um vôo até Phuket, porque saímos de Chiang Mai e essa era a opção que encontramos sem escala. No entanto, você pode ver no seu roteiro se Krabi ou Koh Lanta são mais práticos para encaixar na sua viagem.

Saindo de Phuket (Porto Rassada), pegamos o ferry com destino a Porto Tonsai, em Koh Phi Phi Don. Como já sabíamos que Railay seria a nossa próxima parada, resolvemos comprar os bilhetes de ida e volta, porque saía mais em conta. Normalmente há horários de partida definidos (8h30, 10h30, 12h20, 13h30 e 17h) e a viagem dura cerca de 2h.  

Para quem parte de Krabi (píer Klong Jilad), o tempo até Koh Phi Phi Don é um pouco menor: a duração é de mais ou menos 1h30. De lá, os horários dos ferries são 9h, 10h30, 13h30 e 16h. Já saindo do porto de Koh Lanta, a viagem é ainda mais rápida: de lá até Koh Phi Phi o barco demora em média 1h10. Os horários de partida são 9h, 13h e 15h30.

As passagens podem ser compradas nos portos ou em por meio de agências de viagem.

Se você preferir, compre com antecedência o ticket de Phuket para Koh Phi Phi.


Veja também: Quanto custa viajar para a Tailândia: passagem, hospedagem e mais.


A melhor época para conhecer as Ilhas Phi Phi

Koh Phi Phi tem um clima muito marcado pelas monções, as intensas chuvas características do continente asiático. Por isso, é preciso se informar antes para decidir quando ir a Koh Phi Phi para que as chuvas não atrapalhem a sua programação.

O período das chuvas ocorre entre os meses de maio e outubro, sendo setembro o que mais chove. Por isso, embora as tarifas na baixa temporada costumem ser mais interessantes, alguns dos seus passeios podem ser prejudicados pelas chuvas. Para se ter uma ideia, nesse período é comum chover cerca de 20 dias por mês.

foto aérea das ilhas phi phi
Foto aérea da Pileh Lagoon, nas Ilhas Phi Phi

A melhor época para viajar para Koh Phi Phi é no período de seca, que acontece de dezembro a abril. Nesse período, a média de chuvas por mês é de cerca de apenas três dias. Em janeiro e fevereiro, por exemplo, além de os dias de sol serem quase garantidos, a temperatura varia de 25ºC a 30ºC, o clima perfeito para uma viagem para um lugar com tantas praias.

Caso você opte por ir em janeiro, é importante se planejar com alguma antecedência e reservar os hotéis com algum tempo de folga. Como é o pico da alta temporada, a procura acaba sendo bem maior nesse período. Já para quem vai no mês de abril, é bom ir preparado para o calor muito intenso, já que as temperaturas ficam super elevadas e chegam facilmente aos 40ºC.


Passeios em Koh Phi Phi: quais são os melhores

Como é impossível pensar na ilha sem associar ao mar de cor inconfundível, as praias que parecem pinturas e os barquinhos de madeira tradicionais da ilha, os melhores passeios em Koh Phi Phi acontecem nessa paisagem. Há opções para quem gosta das atrações bem turísticas, outras mais reservadas e até mesmo para quem é fã de um pouco mais de aventura. Bora?

Long Tail: o barquinho de madeira fotogênico

O primeiro é, claro, um clássico! Você já deve ter visto por aí fotos dos barquinhos tailandeses super tradicionais que ficam na beira das praias, certo? Esse barquinho se chama long tail. São barcos de madeira que funcionam com motor e tem uma decoração de flores como um gesto de devoção.

Agora, aqui vai a boa notícia: além de tirar fotos deles, é possível conhecer várias praias utilizando esses barquinhos como transporte e fazendo algumas paradas pelo caminho. Como só se pode chegar até as praias mais distantes pelo mar, ir de long tail pode ser uma experiência super divertida!

É possível fazer esse passeio em grupo ou contratar o barqueiro separadamente. Os valores e o tempo do passeio são combinados diretamente com o barqueiro no local.

Um aviso importante: verifique antes se está incluída a taxa de visitação de 400 BHT do Parque Marinho, cobrada para fazer o trajeto pelas praias. Nem sempre os pacotes dos passeios incluem o valor.

long tail privado em koh phi phi
Passeio delicioso de long tail privado pelas Ilhas Phi Phi

Long Tail em grupo

Já que o long tail não é um barco muito grande, normalmente os passeios nele comportam cerca de até seis pessoas. Em muitos casos, principalmente para casais ou para quem viaja sozinho, é possível se juntar a outros turistas para passar o dia pelas praias. Nesses casos, vale a pena negociar com o barqueiro se não é possível um valor mais em conta.

Para grupos grandes, ou para quem viaja sozinho e não quer pagar o valor de um long tail privativo, há alguns speed boats maiores que fazem os passeios pelas praias.

A desvantagem para os passeios em grupo com pessoas desconhecidas é que você precisa seguir a programação do barco. Ao mesmo tempo, pode ser legal para conhecer gente nova!

Long Tail privado

O long tail privado é uma opção que a gente recomenda bem mais! No nosso caso, foram 4h de passeio por R$180, e nós realmente adoramos. No trajeto, fomos passando e fazendo paradas por vários pontos. Entre eles: Monkey Beach, Pileh Lagoon, Maya Bay, Lo Sama Bay. Passamos ainda pela Vicking Caves também.

A dica é negociar o valor com os barqueiros que ficam perto do píer. O bom desse passeio é que você pode ficar quanto tempo quiser nas praias, já que é você que administra o tempo em cada uma delas. Isso sem falar que você acaba tendo um pouco mais de privacidade. Outro ponto legal é que pode combinar de sair cedinho, evitando pegar as praias no horário em que ficam mais cheias.


Passeios em Koh Phi Phi: Barco Pirata

Ainda nos passeios pelo mar, outra sugestão nossa para conhecer Koh Phi Phi é o Barco Pirata. O nome tem motivo: o barco é realmente como o que vemos nos filmes de piratas, todo de madeira, bem rústico, com dois andares.

barco pirata
Muito peixinhos durante uma parada do nosso passeio com o barco pirata!

Como é o barco pirata em Koh Phi Phi

A proposta do barco é a de tirar o dia inteiro para passar várias horas pelas praias. Como é bastante tempo de passeio, o barco conta com frutas, água, chá, café e em alguns casos até jantar, tudo incluído no valor cobrado. Outra vantagem é que eles oferecem também itens como caiaque, pranchas de standup e máscaras de snorkel.

Quando fiz o passeio, fui com a Phi Phi Pirate Boat. Além das facilidades no barco, o pessoal é super animado, o que faz toda a diferença! O passeio que fizemos ia até a Bamboo Island, mas há outras empresas que passam por outros locais, como Monkey Beach, Viking Cave, Pileh Lagoon e Maya Beach.

A única desvantagem é que os barcos são bem grandes e cabem até 70 pessoas, então é um passeio daqueles extremamente turísticos. Pra quem gosta de atrações mais reservadas, talvez não seja uma opção tão legal.


Passeios em Koh Phi Phi: mergulho de cilindro

Uma vez em Koh Phi Phi, não deixe de fazer o mergulho de cilindro. A região que se estende da Tailândia até a Indonésia e as Filipinas é conhecida pela rica vida marinha, com cerca de 70% dos corais existentes do mundo. Por lá, você mergulha com cardumes, peixes de várias espécies, tartarugas e vê algas e corais de todos os tipos e cores.

Em Koh Phi Phi você encontra algumas empresas que oferecem o serviço sem que haja exigência de curso de mergulho. Nessa opção de mergulho de batismo, você vai acompanhado de um instrutor, que faz os movimentos necessários e te leva até a profundidade ideal para ver o fundo do mar sem correr riscos.

Quando fui, fiz com a empresa Pro Fun Divers. Com eles, é possível mergulhar pela manhã, de 7h30 às 12h30, ou no período da tarde, de 13h15 às 18h. Outras opções de mergulho oferecidas por eles você encontra no site da Pro Fun Divers, onde também é possível reservar o passeio com antecedência.

mergulho-tartaruga
Nadamos pertinho dessa tartaruga!

Como é o mergulho de cilindro em Koh Phi Phi

Aproveite para ver a nossa experiência com o mergulho em vídeo:


Veja também: Mergulho na Tailândia: onde mergulhar em Koh Phi Phi


Passeios em Koh Phi Phi: Maya Bay Sleep Abroad

Como dissemos, Maya Bay é uma das praias mais famosas de Koh Phi Phi. Depois do filme com Leonardo Di Capri, ficou quase impossível encontrar um cantinho vazio por lá.

Tanto sucesso fez a praia ficar em perigo e já tem um tempo que ela está fechada para preservação. Só é possível vê-la de longe.

Uma dica para quem quiser ter uma experiência diferente é o Maya Bay Sleep Abroad – um passeio para passar a noite em alto mar.

passeio maya bay em koh phi phi
A belíssima May Bay, que atualmente está fechada para preservação!

Além de dormir por lá, você ainda tem o privilégio de acordar juntinho com o nascer do sol. Já imaginou a vista do amanhecer no meio do mar? 

Normalmente, o barco sai de Tonsai, percorre alguns pontos, como Viking Cave, e ao final da tarde chega a Maya Bay. De lá, retorna-se ao barco para passar a noite e voltar à praia pela manhã.

Só existe uma empresa que faz esse passeio, a Krabi Konnect. Como é super disputado, o ideal é que você reserve antes, assim que definir quando estará em Koh Phi Phi, para não correr o risco de ficar sem lugar.


Passeios em Koh Phi Phi: nadar com plânctons

Parte do passeio para dormir em alto mar e conhecer Maya Bay é bem famosa por uma experiência bem diferente aos olhos: nadar com os plânctons. Se você já viu fotos de pontinhos brilhosos no meio do mar à noite, esses pontos são os plânctons ao serem ativados pelo movimento.

À noite, logo após o jantar e antes de dormir, vale dar um mergulho para ter a experiência de nadar com os plânctons. Quanto mais movimento se faz, mais eles se ativam e ficam luminosos. No entanto, é bem difícil é possível captar as imagens com câmera tipo GoPro. O ideal é deixar os equipamentos de lado e aproveitar o visual na hora.

Existe ainda um passeio exclusivamente para nadar com os plânctons. Nesse caso, o barco retorna a Tonsai por volta de 21h, ao invés de dormir no mar.


Passeios em Koh Phi Phi: pôr do sol no View Point

Para os fãs de mirantes, a boa é ir até um dos View Point para ver o pôr do sol mais lindo de Koh Phi Phi. O View Point é um mirante de onde é possível ver parte da cidade do alto, com suas montanhas, áreas verdes e o mar incrível. No total, são três: Viewpoint 1, Viewpoint 2 (Pee Pee Viewpoint) e Viewpoint 3.

Como é a trilha para o View Point

Como eles ficam realmente em pontos bem altos, as trilhas não são das mais fáceis. No entanto, o percurso tem escadas e uma estrutura boa, o que facilita bastante a subida. Embora seja preciso algum preparo físico, já que em média são cerca de 30 minutos de uma caminhada bem íngreme, há muitos turistas que fazem o trajeto de chinelo. Ir de tênis, no entanto, é sempre melhor.

Não esqueça de levar água, principalmente se estiver visitando nos meses de mais calor. Repelentes também são sempre muito bem vindos. Outra informação importante é que, por conta da tradição muçulmana, nos mirantes é proibido o consumo de bebidas alcóolicas e o uso de trajes de banho.

Para chegar até eles, basta ir para o lado leste de Koh Phi Phi Don e seguir as placas “Tsunami Evacuation Route”. Os View points 1 e 2 têm a mesma administração. Para acessá-los é preciso pagar 30 BHT por pessoa. Lembre de guardar o ticket, porque é preciso mostrá-los quando voltar do View Point 3.

O acesso ao View Point 3 é um pouco menos sinalizado. Até a lanchonete que fica no topo, são cerca de mais 25 minutos caminhando por uma estrada de terra, mas cheia de ruas para observar, como casas, animais e árvores. Ao chegar lá, é preciso pagar uma taxa de 20 BHT.

Nos mirantes, como muitos turistas levam alimentos para a trilha, é bem comum ver os macacos aparecendo por lá.

Para situações como essa, há algumas orientações nesse nosso post: Viagem para a Tailândia: 20 coisas que você precisa saber antes de ir.


Onde ficar em Koh Phi Phi

Para quem vai a Koh Phi Phi, o ideal é se hospedar em Koh Phi Phi Don, a principal entre as seis ilhas que compõem o arquipélago e a única habitada. Uma vez nela, você pode escolher alguns pontos onde se hospedar de acordo com o seu estilo, já cada região da ilha tem um clima.

Logo ao chegar em Koh Phi Phi Don, você encontrará o Píer, a região principal e onde ficam vários restaurantes, bares e hotéis. Justamente por ser em um ponto mais central, é mais movimentado e não tão bom pra quem viaja à procura de calmaria.  

Outra área de Koh Phi Phi é Tonsai. Enquanto o lado oeste é mais agitado, com serviços turísticos e algumas festas, Tonsai Leste tem um ambiente bem mais família, com praias mais sossegadas e hotéis excelentes para quem viaja a dois, por exemplo.

passeios em koh phi phi pôr do sol
Pôr do sol lindo que vimos de dentro do mar!

Outro ponto interessante da ilha é Loh Dalum, que fica no outro extremo do estreito a partir do píer. Lá é ideal para quem vai à Tailândia para agitação. Além de praias incríveis, algumas das melhores festas acontecem nas praias dessa região.

Por fim, uma última opção de hospedagem é Long Beach. Embora fique um pouco mais afastada dos pontos centrais de Koh Phi Phi Don, Long Beach tem praias paradisíacas, hotéis sofisticados, um clima super sossegado. Para quem quer descansar ou fazer uma viagem romântica, pode ser uma excelente escolha.

#1 PP Princess Resort

Em Loh Dalum você encontra o PP Princess Resort. É uma opção bem legal por conta do custo benefício. Além de ter uma estrutura de resort, com direito à piscina, restaurante, café da manhã e oferecer alguns passeios, como mergulho com cilindro, o hotel também fica bem em frente à praia. Quartos para casais custam a partir de R$382 por dia.

#2 Phi Phi The Beach Resort

Já em Long Beach, o Phi Phi The Beach Resort é um lugar incrível para passar os dias com muito sossego e silêncio. O resort tem vários bangalôs e tanto os quartos quanto as áreas compartilhadas têm muita natureza ao redor. Isso sem falar que na vista incrível para o mar. O preço também é convidativo: quartos para dois custam a partir de R$331 por dia.

#3 ChaoKoh Phi Phi Hotel & Resort

Por outro lado, se você prefere ficar em uma região de maior movimento e maior oferta de serviços, Tonsai é uma alternativa mais interessante. Apesar de ser uma região mais central, é possível encontrar opções de hospedagem que conseguem se isolar um pouco do barulho. Uma delas é o ChaoKoh Phi Phi Hotel & Resort. Também de frente para a praia, o hotel conta com academia, piscina e restaurante. As tarifas de um quarto para um casal podem variar de R$232 a R$302 por dia.


Aproveite para ver mais sugestões de onde ficar em Koh Phi Phi:
 Onde ficar em Koh Phi Phi: seleção dos MELHORES HOTÉIS para todos os bolsos


Gostou das nossas dicas com os melhores passeios em Koh Phi Phi? Espero que te ajude na hora de montar o seu roteiro! Caso você tenha feito algum outro passeio inesquecível por lá, conta pra gente aqui ou nas nossas redes sociais!

Veja também: Seguro viagem para a Tailândia (com desconto)


Aproveite para conferir a nossa webserie no canal do Youtube. Tem vários vídeos da nossa viagem para a Tailândia, com dicas e mais informações!


Salve essa imagem na sua pastinha do Pinterest para acessar as dicas quando quiser!



 

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

faça parte da nossa lista, é de graça!

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.