A Itália é um daqueles lugares que supera suas expectativas. A cultura italiana, a arquitetura, os monumentos imponentes, a comida, a história, tudo te envolve. E isso é independentemente da estação do ano. Por isso, aqui no post nós vamos te contar tudo sobre a Itália no inverno e dar as melhores dicas para a sua viagem!

O país tem atrações deslumbrantes para todas as estações. Por isso não tenha dúvida, passar o inverno na Itália vale muito a pena sim. Mas apesar disso, muita gente não sabe o que fazer em lugares que o frio é mais forte do que estamos acostumados.

E aqui nós vamos te falar sobre o clima na Itália durante o inverno, quais os passeios imperdíveis para esse período do ano, o que levar na mala para não passar frio e claro, dividir a minha experiência para que você possa se inspirar para fazer o seu roteiro e curtir ao máximo a viagem. Para saber mais, é só continuar lendo o post!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


Por que visitar a Itália no inverno?

A Itália é linda o ano todo. Mas no inverno, alguns lugares ganham uma magia diferente. Montanhas cheias de neve surgem na paisagem, a “cioccolata calda” (chocolate quente, vai aprendendo, hein? rs), os casacões elegantes, cidades enfeitadas para o período natalino, feirinhas e todo charme que o inverno trás.

Dentre algumas vantagens de ir para Itália no inverno, tem destaque o preço da passagem aérea. Nos meses de novembro a fevereiro o valor da passagem aérea para a Europa costuma ser muito mais atrativo do que comparado aos meses de verão.

Porém, não espere que os pontos turísticos estejam com menos fila. Você verá que os turistas do mundo rodam a Itália o ano todo. E quando digo “rodam a Itália”, é realmente isso. A Itália possui um sistema de transportes públicos que abrange todo o país, tornando possível que o turista visite diversas cidades.

Outro ponto positivo é a Itália possuir diversas atrações em locais fechados, como o Museu do Vaticano e a Capela Sistina, que podem te abrigar nos dias mais frios. Mas adianto que o inverno italiano, apesar de realmente frio, não é dos mais rigorosos da Europa.

Então passear por locais abertos e conhecer as cidades andando pode ser bem agradável, se você estiver com a roupa adequada. Ademais, a Itália possui atrações imperdíveis exclusivas do período do inverno, como visitar as estações de esqui nos alpes italianos. Ainda que você não pretenda esquiar, acredite, visitar as cidadezinhas no meio das montanhas cobertas de neve, vai te deixar maravilhado.


Itália no inverno: clima e temperatura

Antes de tudo, é importante ressaltar que, pela sua posição geográfica, e sendo uma península, as temperaturas na Itália durante o inverno podem variar bastante, principalmente se formos comparar o sul e o norte do país.

itália no inverno cidade
Você pode pegar dias ensolarados de inverno, que são ótimos para passear a vontade!

No Norte (Milão, Veneza e arredores) as temperaturas costumam ser relativamente mais baixas. Os meses de inverno na Itália são dezembro, janeiro, fevereiro e março, sendo dezembro e janeiro, os meses mais frios.

Como já passei dois invernos na Itália, vou falar aqui um pouco da minha experiência e percepção. Vale dizer que, embora o inverno italiano não seja dos mais rigorosos da Europa, a Itália com frequência tem dias bem frios nessa época do ano.

Quando falo em dias mais frios, estou falando em temperaturas positivas, mas ainda assim bem baixas e próximas a zero. Mas não se preocupe, pois o país é preparado para essas temperaturas. Todos os locais fechados são climatizados, incluindo as lojas e restaurantes. E com as roupas certas, você não passará perrengue.

itália no inverno roma
Um dos dias em Roma, durante o Inverno.

Para dar um panorama geral sobre as temperaturas nas cidades da Itália no inverno, vou dar o exemplo de Veneza que fica no norte da Itália. Eu diria que para os meses mais frios do inverno, Veneza possui uma média de temperatura em torno dos 4° ou 5ºC.

Como visitei algumas cidades da Itália, estive sempre acompanhando a previsão do tempo de vários lugares. Logo, pude observar que Roma, por exemplo, geralmente estava cerca de 5 graus acima do que estava previsto para Veneza.

Durante as noites, a temperatura e a sensação térmica caem consideravelmente, mas no geral não é tão comum ver neve nas principais cidades italianas.

Vale lembrar que a sensação térmica pode ser muito diferente dependendo de algumas variáveis, como vento e incidência solar. Então considere se a cidade que pretende visitar, fica próxima ao mar, por exemplo. Isso pode significar mais vento e consequentemente, mais sensação de frio.

itália no inverno neve
Você também pode pegar dias assim, na Itália. O que não deixa de ser lindo de apreciar.

Outro ponto importante é que os dias são mais curtos no inverno. Isto é, o sol se põe bem mais cedo do que estamos acostumados. Durante o mês de dezembro por exemplo, às 16hs já começa a anoitecer.

Leve isso em conta na hora de programar o horário dos passeios, principalmente aqueles em locais externos. Em meados de fevereiro os dias voltam a ser um pouco mais longos.


Leia também: Onde ficar em Veneza: DICAS para ECONOMIZAR na hospedagem


Itália no Inverno: o que vestir?

Agora que você já está por dentro das temperaturas que poderá enfrentar durante o inverno italiano, vamos às malas! Durante a sua viagem você poderá se deparar com bastante frio, o que demanda organização para uso de roupas específicas, a fim de assegurar seu conforto.

itália no inverno mala
A hora de arrumar a mala é muito importante para todo o seu conforto durante a viagem.

Nos dias mais frios, para ir às montanhas ou para aqueles que são mais friorentos, você precisará usar roupa térmica por baixo de tudo. Ela consiste em duas peças de roupa: blusa de manga e calça colada no corpo, que é apropriada para manter o calor corporal.

Você consegue comprar roupa térmica aqui no Brasil, pelo site da Netshoes, por exemplo, com preços bem legais e entregando direto na sua casa. Clique aqui para ver as opções de roupas térmicas disponíveis na Netshoes.

Lembrando que cada pessoa percebe o frio de uma forma, então você mesmo deve avaliar se precisará usar a roupa térmica no dia a dia na Itália. Eu pessoalmente não usava sempre, só nas montanhas. Já a minha mãe não abria mão em nenhum dia. Então vai de cada um.

itália no inverno roupas
É recomendado usar por baixo de cada roupa, alguma peça térmica para manter o corpo aquecido.

No dia a dia, eu vestia uma meia calça bem grossa e uma calça jeans por cima. Na parte de cima, eu usava aquelas blusas com tecido fininho e uma blusa quentinha de lã por cima. E para finalizar, um casacão de frio. Assim, quando eu entrava em um lugar fechado, era só tirar o casaco para ficar mais confortável.

Junto das roupas, outros itens indispensáveis são: bota confortável ou tênis, cachecol, gorro e luva. Usei esse esquema de roupas em todas as cidades que visitei na Itália, tanto nas do Norte, como também em Roma.

E sobre o casaco que vai te manter quentinha a viagem toda, se você ainda não tiver um, recomendo fortemente que você deixe para comprar por lá. A diferença de preço é bem grande para o Brasil.

itália no inverno acessórios
Os acessórios também são super importantes na hora de fazer a mala. Não esqueça!

Comprei um casaco preto na loja H&M por 50 euros e não passei frio nenhum dia com ele. Dê preferência aos casacos mais compridos, pois manterá suas pernas mais aquecidas.


Itália no Inverno: quais cidades visitar?

Na Itália, como ocorre nos países de clima temperado, a temperatura varia consideravelmente de acordo com as estações climáticas. Então, se pretende visitar a Itália durante o inverno, precisará adaptar sua viagem às atrações mais apropriadas para o período.

Isso pode significar abrir mão das praias italianas, por exemplo. No entanto, você poderá incluir no seu roteiro passeios diferentes, como conhecer os alpes italianos repletos de neve, esquiar em uma das estações de esqui mais famosas do mundo e relaxar nas piscinas de águas termais.

Ainda convém lembrar que o clima frio não impedirá que você conheça e aprecie os principais pontos turísticos da Itália. É perfeitamente possível desbravar as cidades italianas e todos seus encantos. Vamos lá!

itália no inverno frio
Conhecer a Itália nessa época é uma das melhores coisas!

1. Veneza

Com roupas apropriadas, o frio não vai te atrapalhar ao caminhar pelas pequenas ruas de Veneza, que é uma das cidades mais lindas e românticas do mundo. Aproveite para andar sem rumo e se perder pelos becos e pontes dessa cidade tão autêntica.

Visite a Ponte Rialto, Palazzo Ducale e a Piazza San Marco. Quando o frio apertar, corra para os inúmeros cafés e restaurantes. Repito, não espere encontrar a cidade vazia. Aliás, arrisco dizer que Veneza é um dos locais de maior visitação da Itália.



Dica: fique de olho na previsão do tempo, e se organize para ir à Veneza em um dia ensolarado. Lembre-se que Veneza fica na beira do mar, portanto, não escapa da brisa gelada marítima. Além disto, Veneza ganha um colorido extraordinário no sol.

Atenção: no inverno é comum ocorrer o fenômeno da “acqua alta”, quando o nível dos canais fica muito alto e inunda as praças. Mas não se preocupe, eles estão preparados para isso. Quase que instantaneamente com o aumento da água, eles instalam uns suportes para que ninguém se molhe.

itália no inverno veneza
Veneza e suas lindas gôndolas.

2. Cortina d’Ampezzo

Cortina d’Ampezzo é conhecida como rainha das Dolomitas (montanhas italianas ao norte do país). Sem dúvida nenhuma, se você estiver na Itália durante o inverno, tem que ir à Cortina.

A cidade é deslumbrante e fica no meio dos alpes italianos. Possui paisagens de tirar o fôlego e culinária característica dos alpes. Mas fique sabendo que é um roteiro de luxo, ou seja, não é muito barato. Mas com planejamento, é acessível.

Se for possível, não deixe de incluir Cortina no seu roteiro, seja para admirar as montanhas, seja para esquiar (a cidade é conhecida mundialmente por suas pistas de esqui). Você não vai se arrepender!

itália no inverno cortina
Explore bastante as montanhas e os alpes. Você não irá se arrepender!

3. Padova

Sou suspeita para falar, pois simplesmente adoro a cidade de Padova! Acho linda e tradicional. Cheia de histórias e uma das cidades mais antigas da Itália. Aproveite para caminhar pelo centro histórico, degustar alimentos tipicamente italianos nas feirinhas, comer pizza, fazer compras, etc.

Inclua também a visita à Praça Prato della Valle e a Basílica de Santo Antônio de Padova. Nessa basílica você poderá ver os restos mortais de Santo Antônio, como sua língua e dentes, e seu túmulo.

Dica: nos arredores de Padova existem algumas termas, que são piscinas de águas termais com propriedades terapêuticas. É um passeio muito relaxante para se fazer no inverno.

itália no inverno padova
Um pouquinho da cidade de Padova.

Leia também: O que fazer na Toscana: 12 passeios imperdíveis para incluir no seu roteiro


4. Verona

É a cidade de Romeu e Julieta, de Shakespeare. Verona é uma cidade romântica e elegante. Ao caminhar pela cidade, você verá o uso do mármore rosa, típico de Verona.

Uma boa dica é visitar a Casa de Julieta e a Arena de Verona. São dois passeios bem procurados e famosos por lá. Apesar de pequena, a cidade é encantadora e inspiradora.


5. Treviso

A cidade de Treviso fica próxima de Veneza. É uma cidade realmente maravilhosa que possui uma atmosfera tranquila. Treviso é um antigo feudo, assim, é possível notar ainda hoje, resquícios das muralhas que o cercam, também as portas de entrada e o rio em volta. O que torna a cidade ainda mais interessante.

itália no inverno tiramissu
A cidade onde o tiramissù nasceu!

Uma curiosidade gastronômica é que o tiramissù foi criado em Treviso.  Logo, aproveite muito para experimentar o doce no seu lugar de origem e em vários estabelecimentos diferentes.


6. Florença

Poderia escrever um livro para conseguir citar todos os encantos de Florença. Visitei Florença no mês de dezembro e fiquei completamente apaixonada pelo lugar. Caminhar pela cidade, é como mergulhar em livros de história. É incrível!

Não deixe de visitar a Ponte Vecchio (uma das poucas pontes que não foram explodidas pelos mísseis durante a Guerra), a Piazzale Michelangelo, a Galleria degli Uffizi, o Duomo e o David de Michelangelo. Esse último é de arrepiar!

onde ficar em florença
A belíssima Duomo de Florença!

7. Roma

Eu diria que todos os passeios em Roma são apropriados para qualquer estação do ano. Alterne passeios ao ar livre com museus e cafeterias. O frio não te impedirá de ficar deslumbrado com o Coliseu ou o Fórum Romano, nem com a imensidão do Vaticano.

Se perder pelas ruas de Roma, e encontrar o Pantheon ou a Fontana di Trevi, para jogar uma moedinha e fazer um pedido especial, será um verdadeiro sonho. Se puder, não deixe Roma de lado no seu roteiro, é realmente uma cidade inesquecível.


8. Milão

Com toda sua elegância, Milão ganha ainda mais charme no inverno. Mas lembre-se que pode fazer muito frio em Milão, mais que em outras cidades, como já falamos aqui.

itália no inverno moda
A primeira e principal capital da moda mundial é Milão!

As dicas são visitar a Galeria Vittorio Emanuele e o Duomo, alternando com locais abrigados do frio, como cafeterias e restaurantes. Aproveite para sentir a vibe da cidade, que é considerada a primeira e principal capital da moda mundial.

Lá, é onde os melhores desfiles acontecem, onde as melhores marcas de alta costura estão e as melhores escolas de design de moda atuam. Para quem gosta do assunto, é um lugar e tanto para visitar.

Dica: lembre-se de que é muito importante adquirir as entradas e ingressos com antecedência, em todas as cidades que você for. Nós sempre usamos o site da GetYourGuide para reservar tudo de forma muito prática e rápida. Clique abaixo para ver alguns dos muitos passeios disponíveis no site.


Veja também: Onde ficar em Florença: MELHORES DICAS DE HOTÉIS por bairros


Itália no Inverno: vale a pena esquiar?

Sim, sem dúvida. As montanhas italianas são um show à parte de toda esplendorosa riqueza artística da Itália. Algumas cidades nas montanhas possuem estruturas enormes, voltadas para o esporte (tanto esqui, quanto snow board). Inclusive algumas já foram sede dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Mas, se eu disser que o preço é bom, estarei mentindo. Definitivamente o valor não é tão atrativo assim. Esqui já não é um esporte barato e quando se paga em Euro, fica um pouco mais puxado. Mas caso você possa, saiba que vale muito a pena a experiência!

Considere incluir no seu roteiro alguns dias nas montanhas italianas. Recomendo as estações de esqui de Cortina d’Ampezzo e arredores. Outra cidade também muito conhecida e recomendada pelos italianos para esquiar, se chama Madonna di Campiglio, mas infelizmente não tive chance de conhecer. Então veja quais estações te agradam mais e se joga para tentar aprender um pouco do esporte!

Itália no inverno: vale a pena? como é o clima? o que fazer?
Aproveite muito o inverno italiano para esquiar!

Pronto para embarcar para a Itália?

Depois de tantas dicas sobre viajar para a Itália no inverno, a gente espera ter ajudado você a definir melhor o seu roteiro e a planejar essa viagem tão maravilhosa. Não esqueça de nos contar depois, como foi a sua experiência visitando a Itália durante os meses mais frios. Vamos amar saber! Boa viagem!

Quem escreve | @maladeaventuras
Nath
Travel lover. Bióloga apaixonada pela natureza. Curiosa e admiradora da beleza singular de cada lugar.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *