Kjerag: A Trilha Mais Incrível da Noruega

Se você é viajante de carteirinha como a gente, já deve ter visto fotos de aventureiros em cima da famosa Kjeragbolten, na Noruega. Ela é uma rocha de 5 m³ presa em uma fenda das montanhas Kjerag a mais de 1000m de altura. A trilha, que não é das mais difíceis, é também muito procurada por escaladores e base jumpers. Encontre nesses posts todas as informações para planejar sua trilha para Kjerag, além de nossa experiência e muitas fotos!

Ficha técnica: Trilha do Kjerag

Valor

Gastei em torno de R$140 para fazer o trajeto de ida e volta para a trilha, que fica no vilarejo de Lysebotn, saindo de Stavanger, minha cidade base. Chegando em Lysebotn, não é preciso pagar nada para subir a trilha. É importante comprar comida antes e já ir abastecido! A água dá pra ir enchendo nos riachos estupidamente gelados que cortam a trilha.

Época da visita

Agosto 2015

Tempo de trilha

Estima-se 6 horas no total para completar a trilha inteira. São 2h30 para subir, 1 hora lá em cima para apreciar a paisagem e tirar fotos e mais 2h30 para descer. Eu fiz em pouco menos disso e quando desci ainda deu tempo de tomar um sorvete antes de ir embora.

Nível de dificuldade

Apesar de parecer muito complicada pela duração, a trilha não é difícil. Você passa por três montanhas e a primeira é a mais difícil, por ser muito íngreme, então depois dela fica mais tranquilo. Como são muitas horas de andança, considerei ela cansativa, mas vi até crianças fazendo, então vai sem medo!

Acompanhamento de Guia

Não é necessário nenhum tipo de acompanhamento com guia. Fomos e voltamos com um ônibus normal que sai de Stavanger e chegando na trilha é só seguir as placas. Ela é bem sinalizada e não há risco de se perder.

Localização Geográfica

[here-maps center=”59.05243388955684|6.596196729736221″ zoom=”12″ map_mode=”map.normal” width=”100%” height=”400px” template=”fixed” theme=”dark” place_1=”59.0557|6.65233|Lysebotn, Rogaland|”]

 

Em 2015, passei 10 dias viajando pelos países nórdicos com minha melhor amiga. Na época, ela estava fazendo intercâmbio em Stavanger, cidade norueguesa, e eu consegui uns dias de férias para dar um pulo por lá e conhecer Oslo e Estocolmo.

Apesar de ter sido pouco tempo, deu para aproveitar muito e nós conhecemos muitos lugares maravilhosos e diferentes. Hoje eu vou contar pra vocês um pouco do local que eu mais gostei da viagem toda: Kjerag, a trilha mais linda que eu já fiz! Parecia ter saído de um conto de fadas, uma trilha em um fiorde, com uma vista surreal, cercada de verde, de rochas, rios e até cabras!

Trilha noruega cabras

Kjerag é o nome da pedra que fica suspensa a mil metros de altura entre dois penhascos, no fiorde Lysefjorden. Fica localizada no vilarejo de Lysebotn, a uma distância de aproxidamente 3 horas de Stavanger, cidade onde eu estava.

Dificuldade Trilha Kjerag Noruega

Pegamos um ônibus de manhã bem cedo no terminal rodoviário da cidade e chegamos no ponto de início da trilha, chamado Øygardstøl, lá pelas 10h. O visual no caminho também é maravilhoso e um amigo me acordou da soneca que eu tava tirando pra não perder essa parte do passeio que também vale super a pena. O ticket do ônibus foi 400 NOK, moeda da Noruega, o que dá por volta de 40 euros. Lembrando que a trilha está aberta somente no verão, de junho a setembro. Nos outros meses ela fecha devido ao clima.

Foto Kjerag Noruega

O ônibus volta pra Stavanger às 16h, então você tem 6 horas pra fazer toda a trilha e voltar. Eles calculam 2 horas pra subir, 1 para aproveitar lá em cima, 2 pra voltar e dão 1 hora de folga. Nós fizemos em exatamente 6 horas, quando voltamos pro ponto de início deu tempo de ir ao banheiro, comprar um sorvete e só.

A trilha consiste em uma caminhada com subidas que passam por 3 montanhas. Pra mim, a mais difícil foi a primeira. Ela era a mais íngreme e tinha até apoios fincados na pedra para ajudar na subida. Se você passa dessa parte, o resto é mole!

trilha Kjerag

Descendo a primeira montanha, já é possível avistar a segunda, logo após um grande vale que te espera lá embaixo. O caminho é todo cheio de verde e rios, e como a água é potável (e geladíssima!) você pode encher sua garrafinha d’água por todo o percurso. Subimos a segunda montanha, onde tem uma parte em que você basicamente escala as pedras, mas nada muito complicado.

Kjerag Trilha noruega

Aliás, eu vi muitas crianças na trilha. A trilha não é difícil, é apenas um pouco cansativa e longa, mas é segura e o visual é a melhor recompensa do mundo! A terceira montanha é a mais longa. E depois que você alcança seu topo, começa uma caminhada que leva alguns bons minutos pra te levar no seu destino final: Kjeragbolten, a pedra em que nós tanto queríamos subir! O caminho é bonito, do alto se tem uma vista linda, mas você precisa lutar contra o vento para conseguir avançar. 

DCIM100GOPRO

Apesar disso, tive um sentimento revigorante nessa caminhada. Como se eu pudesse fazer qualquer coisa! Foi inesquecível. Quando, finalmente, avistamos nosso lugar de destino, foi uma sensação única! A reta final era um trecho coberto de neve, grama, pedra, e avistamos até uma cachoeira mais distante. É de tirar o fôlego!

Kjerag noruega

Entramos na fila (sim, tem uma fila, e é enorme!) para tirar foto na pedra e enquanto isso aproveitamos a paisagem e fizemos um lanchinho. Na hora de subir na pedra dá um certo medo. Afinal, você está a mil metros de altura e venta muito! Eu finquei meus pés naquela pedra, dei um sorrisão e voltei o mais rápido possível.

pedra famosa noruega

É adrenalina demais pra mim hahaha. Na hora de voltar, estávamos mortos porém com aquela sensação de dever cumprido. Eu achei mais complicado descer do que subir, porque é preciso sustentar o peso do seu corpo pra não sair rolando montanha abaixo. 

fiorde noruega

Demos sorte de pegar o dia mais bonito do verão, segundo o motorista do ônibus, não tinha uma nuvem sequer. O caminho de volta foi na base da soneca e na manhã seguinte eu estava bem dolorida. Mas não sou muito parâmetro, pois meu preparo físico não é muito bom. Então se eu consegui, você também consegue! Se você for a Stavanger, não pode perder essa aventura. E não pode deixar de compartilhar com a gente 🙂 Espero que tenham gostado!

Dicas para a sua viagem

Planejando sua viagem? Insira as dicas abaixo em seu planejamento e evite riscos de passar perrengues!

Aluguel de carro

Se você for alugar um carro, nós super recomendamos o RentCars para pesquisar preços pois ele faz uma compilação de todas as grandes locadoras de carro (Hertz, Avis, Europcar, Sixt…). Faça sua reserva através do blog sem custos adicionais. É só clicar aqui.

Seguro viagem

Não dá para viajar sem seguro viagem! Afinal, imprevistos também acontecem durante as férias. Já imaginou sofrer um acidente ou ter algum problema de saúde longe de casa? Para evitar ainda mais dor de cabeça nessas horas, é essencial ter o seu seguro viagem garantido.

Sempre fazemos o nosso pelo site do Real Seguros, que possui várias seguradoras conveniadas. Eles comparam os melhores preços e todo o processo é feito de forma bem prática – você recebe a apólice por e-mail e ainda pode dividir em 6x sem juros ou ganhar 5% de desconto no pagamento à vista.

Clique aqui para fazer a sua cotação no site da Real Seguros!

Chip internacional para celular

Hoje em dia fica difícil viajar sem celular – ou melhor, sem um celular COM internet – né? Além de avisar a família que está tudo certo, compartilhar fotos no Instagram e fazer check in no Facebook (quem nunca?), estar com internet a todo momento facilita muito a vida dos viajantes para se localizar, fazer alguma busca rápida sobre o destino, abrir o número da reserva e etc.


Nós indicamos o chip da Yes Brasil que você encontra no viajeconectado.com.br. Oferece internet a partir do 4G de qualidade e nós usamos sempre nas nossas viagens. 

Compre aqui o seu chip da Yes Brasil. Use o cupom MALADEAVENTURAS para 10% de desconto.


Buy us a coffee (3)

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

faça parte da nossa lista, é de graça!

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.