Já imaginou mergulhar em um lugar onde a profundidade é desconhecida?! Por isso a Lagoa Misteriosa, em Bonito, ganhou esse nome. Ela ficou ainda mais famosa por seu tom de azul vibrante e a visibilidade inconfundível. Mas, se o seu sonho é conhecer a Lagoa Misteriosa, fique atento aos meses exatos para visita-la, já que ela se mantém fechada para visitação em certo período do ano.

Continue lendo para saber como é o passeio para a Lagoa Misteriosa, se vale mais à pena fazer a flutuação ou o mergulho com cilintro e claro, mais curiosidades desse atrativo natural que é um dos mais incríveis para fazer em Jardim, região próxima a Bonito, no Mato Grosso do Sul!


Lagoa Misteriosa: curiosidades

Eu adoro descobrir histórias e curiosidades por trás de cada atração turística que visito. E em Bonito não seria diferente. Sempre fico me perguntando quem descobriu aquela cachoeira / caverna, quais são os animais que habitam, qual é a melhor época para visitar… Enfim, são várias perguntas que vou tentar responder aqui para vocês! Bora saber as curiosidades da Lagoa Misteriosa?!

  • Profundidade ainda desconhecida

Já imaginou mergulhar em um lugar onde não se sabe ao certo a profundidade? Este é o mistério por trás da Lagoa Misteriosa! Em 1998, o mergulhador Gilberto Menezes de Oliveira registrou a marca de 220 metros de profundidade – e ainda assim não chegaram no fundo!! 

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

  • Transparência incrível

A Lagoa Misteriosa impressiona por sua incrível transparência e pelos diferentes tons de azul. Tanta nitidez deve-se à presença de rochas calcárias que sedimentam as impurezas, tornando a água da região extremamente cristalina. A 40 metros de profundidade é possível ver a copa das árvores que contornam o local. Surreal!!

  • Caverna inundada

A partir de 6 metros de profundidade, a Lagoa Misteriosa é considerada uma caverna de gênese freática, isto é, uma cavidade formada pelo fluxo de água do lençol subterrâneo, sendo uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil!

  • Espeleomergulho

Devido as diversas cavidades naturais inundadas existentes na região, como a Lagoa Misteriosa, Abismo Anhumas, Gruta do Mimoso, Buraco das Abelhas, Nascente do Taquaral, entre outras, a Serra da Bodoquena é considerada um ponto de referência no Brasil para a prática do espeleomergulho e um dos melhores lugares do mundo para o desenvolvimento desta atividade!

Encontrei essas curiosidades e informações no site oficial da Lagoa Misteriosa. Vale à pena acessar para conhecer mais sobre ela!

Mergulho na Lagoa Misteriosa
Mergulho incrível na Lagoa Misteriosa

Lagoa Misteriosa em Bonito: onde fica e como chegar

A Lagoa Misteriosa está localizada no município de Jardim, no estado do Mato Grosso do Sul, a 270 km da capital Campo Grande, 45 km de Bonito e 36 km de Jardim.

Nós alugamos um carro com a Localiza, a locadora que nós sempre indicamos por aqui. Pegamos o carro no aeroporto de Campo Grande e dirigimos bastante para chegar aos passeios que fizemos em Bonito e região.

A Lagoa Misteriosa fica pertinho do Recanto Ecológico Rio da Prata, outro passeio imperdível de flutuação em rios com água cristalina, então vale a pena você se programar para fazer os dois no mesmo dia, já que é um dos passeios mais distantes do centro de Bonito, onde provavelmente você vai ficar hospedado.

O acesso ao atrativo fica na BR 267 Km 512, mesma estrada de acesso ao Recanto Ecológico Rio da Prata. Outra opção é você fechar o transfer de todos os passeios com as agências de turismo local (vamos falar abaixo) para não precisar alugar um carro e dirigir. Mas, se você quer ter mais flexibilidade para fazer os passeios, recomendo que alugue um carro sim!

como chegar em Bonito MS
O aluguel de um carro é imprescindível para os passeios em Bonito

Lagoa Misteriosa: melhor época

Entre meados de outubro a meados de abril ocorre a proliferação de algas, processo natural que deixa a água da lagoa bem turva. O tom azul cristalino passa para o verde, impedindo a visibilidade. Por isso as atividades de flutuação e mergulho com cilindro nas categorias batismo (8 metros para iniciantes) e básico (18 metros) são suspensas.

Se você quer se planejar para fazer o passeio da Lagoa Misteriosa, vale a pena não optar por ir nesses meses. Nós fomos no início de Maio e a Lagoa já estava aberta, com todos os passeios em funcionamento. Foi realmente incrível e eu recomendo demais que você vá nessa época!


Para saber mais sobre a melhor época para visitar Bonito, acesse esse post:
Melhor época para visitar Bonito: um guia com os melhores atrativos mês a mês


Lagoa Misteriosa: como reservar e quanto custa

Já explicamos no post Roteiro em Bonito como faz para você organizar todos os seus passeios. Bonito é referência de ecoturismo no Brasil, e toda a estrutura é muito boa para os turistas. Tudo deve ser reservado através de uma agência credenciada, você não consegue chegar no atrativo e simplesmente fazer o passeio – tem que ter a reserva e o pré agendamento, com os horários certinhos e organizados.

Nós escolhemos a agência Bonito Way para fazer todos os passeios. Eles nos deram todo o suporte, organizaram o nosso roteiro da melhor forma e nos deram toda a assistência necessária, com informações de cada passeio, o que levar em cada dia, qual horário deveríamos sair do hotel, contando com o deslocamento e etc.

Clique no botão abaixo para falar com eles diretamente no whatsapp – o atendimento é ótimo e eles podem te ajudar a organizar tudo em Bonito, inclusive o passeio de flutuação ou mergulho na Lagoa Misteriosa! E se você falar que é leitor do Mala de Aventuras, ganha 5% de desconto!!

 Agendar passeio!

O valor da flutuação (é oferecido colete e snorkel) fica em torno de R$160 por pessoa, já o mergulho com cilindro, com todos os equipamentos incluído, fica em torno de R$400 por pessoa. É importante conferir o valor com uma agência, pois os valores variam de acordo com a temporada.


Lagoa Misteriosa em Bonito: flutuação ou mergulho?

Se você gosta de mergulhar com cilindro e pode investir um pouco mais, sem dúvidas, recomendo o mergulho!

Se você é entusiasta e nunca fez o curso de mergulho, poderá fazer o mergulho de batismo, onde os equipamentos são controlados pelo instrutor e a profundidade  máxima é de 8 metros.

Para mergulhadores com credencial básica Open Water Scuba Diver, a profundidade máxima de mergulho é de 18 metros. Para mergulhadores com credencial de avançado Advanced Open Water Scuba Diver a profundidade máxima de mergulho é de 25 metros.

Lagoa Misteriosa
Agradecendo por essa oportunidade de fazer o mergulho com cilindro na Lagoa Misteriosa!

Você terá a oportunidade de mergulhar nas águas azuis, observar os paredões, troncos e rochas nessa Lagoa que é considerada a quinta caverna mais profunda do país e atinge mais de 220m de profundidade. Uma experiência única e maravilhosa!

Os únicos animais que habitam a lagoa são peixinhos laranjas, que ficam te beliscando hahah e umas cobrinhas bem pequenas que não fazem nada. Só dá para vê-las durante o mergulho, pois elas ficam nas rochas da lateral da lagoa.

Já a flutuação é indicada para todas as idades! Você poderá sentir a sensação de mergulhar em uma caverna onde não se sabe a profundidade, como já falei antes. É incrível imaginar como é o fundo, que parece tão distante! Dá para ver também os troncos e rochas dentro dela, observar os peixinhos e ver de pertinho a clareza e tom de azul surreal da água. Vale à pena demais!


Lagoa Misteriosa: como é o passeio

O passeio começa com uma pequena trilha em meio a mata, com uma ótima estrutura para caminhar. Uma oportunidade para a observação da rica diversidade de fauna e flora da região!

A trilha vai até o mirante, de onde é possível a Lagoa Misteriosa. Ao 12h o sol tende a bater na água, deixando a água da Lagoa ainda mais azul vista de cima! Quando o sol não está incidindo na água, ela fica mais escura. Mas, a visibilidade e a cor embaixo d’água não varia.

O acesso a esta lagoa de águas azuis é feito por uma escadaria segura com 185 degraus. Os grupos têm tamanho limitado de até dez visitantes e são sempre acompanhados por um guia local especializado.

Lagoa Misteriosa bonito
Durante a descida da escada, o visual da Lagoa Misteriosa impressiona!

Ao chegar no deck de acesso à Lagoa Misteriosa, o visitante recebe os equipamentos que serão utilizados para a flutuação: máscara, snorkel e colete salva-vidas. Para aqueles que decidirem não flutuar, é possível contemplar a Lagoa e se admirar com o tom azul das suas águas cristalinas. E quem vai fazer o mergulho com cilindro faz toda a preparação dos equipamentos e treinamento no deck, com os instrutores de mergulho, que são ótimos.


Lagoa Misteriosa: dicas para tirar fotos incríveis

É claro que não pode faltar nesse post algumas dicas para tirar fotos incríveis na Lagoa Misteriosa, né?! Para começar, vale à pena você investir em uma GoPro. A minha é a GoPro Hero 9 e ela é perfeita para viagens assim, que envolvem muitos passeios de água. A qualidade é ótima, e a grande vantagem desse modelo, é ter o visor também na frente da câmera, facilitando na hora dos cliques!

Outro item que é muito útil para quem vai fazer o mergulho com cilindro, é a Caixa Estaque. Ela serve para proteger a GoPro e evitar que ela trave quando você atingir alguns metros de profundidade.

E se você curte efeitos diferentes nas fotos, vale à pena investir em um Dome! Nós usamos bastante nos passeios de flutuação. Acabamos não levando para a Lagoa Misteriosa, mas nos arrependemos, pq o efeito “meio a meio” ia ficar lindo.

Todos os produtos estão à venda no site Meu Dome, que a gente super indica e confia. Acesse o site do Meu Dome para conhecer os produtos e use o cupom MALADEAVENTURAS para garantir 5% de desconto no final das suas compras!

dica foto lagoa misteriosa
Dicas de fotos para fazer na Lagoa Misteriosa!

Para fechar, algumas dicas para a sua foto na Lagoa Misteriosa ficar linda:

  • Para as mulheres: vá com um maiô ou bikini de cor vibrante! Vermelho, preto, verde… são cores que fazem um lindo contraste com a água azul da Lagoa Misteriosa.
  • Tire a famosa foto na escadinha da Lagoa! Ela fica na saída do deck para a água!
  • As fotos de baixo para cima também ficam super legais, mostram que você está dentro de uma lagoa!
  • Há a opção de contratar fotos, com o fotógrafo que fica por lá fazendo os cliques de GoPro!

Tudo pronto para conhecer a incrível Lagoa Misteriosa, em Bonito? Esse é sem dúvidas um dos melhores passeios em Bonito, que não pode ficar de fora do seu roteiro. Aqui no blog você encontra muitas dicas de viagem de Bonito, aproveite para ler outros posts e planejar a sua viagem da melhor forma!


Aproveite para ler também:

Flutuação em Bonito: como é o passeio de flutuação e qual escolher

Melhores Pousadas em Bonito: TOP 10 pousadas mais charmosas

Roteiro Bonito: o que fazer em 5 dias de viagem

Cupom de desconto Columbia: 10% de desconto para compras no site da Columbia

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Aluguel de Carro!
    locação de carro
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

1 resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *