Santo Amaro é uma das cidades base para quem vai explorar a maravilhosa região dos Lençóis Maranhenses e se você está planejando uma viagem para lá, vem comigo descobrir as mais lindas lagoas de Santo Amaro do Maranhão.

Você também vai descobrir como chegar, a melhor época de visitação, dicas de hospedagem e é claro os melhores passeios em Santo Amaro (MA). Continue lendo para saber tudo sobre as Lagoas de Santo Amaro!

Lagoas de Santo Amaro do Maranhão + passeios imperdíveis nos Lençóis Maranhenses

O que fazer em Santo Amaro do Maranhão, além dos melhores passeios e restaurantes da cidade

Confira a seguir:

 Vale a pena visitar as lagoas de Santo Amaro do Maranhão?

Santo Amaro do Maranhão é uma vila simples e encantadora e que serve como porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Esse paraíso ainda pouco explorado pelos turistas brasileiros é um destino imperdível, pois mostra o quanto a natureza foi generosa com nosso país.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

drone santo amaro maranhão
Dá só uma olhada na proximidade da vila de Santo Amaro com os Lençóis Maranhenses! | Drone by @gaiavani

Das três cidades base para quem vai conhecer os Lençóis Maranhenses, esta é a cidade mais rústica. Não tem grandes atrações turísticas ou resorts incríveis. Aliás, não vá esperando encontrar uma rede hoteleira muito desenvolvida (existem ótimas opções de hospedagem com ares mais simples e rústicos, mas muito confortáveis).

No entanto, o verdadeiro tesouro de Santo Amaro são as belezas naturais que encontramos dentro dos limites do parque. As lagoas de Santo Amaro foram as minhas preferidas de toda a região. E as dunas que se movem de um local para outro em questão de dias é algo fascinante e que você não pode deixar de conhecer!

Dicas de viagem para visitar as lagoas de Santo Amaro do Maranhão

Você deve estar se perguntando agora como faz para chegar até as Lagoas de Santo Amaro. Já aviso que não é das tarefas mais fáceis e você precisará contratar uma agência de turismo para ir até lá.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre este destino e te ajudar a montar um roteiro inesquecível, preparei este post com absolutamente tudo que você precisa saber para esta viagem. Bora descobrir Santo Amaro do Maranhão?

roteiro santo amaro maranhão
Por do sol incrível em meio às dunas dos Lençóis Maranhenses

Onde fica e como chegar em Santo Amaro do Maranhão

Santo Amaro do Maranhão está a 242km da capital São Luís. A primeira parte do trajeto saindo da capital maranhense é através da MA-402 até o povoado Sangue. A partir desse ponto, somente veículos 4 x 4 permitem você chegar até seu destino final em Santo Amaro.

Você pode alugar um carro em São Luís e ir para Santo Amaro, mas devo avisar que dentro do parque só circulam carros credenciados. Assim sendo, a melhor forma de chegar a Santo Amaro é através das agências que fazem o transfer saindo da capital. 

Qual é a melhor época para viajar pelos Lençóis Maranhenses

Sem dúvida, a melhor época para visitar Santo Amaro do Maranhão, Barreirinhas, Atins e os demais vilarejos dos Lençóis Maranhenses é entre os meses entre junho e agosto. Durante esses meses, que considerados o verão na região, as chuvas já cessaram e as lagoas estão cheias. Além disso, nessa época as lagoas estão em um tom de azul deslumbrante e o visual fica ainda mais bonito.


Para saber mais, não deixe de ler nosso post sobre a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses


Como se locomover pelos Lençóis Maranhenses

Para se locomover pelos Lençóis Maranhenses a melhor forma é em veículos 4 x 4 e nas jardineiras. As agências possuem seus veículos próprios, o que facilita muito a vida do turista que pretende desbravar a região. Para algumas lagoas será necessário pegar barco, como é o caso das voadeiras que levam até a Lagoa América.

jardineiras lencois maranhenses
As jardineiras são o veículo principal dos Lençóis Maranhenses

Quantos dias para conhecer os Lençóis Maranhenses

O ideal para se aproveitar tudo o que a região dos Lençóis Maranhenses tem a oferecer é passar três dias em cada uma das regiões. Assim sendo, separe, pelo menos, três dias em Santo Amaro, três em Atins e três em Barreirinhas.

Pousadas em Santo Amaro do Maranhão

A escolha da pousada é essencial para se ter uma viagem inesquecível nos Lençóis Maranhenses. E olha que existem opções irresistíveis para uma verdadeira experiência a beira-rio. Como aqui você vai encontrar tudo o que você precisa saber sobre Santo Amaro do Maranhão, não eu podia deixar de compartilhar com vocês a minha seleção com as melhores pousadas da vila. Veja só:

Ciamat Camp (nossa escolha!)

Nós ficamos muito felizes com a nossa escolha de hospedagem em Santo Amaro! A Ciamat Camp é uma pousada ecológica à beira do Rio Grande que te permite se conectar inteiramente com a natureza. E a responsabilidade ecológica está em toda a pousada, tanto que os chalés são construídos com madeira e palha e aproveitam o máximo da ventilação natural.

O clima da pousada é bem rústico e muito aconchegante. E o melhor da Ciamat Camp é a praia de rio, perfeita para se refrescar no fim da tarde. Além disso, a pousada ainda conta com bar, restaurante e serviço de atravessamento do rio.

ciamat camp santo amaro maranhão
Nossa cabana do Ciamat Camp, em Santo Amaro

Rancho das Dunas

Outra ótima sugestão para quem busca onde ficar em Santo Amaro é a Pousada Rancho das Dunas. Ela é simplesmente um encanto e está cercada pela natureza de todos os lados.

Cada um dos chalés possui uma varanda na frente com rede onde eu super recomendo sentar-se no final da tarde para aproveitar o jardim.

No Restaurante do Rancho, além do farto café da manhã, o hóspede ainda pode saborear diversos pratos caseiros, tanto no almoço, quanto no jantar. Não deixe de experimentar.

Pousada Paraíso

Uma opção mais em conta é a Pousada Paraíso. Ela conta com acomodações simples, mas confortáveis. O restaurante da pousada serve o café da manhã como cortesia diariamente e as demais refeições a la carte.

As melhores lagoas de Santo Amaro (MA)

Como você pode imaginar, a principal atração de Santo Amaro são as famosas lagoas do Parque dos Lençóis Maranhenses. No entanto, é importante salientar que para conhecê-las é imprescindível o auxílio de uma agência. Isso porque como venta MUITO por lá, as lagoas costumam mudar de lugar e poucas são as que ficam na mesma região o ano todo. Dessa forma, a agência vai saber direitinho onde e quando te levar para que você tenha uma experiência única.

melhores lagoas de Santo Amaro do Maranhão
Imagem de drone das lagoas de Santo Amaro, no Maranhão. | By @gaiavani

Quem organizou todo o nosso roteiro foi a Caetés Expedições e o atendimento foi sensacional desde o primeiro dia. Eles são especializados em viagens privativas, então se você precisar de ajuda para montar seus passeios em Santo Amaro e toda a região dos Lençóis Maranhenses, você pode entrar em contato com eles que eles terão o maior prazer em ajudar.

 Agendar passeio!    

Agora vamos conhecer um pouco mais sobre os principais circuitos da região?

Circuito Lagoa da Betânia – Santo Amaro

Primeiramente, o Circuito Lagoa Betânia em Santo Amaro é um dos principais e mais famosos da região. Saímos cedo da pousada e a Caetés foi nos buscar de jardineira, que é, praticamente, o transporte oficial dos Lençóis Maranhenses. Embora o dia tenha começado chuvoso estava bem animada de que o sol ia dar o ar da graça e que o dia seria incrível.

Durante o trajeto passamos pela Lagoa da Barragem, uma das lagoas perenes, pela Lagoa Betânia, que impressiona pelo seu formato, Lagoa da Serra e do Espigão. É difícil eleger a lagoa mais bonita, porque cada uma é incrível e faz você se sentir em um mundo paralelo.

o que fazer em Santo Amaro do Maranhão
Circuito Betânia: as minhas lagoas preferidas de Santo Amaro

Vale a pena também observar a paisagem do topo das dunas e até descê-las no chamado esquibunda, onde você desce a duna escorregando sentada. Devo confessar que eu não tive muita sorte e terminei a descida com muita areia no biquíni rsrsrsrsrsrs.

O passeio ainda incluía a travessia no rio e almoço no povoado Betânia. Aliás, a comunidade é uma graça e o almoço estava divino. Eu pedi um peixe super fresco, mas quem gostar de uma culinária mais exótica, recomendo experimentar o carro chefe da região que é o bode ao leite de coco.

circuito lagoa da betânia santo amaro
A pausa para o almoço é em Betânia, uma simpática vila que fica dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Apesar do dia ter começado com chuva, nós tivemos e encerramos nosso primeiro dia nos Lençóis Maranhenses da melhor forma possível: admirando o pôr-do-sol a beira de uma lagoa e vendo como a natureza é perfeita.

Circuito Lagoa do Junco – Santo Amaro

A Lagoa do Junco pode ser visitada no mesmo dia do Circuito da Lagoa da Betânia. Ela não é tão badalada quanto a da Betânia, o que dá ao local um ar mais exclusivo. Contudo, os veículos não conseguem parar tão perto e vai ser preciso andar um pouco mais sobre as dunas. Nada que uma caminhadinha de 5 minutos pelas dunas não resolva. E o visual é essa lagoa de um azul profundo fantástico!

circuito lagoa do junco santo amaro
Circuito Lagoa do Junco – Santo Amaro

Circuito Lagoa América – Santo Amaro

Para chegar no Circuito Lagoa da América, é necessário embarcar uma voadeira, que nada mais é que um barquinho motorizado bem leve que atinge uma velocidade incrível. Depois dessa pequena dose de adrenalina, que durou cerca de 20 minutos, chegamos nesse destino maravilhoso que é a Lagoa América em Santo Amaro.

A Lagoa América, como você deve imaginar, é a principal atração do passeio, embora haja outras durante o percurso. O visual é indescritível e a tonalidade da água é muito bonita. Quase não há ninguém por lá e não existem restaurantes, então lembre-se de levar alguns lanchinhos e bastante água.

Circuito Lagoa América Santo Amaro
Circuito Lagoa América – Santo Amaro

Nós fizemos o passeio até a Lagoa da América na parte da manhã e voltamos para almoçar no restaurante da pousada. Foi uma delícia curtir o fim do dia no rio em frente à Ciamat.

Circuito Emendadas – Santo Amaro

Há quem diga que o circuito da Lagoa das Emendadas está entre os mais bonitos dos Lençóis Maranhenses. Só o caminho até lá já impressiona, pois você atravessa dunas enormes que parecem ir até o céu. A primeira parte do passeio começa no tradicional veículo 4 x 4 até onde é permitido.

Em seguida você irá colocar seu condicionamento à prova e encarar uma caminhada de cerca de 2h até a Lagoa Emendada, mas sempre com paradas em lagoas menores para se refrescar.

E vou te contar que todo esse trajeto vale a pena, pois a vista da lagoa é espetacular. Sem dúvida, vale a pena a caminhada. Ah! Por causa do tempo de caminhada de ida e volta, sugiro que você reserve um dia inteiro para conseguir aproveitar bem este circuito.

Circuito Lagoa da Andorinha – Santo Amaro

O circuito da Lagoa da Andorinha e da Gaivota está entre os mais populares para quem visita a região. Elas são as mais próximas da cidade, então é bem tranquilo de passar apenas meio dia por lá. O azul da Lagoa da Andorinha é surreal e a água é uma delícia. Vale ainda tirar fotos instagramáveis nas dunas com a lagoa ao fundo.

circuito lagoa das andorinhas santo amaro
Circuito Lagoa das Andorinhas – Santo Amaro

Circuito Rancharia – Santo Amaro

Por fim, o circuito da Lagoa da Rancharia tem uma peculiaridade em relação aos circuitos que já comentei. Ele só é acessível durante os meses de novembro a fevereiro, pois é o período das secas. Isso ocorre porque durante e depois do período de chuvas as águas acabam isolando a Lagoa da Rancharia.

Mas no período certo o circuito é bem legal e cheio de adrenalina. Você faz uma parte em veículo 4 X 4. A partir de certo ponto você caminha por uma trilha passando por lagoas menores. O visual ao chegar ao destino final não poderia ser outro do que uma belíssima lagoa transparente emoldurada pelas dunas branquinhas.

O que fazer em Santo Amaro além das lagoas 

Que as lagoas são a principal atração da região já deu para perceber, mas você deve estar se perguntando o que fazer em Santo Amaro (MA) além delas, não é mesmo?

Mesmo sendo uma cidadezinha pequena e quase sem estrutura turística, existem coisas bem legais para se fazer por lá depois de passar o dia passeando pelo parque dos Lençóis Maranhenses.

Curtir o pôr do sol no Rio Grande

Aproveitar o pôr-do-sol no Rio Grande é uma atividade que eu particularmente adorei fazer. O rio possui uma água deliciosa e na temperatura ideal para se refrescar no fim do dia, e ainda existem bancos de areia onde você pode ficar sentado tomando uma cerveja e batendo papo com seus companheiros de viagem.

por do sol no rio grande em santo amaro
Por do sol no Rio Grande, em Santo Amaro

Aproveite para tirar fotos incríveis na chamada Golden Hour, pois a luz do sol cria uma espécie de filtro natural para suas fotos e você vai amar o resultado.

Experimentar os sorvetes da Casa do Picolé Artesanal

Depois de ter experimentado sabores de sorvete tão exóticos em São Luís, achei que já havia visto de tudo, mas ao chegar na Casa do Picolé Artesanal eu descobri que estava errada. Se você quiser experimentar os sabores regionais, lá é o melhor lugar. Os sorvetes são feitos lá mesmo e são uma delícia, bem com aquele gostinho de feito em casa.

Eu provei o de taperebá, que também é chamado de cajazinho, e adorei! Ele lembra um pouco o cajá do cerrado e o sabor é maravilhoso. Além dos sorvetes, a Casa do Picolé Artesanal também serve açaí, cupuaçu e pizzas. Vale a pena conhecer.

sorveteria santo amaro do maranhão
Eu sou looouca por sabores regionais e adorei conhecer alguns deles na Casa do Picolé.

O que fazer em Santo Amaro do Maranhão a noite

Agora chegou a hora de descobrir o que fazer em Santo Amaro do Maranhão à noite. A boa é jantar em algum dos restaurantes da cidade. E para isso você precisará solicitar na sua pousada o serviço de taxi (4×4) para te levar e te buscar. Nós pagamos R$20 por pessoa cada trecho.

Jantar na Pousada Ciamat

Em nossa primeira noite em Santo Amaro fomos saborear as delícias do restaurante da Pousada Ciamat, onde nos hospedamos. Os donos da pousada são italianos e o restaurante serve massas artesanais deliciosas e como sou doida por massa caseira não podia deixar de experimentar.

Minha escolha foi um delicioso tagliatelle ao molho gorgonzola com nozes. A massa é espetacular e dá vontade de comer muito mais. Mas a melhor pedida são os peixes! O ambiente é rústico e muito agradável.

restaurantes em santo amaro do maranhão
Os peixes do Restaurante Ciamat são imperdíveis! Eu pedi o robalo com tomates, azeitonas preta e alcaparras e simplesmente amei!

Jantar no Dunas Bistrô

Com um ambiente agradável e descontraído, o Dunas Bistrô é outra ótima opção de restaurante em Santo Amaro. Por lá você encontra o melhor da culinária brasileira e frutos do mar sempre frescos.

Na área externa do restaurante existem uns gazebos onde também é possível fazer sua refeição com um charme a mais. Não deixe de experimentar a casquinha de siri e a carne de sol.

Jantar no Rancho das Dunas

O ambiente do restaurante do Rancho das Dunas é mais informal e descontraído. Os pratos são bem servidos e o preço é condizente com os pratos. Eles servem diversos pratos da culinária brasileira.

A parmegiana é um dos pratos bastante elogiados pelos turistas, mas há também uma variedade de pratos tradicionais, como o camarão de Santo Amaro e o arroz de cuxá. Um prato melhor do que o outro! Para sobremesa sugiro a compota de caju que é uma delícia

onde comer em santo amaro do maranhão
Carne de sol deliciosa do Rancho das Dunas!

O que fazer em Santo Amaro do Maranhão com chuva

Alguns dias de nossa viagem pelos Lençóis Maranhenses começaram com chuva, mas não nos deixamos abater, porque logo o sol abria e podíamos curtir os passeios. Mas se a chuva se prolongar e não der para sair, a recomendação é aproveitar a pousada. Por isso é importante escolher uma pousada que tenha uma boa estrutura para um dia mais chuvoso não acabar ficando monótono e sem graça.

Pronto(a) para conhecer as lagoas de Santo Amaro?

Aproveite nossas dicas e comece a planejar sua viagem hoje mesmo. Se você ainda tiver alguma dúvida é só deixar seu comentário aqui embaixo que iremos te ajudar.


Nota: esta viagem foi feita com o apoio da Caetés Expedições. Foi incrível poder contar com eles para o desenvolvimento deste roteiro impecável pelos Lençóis Maranhenses! O Ciamat Camp também foi um parceiro do blog durante esta viagem e eu realmente fiquei encantada com a hospedagem, que é bem o estilo que eu gosto de conhecer durante minhas viagens.


Continue o planejamento da sua viagem:

Chapada das Mesas e Lençois Maranhenses: roteiro de 10 dias

As 10 pousadas mais charmosas de Atins

O que fazer em Atins: 7 passeios para incluir no seu roteiro

Pontos turísticos São Luís: 20 lugares imperdíveis para conhecer na cidade

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Aluguel de Carro!
    locação de carro
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *