Laranjeiras é um bairro que fica na zona sul do Rio de Janeiro, bem pertinho dos pontos turísticos mais famosos. É um daqueles bairros queridinhos dos cariocas por conta do seu clima descontraído, com barzinhos, feiras, áreas verdes e muita vida ao ar livre. Lá o legal é curtir na rua, jogar conversa fora, caminhar e apreciar as belas construções do Rio antigo. Nesse post você vai descobrir o que fazer em Laranjeiras e porque vale a pena uma, ou muitas, visitas por lá.


Conheça o bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro

Pensa no bairro mais carioca da gema que você conseguir! Laranjeiras talvez consiga ser até mais carioca do que isso! O convívio super informal entre as pessoas nas ruas, o gosto pela conversa fora dos bares e a ótima musicalidade são a cara do bairro. Além de ser conhecido por ser um área bem boêmia e cheia de jovens. Em Laranjeiras, tem programa pra gente de todas as idades e gostos.

Dica: é legal ir com tempo e aproveitar o dia para explorar cada ruazinha, parar de vez em quando pra apreciar com calma os lugares. Por exemplo, na Rua Pires De Almeida tem essa vista linda do Cristo Redentor.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


Veja também: Guia completo das melhores praias do Rio de Janeiro


Como chegar em Laranjeiras (Rio de Janeiro)?

A oferta de transporte público pelo bairro é excelente. Dependendo do ponto que você quiser ir pode descer na estação do metrô do Largo do Machado ou, eventualmente, na estação do Flamengo – ambas da linha 1 do metrô. Quando o metrô não é suficiente, são muitas as linhas de ônibus que passam por lá. Isso tudo torna o passeio mais prático – e barato!

Localização dos bairros Laranjeiras e Cosme Velho
Os bairros Laranjeiras e Cosme Velho estão localizados na Zona Sul do Rio

Passeios imperdíveis em Laranjeiras (Rio de Janeiro)

01. O que fazer em Laranjeiras: Praça São Salvador

Essa é uma das praças mais tradicionais de Laranjeiras. Tem uma quantidade legal de bares bons no entorno, então é só chegar, andar, e escolher aquele que parece mais agradável. Aos domingos de manhã, costuma ter uma feirinha de artesanato também, com música e umas coisinhas pra comer.

Também é comum chegar lá a noitinha, comprar uma cervejinha e ficar de papo com os amigos a noite toda ali na praça mesmo, sem parar em algum bar específico. A São Salvador já virou point e por isso sempre tem uma galera tocando alguma música por lá. Não se engane achando que esse pode ser um programa sem graça, pelo contrário, é um programa bem democrático e não pode ficar de fora da lista do que fazer em Laranjeiras.

Para chegar, o modo mais prático é ir de metrô até o Largo do Machado. De lá, basta andar pela Rua do Catete até a Rua Marquês de Abrantes. Daí, basta virar à direita na Rua São Salvador e seguir direto até chegar à praça.

02. O que fazer em Laranjeiras: Feira da General Glicério

Esse é outro lugar que adoramos no bairro e o dia ideal para ir é aos sábados de manhã, quando acontece uma feira livre com frutas, verduras e legumes. Um passeio pela feira por si só já é uma delícia. Mas a parte boa mesmo começa por volta de 12h-13h, quando rola um chorinho por lá. O que se costuma fazer é pegar uma cervejinha e curtir a música ao vivo na rua, ou só comer um pastel, uma tapioca ou um bolinho de bacalhau nas barracas.

O que fazer em Laranjeiras: Feira da General Glicério
Parada obrigatória em Laranjeiras: Feira da General Glicério

Já deu para perceber que em Laranjeiras as pessoas curtem o bairro nas ruas, né?

Como chegar: A Rua General Glicério fica um pouco afastada do metrô. Pra que você não tenha dor de cabeça com estacionamento, é mais prático ir de ônibus ou pedir um carro em algum aplicativo.

03. O que fazer em Laranjeiras: Parque Guinle

Basicamente, o Parque Eduardo Guinle é um cantinho cheio de verde no meio do bairro e precisa ser visitado. No século passado, ali ficava a residência de Eduardo Guinle, um empresário de uma família bem tradicional carioca. Hoje, o parque abriga o Palácio Laranjeiras, que já foi residência do governador e que hoje serve para hospedar autoridades de passagem pela cidade.

Além disso, ele é super famoso como um ícone da arquitetura moderna. Para se ter ideia, o prédio foi projetado por Lúcio Costa e os jardins receberam intervenções do paisagista Roberto Burle Marx. O passeio por lá é para respirar ar puro e aproveitar um solzinho em paz no meio da natureza. E a parte boa é que a entrada no parque é gratuita.

Como dentro do parque há um conjunto residencial, os portões não fecham. O acesso é feito pela Rua Gago Coutinho, 66. Para chegar de metrô, basta ir até o Largo do Machado e pegar a saída próxima à igreja. Em seguida, entrar na Rua Gago Coutinho, à direita da igreja, e procurar o imponente portão de ferro do parque.

04. O que fazer em Laranjeiras: Palácio Guanabara

Localizado na Rua Pinheiro Machado, uma das principais de Laranjeiras, o Palácio Guanabara é hoje a sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Vale a visita, pelo tanto de história que carrega, pois foi construído na metade do século XIX, para a Princesa Isabel e o Conde d’Eu. O prédio é super imponente! Bem ao seu lado há uma capelinha, a capela de Santa Teresinha, bem pequena e cenário de uma porção de casamentos.

O acesso ao Palácio Guanabara pode ser feito de ônibus ou de carro. Muitas linhas passam por lá, então pode ser uma opção mais fácil.

Dica: Ali perto do Palácio Guanabara também tem outra obra arquitetônica incrível. As Casas Casadas são um patrimônio do Rio, tombado em 1979. Ótimo para uma paradinha para umas fotos.

05. O que fazer em Laranjeiras: Baixo Gago

Um dos bares mais populares e tradicionais do bairro. É daqueles botecos com cervejinha e petiscos sem muita frescura, sabe? Só chegar, fazer o pedido e ficar de papo. A cara do Rio. Embora seja conhecido pelos petiscos, o Baixo Gago tem comida também, como o famoso baião de dois. A comida nordestina se destaca por lá. Outra coisa legal: às sextas-feiras costuma ter roda de samba a partir das 20h.

O Baixo Gago fica na Rua Gago Coutinho, 51, bem próximo ao metrô do Largo do Machado. O horário de funcionamento é de 8h às 23 (domingo até 18h).

06. O que fazer em Laranjeiras: Rotisseria Sírio Libanesa

Se você pisou em Laranjeiras e não esteve nesse clássico carioca, chegou a hora de voltar ao bairro para provar a esfiha mais famosa da região. Além da esfiha de recheio farto, o quibe e os pratos tradicionais da culinária árabe (a preços bem justos, diga-se de passagem) também são ótimas escolhas.

Não vá esperando um ambiente sofisticado. O clima é um pouco de lanchonete, comida de balcão e algumas mesas pra sentar. Mesmo que você não seja um grande fã de comida árabe, vale ao menos uma passada por lá.

A Rotisseria Sírio Libanesa fica na Galeria do Condor, exatamente em frente à saída do metrô do Largo do Machado. Fica aberta de segunda a sábado, de 8h às 23h.

07. O que fazer em Laranjeiras: Café Secreto

Esse café é um café super descolado que fica em uma vila toda de tijolinhos, com plantas por toda parte e umas cadeiras e mesas pra curtir o sossego. Ele faz jus ao nome!

Por lá você encontra cafés simplesmente deliciosos e uma comida igualmente incrível. É um cantinho sensacional pra quem ama café especiais e pra quem procura um lanchinho com bolo e pão sourdough e queijo canastra. Eles também frequentemente fazem alguns cursos pra quem gosta de café.

Café Secreto, no Largo do Machado
Café Secreto, no Largo do Machado

O horário de funcionamento do Café Secreto é de segunda a sexta, de 9h às 18h. O endereço é Rua Gago Coutinho, 6. Saindo no metrô do Largo do Machado, a Gago Coutinho é a rua à direita da igreja.


Onde se hospedar em Laranjeiras (Rio de Janeiro)

Agora que você já sabe que esse é um bairro repleto de coisas interessantes vai querer ficar por lá mesmo, né?

Nossa sugestão é o Nature Paradise Boutique Hotel, ideal para quem faz questão de tranquilidade e de receber um atendimento excelente. Além disso, os quartos são amplos, com uma vista linda da cidade e bem aconchegante. É sem dúvidas um ambiente agradável, onde você se sentirá na sua própria casa. Tem piscina e um café da manhã farto.

As diárias para um casal ficam em torno de R$400 e é bom reservar com antecedência pois os quartos esgotam rápido.

O que fazer em Laranjeiras (Rio de Janeiro): 7 passeios imperdíveis


Para quem não quer gastar tanto mas faz questão de um ambiente jovem, descontraído e descolado então o Villa 25 Hostel é o local ideial. Ele fica em um casarão antigo, o prédio por si só já é bem bonito, mas a decoração por dentro dá o toque final. É uma acomodação bem popular entre os jovens e embora seja um hostel também tem opções de quartos privativos.

O hostel tem piscina, bar, café da manhã incluído e sempre rola alguma programação legal para integrar os hóspedes.

A diária em um quarto compartilhado fica em torno de R$60.

O que fazer em Laranjeiras (Rio de Janeiro): 7 passeios imperdíveis


Quer saber mais sobre onde ficar no Rio de Janeiro? Descubra quais são os melhores bairros (e mais seguros!) para se hospedar na Cidade Maravilhosa.


Você já conhecia o bairro das Laranjeiras ou só tinha ouvido através das músicas de Nando Reis e Cássia Eller? Temos certeza que essas dicas deixarão o seu passeio muito mais completo! Se ficar qualquer dúvida, é só deixar um comentário aqui embaixo =)


Você pode gostar de ver também: 

Um final de semana de tranquilidade na Ilha da Gigóia

O que fazer no Cosme Velho | Rio de Janeiro


 

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *