lente 50mm

Lente 50mm: porque você deveria investir em uma

As fotos são parte importantíssima de todas as viagens e ter equipamentos de qualidade vai te ajudar a conseguir fotos incríveis. Nesse post falarei sobre a famosa lente 50mm e porque ela é uma boa opção de investimento tanto para tirar lindas fotos durante suas viagens como no dia-a-dia. Siga lendo que iremos também explicar alguns detalhes técnicos sobre essa lente tão funcional, que é bem em conta e ainda por cima super leve para carregar na mala.

Eu escrevi esse artigo com base na minha experiência de mais de 10 anos fotografando viagens, produtos e retratos. Portanto, pode confiar quando digo que vale a pena investir em uma lente 50mm! Ela me acompanha onde eu vou e tem uma qualidade de foto incrível! Aqui vão algumas fotos de minhas viagens em que utilizei minha 50mm F/1.4.

Veja também: Dicas de fotografia de viagem: 15 erros para NÃO cometer

Times Square
Times Square
Por do sol no Exchange Place com vista para Lower Manhattan
Por do sol no Exchange Place com vista para Lower Manhattan
Gastown, bairro de Vancouver
Gastown, Vancouver
Venice Boardwalk
Venice Boardwalk

7 motivos para você ter uma lente 50mm 

É comum que fotógrafos amadores destinem seus investimentos na câmera em si, mas investir em boas lentes pode até ser mais importante do que ter uma câmera moderna. Por isso indicamos a famosa cinquentinha. Ela é uma lente fácil de encontrar e que geralmente não é muito cara, sendo um item indispensável para a sua câmera.

A lente 50mm vai te proporcionar fotos sem distorção, o que faz dela uma peça muito boa para fotos de rua, seja para retratos ou fotos do cotidiano do seu destino. A versão mais comum é a de abertura de diafragma F/1.8, mas se você quer de fato investir poderá adquirir a F/1.4 que é relativamente mais cara, mas mesmo assim o preço compensa.

Veja também: Os melhores equipamentos fotográficos para viagem

Alguns fatores que devem ser considerados sobre a lente 50mm:

#1 Preço da lente 50mm

Essa é uma das lentes mais baratas e práticas que você irá encontrar no universo da fotografia, sendo uma opção versátil sempre que você sair para fotografar. O valor da lente com abertura de F/1.8 fica em torno de R$600, já a de abertura F/1.4 fica em torno de R$2.000. 


Na amazon você encontra ambas por um ótimo preço. 

Objetiva Canon EOS EF 50mm F/1.8 – compre aqui

Objetiva Canon EOS EF 50mm F/1.4 – compre aqui

Nikon Nikkor Lente para Nikon F 50mm F/1.8 – compre aqui

Lente Nikon AF-S NIKKOR 50mm F/1.4G – compre aqui


Por ser uma lente bem acessível, em comparação com outras lentes de qualidade, algumas pessoas acabam desconfiando se ela é tudo isso mesmo. No entanto, a maioria acaba se apaixonando por sua performance. Até mesmo profissionais que trabalham com fotografia de produtos vez ou outra utilizam a 50mm. 

#2 A lente 50mm é fixa

O que isso quer dizer? Basicamente que ela não tem zoom! Ela tem menos vidros internos que serviriam para o zoom, isso garante que as imagens serão sempre mais nítidas e por não ter zoom, você acaba tendo que se aproximar ou se afastar do objeto fotografado. 

#3 Ideal para fotos noturnas

Devido a sua grande capacidade de abertura do diafragma (F/1.8 ou F/1.4), a lente 50mm é capaz de receber muita luz o que faz com que as fotos noturnas com ela fiquem quase sempre ótimas independentemente da situação, mesmo quando a luz local não está a seu favor.

Por conta dessa abertura você poderá fotografar com o ISO mais baixo, evitando que suas fotos fiquem granuladas em condições de pouca luz.

Veja também: GoPro Hero 6: portabilidade com fotos profissionais

#4 Campo de visão da lente 50mm

A lente de 50mm possui o campo de visão que se assemelha muito ao olho do ser humano. Sendo ela uma lente muito precisa para fotografias em diversos tipos de ambientes.

#5 Bokeh

Sabe aquele efeito de fundo desfocado que quase todo mundo curte? A lente 50mm é ideal para dar suavidade ao acabamento da foto e garantir aquele lindo efeito, deixando seu registro ainda mais elegante.

Para ter o resultado máximo desse efeito, utilize a máxima abertura possível (F/1.4 ou F/1.8), mas lembre-se que isso afeta o foco e suas fotos podem ficar desfocadas se você se descuidar.

Veja também: Dicas de fotografia de viagem: 15 erros para NÃO cometer

#6 Iluminação natural

Se você é um fã do uso de iluminação natural, certamente irá se encantar com os efeitos possíveis da lente 50mm. Justamente por sua capacidade de abertura ela recebe muita luz natural que é obviamente retratada no resultado final da foto.

Dica: na luz do dia, a minha sugestão para você ter o máximo de nitidez é utilizar a abertura entre F/4 e F/8.

#7 A lente 50mm é super leve

Mesmo para quem não vai passar horas com a câmera na mão, esse é um aspecto muito importante a ser considerado, afinal, quando viajamos não queremos levar itens pesados.

É aí que entra uma super vantagem de não possuir muitos vidros na sua parte interna. Você pode até achar ruim ela não ter zoom mas no fim das contas a lente de 50mm se torna uma das mais leves que você irá encontrar.

Lente 50mm da canon
A 50mm é pequena e bem fácil de carregar

Versatilidade com alta performance e ainda leve de carregar? Não tem como não amar essa lente, ela atende a tudo que um viajante precisa.

Lente 50mm: por que usar em viagens

A lente 50mm é indicada por muitos fotógrafos, mesmo para aqueles iniciantes que ainda estão pensando em investir em cursos de fotografia e têm nessa arte apenas um hobby.

Com ela, sua câmera estará sempre pronta para registrar todos os momentos da sua viagem, sejam eles com a luz do dia ou na parte da noite. Ela é ótima para fotografar um pôr do sol incrível, ou aquele ponto turístico todo iluminado e isso tudo sem prejudicar a qualidade da foto. 

A lente de 50mm é uma lente coringa para que você faça os registros de viagem sem se preocupar em levar diferentes tipos de lentes na mala.

Veja também: Drone DJI Mavic Air: praticidade para as suas viagens


Se você também ama fotografar, já sabe que a edição é o que dá aquele toque final, né? Veja os presets que nós usamos e deixe suas fotos ainda mais lindas. O melhor de tudo, com o código MALADEAVENTURAS10 você ainda ganha um descontinho!

Lembre-se: investir em lentes pode ser melhor que investir em uma câmera nova!

Muitas vezes ficamos obcecados pelas câmeras em si, querendo trocar a câmera por uma versão mais moderna, no entanto, não nos atentamos para a qualidade das lentes.

Cada pessoa tem seus objetivos com o uso de uma câmera fotográfica, seja registrar apenas viagens e passeios ou até mesmo fazer do hobby uma fonte de renda, tudo irá depender do que você espera.

No entanto, antes de sair investindo em câmeras de última geração, recomendamos fortemente que você dê uma olhada atenta nas suas necessidades fotográficas e nas lentes disponíveis no mercado que possam te ajudar a atingir esses resultados.

Afinal, é a qualidade da lente que faz toda a diferença no resultado final e se você se empolgou com a cinquentinha, nós garantimos que sempre usamos essa lente e que de fato ela é bastante eficaz e um ótimo investimento.


Quer mais dicas de fotografia?

Nós preparamos um e-book super especial:

Como se tornar um EXPERT na fotografia com o CELULAR

Nele você encontrará dicas de iluminação, como configurar o celular para fazer fotos cada vez melhores, dicas de edição e muito mais. Clique aqui para conferir!


Você pode gostar de ver também:

Os melhores aplicativos para edição de fotos no celular

Aplicativos para Stories que irão turbinar seu Instagram

8 dicas para melhorar suas fotografias de viagem

Novidades GoPro Hero 7: imagens mais estáveis e transmissão ao vivo para redes sociais


Cadastre seu e-mail e receba novidades!

faça parte da nossa lista, é de graça!

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.