De uns tempos para cá, as terras lusitanas têm sido destino de muitos brasileiros, tanto para morar, quanto para viajar. Das capitais europeias, Lisboa é a que apresenta as temperaturas mais amenas no inverno. E aqui nesse post nós vamos te contar como é a cidade de Lisboa no inverno, se vale a pena e o que fazer por lá. É só continuar lendo!
A cidade de Lisboa reúne muitos atributos: ruas históricas, clima agradável, o conforto de viajar para um lugar em que falam a mesma língua que a sua e, não menos importante, a deliciosa culinária portuguesa. Na minha opinião, a cidade fica bem mais charmosa no inverno. A capital fica toda enfeitada por conta do período natalino e a gastronomia ganha mais encanto nessa estação.
Portanto, se você ainda estiver curioso para saber um pouco mais sobre Lisboa no inverno, nós vamos te dar as melhores dicas para você se programar e explorar a capital portuguesa no frio. Vamos lá?
Por que visitar Lisboa no inverno?
Cada vez mais brasileiros escolhem Portugal como destino na hora de planejar uma viagem para a Europa e devo dizer que essa é uma escolha maravilhosa, pois o país tem a capacidade de marcar as memórias de seus visitantes e fazê-los querer voltar.
Além de ser um país encantador e manter uma relação de proximidade com o Brasil, Portugal é um lugar que também tem chamado a atenção pelos bons preços (especialmente no inverno, que é a baixa temporada!), seja na hora de reservar a hospedagem, seja nos restaurantes ou mercados.
Além disso, é comum encontrar passagens aéreas para Lisboa para os meses de novembro a fevereiro com preços muito melhores do que no período da alta temporada, que é durante o verão europeu.
Aliás, aqui vai uma dica para quem gosta de pechinchas em viagens: ao passear pelo centro de Lisboa você verá muitos pequenos mercados (como o Mini Preço, por exemplo). Não deixe de entrar e conferir os preços dos vinhos e azeites. São produtos que costumamos pagar caro no Brasil, e em Portugal o precinho é de cair o queixo!
Isso tudo para dizer que: Lisboa é uma ótima opção de destino europeu, mesmo com o Euro nas alturas. Os preços ficam ainda melhores no inverno, então, se você tinha dúvidas de se vale a pena ou não ir para Lisboa no inverno, já pode arrumar as malas. E prepare-se para se surpreender!
Como é Lisboa no inverno?
Apesar de ser um destino bastante procurado durante o ano todo, a cidade recebe bem menos turistas do mundo todo durante os meses de mais frio. Portanto, se você está em dúvida sobre como é Lisboa no inverno, eu já posso te adiantar que a cidade fica mais vazia e, consequentemente, os pontos turísticos ficam menos lotados.
É claro que os períodos de natal e ano novo são grandes exceções à regra. Mas, mesmo assim, o frio europeu afasta um pouco os visitantes de todos os lugares do mundo.
Clima e temperatura de Lisboa no inverno
Nos meses mais frios do ano (dezembro, janeiro e fevereiro), a temperatura na capital lusitana permanece amena, variando entre 8ºC e 15Cº. Você certamente irá usar roupas mais leves do que as que levaria se fosse para outras capitais europeias nesse mesmo período.
Nessa época também aumenta um pouco a probabilidade de chuvas em comparação ao resto do ano, mas nos 15 dias que estive por lá, durante o mês de dezembro, não peguei nem um diazinho chuvoso. Para mim, o clima em Lisboa no inverno é o seu ponto forte.
O que fazer em Lisboa no inverno
O frio é a principal preocupação dos turistas que pensam onde passear em Lisboa no inverno. Muitos até se perguntam se é possível aproveitar os pontos turísticos nessa época e a resposta é sim. Basta se vestir adequadamente com roupas quentinhas!
Para te ajudar, nós selecionamos os melhores passeios e as melhores atrações de Lisboa no inverno para você se inspirar e já ir montando o seu roteiro pela cidade. Confira abaixo dicas de passeios imperdíveis, dos mais longos aos mais breves, que irão te encantar durante o inverno e farão com que você se apaixone pelo charme de Lisboa.
01. Caminhar pelo bairro Chiado e Bairro Alto
O bairro do Chiado, junto ao Bairro Alto, é o centro histórico, considerado o coração da capital portuguesa. É um bairro boêmio, repleto de bares, restaurantes e lojas, e com vida noturna agitada. Passear pela região, tanto durante o dia quanto a noite, é uma imersão nas tradições da cidade.
É importante lembrar que mesmo em um dia chuvoso é possível fazer esse passeio (com um bom guarda-chuva ou capa). É andando por esses bairros que se vê a arquitetura das casas portuguesas, as charmosas ladeiras, escadarias, bondinhos e azulejos portugueses.
Nesses bairros também tem belas praças, como a Praça Luís de Camões e a grande Praça do Comércio. E provar das comidas de rua, nas barraquinhas e feirinhas, é uma das melhores coisas a se fazer. No inverno, não deixe de experimentar as castanhas-portuguesas e a ginjinha, um licor português.
Se o dia estiver aberto, aproveite para conhecer os inúmeros “miradouros” que existem em Lisboa ao passear por essa região. São mirantes que te proporcionam uma vista magnífica de diversos pontos da cidade. E no inverno, a paisagem fica ainda mais bonita. Inclusive, esse é um tour que super indicamos. Reserve online para garantir a sua vaga.
02. Comer bem no Mercado da Ribeira
Para mim, esse é um grande achado e um dos melhores lugares para visitar em Lisboa no inverno ou até no verão. O Mercado da Ribeira é uma espécie de mercado central na cidade. Por ali, você pode petiscar e se aquecer bebendo um vinho ou relaxar com um chopp, como também pode se sentar para fazer uma refeição completa durante o dia e a noite.
O mercado é um excelente refúgio para uma noite fria, possui restaurantes dispostos no estilo “praça de alimentação” com mesas compartilhadas e reúne grandes chefes de restaurantes deliciosos. E se você pensa que só encontrará comida típica portuguesa, está enganado!
O Mercado da Ribeira é um complexo gastronômico que agrupa restaurantes de culinária internacional. Lá você encontra desde hambúrgueres com batata frita, até ceviches, sanduíche de lombo de atum em pão caseiro, sanduíche de caranguejo, e claro, bacalhau de todos os tipos. O melhor de tudo? O excelente custo-benefício.
Se você gosta de tour gastronômico, vai adorar a excursão de comida e cultura portuguesa que começa no Mercado da Ribeira. O melhor de tudo é que essa atividade ainda inclui degustação de várias iguarias nacionais! Como é um passeio bastante procurado, também recomendamos que você reserve com antecedência.
Veja também: Óbidos: bate-volta imperdível partindo de Lisboa
03. Visitar o Oceanário e o Zoológico de Lisboa
Se você é um admirador da natureza como eu, tem que conhecer o Oceanário e o Zoológico de Lisboa. Separe um dia inteiro para cada um, ou a maior parte do dia pelo menos, pois são passeios que não devem ser feitos com pressa.
Conheci alguns aquários durante minhas andanças pelo mundo, mas um dos que mais me impressionou foi o Oceanário de Lisboa. Eles possuem uma grande biodiversidade de animais marinhos dispostos em enormes tanques super bem cuidados. Clique para conferir mais informações e garantir seu ingresso.
Já o Jardim Zoológico de Lisboa tem uma pegada diferente do que muitas vezes entendemos como zoológico. É muito mais do que a exibição de animais, que muitas vezes é exploratória e prejudicial a eles. Ele é um centro de conservação das espécies, com desenvolvimento de pesquisas científicas para sua preservação.
Dica importante: se você for surpreendido por um dia de chuva e frio durante sua estadia, esse é o melhor dia para o Oceanário; já o zoológico pede um dia sem chuvas.
04. Conhecer o Mosteiro dos Jerônimos e tomar um café de frente para a Torre de Belém
Um ótimo combo de passeio é visitar o Mosteiro dos Jerônimos, Patrimônio Mundial da Unesco, e a Torre de Belém, que fica bem próxima do anterior. Dica: conheça primeiro o Mosteiro e deixe para visitar a Torre de Belém no pôr-do-sol. Tenho certeza de que vai lhe render um belo visual!
O Mosteiro é uma referência de arquitetura gótica e possui grande exuberância. Ao lado do mosteiro fica a igreja de Santa Maria de Belém. Lá, você verá os túmulos de Luís Vaz de Camões e Vasco da Gama. Aproveite para apreciar as esculturas e conhecer mais sobre a arte e história portuguesa.
Ao final da visita, faça uma bela caminhada beirando o Rio Tejo até a Torre de Belém. Escolher um café perto da beira do rio, se sentar, apreciar a vista e curtir o friozinho, pode ser um verdadeiro presente no fim do dia.
Dica: para evitar filas, garanta seu ingresso com antecedência. Clique aqui para conferir mais informações.
05. Alugar um carro para conhecer os arredores.
Porto é a segunda maior cidade de Portugal e eu pessoalmente achei a cidade uma graça. Ela tem um estilo bem diferente de Lisboa e vale a pena um bate e volta para conhecer essa beleza no norte do país. A viagem de Lisboa até Porto dura menos de 3 horas e minha dica é que você dê uma paradinha no Santuário de Fátima no caminho.
As rodovias são muito boas e sinalizadas. Alugamos um carro na Rentcars por um preço bem legal e saímos de Lisboa pela manhã. Colocamos “Santuário de Fátima” como primeiro destino no gps e, uma hora e meia depois, chegamos no Santuário, um local imenso e realmente emocionante. Sendo católico ou não, eu sugiro que inclua essa visita no seu roteiro.
Leia também: 10 passeios imperdíveis em Porto, Portugal
Saindo de Fátima, seguimos por 2 horas ao norte até Porto. A cidade fica à margem do Rio Douro e faz parte de uma das áreas vinícolas mais antigas da Europa. É a partir das uvas dessa região que se produz o famoso vinho do Porto.
Dica: programe-se para conhecer uma “cave”. São os locais de produção de vinho em que você pode ver os tonéis, aprender sobre a produção e provar alguns vinhos incríveis (mas, lembre-se, quem dirige não bebe!). Quando fui não agendei minha visita, mas recomendo agendar com antecedência para não perder esta experiência.
Clique para conferir outras sugestões de bate-volta incríveis saindo de Lisboa:
Tomar e Almourol – Rota dos Cavaleiros Templários
Fátima, Batalha, Nazaré e Óbidos
Sintra, Palácio da Pena, Cabo da Roca e Cascais
06. Museus imperdíveis em Lisboa
Um bom passeio para se fazer em Lisboa no inverno é aproveitar para conhecer os museus mais interessantes da cidade. Há museus únicos e super diferentes. Aqui vão algumas dicas dos melhores museus:
-
Museu Nacional do Azulejo
Este museu é responsável por reunir mais de 7.000 peças dos famosos azulejos portugueses, que ficam espalhados pelo país inteiro, em igrejas, casas, fachadas, estações de trem etc. Apesar de ser possível ver os azulejos nas ruas, o melhor lugar para admirá-los é no Museu Nacional do Azulejo, que é todo dedicado a essa expressão artística e tão tradicionalmente portuguesa.
Você pode aproveitar e comprar o seu ingresso online para evitar filas.
-
Museu Coleção Berardo
Localizado no amplo Centro Cultural de Belém, esse é dito como o principal centro de arte moderna e contemporânea de Lisboa. Com mais de 900 obras, o acervo permite visualizar os grandes movimentos artísticos modernos. Assinando as obras, existem nomes como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Marcel Duchamp, Piet Mondrian, Joan Miró, Francis Bacon e Andy Warhol. Aos sábados, a entrada é gratuita.
-
Museu Nacional dos Coches
O Museu dos Coches nada mais é do que um museu de carruagens. Localizado num edifício contemporâneo, projetado pelo arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, o museu conta com uma coleção única no mundo de antigas carruagens usadas em tempos passados, algumas da família real portuguesa. É uma visitação bem interessante e que super recomendo.
-
Museu Calouste Gulbenkian
Esse é considerado um espaço cultural de excelência de Lisboa e é um dos museus mais importantes de Portugal. O museu reúne um acervo diverso de pinturas, esculturas, peças decorativas, arte moderna e muito mais. O Calouste Gulbenkian é bem conceitual, tendo como missão promover os valores universais da condição humana. Portanto, as artes, a ciência e a educação têm um palco privilegiado no local.
Compre seu ingresso online para não perder tempo no dia sua viagem.
-
Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT)
Sendo o projeto mais novo e inovador da cidade, o edifício do MAAT é um dos exemplos nacionais de arquitetura industrial da primeira metade do século XX. O museu é todo focado em arte contemporânea e está levando um outro conceito e panorama de museologia para Lisboa.
Dica: invista em um Lisboa Card!
O Lisboa Card é um cartão que dá acesso a mais de 20 museus e edifícios históricos, além de funcionar como bilhete de transporte. Ele pode ser utilizado nos bondes, ônibus, metrô e até nos trens para Cascais e Sintra.
Dentre as principais atrações incluídas no Lisboa Card estão o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém (sem filas!), o Museu Nacional do Azulejo, o Museu Nacional dos Coches, o Palácio Nacional de Mafra, o famoso Elevador de Santa Justa, entre outros.
O custo x benefício é realmente muito bom, especialmente se você levar em consideração que você não terá que gastar tempo em filas nem se preocupar em comprar cada ingresso separadamente. Clique para confirmar mais informações.
07. Festivais de inverno em Lisboa
Durante o inverno, Lisboa costuma receber alguns festivais bem interessantes, como o Rhodes Festival de Inverno. Este festival de música pop e eletrônica roda alguns países europeus, como Portugal, Espanha e Inglaterra, durante as épocas de frio (geralmente janeiro).
Suas edições costumam ser esgotadas, então é legal você comprar seus ingressos com antecedência, caso se interesse por ir. A cada ano a programação é diferente, com artistas diferentes e atrações variadas.
Além do Rhodes, durante o inverno europeu, Lisboa também recebe muitas atrações culturais, artísticas e musicais. Um excelente site para você ficar inteirado de tudo o que está acontecendo pela cidade durante essa época é o Agenda Cultural Lisboa.
Lá, você pode ver tudo o que está rolando no momento, inclusive sobre os festivais, e programar o seu roteiro de viagem para encaixar alguma programação.
08. Aula de culinária
Que tal testar seus dotes culinários e incluir uma aula de culinária na sua lista de o que fazer em Lisboa no inverno? Você vai aprender a fazer uma iguaria portuguesa durante sua visita à cidade! Essa é uma ótima forma de se abrigar em um local agradável para fugir de um dia de frio intenso. Além disso, você ainda vai voltar para casa podendo impressionar a todos com sua receita de pastel de nata!
Você pode contratar essa experiência no GetYourGuide! Mas não deixe para a última hora!
09. Tour de Vinho
Super especial em toda viagem é conhecer a cultura do lugar, certo? Pois, tanto a gastronomia, bem como a vinicultura, fazem parte da cultura portuguesa!
Nada mais justo do que fazer um tour gastronômico que inclua tudo isso! Descubra os locais preferidos dos locais e os sabores portugueses numa visita gastronómica guiada com petiscos e vinho em Lisboa. Cultive seu paladar e entenda o que significa fazer parte desta cidade. Há também opções de excursões de 1 dia até a cidade do Porto, famosa pelo vinho.
Você pode se interessar: Lisboa Card vale a pena? Quanto custa? Quais são as atrações incluídas?
Dicas extras para você planejar a sua viagem para Lisboa no inverno
Agora que você já sabe que Lisboa é uma cidade incrível para visitar, seja verão ou inverno, aqui vão algumas dicas essenciais para você planejar a sua viagem:
Seguro viagem
O seguro viagem é obrigatório para a entrada em Portugal, pois o país faz parte do Tratado de Schengen. Este acordo, firmado entre 26 países europeus, visa estabelecer a livre circulação dos visitantes nos países participantes.
Por causa deste tratado, todos os turistas precisam ter um seguro viagem no valor mínimo de 30.000 euros para ingressar no país. O objetivo dessa regra é garantir que o visitante possa pagar as possíveis despesas médicas surgidas durante a viagem, inclusive em caso de óbito.
Além disso, dá um alívio enorme viajar sabendo que você está seguro e protegido contra qualquer tipo de imprevisto que possa ocorrer. É por isso que sempre que viajamos, procuramos contratar um bom seguro viagem.
E ao invés de ficar procurando em diversos sites pelo melhor preço, eu vou direto no Seguros Promo. Ele é uma excelente ferramenta de comparação entre as coberturas e preços de cada seguro. Usamos tanto que conseguimos um cupom de desconto para nossos leitores! Quer ganhar 5% off? Use o código MALADEAVENTURAS na contratação do seu seguro pelo site.
Chip Internacional Europa
Outro item indispensável para viajar para Lisboa é o chip internacional. Não embarco para viagens internacionais sem meu chip da America Chip. Tem vários planos disponíveis para Europa. Você faz sua compra online e recebe o chip na sua casa! Ao chegar no seu destino é só ativá-lo e pronto, você estará conectado!
Hoje em dia é praticamente indispensável viajar conectado, Waze, Google Maps para você se situar nos lugares, comunicação com a família, as fotos nas redes sociais… quem não gosta?
Ele funciona com várias operadoras (sempre a melhor disponível no local em que você estiver) e ainda funciona em todo o território europeu, ou seja, é uma ótima pedida se você pretende visitar mais de um país em sua viagem.
E a cereja do bolo é o código de desconto para os leitores do Mala de Aventuras! É só clicar aqui e usar MALADEAVENTURAS para obter 10% OFF.
Leia também: Quais são os melhores bairros para se hospedar em Lisboa? Confira nossa seleção
Dúvidas frequentes de quem planeja conhecer Lisboa no inverno
Viajar é sair da nossa zona de conforto, por isso é super comum que várias dúvidas apareçam enquanto planejamos uma viagem, especialmente se estamos pensando em um destino internacional. Mas calma! Nós estamos aqui para te ajudar nisso!
Qual o período de frio em Lisboa?
Uma das principais dúvidas dos nossos leitores é sobre qual o período de frio em Lisboa. Os meses mais frios do ano na cidade são dezembro, janeiro e fevereiro. Contudo, não faz tanto frio como nas demais capitais europeias.
Qual a temperatura no inverno em Lisboa?
Agora, se você quer saber qual a temperatura no inverno em Lisboa, saiba que os termômetros costumam variar entre 8ºC e 15Cº. O que é considerado um clima ameno para o inverno europeu.
O que vestir em Lisboa no inverno?
Bem, pela temperatura, nota-se que o que vestir em Lisboa no inverno não será nenhum problema. Podemos usar basicamente roupas que usaríamos no inverno das cidades frias do Brasil. Certamente, diferente daquelas utilizadas na capitais mais frias da Europa. Recomendamos casacos grossos, blusas de lã e, por baixo, blusas tipo segunda pele ou blusas térmicas e meia calça.
Vista-se em camadas, pois caso a temperatura mude você pode tirar o casaco grosso e ainda assim ficará protegido. Bom também são echarpes e cachecóis que além de compor o visual, são fáceis de levar, retirar ou colocar conforme o frio do momento!
Lugares para visitar em Lisboa no inverno
- Bairro Chiado e Bairro Alto
- Mercado da Ribeira
- Oceanário e Zoológico de Lisboa
- Mosteiro dos Jerônimos
- Torre de Belém
- Museu Nacional do azulejo
- Museu Nacional dos Coches
- Museu Coleção Berardo
- Museu Calouste Gulbenkian
- Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT)
- Rhodes Festival de Inverno (Consultar a Agenda Cultural Lisboa)
Melhores hotéis para curtir o inverno em Lisboa
Certamente a acomodação certa ajuda a manter o charme de uma viagem no inverno europeu. Aqui você poderá conferir os melhores hotéis para curtir o inverno em Lisboa. Ah! Aproveite que estamos falando de um período de baixa temporada, onde os preços são mais atrativos.
- Turim Boulevard Hotel
- Boutique Chiado Suites
- Hotel Dom Carlos Liberty
- Dinya Lisbon Hotel & Lounge Bar
- Hotel Ibis Lisboa Parque das Nações
- Solar dos Poetas
Afinal, vale a pena visitar Lisboa no inverno?
Lisboa é um destino fantástico tanto no verão quanto no inverno. Por isso, não deixe de conhecê-la quando tiver a oportunidade. A cidade possui temperaturas mais amenas em comparação com outros lugares da Europa no inverno, por isso o frio não será um grande empecilho.
Além disso, por ser baixa temporada, Lisboa no inverno tem preços ainda mais agradáveis, especialmente na rede hoteleira, e os pontos turísticos ficam bem mais vazios, ótimo para quem não gosta de muita muvuca.
Dito isso, a gente espera ter conseguido te ajudar a planejar a sua viagem! Não esqueça de nos contar depois, por aqui nos comentários, como foi a sua experiência por lá! Nós vamos amar saber!
Que tal aproveitar a viagem e conhecer outros destinos europeus? Inspire-se com alguns de nossos roteiros:
Roteiro Itália 7 dias: Milão, Veneza, Florença, Siena (+ cidades da Toscana!)
Roteiro de 10 dias pelo Leste Europeu: Berlim, Dresden, Praga e Budapeste
O que fazer em Zurique: 13 passeios incríveis na cidade mais cosmopolita da Suíça