Com seus 66 km de extensão, o litoral do Piauí é o menor do Brasil – e nem por isso deixa a desejar. As praias são paradisíacas, existem diferentes coisas para fazer em cada uma das estações do ano, a comida é deliciosa e as pessoas são muito acolhedoras.

O Piauí foi uma grata surpresa para esta carioca que já estava acostumada com praias exuberantes. E neste post eu vou te mostrar o porquê, numa lista com as 7 melhores praias para conhecer no litoral do Piauí.


Litoral do Piauí: por que conhecer?

Conhecido principalmente pelo Delta do Parnaíba, um dos pontos da famosa Rota das Emoções que começa em Jericoacoara, no Ceará e termina nos Lençóis Maranhenses, o Piauí é um estado ainda pouco visitado.

Entre as principais atrações do Piauí, além da capital Teresina, estão os parques nacionais da Serra da Capivara, da Serra das Confusões e de Sete Cidades, que contemplam pinturas rupestres, paredões rochosos e muitas trilhas em meio à natureza preservada.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Para completar os atrativos deste estado tão pouco explorado, o seu curto litoral é uma pérola escondida no nordeste brasileiro. Com apenas 66 km de extensão, o litoral do Piauí é composto por 15 praias lindas, todas banhadas pelo Atlântico (e algumas com um bônus de mar + foz de rio).

O litoral do Piauí oferece passeios para todos os gostos. De acordo com a estação do ano, as praias são ótimas para umas férias bem descansadas ou uma temporada dedicada à prática de esportes aquáticos, como windsurf.


Litoral do Piauí: onde fica e como chegar

Viajar pelo Brasil tem a enorme vantagem de oferecer diversos meios de transporte para se deslocar de um destino a outro. Desde avião até o seu próprio carro, é possível atravessar o país e fazer da estrada uma parte interessante da viagem.

Você pode chegar ao Piauí saindo de qualquer estado de avião, ônibus ou carro. Saiba aqui qual a melhor forma de fazê-lo.

estradas-piauí
Estradas do Piauí | Foto: @redthetraveler

Avião

O Piauí tem dois aeroportos em funcionamento: o Aeroporto Senador Petrônio Portella, na capital, Teresina, e o Aeroporto Internacional de Parnaíba. Nós chegamos por Teresina e alugamos um carro para seguir viagem, mas você pode optar por chegar no aeroporto de Parnaíba, que já é no litoral. Aproveito para deixar aqui uma curiosidade: Teresina é a única capital do Nordeste que não se encontra no litoral. Você sabia disso?

Do Rio de Janeiro, por exemplo, saem voos para Teresina o dia inteiro. Todos os voos duram entre 5h e 6h e fazem uma escala em São Paulo, em Brasília ou no Recife. Não existem voos diretos saindo do Rio para Teresina. Se você sair de São Paulo, por exemplo, pode conseguir um voo sem escalas que dura aproximadamente 3 horas.


Ônibus

As rodoviárias mais próximas do litoral do Piauí são a de Parnaíba e a de Luís Correia, duas das cidades mais importantes da região. É possível chegar de ônibus a partir de vários estados próximos como Ceará e Maranhão, mas também do Rio ou de São Paulo. A quantidade de horas varia de acordo com a distância, mas uma viagem Rio x Piauí pode levar até 2 dias.

Entre as empresas de ônibus que fazem esse trajeto estão a Viação 1001, Itapemirim, Boa Esperança, Rápido Marajó, Kaissara e Expresso Guanabara. Sites como Rodoviária Online ou Busbud reúnem informações relevantes e comparam preços de passagens.


Carro

Quase 3 mil km separam o Rio de Janeiro do Piauí. Em aproximadamente 40 horas de viagem é possível chegar de um estado ao outro de carro próprio. Entre os trajetos possíveis, você pode passar pela BR-101 ou pela BR-116 saindo da capital do Rio de Janeiro e chegando em Parnaíba, no Piauí.

Saindo de Jericoacoara, no Ceará, por exemplo, a viagem dura em torno de 4 horas e pode ser feita pela BR-402.

As estradas brasileiras cruzam todo o país, proporcionando a experiência de atravessar os estados. Tenha atenção ao fazer essa escolha, procure sempre viajar durante o dia quando não conhecer algum trecho da estrada e não deixe de descansar pelo caminho. Viaje com segurança!

Ainda que ir de carro até ao Piauí não seja o seu objetivo, recomendo que seja uma opção alugar um carro quando chegar lá.

Afinal, estar de carro acaba sendo o meio mais fácil de transitar por todo o litoral do estado e poder desfrutar com mais conforto da viagem. A gente sempre indica a Localiza, locadora de carros com o melhor custo x benefício.


Litoral do Piauí: a melhor época para viajar

As praias do litoral do Piauí são todas paradisíacas. Seja as praias 100% oceânicas ou as praias em que há uma foz de rio, todas parecem pinturas.

No litoral do Piauí, as temperaturas raramente baixam dos 20°, ou seja, é verão o ano inteiro. Por isso, o estado é um ótimo destino para a baixa temporada, quando os preços estão mais baixos e os destinos mais vazios. No alto verão, as temperaturas podem chegar facilmente aos 35°, às vezes um pouco mais.

litoral do piauí
Passeio de quadriciclo nos Lençois Piauienses

O clima tropical semi-úmido da região acaba por se dividir em duas estações: a seca e a chuvosa. A temporada com mais chuva vai de dezembro a maio e alta temporada, claro, é a estação sem chuvas, entre maio e agosto. Mas é possível curtir o Piauí sem chuva em outros meses. Nós fomos em setembro e não pegamos chuva, só muito vento!

Por falar em vento, o litoral do Piauí é um excelente destino para a prática de surf, kitesurf e outros esportes de aventura. A temporada de ventos fortes e constantes vai de agosto até dezembro.


Litoral do Piauí: conheça as 7 melhores praias

O litoral do Piauí tem 66 km de extensão, dos quais 46 km estão concentrados no município de Luís Correia. Entre praias de mar, praias de rio e praias que combinam mar + rio, você vai se surpreender com a exuberância da natureza, a gastronomia delicada de beira da praia e a simpatia dos piauienses.

Abaixo, preparamos uma lista com as 7 melhores praias para você aproveitar o melhor do litoral do Piauí:


01. Pontal, Ilha Grande

A cidade de Ilha Grande é banhada pelos rios Parnaíba e Igaraçu, sendo um dos braços do Delta do Parnaíba. Ilha Grande tem 3 praias: Pontal, Savage e Aruanã.

A praia do Pontal é uma das praias em que se vê o encontro do rio Parnaíba com o Oceano. A água é de um azul muito claro e costuma ser clara além de estar frequentemente vazia, quase inexplorada. Não espere grande infra estrutura, mas sim uma conexão real com a natureza.


02. Pedra do Sal, Parnaíba

A praia da Pedra do Sal é a única praia localizada na cidade de Parnaíba e fica na Ilha Grande. A praia é de fácil acesso, fica no caminho para o Porto das Barcas e logo após a ponte sob o rio Igaraçu. Da estrada é possível ver os parques eólicos construídos na região para aproveitar os ventos.

Com 8 km de extensão, a praia é dividida em duas por um paredão de pedras arredondadas. De um lado, uma praia calma e ideal para um passeio mais lento ou em família, do outro, uma praia brava e com ondas fortes. Entre as duas, o farol da Pedra do Sal, datado de 1873. A praia conta com alguma infraestrutura, estacionamento e barracas. Perfeita para curtir o dia inteiro.


03. Arrombado, Luís Correia

Uma das praias mais bonitas de Luís Correia, a praia do Barro Preto, conhecida como praia do Arrombado, é pouco visitada, ideal para prática de surf e windsurf na época dos ventos. Também é ótima para quem quer curtir uma praia quase deserta na baixa temporada.

litoral do piauí
Praia Arrombado, no Litoral do Piauí. | Foto: @redthetraveler

A praia conta com barracas e restaurantes, ótimos para comer a tradicional caranguejada ou carne de sol. Entre fevereiro e abril, você ainda pode vislumbrar a desova das tartarugas de pente.

Atenção: em alguns pontos das dunas tem um tipo de areia movediça. Tenha cuidado.


04. Carnaubinhas, Luís Correia

Uma paisagem incomum formada por areias brancas, mar azul claro e muitas carnaúbas: é o que você vai encontrar na quase deserta praia de Carnaubinhas, em Luís Correia.

Você pode dar a sorte de visitar Carnaubinhas com a maré baixa e encontrar uma piscina natural formada por causa da faixa de corais próxima à areia. A praia é pouco visitada e não conta com infraestrutura, então leve seu próprio lanche e água para passar o dia.


05. Praia de Macapá, Luís Correia

A praia mais bonita do litoral do Piauí é a praia do Macapá. A praia é formada entre a foz do rio Macapá e o mar aberto: de um lado, a paisagem do rio com sua vegetação própria e do outro, uma piscina natural formada entre bancos de areia.

litoral do piauí praias
Foto: @redthetraveler

A região conta com estacionamento, alguns quiosques pé na areia e é muito frequentada por pescadores e catadores de caranguejos, sendo pouco conhecida pelos turistas tradicionais.


06. Praia do Coqueiro, Luís Correia

Considerada uma das praias mais bonitas do Piauí, a praia do Coqueiro é o point da galera do kitesurf, já que tem ventos constantes e ondas na alta temporada para a prática do esporte, entre agosto e setembro. A praia conta com uma ótima infraestrutura, com muitos quiosques, bares e restaurantes, sendo uma das mais frequentadas do litoral.

praia do coqueiro
Foto: @redthetraveler

Ótima para viagem com crianças, a praia do Coqueiro fica numa antiga vila de pescadores e tem um areal extenso, com muitos coqueiros ao longo da costa.


07. Barra Grande, Cajueiro da Praia

A praia de Barra Grande é de um azul incomum. Perfeita para a prática de windsurf por conta dos fortes ventos, a praia tem um areal branquinho e bastante extenso.

Ali perto está a Árvore Penteada, um pé de tamarindo entortado pelo vento. Dá pra ter uma ideia da intensidade dos ventos na região só pela árvore. Mesmo assim, Barra Grande é uma ótima escolha para quem procura uma praia paradisíaca para relaxar na beira mar.

litoral do piauí
Praia Barra Grande | Foto: @redthetraveler

Uma dica: a virada do ano na praia de Barra Grande é bastante famosa e muito procurada pelos viajantes mais descolados. Pode ser uma ótima alternativa para quem procura um réveillon com pé na areia em um lugar menos badalado.


Litoral do Piauí: quantos dias são necessários para conhecer?

O litoral do Piauí tem 66 km de extensão e 15 praias no total. O tempo necessário para conhecer todas as praias depende muito do seu ritmo de viagem e do seu objetivo.

Se você tem pouco tempo no Piauí, é possível ver todas as praias em dois dias estando de carro. As praias são próximas, as estradas são bem sinalizadas e é fácil chegar de uma ponta a outra. Nesse caso, você vai precisar escolher duas ou três praias para curtir umas horinhas e almoçar com os pés na areia. Ou pode escolher 4 praias próximas e dividir cada dia em 2 para aproveitar ao máximo o que elas têm para oferecer.

Se você for para praticar esportes, vale sempre a pena deixar um diazinho a mais para curtir as praias sem pressa.

A partir de 3 dias, você consegue apreciar com mais calma a viagem, ver mais praias e até voltar em alguma. O ideal é passar entre 5 a 7 dias para fazer todos os passeios que o litoral do Piauí pode proporcionar desde os passeios de barco, o Delta do Parnaíba, kitesurf, travessia de quadriciclo e outros.


Litoral do Piauí: onde se hospedar

O melhor lugar para se hospedar depende sempre do seu roteiro. Tenha em mente quais são os passeios que você vai fazer e onde se concentram os seus pontos de maior interesse antes de decidir onde ficar.

Nós escolhemos ficar em Luís Correia, que é o município com a maior quantidade de praias no litoral do Piauí e também porque o nosso passeio de quadriciclo foi na Lagoa do Portinho, bem próximo de onde estávamos. Além de ter mais praias, é super fácil ir de Luís Correia para os outros municípios, já que é tudo muito próximo.

Outro município bom para se hospedar no litoral do Piauí é Parnaíba. A cidade é um pouco maior e oferece hotéis de todos os tamanhos, gostos e preços.


Aqui vamos recomendar 3 opções para ajudar na sua escolha:


Pousada Titas

Chalés bem rústicos e com cara de casa na árvore, café da manhã com comidas típicas, piscina e pets permitidos. Esse é o clima da Pousada Titas, em Barra Grande. A pousada fica a 100 metros da praia favorita dos surfistas que vão para o Piauí em busca dos seus bons ventos. Ideal para casais e famílias


Pousada Vila Cajuína – Luís Correia

Essa foi a nossa escolha. A Pousada Vila Cajuína tem um ótimo custo x benefício, os funcionários mais simpáticos que já conhecemos em viagem, café da manhã com comidas típicas e uma incrível vista para o Rio Parnaíba. Os quartos são simples, mas espaçosos e ideais para casais ou famílias. Os donos fazem questão de receber todos os hóspedes, são super simpáticos e atenciosos com cada um.

pousada no piauí
Pousada Vila Cajuína | Foto: @redthetraveler

Uma curiosidade: a pousada é muito cuidadosa com a natureza, por isso, os animais da região andam soltos pela propriedade. Vimos sapinhos, muitos passarinhos e as famosas iguanas que andam livres em muitas cidades por ali.


Parnaíba Hostel

Ideal para quem viaja sozinho ou tem espírito mochileiro e disposição para dividir quarto, o Parnaíba Hostel é um espaço super aconchegante em Parnaíba. O hostel recebe visitantes do mundo inteiro e estava com um grupo de franceses quando passamos por lá.

Compramos o nosso passeio para o Delta do Parnaíba com eles e, de quebra, trocando ideia com o pessoal da recepção ainda pegamos a dica de fazer um passeio de canoa com os canoeiros locais no Parnaíba. Passeio de barco raiz!


Litoral do Piauí: dicas extras

Além das 7 melhores praias, aproveito para deixar uma lista com dicas extras do que fazer no do litoral do Piauí para você planejar uma viagem inesquecível.


Gastronomia local

A gastronomia piauiense é bastante diversa e tem muita influência da cultura indígena. Você pode comer desde carne de sol e torresmo até o melhor dos frutos do mar e peixes frescos. Além dos peixes de rio e do baião de dois, não deixe de comer o famoso caranguejo. Para beber, sempre cajuína, uma bebida doce feita de caju que é patrimônio imaterial do Piauí.

bebida piauí
Bebida típica do Piauí | Foto: @redthetraveler

Artesanato piauiense

O artesanato no Piauí é daqueles com muita cara de nordeste e de Brasil. Rendas, peças em cerâmica ou em madeira com pinturas regionais, cestos ou chapéus feitos com palha de carnaúba, redes, jarros e quadros únicos.

Um ótimo lugar para comprar lembrancinhas e peças de decoração é o Mercado Municipal de Fátima, em Parnaíba.


O maior cajueiro do mundo

O Piauí está na disputa com o Rio Grande do Norte para saber quem tem o maior cajueiro do mundo. Os piauienses alegam que o Cajueiro-Rei, em Cajueiro da Praia, é maior que o Cajueiro de Pirangi.

Os pesquisadores da UESPI (Universidade Estadual do Piauí) e da UFPI (Universidade Federal do Piauí) têm feito comparações entre os dois cajueiros desde 2015 e chegaram à conclusão que o Cajueiro-Rei é 300 m² mais extenso que o cajueiro de Pirangi, em Natal. O recorde atual é do Rio Grande do Norte e está registrado no Guiness Book.

cajueiro piauí
Foto: @redthetraveler

Vale a pena visitar a árvore e tirar as suas próprias conclusões. Aproveite para experimentar a cajuína ou um picolé de tapioca no Caju-Rei, pequeno restaurante logo em frente ao cajueiro.

Outra árvore curiosa que você vai encontrar no litoral do Piauí, dessa vez em Luís Correia, é a Árvore Penteada, um pé de tamarindo que foi entortado pelo vento.


Lençóis Piauienses

Os Lençóis Maranhenses você já conhece, mas sabia que o Piauí também tem os seus? Um passeio de quadriciclo pelas dunas da Lagoa do Portinho já vão te deixar com um gostinho do que é estar nos lençóis.

Várias agências fazem esse passeio todos os dias, mas nós escolhemos a companhia Quadri & Aventuras, que foi a mais recomendada tanto no TripAdvisor quanto na pousada em que ficamos. Foi uma ótima escolha! O guia nos levou para um passeio exclusivo, nos ensinou manobras especiais que só se pode fazer em certas alturas do ano por conta do vento e contou a história da região desde a colonização até hoje em dia com as áreas preservadas.

litoral do piauí lençois
Lagoa do Portinho | Foto: @redthetraveler

Nesse passeio, nós rodamos pelas dunas durante cerca de 1h30, pudemos ver as marcas da movimentação das dunas, e terminamos com um mergulho na água doce da Lagoa do Portinho. Dica importante: a recomendação é fazer esse passeio com tênis (especialmente quem for conduzir o quadriciclo), camisas de manga comprida e muito protetor solar.

Leve também bastante água e algum lanche, porque lanche não está incluído no passeio e você vai precisar se hidratar bastante.


Delta do Parnaíba

Talvez o destino principal de quem decide visitar o Piauí, o Delta do Parnaíba é realmente incrível! O rio Parnaíba corta 20 municípios do Piauí e deságua no Oceano Atlântico, formando o terceiro maior delta do mundo (atrás somente do rio Nilo, no Egito e do rio Mekong, que corta 6 países no sudeste asiático).

passeio piauí
Passeio Delta do Parnaíba | Foto: @redthetraveler

Um dos passeios mais impressionantes da viagem foi, sem dúvidas, a Revoada dos Guarás no Delta do Parnaíba. O rio é cortado por diversas ilhas e dunas e o passeio consiste em circular por elas durante a tarde até ao pôr do sol, quando todos os pássaros, especialmente os guarás, se recolhem para descansar numa ilhota no meio do rio.

Litoral do Piauí: conheça as 7 melhores praias + dicas de viagem
Revoada dos Guarás | Foto: @redthetraveler

Definitivamente uma das experiências mais lindas que eu tive o privilégio de vivenciar.


Pronto para conhecer o Litoral do Piauí?

As definições de paraíso foram atualizadas com sucesso! O litoral do Piauí pode ser o menor do Brasil, mas guarda muitos segredos e paisagens exuberantes que vão te deixar com vontade de ficar mais.

Conta pra gente nos comentários quais dessas praias você já conhecia ou quais acabaram de entrar no seu roteiro.

Aproveite as praias do lindo litoral do Piauí. Boa viagem!


Você também pode gostar de ler:

Atins: conheça o charmoso vilarejo dos Lençois Maranhenses

Passeios nos Lençois Maranhenses: 5 passeios Imperdíveis para incluir no seu roteiro

Quem escreve | @redthetraveler
Red
Mais uma que foi picada pelo bichinho viajante e não consegue parar quieta num lugar só. Viaja para conhecer outras culturas, fotografar, se conectar com a natureza e comer.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *