Com toda certeza, esses três Estados guardam alguns dos melhores destinos para os amantes do ecoturismo. E se você quer saber quais os mais tops, saiba que reunimos os 10 melhores lugares para viajar perto de SP, MG e RJ para quem ama ficar perto da natureza.

E sabe o que é melhor? Alguns são tão pertinho que dá até para programar uma viagem durante um final de semana ou feriado prolongado. Mas se você não está em algum desses três Estados, não se preocupe! Vale a pena se organizar para passar suas próximas férias na região e conhecer algumas dessas cidades.

Curioso(a) para saber que lugares são esses? Então continue sua leitura e descubra!


Qual é a melhor forma de visitar a região?

Seja você morador de um desses três Estados, seja você um turista que está vindo de outros lugares do Brasil, saiba que é bem fácil se locomover pela região. Com raras exceções, as estradas são bem boas e sinalizadas.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Além disso, das principais rodoviárias partem ônibus para quase todos os destinos. Contudo, a melhor forma de se visitar a região é de carro. Além de você conseguir chegar a destinos que talvez não haja ônibus direto, você também tem mais liberdade e independência.

Carro

Já que o carro é a melhor opção para se locomover, que tal embarcar em uma road trip bem animada? Você pode programar um roteiro e ir parando em diversas cidades na mesma viagem. Eu particularmente adoro fazer esse tipo de viagem, seja com amigas ou à dois!


Dicacaso você não tenha um veículo, uma ótima dica é alugar um! E se você está procurando aluguel de carros, temos uma ótima dica: a Localiza é, sem dúvidas, a melhor locadora para você alugar um carro para viajar para lugares perto de RJ, SP ou MG.

Você pode fazer a sua reserva com antecedência pelo site, garantindo as melhores tarifas, com muita praticidade. A gente sempre opta pela Localiza na hora de alugar um carro para as nossas viagens e nunca tivemos problemas. É realmente o melhor custo benefício se tratando de aluguel de carros no RJ!


10 lugares de natureza para viajar perto de SP, MG E RJ

Conforme dito anteriormente, a região de SP, MG e RJ concentra alguns dos melhores destinos de natureza, alguns deles bem perto dos grandes centros urbanos. Agora você vai conhecer que lugares são esses, como chegar, onde se hospedar e o que fazer. Vamos lá!


01. Paraty (RJ)

Nossa primeira sugestão de lugares para viajar SP, MG, RJ é Paraty, essa joia no litoral fluminense e que reúne o melhor do mar e da floresta. Esse é um destino perto tanto do Rio de Janeiro quanto de São Paulo e se você quer conhecer alguns dos cenários mais bonitos do país, não deixe de conhecer.

Antes de tudo, o Centro Histórico de Paraty é uma verdadeira viagem no tempo e os casarões coloniais são um charme só. Além disso, a região guarda um verdadeiro tesouro mar adento. Praias quase desertas e ilhas paradisíacas fazem a viagem a Paraty ser inesquecível.

Ah! E não deixe de visitar também o Saco do Mamanguá, esse é um lugar em Paraty a pouco tempo de barco do centro da cidade. Além da praia ser incrível, você ainda pode fazer a trilha até o topo do Morro do Pão de Açúcar e observa o único fiorde do Brasil! Trindade também é uma vila muito simpática que pode entrar no seu roteiro em Paraty.

Se você quiser saber mais sobre Paraty temos um post completo com 20 atrações e sugestão de roteiro incrível!

o que fazer em trindade e arredores
Visual maravilhoso do Pico do Pão de Açúcar, no Saco do Mamanguá

Como chegar

A cidade fica a 250km do Rio e a 270km de São Paulo. Indo de carro a viagem dura cerca de 4h partindo dessas duas capitais. Contudo, se você sair de Belo Horizonte sua viagem será um pouquinho maior, 8h30 para percorrer os 600km entre as duas cidades.

Onde se hospedar

A cidade tem uma rede hoteleira bem vasta, além de ótimas opções de Airbnb. Bem na entrada da cidade nós super recomendamos a charmosa Pousada Eclipse. Já no centro, com o charme histórico, a Pousada do Sandi agrada até os clientes mais exigentes.

Quantos dias ficar

Sem dúvida se eu pudesse passaria um mês inteiro em Paraty (até porque se você quiser conhecer todos os lugares a fundo é preciso mais tempo). Contudo, em 3 dias você já consegue conhecer as principais atrações da cidade. Dessa forma, esse é um dos lugares para viajar perto no feriado.


02. Ilha Grande (RJ)

Junto com Paraty, Ilha Grande também é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Para quem quer fugir da correria do dia a dia, Ilha Grande é um dos lugares para viajar perto do Rio de Janeiro perfeito. O clima despojado reina na cidade e as havaianas são os calçados oficiais de quem está passeando pela cidade.

Coisas para fazer são o que não faltam, são 113 praias em toda ilha, das mais agitadas, como a do Abraão, até aquelas que parecem que nunca receberam a visita do homem, como é o caso de Parnaioca. Além disso, as diversas trilhas são um convite para entrar em contato com a natureza. Mergulhos e passeios de barco fecham o pacote em Ilha Grande com chave de ouro.

ilha grande para onde viajar 2021
A belíssima Praia do Aventureiro vista de cima! / foto: @brenomadeira

Aproveite para ler: Ilha Grande (Rio de Janeiro): tudo o que você precisa saber para planejar a sua viagem


Como chegar

O acesso a Ilha Grande é feito somente por barco através de Mangaratiba ou Angra dos Reis. Ah! Vale lembrar que carros não podem circular pela ilha, então para quem vai de carro deve deixá-lo em Angra. Ela fica a 105km do Rio e 410km de São Paulo.

Onde se hospedar

Temos dois posts bem legais aqui no blog com dicas de hospedagem na Ilha Grande. Vale conferir:

Quantos dias ficar

Com tantas atrações incríveis, se você quiser um passeio bem completo o ideal é passar uma semana em Ilha Grande. Contudo, se seu objetivo é curtir as praias principais e não faz muita questão de conhecer a Ilha toda, um final de semana será suficiente.


03. Visconde de Mauá e Penedo (RJ)

Localizadas ao sul do Estado do Rio, Visconde de Mauá e Penedo são lugares para viajar perto de SP, MG, RJ ótimos para quem curte o contato com a natureza. Em primeiro lugar, Visconde de Mauá é aquele tipo de cidade com uma vibe zen e muito tranquila. Muitos turistas buscam a cidade por causa da inúmeras trilhas e cachoeiras da região. Além disso, durante o inverno muito também visitam a cidade para aproveitar o frio da serra ao pé da lareira com um bom vinho e fondue.

Mais próximo de Resende, Penedo é conhecida como a “Pequena Finlândia”, por causa dos finlandeses que ali fixaram raízes e procuram manter viva suas tradições. Além das trilhas e belezas naturais da Serra da Mantiqueira, Penedo também é conhecido como importante polo gastronômico. Os chocolates de lá são muito conhecidos e deliciosos, então recomendo experimentar pelo menos um (se bem que acho meio difícil comer apenas um hahahaha).

para onde viajar perto de rj
A Serrinha do Alambari merece a sua visita! Fica entre Penedo de Visconde de Mauá

Aproveite para ler: O que fazer em Visconde de Mauá: cachoeiras, restaurantes e passeios imperdíveis


Como chegar

Partindo do Rio, Visconde de Mauá fica a 200km de distância, já Penedo fica mais perto, são 174km. Se sua saída for de Sampa, daí são 268km até Penedo, ou 294km até Visconde de Mauá. O caminho é pela BR-116, que é excelente, mas a partir do momento que se pega a estrada até Visconde de Mauá é preciso redobrar a atenção.

Por outro lado, quem sair de Belo Horizonte pega 427km até Visconde de Mauá e 449km até Penedo. Caminho mais longo, mas que vale a pena.

Onde se hospedar

Em Visconde de Mauá a Pousada Moriá é bastante conhecida e recomendada na região, além de ser ótima para casais. Já em Penedo, o Hotel Britannia é uma ótima oportunidade bem no centro da cidade.

Quantos dias ficar

Com toda certeza a região de Visconde de Mauá e Penedo é uma graça. Nossa recomendação é de pelo menos dois dias em cada cidade, assim você aproveita o melhor de cada uma. Por serem próximas dá para fazer um combo e conhecer ambas em um feriado prolongado, por exemplo.


04. Petrópolis (RJ)

Como boa petropolitana que sou, não podia deixar de fora essa cidade maravilhosa da nossa lista de lugares para viajar perto do Rio de Janeiro. A Cidade de Pedro, como é carinhosamente conhecida é uma das mais visitadas da região serrana do Rio de Janeiro.

Além de um destino de frio excelente, a cidade chama atenção pela preservação de monumentos históricos importantes para nossa história. Passear por Petrópolis nos faz voltar no tempo e conhecer um pouco mais sobre figuras importantes. O Museu Imperial, a Casa de Santos Dumont e o Palácio de Cristal são pontos imperdíveis.

Junto com Teresópolis, Petrópolis também é um destino requisitado pelos praticantes de trekking e o Parque Natural da Serra dos Órgãos é o verdadeiro paraíso para quem ama ecoturismo.

Ademais, por lá você também consegue saborear um pouco da tradicional culinária alemã na Casa do Alemão e degustar ótimas cervejas na Cervejaria Bohemia. E não podemos esquecer do turismo de compras na Rua Teresa, é claro!

lugares para viajar perto rj
Petrópolis tem cachoeiras imperdíveis!

Aproveite para ler: Petrópolis: o que fazer, passeios, pousadas, como chegar e muito mais


Como chegar

A partir da capital fluminense são apenas 80km até Petrópolis. Já da capital mineira são 376km. Por fim, São Paulo é a capital mais distante a 450km de distância. É sempre bom lembrar que você passa por um trecho de serra onde é preciso mais atenção, principalmente com neblina.

Onde se hospedar

São várias as opções de hospedagem em Petrópolis, inclusive temos um artigo sobre hotéis e pousadas, além de um outro com ótimas sugestões de Airbnb. No centro, a Casa Rosa Hotel e Boutique é nossa escolha para quem gosta de charme e requinte. Já a Pousada Paraíso é ótima para quem quer mais contato com a natureza.

E se quiser dicas de casas incríveis, em meio à natureza, para se hospedar, confira: Airbnb em Petrópolis: 10 casas em meio à natureza para se hospedar

Quantos dias ficar

Apesar de muitos cariocas irem apenas passar o dia em Petrópolis, eu super recomendo ficar lá pelo menos um final de semana. Desse jeito você conhece mais todas as belezas da cidade.


05. Arraial do Cabo (RJ)

Praias de água azul turquesa, areias brancas e sol praticamente 365 dias no ano, assim é Arraial do Cabo, um dos lugares para viajar perto do Rio de Janeiro para quem gosta de estar perto da natureza.

Conhecida como o “Caribe Brasileiro”, já deu para perceber que o mar de Arraial é uma coisa deslumbrante. Aliás, além de aproveitar as praias de lá, recomendo fazer um mergulho e também o passeio de barco para conhecer algumas praias somente acessíveis por barco.

Aliás, falando em praia, em Arraial ficam algumas das melhores praias do Brasil e do mundo! Não tem como não chegar nas Prainhas do Pontal do Atalaia, na Praia do Forno e não ficar impressionado com a beleza dos locais. E para chegar nessas duas praias a dica é ir pelas trilhas e aproveitar para tirar muitas fotos dos mirantes.

dicas de arraial do cabo praia do forno
A Praia do Forno é super famosa em Arraial do Cabo

Aproveite para ler: Dicas de Arraial do Cabo: como chegar, quando ir, passeios e dicas de viagem


Como chegar

Até Arraial do Cabo são 165km a partir da capital fluminense. É um trajeto bem tranquilo e a estrada é muito sinalizada. Só fique de olho nos pedágios ao longo do caminho.

Onde se hospedar

Com uma vista espetacular e muita tranquilidade, a Pousada Vista Turquesa no Pontal do Atalaia vai te surpreender. Além disso, outra sugestão é a Pousada Canto da Baleia possui uma vista linda do mar e também do nascer do sol.

Quantos dias ficar

Para conhecer bem a cidade e todas as praias, o ideal é passar pelo menos 4 dias em Arraial. E se você se interessou em conhecer essa pérola da Região dos Lagos, não deixe de ler nosso guia completo com as melhores dicas de Arraial do Cabo.


06. Ubatuba (SP)

Saindo do Estado do Rio, Ubatuba é um dos lugares para viajar perto de SP perfeitos para quem quer ficar em contato com a natureza. A cidade faz parte do litoral norte de SP e possui cenários que mais parecem coisa de filme. Lá a floresta e o mar estão sempre em perfeita sintonia.

Para quem gosta de praias mais vazias, a Ilha das Couves é uma ótima opção e só é acessível de lancha. Por outro lado, Itamambuca já é mais badalada e muito procurada pelos turistas. Além disso, diversos amantes do ecoturismo procuram a região para fazer trilhas pela Mata Atlântica.

Por fim, o Parque Estadual da Serra do Mar também guarda belezas naturais que vale a pena conhecer em Ubatuba. Se você gosta daquele contato intenso com a natureza, assim como a gente, Ubatuba será um destino inesquecível.

ubatuba em são paulo
Ubatuba é um ótimo destino para viajar perto de são paulo

Como chegar

Ubatuba está próximo tanto do Rio de Janeiro quanto de São Paulo, mas é preciso atenção redobrada, pois de ambos os lugares a estrada apresenta trechos de serra com muitas curvas e pistas de mão dupla, tanto na BR-101 vindo do Rio, quanto pela Rodovia dos Tamoios vindo de SP.

Onde se hospedar

Em termos de hospedagem, recomendamos o Itamambuca Eco Resort que possui uma infraestrutura excelente e a Pousada Villa Sapê, para quem quer ficar muito confortável durante a viagem.

Quantos dias ficar

Para conhecer as beleza de Ubatuba, a sugestão é de 3 a 4 dias de viagem. Sem dúvida, é um dos lugares para viajar perto no feriado muito bons.


07. Ilhabela (SP)

Da mesma forma que Ilha Grande, Ilhabela é um dos nossos destinos favoritos que mistura mar e floresta de forma incrível. Esse arquipélago fica em frente a cidade de São Sebastião e só é acessível de balsa (diferentemente de Ilha Grande, aqui você pode ir de carro).

As praias são o principal atrativo da cidade, algumas praias são mais badaladas, já outras parecem intocadas, como a Praia da Feiticeira. Ilhabela também é ótima para praticar esportes aquáticos, então que tal aproveitar para tentar um mergulho, ou um passeio de SUP? Tenho certeza de que você vai adorar.

Ademais, as trilhas também são uma ótima forma de se estar em contato com a natureza. Nós amamos fazer trekking e conhecer lugares que parecem inexplorados e em Ilhabela, algumas dessas trilhas levam a praias deslumbrantes, como a do Bonete.

lugares para viajar perto de sp, rj e mg
Ilha Bela tem praias incríveis!

Como chegar

Conforme dito anteriormente, o acesso para Ilhabela é feito a partir da cidade de São Sebastião de balsa. Mas é bom consultar a previsão do tempo, pois se as condições não estiverem boas geralmente se interrompe a travessia.

Onde se hospedar

Existem muitas opções de hospedagem em Ilhabela. O Kalango Hotel Boutique é um hotel ecológico e fica em uma região bem tranquila da ilha. Agora se você prefere ficar mais no centro, a Pousada Recanto da Villa possui ótimas acomodações.

Quantos dias ficar

Para aproveitar melhor a ilha, 5 dias é o ideal, mas se seu tempo for mais curto, um final de semana dá para aproveitar as melhores praias e fazer um passeio de barco bem legal.


08. Serra do Cipó (MG)

Enfim chegamos na terra do melhor pão de queijo do mundo. Minas Gerais guarda destinos de natureza maravilhosos e a Serra do Cipó é um dos lugares para viajar perto de MG que não poderia ficar de fora da nossa lista.

No Parque Estadual da Serra do Cipó encontramos algumas das cachoeiras mais bonitas do Estado de MG (são mais de 60 cachoeiras para conhecer)! Além disso, a importância dessa região se deve pelo encontro das bacias do Rio Doce e do São Francisco.

Percorrendo as trilhas do parque você vai se surpreender com grutas e piscinas naturais de beleza sem igual. Ah! E para os aventureiros de plantão, a região também é famosa pelo rapel, alpinismo e rafting! Vai encarar?

lugares para conhecer perto de mg
Uma das cachoeiras belíssimas da Serra do Cipó!

Como chegar

A cidade fica a apenas 100km da capital mineira. O trajeto é pela MG-010 e é bem tranquilo.

Onde se hospedar

As acomodações na cidade são mais simples, mas muito aconchegantes e todas com aquela recepção mineira gostosa. A Pousada Aconchego da Serra é recomendação para quem quer mais sossego. Os chalés da Pousada Canto Verde vão te conquistar e você não vai querer vir embora.

Quantos dias ficar

Nossa recomendação na Serra do Cipó é de pelo menos 3 dias, assim você consegue conhecer com calma as trilhas do parque.


09. Ibitipoca (MG)

Sem dúvida, Ibiti é um destino que ganhou meu coração e eu não poderia deixar ficar de fora da nossa lista de lugares para viajar SP, MG e RJ. Essa pequena vila no Estado de Minas Gerais é sinônimo de tranquilidade e muito contato com a natureza.

O Parque Estadual do Ibitipoca é a grande atração da vila. Lá você encontra 3 roteiros principais, o Circuito das Águas, o Circuito do Pião e o famoso Circuito Janela do Céu (esse circuito colocou a pequena ibiti no roteiro dos amantes de ecoturismo). Com muitas cachoeiras e paisagens deslumbrantes, esses três circuitos não podem faltar no seu roteiro.

À noite a vila também é bem agitadinha e você pode sair para provar o melhor da gastronomia local e também dançar um forró pé de Serra.

o que fazer em ibitipoca: cachoeiras
As águas geladas do Parque de Ibitipoca são ótimas para recarregar as energias

Aproveite para ler: O que fazer em Ibitipoca: melhores trilhas, cachoeiras e restaurantes


Como chegar

Saindo do Rio de Janeiro, o trajeto até Ibitipoca dura cerca de 4h, já partindo da capital mineira são 330km que geralmente levam 5h30 para serem percorridos. Vale lembrar também que o trecho chegando em Ibitipoca é bem precário.

Onde se hospedar

Quando visitamos ibiti, nossa escolha foi Hotel Serra do Ibitipoca e temos certeza de que você vai adorar. Pertinho da entrada do parque também encontramos os charmosos Chalés Belo Vale.

Quantos dias ficar

Com relação à duração da sua viagem, acredito que 4 dias é o ideal, pois assim você consegue conhecer os três circuitos com mais calma e ainda explora a cidade.


10. Carrancas (MG)

Por fim, você sabia que Carrancas é a cidade das cachoeiras? Essa pequena cidade no Sul de Minas atrai muitos turistas que querem aproveitar a natureza e fugir da correria do dia a dia.

Com diversas trilhas, em Carrancas você vai descobrir, piscinas naturais, cachoeiras e grutas belíssimas. O Complexo da Zilda é ótimo e por si só já é um passeio de dia inteiro (a trilha é considerada de nível médio). A cachoeira da Esmeralda faz jus ao nome e suas águas lembram muito a pedra preciosa. Já a do Grão Mogol exige um pouco mais de perseverança para chegar, mas o destino final faz todo o sacolejo na estrada valer a pena.

Ah! E não deixe de visitar também o centrinho de Carrancas que possui aquele charme que só as cidades mineiras têm.

cachoeiras de carrancas
Carrancas é o paraíso para quem gosta de cachoeiras!

Como chegar

A partir do Rio, são 328km até Carrancas pelas BR-040 e 265. Já de Belo Horizonte o trajeto dura cerca de 4h30 pela Rodovia Fernão dias e BR-265. Por fim, se você sai de SP, são 6h de viagem pelas BR-381 e 265.

Onde se hospedar

Em Carrancas nós recomendamos a Pousada Gaya bem no centrinho e também o Bio Chalé, um verdadeiro charme no centro da cidade.

Quantos dias ficar

Com toda certeza, Carrancas vai te surpreender e para conhecer melhor a cidade e sua belezas naturais, minha sugestão é que você fique pelo menos 3 dias por lá. Dessa forma você consegue relaxar a aproveitar o que a cidade tem de melhor.


Pronto para viajar para lugares perto de SP, MG e RJ?

Gostou das nossas sugestões de lugares para viajar perto de SP, MG e RJ? Se organizando direitinho dá para conhecer todos esses destinos aos poucos nos feriados prolongados e finais de semana.

Se você achou que tá faltando algum lugar e quer sugerir, deixa seu comentário aqui embaixo. E não deixe de contar mais sobre suas experiências nesses destinos. Adoramos interagir com você!


Você também pode gostar de ler:

Parques Nacionais do Brasil: os 25 parques imperdíveis para quem ama natureza
Passeios no Rio de Janeiro: 35 lugares para visitar na Cidade Maravilhosa
O que fazer em Itaipava, RJ: 20 passeios imperdíveis + as melhores DICAS
Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *