Quarta-feira à noite de uma semana qualquer a Gaia me mandou uma mensagem: vamos ver o nascer do sol na Pedra Bonita? É claro que topei e lá fomos nós acordar às 4h para começar o dia de maneira diferente. DSC_0279A trilha da Pedra Bonita é bem tranquila! Apesar de ser só subida com algumas partes bem íngremes, é curta, podendo ser feita em 30 minutos sem pressa. Como queríamos subir mais rápido para não perder o sol nascendo, fizemos a trilha em 20 minutos, e o pessoal que foi com a gente, mais rápido ainda.

Uma dica para facilitar a subida é ir de tênis! Também não esqueça de levar lanterna, água e um lanchinho para fazer lá em cima, ajuda a repor as energias! DSC_0293Acredito que muita gente fica se perguntando se não é perigoso fazer esse tipo de programa. Estamos no Rio e por aqui tudo acontece, né? Para nos sentirmos mais seguras, fomos com um grupo de 7 pessoas, sendo 3 homens e 4 mulheres. Haviam outros grupos também, o que deixou o passeio ainda mais tranquilo. Não vimos pessoas estranhas e nada suspeito, mas é claro que devemos ter cuidado.

Então a dica é: vá em grupo e não leve muitos objetos de valor!

Começamos a trilha às 5:20 e chegamos lá em cima às 5:40, o horário perfeito para apreciar o nascer do sol que estava programado para 6:15. Chegar um pouquinho antes é legal para ver a mudança de cores no céu conforme o sol vai chegando.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

DSC_0255

O sol nasceu da água, deixando a Cidade Maravilhosa ainda mais maravilhosa. O visual é incrível: de um lado o morro dois irmãos, lagoa e Cristo Redentor. Do outro, a barra e o recreio. Sem falar da Pedra da Gávea ali do lado que deixa tudo mais lindo e incrível!

Valeu muito o perrengue de acordar cedão e ficar quase dormindo no trabalho no dia seguinte para ver esse espetáculo da natureza. Parece que ficamos até mais leves!

Que tal umas dicas de fotos diferentes? Use e abuse do sol e das cores no horizonte. Brinque com silhuetas, outros objetos do local, pule, e se divirta! Dê uma olhada na nossa sessão de fotos abaixo.

10921888_1006096472753736_1307750726_nDSC_0318 DSC_0395 DSC_03828996_767726706626772_2086709380834093726_n DSC_0289

Como chegar: O início da trilha fica um pouco antes da pista de vôo. Para chegar até lá, vá até São Conrado e suba a Estrada das Canoas. É fácil de achar e há uma placa indicando.

Quem tirou as fotos lindas foi o Jean Patrick! Arrasou!

Tem mais fotos lá no nossos Instagram e Facebook. Acompanhe a gente também por lá!

Veja também:

Mala de Aventuras Explora: Cachoeira do Horto

Mala de Aventuras Explora: Voo de Asadelta em São Conrado

Mala de Aventuras Explora: Pedra da Gávea

Mala de Aventuras Explora: Trilha da Urca

Mala de Aventuras Explora: Praias Selvagens

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

58 Responses

  1. Que maravilhosa a vista da Pedra Bonita! E a trilha pra ver o amanhecer deve ser ainda mais incrível! Adorando as dicas do mala de aventuras! Melhor blog

  2. Oi meninas!! Estou amando as viagens e dicas de vocês. Adoro essas aventuras que dão direito a visu de tirar o fôlego. Duas passadas pelo rj mas ainda não consegui conhecer a Pedra Bonita, eu saindo de Botafogo..como chego la?.. De ônibus.. Chego ate são conrado.. Por ali tem outros ônibus que sobem? 🙂 Bjs de Manaus.

    1. Oi Brenda!
      A gente também vive em busca de aventuras e visu!! Manaus deve ter lugares incríveis também! Espero que um dia eu possa ir conhecer essa região do país 😀
      Sobre a Pedra Bonita, para chegar lá o ideal é de carro, assim você consegue “matar” parte da trilha se for cedinho e conseguir uma vaga lá em cima. Mas de ônibus, você pode pegar algum até São Conrado (172, 178, 548, 309, 316) e de lá pegar o 448 que sobe até certo ponto e depois tem um trecho longo a pé, pois o ônibus só vai até certo ponto.
      Vale a pena o esforço! O que eu tava pensando aqui é que se você estiver com um grupo pra dividir um taxi a partir de São Conrado, pode até ser mais interessante!
      Espero ter ajudado!
      Bjss

      1. Puxa, ajudou muito e vou ficar com a opção do taxi 🙂
        Final do ano estou indo, eu vou planejar direitinho.

        AH! pode chegar, Manaus e sua beleza exuberante e selvas te aguardam, rs 🙂
        Beeijos

    1. Oi Carlos, estava aberto sim!
      A gente chegou lá por volta de 5h e encontramos alguns outros grupos que iriam fazer a caminhada também.

  3. Linda a vista. Sou carioca e nunca tive a oportunidade de conhecer nenhuma vista assim do Rio.
    Como quero conhecer…
    Depois de dezessete anos longe do Rio, assim que tiver a oportunidade de visitar, quero muito conhecer.

    1. Puxa, Cláudia! Tomara que na próxima vez que você vier ao Rio você possa ir lá. A trilha é leve e vale muito a pena! 🙂

      1. Olá. Nunca fiz trilha mas sempretive muita vontade. Vendo eessas fotos então,é impossível não querer ir. Vcs avisam por aqui quando vão? Fiquei muuuuito a fim de ir.

        1. Oi Kelly! É muito legal a trilha e vale muito a pena!
          A gente não tem ido ultimamente, mas provavelmente vamos em breve. Curte a gente lá no facebook para ficar de olho nas novidades do blog 🙂
          Beijos!

  4. Gostaria muito de fazer essa trilha muito em breve, vou ficar um fim de semana na Barra e irei com meus filhos. Moro em Itatiaia e temos aqui no Parque Nacional do Itatiaia lindas trilhas para passeios. Guias experientes e com segurança. estamos a disposição para quem quiser nos visitar.

    1. Oi Vilson, você é guia em Itatiaia?
      Esse é um dos destinos que está na nossa lista!
      Quando formos, já sabemos a quem recorrer.
      beijos

  5. Olá! Muito legal seu post e fotos! Sabado agora irei levar um grupo lá para curtir o Pôr do Sol. Mas pintou uma dúvida: Será que o acesso a trilha é fechado em algum momento? Eu lembro de ter visto uma guarita lá na entrada. Estou preocupado em ir com todos e chegar na hora sermos impedidos de subir!

    1. Oi Marcelo!!

      Que bom que gostou do post e das fotos! Obrigada!

      Eu nunca ouvi nada a respeito da trilha ficar fechada. Quando fui, cheguei às 4:30h e não havia nada impedindo a nossa entrada. Acredito que não feche!!

      Bom passeio!!

    2. Marcelo, quando eu fui com o grupo da minha escola (estudamos turismo), fomos surpreendidos por essa guarita também. Porém acredito que era por conta do tempo, estava chovendo e fecharam por perigo de escorregar. Dai desviamos e fomos para vista chinesa que por sinal valeu super a pena, a vista é incrível também.

    1. Oi João!
      Para chegar na Pedra Bonita o ideal é de carro, assim você consegue “matar” parte da trilha se for cedinho e conseguir uma vaga lá em cima.
      Indo de ônibus, você precisa ir até São Conrado e de lá pegar o 448 que sobe até certo ponto e depois tem um trecho longo a pé, pois o ônibus só vai até certo ponto.
      Vale a pena o esforço!
      Acredito que o mais indicado, indo pela primeira vez, seja juntar um grupo e contratar um guia.
      Espero ter ajudado. Beijos!

    2. Também sou de SjM estou com um grupo aqui, vamos sair daqui a pouco com a intenção de ir para a pedra do telegrafo, mas lá é tão complicado de chegar que estamos pensando em ir para a pedra bonita, partiremos as 7h

      1. Oi Lucas,
        ir para a Pedra do Telégrafo partindo da Zona Sul do Rio de Janeiro fica um pouquinho longe. O ideal é ir de carro, mas se a opção for ônibus, é possível também.
        A Pedra Bonita realmente é de mais fácil acesso. Ambas são ótimas trilhas, a gente super recomenda 🙂
        Beijos e boa trilha!

    1. Oi Rosa! A gente foi durante a semana e foi tranquilo. Mas é sempre importante tomar cuidado nas trilhas do Rio e ir com um grupo 🙂

  6. Oiii!
    Conheci o blog de vocês por acaso e estou amaaando.
    Muita coisa legal, serio! Parabéns meninas
    Queria perguntar uma coisa: as fotos tem uma qualidade incrivel…qual é a camera que vocês usam??

    Beijos e obrigada!

    1. Oi Jéssica!! Que fofaa, adoramos saber que você gostou do blog! <3

      Eu tenho uma Nikon D5000 e uso a lente de 35 mm, que é maravilhosa!
      A Gaia usa uma Nikon D5100, essa lente e algumas outras.
      Temos também a GoPro, que rende fotos ótimas!

      Espero ter ajudado!
      Beijoss!!

  7. Ola Gaia, boa tarde!Eu sou de Minas Gerais e estou indo no Rj pela primeira vez
    Vc saberia me dizer onde eu consigo pegar um onibus até São Conrado? Pq de São Conrado que eu pego o 448 né? Vou me hospedar na Tijuca e gostaria de saber ao menos onde eu consigo pegar o onibus até São Conrado..
    está difícil de achar na internet 🙁
    Agradeço muito desde já só pela atenção!

  8. Boa dica, mas para quem não é do Rio e não tem grupo, como faço para ir com um guia? Sei que as trilhas são sinalizadas, mas meu receio é a segurança e vou em novembro, eu e meu esposo, para o Rio com o intuito de fazer trilhas, gostaria de algumas dicas de grupos.
    Agradecida,
    Tatiana

    1. Oi Tati,
      Se ainda for útil para você, tem alguns grupos que fazem trilhas pelo Rio, procure pelo Desbravando Rio ou 360 sports. 🙂
      Beijos

    1. Oi Cleberton,
      Essa trilha é tranquila de fazer, no post colocamos todas as dicas de como chegar, nivel de dificuldade, etc.
      Tem outros posts com dicas do Morro Dois Irmãos, Pedra da Gávea, entre outras.
      Aproveite a cidade maravilhosa! Beijos

  9. Oi! Moro no Rio mas é MT difícil achar sites que dem dicas tão boas Principalmete agora nas férias .nem sabia que tinha tanta coisa legal pra fazer no rio . Muito obrigada vcs me ajudaram muito. Bjs. E MT sucesso para vcs! 🙂

    1. Aaah que bom Duda!!! Obrigada 🙂
      O Rio é maravilhoso e deve ser aproveitado de todos os ângulos diferentes ne?
      Boas trilhas pra você!

  10. Boa tarde Pessoal;

    Programei a trilha como evento de final de ano com o pessoal da minha Assessoria e gostaria de saber se alguém sabe me informar, neste período de horário de verão, qual o horário do nascer do sol.

    Abraços e Obrigado

    1. Oi Geraldo, que legal!!
      É uma ótima maneira de confraternizar com os colegas de trabalho.
      Olha, costuma ser por volta de 5:30. Se você pesquisar no google “horário nascer do sol Rio de Janeiro” ou algo assim, tem vários sites que indicam com precisão.
      Beijos

  11. Oi! muito legal o site e as fotos dessa trilha! 🙂
    você acha muito arriscado ir sozinha?? ou onde consigo um guia bacana/confiável?

    beijos

    1. Oi Stephanie, é tranquilo ir sozinha. A trilha é demarcada e de fácil acesso. Mas é sempre bom ir acompanhada, com um grupo. Pq sozinha sozinha aqui no Rio é meio complicado ne?
      Se quiser um guia, entra em contato com o Alex, ele é ótimo guia e companhia. 21 98480-1070 🙂
      Beijos!

  12. Oie Gaia!
    Amei suas dicas, eu moro em São Cristóvão e qro saber como faço pra ir o melhor ônibus ou táxi?!
    Qro ir com meu namorado!

    1. Oi Fabiana, tudo bem?
      Eu indico ir de taxi porque ir de ônibus é meio furada. Muito longe e demorado. Provavelmente vc teria que pegar 2 onibus e andar um pedaço.
      Vai sim!! Vcs vão amar. é uma trilha leve e com um visual incrível!

        1. pra chegar na Estrada da Canoa vc pega qq bus pra Sao conrado e pede pra descer na igrejinha/mercado zona sul, na passarela de Sao conrado. É o caminho de quem vai e vem da Barra. Não tem erro!! A passarela cai na estrada, que fica no sentido Barra!!! Se está no sentido Barra, nem precisa atravessar.
          Caso nao queira subir a pé, pega um táxi. Tem um ponto do perto da entrada da estrada, mas o legal é ir a pé mesmo.

    1. Oi Fe! A gente foi entre amigos, a trilha é de fácil acesso e bem demarcada.
      Mas se você precisar de guia, indicamos o Alex. Ele é super de confiança e tranquilo. Tel: 21 98480-1070
      Se entrar em contato com ele, fala que viu aqui no blog 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *