Para muitos poder viajar quando quiser e bem entender seria a vida dos sonhos. Porém para a maioria das pessoas conciliar o período de férias no trabalho e ter dinheiro para fazer aquela viagem tão esperada é um grande desafio. Mas fique tranquilo, pois existem várias maneiras de viajar e ser pago para isso. 

Viajar e ser pago: dicas para você se dar bem nas viagens

Nós separamos uma lista com 10 carreiras que podem te fazer conseguir ter a tão sonhada vida de viajar o mundo e ser pago. Acredite, é mais simples do que você imagina. Confira as dicas:

#1 Hotelaria

Hoteis estão sempre precisando de mão de obra principalmente em alta temporada. 

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Se você já tem alguma experiência com hotelaria irá facilmente se destacar nessa área, tendo a chance de conseguir um trabalho em grandes redes de hoteis praticamente em qualquer lugar do mundo.

A parte boa é que a demanda é tão grande que mesmo que você nunca tenha trabalhado com isso muitos hoteis oferecem treinamentos para novos funcionários. Então essa é, sem dúvidas, uma ótima forma de começar a viajar por aí, conhecer novas cidades e ainda receber uma graninha para isso. 

Essa é uma ótima chance de viajar o mundo e ser pago, além de uma boa oportunidade de construir uma carreira bem sólida. Quanto mais experiente você se tornar, mais chances terá de assumir cargos mais altos nos hoteis.

Viajar e ser pago

Para encontrar vagas em hotelaria basta entrar em contato pelo setor de “trabalhe conosco” das grandes redes hoteleiras, ou se você prefere um ambiente mais tranquilo como os dos hostels, basta espalhar currículos por e-mail mesmo.

Veja também: 10 livros para quem é apaixonado por viagens

#2 Escritor de Viagens

Quem domina o português e algumas técnicas sobre escrita, pode aproveitar seus roteiros de viagem para torná-los sua fonte de renda.

Escritores de viagens podem trabalhar para revistas, sites, blogs, jornais e até mesmo guias especializados em viagens.

Viajar e ser pago

Tudo irá depender da sua dedicação e contatos, para garantir que irá ganhar bem e fechar parcerias que te permitam conhecer muitos lugares ao redor do mundo.

Vale lembrar que esse é um mercado bem disputado então dê o melhor de si para se destacar e alcançar o sonho de viajar e ser pago.

#3 Viajar e ser pago trabalhando em Cruzeiros

Trabalhar em cruzeiros te garante a oportunidade de conhecer muitos lugares em pouco tempo.

No entanto é preciso estar alerta de que a jornada de trabalho é realmente puxada, (bem mais do que nos casos dos trabalhos em hostels) por isso, só compensa se você estiver disposto a colocar a mão na massa.

Existem diferentes opções de cargos, você pode trabalhar na cozinha, no deck, no entretenimento, gerenciar equipes, tudo irá depender do seu currículo. Lembrando que falar um segundo, ou terceiro idioma é essencial.

Cada cargo tem uma remuneração específica e carga horária de trabalho, deixando você livre durante suas folgas para turistar pelas cidades.

Viajar e ser pago

Se você não sabe por onde começar a procurar uma vaga, pode dar uma olhada nos sites da Portside, Infinity Brazil e do Royal Caribbean International.

#4 Viajar e ser pago: trabalhar em Festivais

Os festivais necessitam de muita mão de obra, antes, durante e após o evento várias pessoas ficam envolvidas na produção. 

Por isso, você pode se programar e procurar uma vaguinha para trabalhar na instalação, organização, staff do evento e até mesmo nas barraquinhas de comida, são centenas de vagas. 

Se você organizar sua agenda e se candidatar com antecedência, pode aproveitar todos os festivais de verão e conhecer muitos lugares incríveis. 

Viajar e ser pago

Para esse tipo de vaga você precisa ter muita disposição, pois o trabalho será intenso. Para encontrar as oportunidades a nossa dica é: Faça uma pesquisa específica pelo festival que você gostaria de trabalhar e na própria página oficial do evento vai ter uma seção sobre isso.

Veja também: 50 frases de viagem perfeitas para legendas de fotos do Instagram

#5 Fotógrafo

Com um bom equipamento e um olhar apurado, você pode vender suas fotos em sites especializados, registrando como você percebe cada lugar único que passou por suas lentes. Como, pro exemplo, no meu caso que tenho a fotografia não apenas como um hobby mas também como uma fonte de renda.

Viajar e ser pago

Independente do estilo de fotografias, seja de aventura, paisagens e até mesmo de produtos, um fotógrafo que viaja pelo mundo pode vender suas imagens para livros, revistas especializadas e também disponibilizar ensaios completos em sites que farão a intermediação da venda.

Veja também: Os melhores equipamentos fotográficos para viagem

#6 Babá

Também conhecida como au pair, a profissão de babá no exterior te permite viajar o mundo e ser pago, conhecer um novo país, viver como um local, aprender o idioma e ainda fazer amigos.

Várias empresas são especializadas em intermediar essa relação entre a profissional que quer sair do Brasil e a família que precisa de uma babá para ajudar na rotina das crianças. Essa prática é tão comum que até mesmo as grandes empresas de intercâmbio oferecem essas possibilidades, como a STB, World Study, CI e muitas outras. 

Viajar e ser pago

Você poderá conversar com a família antes de embarcar nessa aventura e pode ter certeza que essa experiência irá te ajudar a conhecer lugares e pessoas inesquecíveis.

Veja também: Como utilizar o Pinterest para planejar a sua próxima viagem

#7 Instrutor de mergulho

Imagine ter um ano inteiro de verão? Para quem gosta de fazer mergulho, essa é uma possibilidade que te permite trabalhar e transformar praias paradisíacas em sua casa! Isso porque, tornando-se um instrutor de mergulho, você pode trabalhar praticamente em qualquer lugar do mundo. Você pode dividir seu ano em temporadas entre a Tailândia e a Grande Barreira de Corais da Austrália, por exemplo, ou entre Fernando de Noronha e a Califórnia.

Se você é certificado e já tem experiência na área, por que não explorar novos mares? Para quem quer começar na área, o primeiro passo é fazer um curso de especialização como o PADI ou o SSI, ambos reconhecidos mundialmente. Planeje-se e dedique-se por um período e logo você terá sua carreira estabelecida na área. A ilha de Koh Tao, na Tailândia, por exemplo, tem inúmeras escolas de mergulho e contrata instrutores do mundo inteiro.

Viajar e ser pago

Para encontrar essas vagas é bom manter um bom ciclo de contatos no local onde você escolher para fazer o curso de especialização. pois é lá mesmo que você saberá das melhores oportunidades.

#8 Bartender

Assim como os hotéis, os bares também estão por toda parte, não é mesmo? Por isso não faltam oportunidades para bartenders, dos menos aos mais experientes.

Se você já sabe uma pouco da área é bem provável que consiga um emprego em questão de semanas assim que se mudar para uma nova cidade ou país. Por outro lado, se você não tem nenhuma experiência pode começar como assistente de bartender e ir aprendendo aos pouquinhos. Essa é uma área com bastante rotatividade e por isso os funcionários mais antigos estão sempre treinando os recém-chegados.

Viajar e ser pago

Para conseguir uma vaga é bem simples, basta chegar a um bar que te agrade, conversar com o gerente e entregar seu currículo. É bem provável que ele te chame para trabalhar antes mesmo do que você imagina.

#9 Tatuador

A carreira de tatuador não está obrigatoriamente associada a ficar preso em um estúdio todos os dias da semana. A nova onda de tatuadores nômades chegou para inovar a área.

Se você já tem experiência basta procurar oportunidades mundo afora. Por exemplo, o Hostel Tattoo em São Paulo, recebe tatuadores de diversos lugares para uma temporada trabalhando lá. Isso é bom tanto para os tatuadores quanto para os amantes de tatuagem, que muitas vezes acompanham o trabalho de alguém que reside em outra cidade.

Também há feiras de tatuagens que são uma ótima chance de viajar o mundo e ser pago e ainda conhecer novas cidades e países.

Viajar e ser pago

Para encontrar oportunidades, basta entrar em contato com estúdios que combinem com o seu perfil de trabalho, e mostrar seu portfólio.

#10 Instrutor de Yoga

Se você é certificado como instrutor de yoga, há um mundo de oportunidades de trabalho por aí, principalmente nos países mais exóticos.

Além da sua experiência prática, toda a bagagem de cultural de um instrutor estrangeiro e viajante também agrega muito ao fluxo da aula. Sem contar que tem tudo a ver com os valores transmitidos pelo Yoga.

Viajar e ser pago

Para encontrar oportunidades nessa área a melhor maneira é divulgar seu trabalho em redes sociais e entrar em contato com academias e estúdios nos locais onde você gostaria de ir.

#11 Trabalhe em parques temáticos

Já pensou em trabalhar no mundo mágico da Disney? Ou que tal na Universal? Sim, isso é possível e bem mais simples do que você imagina.

Viajar e ser pago

Para isso você precisa se inscrever no Disney Cultural Exchange Program. No Brasil, o recrutamento oficial é feito pela STB, e é necessário ser maior de 18 anos, ter inglês fluente, ser estudante universitário, entre outros requisitos que podem ser vistos aqui.

O trabalho dura de 2 a 3 meses e é durante as férias de verão no Brasil

As vagas são diversas, entre elas, Merchandising (lojas), Character performer (personagem), Character attendant (assistente do personagem), entre outras. A remuneração é de U$10 por hora.

Vai dizer que não é um sonho passar uns meses imerso nesse mundo de fantasia e ainda ser remunerado para isso?


Não importa a atividade que você escolha exercer no exterior, você certamente irá precisar estar conectado praticamente o tempo todo. Para isso nossa indicação é usar um chip da EasySim4U ou da Yes Brasil, que tem ótimos pacotes de dados.

Compre aqui o seu chip da EasySim4U. Use o cupom MALADEAVENTURAS10 para 10% de desconto.
Compre aqui o seu chip da Yes Brasil. Use o cupom MALADEAVENTURAS para 10% de desconto.


#12 Comissário de bordo

Essa é a profissão dos sonhos de muita gente e sem dúvidas a melhor forma de viajar muito e ganhando super bem. Mas não vá achando que é fácil.

Viajar e ser pago

Para ingressar nessa carreira é preciso de muita qualificação, a começar por cursos específicos para formação de comissários, além de ser fluente pelo menos em inglês, ter curso superior e ser aprovado em provas práticas e teóricas da ANAC.

Porém, o caminho para se tornar um comissário pode até ser longo mas se esse é seu objetivo, vá em frente! Essa é uma forma incrível de viajar o mundo e ser pago e não gastar nada nem mesmo com hospedagem. Já pensou que demais?

#13 Músico e DJ

Não importa o lugar do mundo sempre haverão amantes de música, festas, festivais, shows e afins. Portanto, se você é músico ou DJ pode se aventurar por cidades e países mostrando o seu trabalho.

Essa não é uma área tão fácil de se inserir mas se você já tiver aquele amigo que mora no exterior, que tal pedir uma ajudinha para conhecer melhor a cena musical do lugar para onde quer ir? Ou então, basta entrar em contato com hoteis e hostels que oferecem shows ao vivo e festas para os hóspedes.

Viajar e ser pago

Coloque-se à disposição e apresente seu trabalho. Além de uma graninha, você pode até descolar a hospedagem de graça.

Veja também: 19 festivais lendários do mundo para você colocar na sua lista


É importante se informar se você estará assegurado no trabalho que irá exercer no exterior. Se for uma função de freelancer, por exemplo, nós aconselhamos fazer um seguro viagem. Você pode pesquisar pelo site da Seguros Promo, pois eles fazem uma pesquisa entre várias seguradoras e te oferecem o melhor preço. Utilize o código MALADEAVENTURAS para ganhar 5% de desconto!


#14 Influenciador digital

Existe profissão mais em alta do que essa? Embora almejada por muitos, poucos são os que conseguem fazer disso uma carreira sólida. Porém, com esforço, dedicação e um bom conteúdo você terá o mundo em suas mãos – literalmente, se o seu nicho for o de viagens.

Para quem está começando, as viagens virão em forma de parcerias com diversas empresas em troca da sua influência com seus seguidore. Já para aqueles que estão a algum tempo na estrada, é possível ter uma remuneração de R$10.000 ou mais, com a chance de viajar por aí e mostrar o que tem de melhor nesse mundão.

Viajar e ser pago

Se você quer começar uma carreira como influenciador digital pode optar por vários caminhos, seja com o Youtube, Blogs, Instagram ou todos eles juntos mas o mais importante é passar uma mensagem marcante e construtiva para quem te acompanha. Só assim você construirá uma audiência fiel.

#15 Professor

Por fim, mas não menos importante, está a carreira de professor. Afinal, em todo lugar do mundo há alguém interessado em aprender algo novo e procurando alguém para ensinar.

Viajar e ser pago

Se você sabe dar aulas de surfe, capoeira, samba, português, violão, etc, sempre terá a chance de passar seu conhecimento em aulas em qualquer lugar do mundo.

Muitas vezes nem é necessário falar a língua nativa, pois as turmas ser compostas justamente por brasileiros que residem no exterior. Ou mesmo, se você dominar o idioma local, poderá dar aulas para estrangeiros que se interessam pela cultura brasileira.

Encontrar essas vagas de trabalho pode parecer difícil então o ideal é ter conhecidos que morem no local onde você quer ir, assim aos pouquinhos as turmas irão crescendo até que isso se torne a sua fonte de sustento onde quer que você resolva morar.


Agora que você conhece essas 15 dicas de como viajar e ser pago, é só sair em busca das aventuras que sempre sonhou, temos certeza de que você não tem motivos para deixar de se organizar e começar a curtir a vida que sempre quis ter!

Planeje tudo com cuidado e comece sua aventura pelo mundo o quanto antes, temos certeza de que você não irá se arrepender de viver novas experiências. 

E claro, não esqueça de contar para gente aqui como está sendo a sua vida nômade =)


Gostou dessas dicas para viajar e ser pago por isso!? Então você pode gostar de ver também: 

10 dicas imperdíveis para você juntar dinheiro para viajar

10 dicas imperdíveis para viajar o mundo de graça

Volta ao mundo: como comprar a sua passagem


 

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *