Bonito é um verdadeiro santuário ecológico e suas belezas naturais impressionam quem visita esse destino. Mas você sabe qual é a melhor época em Bonito para conhecer tudo que o Pantanal tem a oferecer? Não? Pois então você está no lugar certo!

Preparamos um guia bem completo para você conhecer um pouco mais de Bonito em cada época do ano e os melhores atrativos mês a mês. Curioso(a) para descobrir a melhor época do ano para visitar Bonito? Então vem com a gente para tirar todas as suas dúvidas.


Qual é a melhor época para visitar Bonito?

Na verdade, Bonito é aquele tipo de destino que pode ser visitado em todos os meses do ano. Contudo, vale ressaltar que determinados períodos podem te promover uma experiência melhor do que outros. Só para exemplificar, algumas atrações só funcionam durante alguns meses, então se você quiser conhecer uma delas em específico, deve planejar sua viagem para um dos meses que ela esteja aberta.

o que fazer em bonito
Um dos passeios imperdíveis para fazer em Bonito: Gruta do Lago Azul!

No mais, seja na alta ou baixa temporada, Bonito é um lugar surpreendente e apaixonante. São tantos lugares legais para conhecer que ,independente da época do ano, sua viagem será inesquecível.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Agora você vai conhecer um pouco mais da região em cada época do ano e qual época é considerada alta temporada por lá. Isso é importante, pois durante esse período Bonito fica mais cheio e os preços costumam subir.


Quando é a alta temporada em Bonito?

Muita gente quer saber quando é a alta temporada de Bonito, afinal de contas, é comum que esse seja o período mais caro em todas as cidades turísticas. E da mesma forma que outros destinos, os meses de férias escolares e os feriados costumam lotar a cidade. Um exemplo mesmo é o Carnaval. Portanto, se você planeja conhecer bonito nessa época, trate de reservar seu hotel com antecedência para não correr riscos.

Outro ponto importante a saber é que diversas atrações possuem limite máximo de visitantes por dia. Nesse sentido, não esqueça de reservar seus passeios com antecedência se sua viagem for durante a alta temporada, caso contrário há chances de você não conseguir conhecer tudo o que tem vontade.


Aproveite para ler: Roteiro Bonito: o que fazer em 5 dias de viagem


Como é Bonito no inverno?

Entre os meses de maio e setembro ocorre a estação seca em Bonito. E como não chove tanto, as águas ficam cristalinas, favorecendo (e muito) a visibilidade dentro da água. E o bom é que a temperatura das águas não oscila muito, então você não vai sentir muito frio dentro d’água.

Porém o maior problema é que a temperatura fora d’água costuma ser mais baixa, então se você é do time dos friorentos, talvez não seja uma boa ideia fazer passeios de flutuação. Mas vale lembrar que o frio por lá não te impede de fazer nenhum passeio, então você também tem muito o que aproveitar em Bonito no inverno.

aquario natural bonito
A visibilidade da água é incrível no inverno!

Como é Bonito no verão?

Por outro lado, o verão é provavelmente a melhor época em Bonito (MS) para visitar os balneários. Durante esses meses as temperaturas ficam em torno de 35ºC, temperatura perfeita para mergulhar e não querer mais sair de dentro das piscinas naturais. Contudo, essa também é a época de chuvas na região e isso traz vantagens e desvantagens.

Em primeiro lugar, o aumento das chuvas acarreta um maior volume de água nos rios e cachoeiras, deixando o cenário ainda mais bonito. Além disso, a vegetação do Pantanal fica deslumbrante, com diversos tons de verde.

No entanto, a época de chuvas faz com que alguns passeios sejam suspensos, como é o caso do mergulho na Lagoa Misteriosa. Na transição da primavera para o verão ocorre um fenômeno natural de proliferação de algas na lagoa, o que dificulta o mergulho.

Também nos meses de verão ocorre a piracema, que nada mais é do que a época de reprodução dos peixes. Eles se dirigem até as nascentes dos rios para se reproduzirem, desse modo, se você for mergulhar não verá toda a riqueza da fauna local.


Quando não ir para Bonito?

Mas para a alegria de todos, não existe um período não recomendado para ir para bonito. O destino é simplesmente deslumbrante em qualquer época do ano. Mas vale lembrar que, dependendo do mês, talvez seja preciso fazer adaptações no seu roteiro. Por isso é importante planejar antes tudo o que você vai fazer, para não ser surpreendido quando chegar lá.

O importante é aproveitar ao máximo seu passeio, pois Bonito é sensacional durante todo o ano e você vai se apaixonar!

quando ir para bonito
Além dos rios e cachoeiras, você vai ver muitos animais selvagens em Bonito!

Qual é o melhor mês para visitar Bonito?

Depois da nossa viagem, muita gente nos perguntou qual é o melhor mês para visitar Bonito e conforme já dissemos anteriormente, é possível conhecer a região durante todo o ano. Agora você vai descobrir mais sobre os meses nas diferentes estações e quais os atrativos que podem estar fechado no período. Certamente isso vai te ajudar a planejar melhor sua viagem.

Como é Bonito em janeiro?

Janeiro é o mês do verão, então se você planeja fazer sua viagem nesse período, esteja preparado não só para o calor e altas temperaturas, mas também para um número bem grande de mosquitos. O verão é também a época de chuvas e o volume de água nos rios, piscinas e cachoeiras fica bem maior. E para o cenário ficar perfeito, no verão a vegetação está incrivelmente verde. Prepare sua câmera, pois você vai tirar fotos maravilhosas.

O verão é a melhor época para visitar Bonito e seus balneários (as praias de rio), afinal de contas, não há nada melhor do que se refrescar nas águas cristalinas dos rios quando se tem temperaturas acima dos 30 graus. Aproveite esse período para conhecer o Parque das Cachoeiras, a Estância Mimosa, ou então se aventurar no Boca da onça Ecotur.

Mas esse período também acaba trazendo algumas implicações em certos passeios consagrados em Bonito. A Lagoa Misteriosa, por exemplo fica fechada durante os meses do verão devido a proliferação de algas na água.


Como é Bonito em abril?

Já no outono, abril é considerado um mês de transição e o clima pode acabar variando bastante entre uma semana e outra por causa da mudança da estação das chuvas para a estação da seca. Uma vantagem dessa época é que tirando os feriados, quando a cidade fica cheia, o resto do período é baixa temporada, então os preços são mais convidativos e as atrações mais vazias.

Em relação a temperatura, em abril ela começa a cair, mas nada muito frio. Se quiser, leve um casaquinho fino ao sair à noite. A temperatura também não vai atrapalhar seus passeios e muito menos os mergulhos e flutuações. E por falar em mergulho, com a diminuição das chuvas, a água começa a ficar mais limpa e a visibilidade aumenta.

Nós fomos no início de maio, na trasição das estações e adoramos. Na verdade, pudemos experimentar os dois climas: nos primeiros dias estava um sol de rachar, bem quente e perfeito para mergulhar nos rios. Já no final da viagem, o tempo mudou e esfriou muuuito! Vimos que realmente faz frio na região e é bom estar preparado. A nossa sorte foi termos feitos os passeios de flutuação nos primeiros dias, porque faz frio meesmo!! Acredito que final de abril / início de maio é uma ótima escolha para quem quer fazer os principais passeios e pegar um tempo bom!

quando ir para bonito
Abril e Maio são boas épocas para visitar Bonito!

Lembrando que é essencial ter a ajuda de uma agência de turismo local para te ajudar com o planejamento do seu roteiro! Nós escolhemos a Bonito Way e  super recomendo entrar em contato com eles via WhatsApp para tirar as dúvidas e já garantir os atrativos que você mais quer visitar!!

 Agendar passeio!

Como é Bonito em julho?

Julho já está na chamada estação seca, que normalmente vai de maio até agosto. Aproveite esse período para explorar ao máximo os passeios que envolvem mergulho. A boa notícia é que a famosa Lagoa Misteriosa já está aberta em julho e você não pode deixar de conhecer! (A Lagoa Misteriosa costuma abrir no finalzinho de abril, mas depende muito de ano pra ano! É bom entrar em contato!)

Como normalmente as pessoas associam os meses de inverno com frio, Bonito não é muito procurado nessa época. Assim sendo, os preços são ótimos, tanto dos hotéis e pousadas, quanto dos passeios. E pode ficar tranquilo(a) que você vai conseguir cair na água do mesmo jeito (sempre bom ter uma toalha na mochila e roupas secas para trocar!). Só à noite é que as temperaturas tendem a cair para a casa dos 13 graus, então coloque casacos na mala, hein?

Julho também é o mês do Festival de Inverno de Bonito. Então para quem curte boa música, essa é uma dica imperdível.


Como é Bonito em novembro?

Por fim, novembro é o mês que marca a volta da temperada das chuvas e isso causa uma verdadeira mudança na paisagem que começa a ficar bem verde novamente. Para quem quer economizar, novembro pode ser uma boa época em Bonito, já que é baixa temporada e você terá praticamente o mesmo clima de janeiro.

Além disso, novembro é o mês em que os peixes começam a se preparar para subir o rio para fazer a piracema (época de reprodução). Dessa forma, você ainda consegue ver uma grande variedade de espécies quando faz passeios de mergulho. 


O melhor mês para ir para Bonito: Maio

Na busca para saber qual é a melhor época para ir à Bonito, nós escolhemos maio e ficamos muito felizes com a nossa escolha. Nós tivemos a chance de conhecer a Lagoa Misteriosa, que era um passeio que tínhamos muita vontade de fazer e fizemos diversas flutuações sem sentir muito frio.

>> Clique para saber mais sobre nosso roteiro de 5 dias em Bonito.

Mergulho na Lagoa Misteriosa
Mergulho na Lagoa Misteriosa

Afinal, qual é a melhor época para ir à Bonito?

Afinal de contas, deu para perceber que não existe melhor época em Bonito, porque o destino é lindo durante todo o ano. O que você precisa saber é que cada época tem suas particularidades e a partir disso decidir qual te agrada mais. E claro, a melhor época é sempre aquela que você pode ir!

Se você ainda tem alguma dúvida, deixe sua pergunta aqui embaixo que teremos o maior prazer em ajudar!


Se o seu vôo chegar em Campo Grande e você precisar alugar um carro para fazer esse trajeto de 3h até Bonito e também para visitar todos os atrativos, a nossa dica de ouro é alugar o seu carro com a Localiza. A locadora possui a maior frota do Brasil e tem mais de 47 anos de experiência no setor. Você pode fazer a sua reserva online, de forma prática, rápida e segura.
É só clicar aqui para ir direto para o site da Localiza.

E a maior locadora do Brasil oferece algumas vantagens para os seus clientes:

> Parcelamento em até 10x sem juros;
> Assistência 24h;
> Programa Fidelidade: suas diárias valem pontos para você trocar mais pra frente por novas diárias gratuitas!

locação de carro


Quero reservar o meu carro com antecedência com a Localiza


Aproveite para ler também:

Ecoturismo no Brasil: os 25 melhores destinos nacionais para os amantes da natureza

Parques Nacionais do Brasil: os 25 parques imperdíveis para quem ama natureza


Nota: esta viagem foi feita com o apoio da Bonito Way. Foi incrível poder contar com eles para o desenvolvimento deste roteiro impecável por Bonito e arredores! 

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Aluguel de Carro!
    locação de carro
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *