melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses

Qual é a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses?

Se você deseja visitar os Lençóis Maranhenses precisa escolher bem o período certo para essa viagem, já que é apenas durante uma determinada época do ano que eles estão em sua plenitude, formando um visual realmente encantador e propício para os passeios na região. Nesse post nós contaremos qual a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses e como fica o visual da região em cada período do ano, para você saber o que esperar antes de chegar lá. 

Onde fica os Lençóis Maranhenses

A região conhecida como Lençóis Maranhenses está dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que fica a 250 quilômetros da capital São Luís. Os Lençois Maranhenses ocupam uma área de 155 mil hectares e tem, em suas proximidades, algumas cidades principais e mais conhecidas pelos turistas: Barreirinhas, Santo Amaro e Atins.

Como chegar nos Lençois Maranhenses

A melhor maneira de chegar é de avião até o Aeroporto Internacional de São Luís e depois seguir por transporte terrestre até as cidades próximas do Parque Nacional.

Pode-se contratar um transfer, ir de ônibus municipal ou alugar um carro, que foi a nossa opção. Éramos dois casais e foi a maneira mais confortável e rápida de chegar até Barreirinhas. Indicamos o site RentCars para aluguel de carro – eles tem ótimos preços e é muito mais prático e rápido ter o carro reservado ao chegar no aeroporto.


Alugue aqui o seu carro com a RentCars


Onde se hospedar nos Lençóis Maranhenses?

Ficamos duas noites em Barreirinhas e duas noites em Atins, o suficiente para fazer os principais passeios da região. Em Barreirinhas indicamos a pousada Encantes do Nordeste, já em Atins indicamos o incrível La Ferme de Georges.


Você pode encontrar outras ótimas opções de acomodação pelo Booking e ao reservar nos link aqui no blog nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Isso nos ajuda a trazer sempre novas dicas para o blog! 


Veja também: Onde se hospedar em Atins: conheça o incrível La Ferme De Georges

A formação dos Lençóis maranhenses

Os Lençóis Maranhenses são lagoas de água doce que se formam e ganham volume devido às chuvas na região. Por isso, é preciso considerar a época de chuvas para decidir qual o melhor período para essa viagem. Após as chuvas, as lagoas estão em sua maior exuberância, garantindo um visual inesquecível.

Lagoa dos Lençóis Maranhenses
Lagoas cheias nos Lençóis Maranhenses

Vale lembrar, inclusive, que alguns passeios para as lagoas não possuem uma rota de visitação fixa justamente porque os guias levam os turistas para onde a paisagem está mais bonita.

Antes de agendar a sua viagem, vale a pena entrar em contato com agências de turismo locais que possam te passar informações mais precisas sobre como anda o clima na região, além disso, também vale a pena realizar consultas no ICMBio, que é uma fonte de informação bastante confiável.

Os visitantes que querem aproveitar os passeios da região costumam se hospedar em Atins ou Barreirinhas, que são as duas cidades mais conhecidas que ficam perto do Parque Nacional dos Lençois Maranhenses.

Veja também: Onde se hospedar nos Lençóis Maranhenses: Atins ou Barreirinhas?

Melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses

Geralmente a melhor época para fazer a sua viagem é entre junho e agosto. Justamente porque entre janeiro e junho ocorre o período de chuvas na região, especialmente de fevereiro a março, que são os meses mais chuvosos.

Entre junho e agosto a temperatura média da região costuma ficar entre 26°C e 29°C, o que também reforça nossa opinião de que essa é a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses. É preciso levar em conta que durante o passeio você ficará exposto ao sol e que irá caminhar bastante entre as dunas, então é bom aproveitar que a sensação térmica não está tão alta.

Veja também: 5 passeios Imperdíveis nos Lençóis Maranhenses

Caminhada pela areia branca dos lençóis maranhenses
Prepare-se para caminhar muito no sol!

Quem não tem receio de pegar um outro dia de chuva aproveita o período de entre abril e maio. Nesses meses ocorre o auge das cheias das lagoas, mas a frequência de chuvas ainda está alta e pode fazer com que você fique alguns dias da sua viagem descansando no hotel.

Se você tiver flexibilidade com suas datas basta acompanhar informações do clima da região para que não corra o risco de programar uma viagem em dias de chuva. 

Veja também: Chapada das Mesas + Lençois Maranhenses: roteiro de 10 dias

Quando evitar a ida aos Lençóis Maranhenses?

Os meses de novembro e dezembro costumam marcar o auge da seca na região, ou seja, menor possibilidade de encontrar lagoas para visitação.

Se você só tem como ir nesse período do ano, nossa dica é que você fique na região de Santo Amaro onde encontra lagoas maiores e terá a chance de ter alguma com volume de água ainda expressivo.

Outra dica é que nesse período você pode aproveitar os passeios de praia, como Caburé e Atins. São passeios bem legais e com visuais deslumbrantes, mas não se compara com as lindas lagoas cheias.

Melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses: bom saber!

Se você é um turista que está sempre tentando fugir de períodos de alta estação nos locais que visita, vale a pena saber que a alta temporada nos Lençóis Maranhenses ocorre no mês de julho.

Esse mês geralmente é muito procurado por famílias porque é um período de férias escolares no Brasil e muitas pessoas aproveitam para conhecer a região dos Lençóis Maranhenses, o que eleva consideravelmente os preços dos hotéis e também dos passeios.

Já no mês de agosto é comum encontrar muitos estrangeiros nos Lençóis Maranhenses devido às férias do Hemisfério Norte.

O mês de setembro marca o início da temporada de kitesurf, fazendo com que Atins fique mais movimentada do que o costume. Mesmo assim, é legal curtir o clima da praia, cheio de profissionais e amadores do kitesurf velejando pra lá e pra cá.

 

Kitesurf nos em Atins nos Lençois Maranhenses
Kitesurf nos Lençois Maranhenses

Veja também: Atins: conheça o charmoso vilarejo dos Lençois Maranhenses


Agora que você já conhece dicas de qual a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses, você pode aproveitar para planejar sua próxima viagem para a região com antecedência, fechando todas as reservas necessárias, até mesmo os passeios que deseja fazer, justamente para economizar e aproveitar ao máximo.

Aqui no blog você também encontrará dicas de hospedagem e passeios imperdíveis para fazer nos Lençóis Maranhenses e curtir ao máximo a sua estadia nesse pedaço de paraíso em território nacional. Aproveite muito as suas férias!



 

 

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

faça parte da nossa lista, é de graça!

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.