Jujuy: quando ir? Saiba qual é a melhor época para visitar Jujuy, na Argentina

Se Jujuy está na lista dos seus próximos destinos e você ainda não sabe qual o momento ideal para fazer essa viagem, então fique ligado nesse post sobre qual a melhor época para visitar Jujuy. Nós falaremos um pouco sobre como é cada estação, quando encontrar preços mais em conta, quais as festividades locais que você não pode perder e como foi nossa experiência nessa incrível província do norte argentino.

Motivos para conhecer Jujuy, na Argentina

Durante a nossa roadtrip pelo norte da Argentina, conhecemos um destino sensacional: Jujuy. Uma região cheia de montanhas coloridas, salares, rios cristalinos, povoados e festas populares. Perfeito para viajantes que procuram aventuras e muitas emoções!

Jujuy é, na verdade, uma província que é riquíssima em história da era colonial e belezas naturais deslumbrantes. Alguns dos pontos mais procurados pelos turistas em Jujuy são Cerro de los 7 Colores, a Quebrada de Humahuaca e as Salinas Grandes. 


Leia também: Salinas Grandes: como chegar, onde ficar, passeios e dicas imperdíveis


Mas afinal, qual é a melhor época para conhecer Jujuy?

Sempre que vem a ideia de fazer uma viagem, depois que escolhemos o destino fica aquela dúvida: quando, afinal, é a melhor época para viajar para onde queremos?

estrada com as cadeias montanhosas de jujuy na argentina
Céu aberto contrastando com as montanhas em Jujuy

No caso de Jujuy, é super importante ficar atento à estação do ano! Embora a média anual da temperatura por lá fique em torno de 16ºC, nós sempre achamos uma ideia legal viajar nos meses intermediários para evitar o extremo inverno ou verão.

Veja também: O que fazer em Jujuy: 7 lugares imperdíveis para conhecer em Jujuy, na Argentina


Inverno em Jujuy: Junho a Agosto

Apesar do frio ser muito rigoroso, essa é a época preferida dos locais para visitar essa região do norte argentino. Uma das vantagens de ir pra lá no inverno é que os dias são lindos e chove super pouco. Nesse período também é bem seco por lá e as temperaturas ficam em torno de 10ºC

O inverno é justamente a alta temporada, o que leva a preços um pouco mais caros para hospedagem, transporte e passeios, além dos pontos turísticos que ficam mais movimentados do que o normal.

Caso você opte por ir no inverno, é muito importante fazer as reservas com bastante antecedência. Como a procura é alta fica quase impossível conseguir boas acomodações a preços justos.

Veja também: Norte Argentino: as melhores dicas para a sua viagem

Verão em Jujuy: Dezembro a Março

No outro extremo das temperaturas está o verão, que acontece entre dezembro e março. Essa é uma estação um pouco mais complicada para viajar, já que o calor é bem forte e costuma chover frequência, principalmente no mês de janeiro.

Outra coisa bem comum é que as águas das geleiras derretem e faz com que encha algumas das vias pelas quais é preciso passar, portanto, é bom ter muito atenção caso opte por viajar nesse período.

Apesar de ter ido em outra estação, pude ver bem os locais por onde corre o fluxo das águas, então nossa dica é alugar um 4×4 para percorrer as estradas sem sufoco.

As temperaturas nesse período ficam bem altas, ultrapassando os 25ºC.


Para aluguel de veículos nós indicamos o site da RentCars, pois eles fazem um compilado entre as maiores seguradoras de veículos e oferecem o melhor preço. 


Primavera e outono em Jujuy

Em Jujuy, o outono ocorre do final de março ao meio de junho. Já a primavera, começa em setembro e se estende até o começo de dezembro. A gente quase sempre indica ess para se visitar a maioria dos destinos, pois é um período com temperaturas mais amenas.

O que marca essas estações é que durante o dia o clima fica bem agradável, e à noite esfria bem. Por isso, enquanto o sol não esquentou, de manhã cedinho também costuma ser frio.

Nós fomos para Jujuy em maio, no outono, e achamos que valeu super a pena! De dia ficava por volta dos 15ºC, mas à noite podia chegar a 0ºC. É bem frio, especialmente por conta da altitude. Portanto, vá preparado com casacos adequados para não passar perrengue.

Estrada em Jujuy na Argentina
Estradas de Jujuy

A grande vantagem foi que pegamos todos os dias super ensolarados e nos sentimos mais seguros para dirigir pelas estradas. Sem contar que o visual do caminho ficava ainda mais lindo com o céu azulzinho.


Festas típicas em Jujuy

Pra quem curte tradições locais, esse pode ser um fator importante na hora de decidir qual é a melhor época para visitar Jujuy. A festa mais famosa da região é o Dia de Pachamama. A festa é um ritual milenar dedicado à divindade máxima das regiões andinas.

Embora haja vários rituais ao longo de todo o mês, a celebração mesmo acontece no dia 1º de agosto, época da alta temporada. Como esse festival movimenta muito o norte argentino, é imprescindível se planejar com antecedência e já fazer as reservas.

Outra festa tradicional é o Carnaval, que acontece sempre quarenta dias antes da Páscoa na região da Quebrada de Humahuaca. O período é marcado por celebrações nas ruas, com adultos e crianças fantasiados. Até mesmo na semana anterior ao carnaval já começam os desfiles de rua, então dá para aproveitar bastante.

Além disso, a província também celebra o Éxodo Jujeño em 23 de agosto. A comemoração é em memória a quando o comandante argentino Belgrano mobilizou a população da província para resistir às investidas das forças coloniais espanholas em 1812, episódio que foi parte da luta pela independência do país. A celebração tem desfiles de rua nos quais os gaúchos usam os trajes típicos da região.

Esse é um ótimo momento para visitar Jujuy e aprender um pouco sobre a história e a cultura local.

Veja também: Preciso de seguro viagem para a Argentina?


Qual época nós indicamos para visitar Jujuy?

Se você está em dúvida sobre qual é a melhor época para visitar Jujuy, o ideal é que você vá entre março e maio, e setembro e novembro. Assim você evita o calor e as chuvas de verão e o frio e as tempestades de neve do inverno.

Salinas Grandes em Jujuy na Argentina
Visual das Salinas Grandes em Jujuy

Assim é possível pegar boa parte dos dias ensolarados e o período com dias mais secos, o que é ideal para percorrer os trajetos entre as cidadezinhas pelas estradas sem susto e curtir as paisagens com o melhor visual possível!

Além disso, as temperaturas moderadas ainda coincidem com as festas locais, super legal pra quem quer viver a experiência do norte argentino pra valer.


Dicas Extra

Seguro Viagem para a Argentina

Quer um conselho sincero de amiga? Não viaje sem o Seguro Viagem Internacional fechado. É importante demais estar em outro país e se sentir seguro contra possíveis imprevistos. Ainda mais se estiver viajando no modo roadtrip, como foi o nosso caso. As estradas argentinas são excelentes e bem sinalizadas, mas nunca se sabe o que pode acontecer!

Nós sempre usamos e indicamos esse serviço através da SegurosPromo. E a gente só indica porque confia e sabe que eles entregam o que prometem. Já passamos por alguns perrengues em viagens que sem o seguro, teríamos gastado fortunas. E você sabia que contratar seguro viagem é bem mais barato do que se imagina? A SegurosPromo tem preços a partir de X reais para a Argentina. Fica ainda mais em conta fazendo a sua cotação através do nosso blog, porque você tem 5% de desconto usando o nosso código exclusivo!


Clique aqui e faça agora mesmo a sua cotação com a SegurosPromo.
Use o cupom MALADEAVENTURAS para 5% de desconto.


Chip Internacional para a Argentina

Outro item indispensável da sua lista, ainda mais se for cair nas estradas argentinas, é o chip internacional. Celular COM internet hoje em dia é imprescindível, pois facilita tudo na hora de pesquisar por endereços, indicações de outros viajantes, fazer reservas em hotéis e restaurantes, sem contar as redes sociais.

Melhor ainda é quando você adquire um chip que recebe em casa semanas antes da sua viagem e já pisa no destino final conectadíssimo. E quem tá sempre com a gente em nossas trips é o chip da Yes Brasil. A gente compra pelo site Viaje Conectado, recebe em casa alguns dias antes do meu embarque, faz a troca ainda no avião. Muito prático, né? E ainda rola um desconto de 10% se você usar o cupom MALADEAVENTURAS na hora de efetuar a sua compra! 😉


Veja também: O site Viaje Conectado é confiável? É bom? Vale a pena?


Aluguel de Carro na Argentina

Para a nossa roadtrip pelo norte e noroeste argentino, optamos por alugar um carro na empresa que mais confiamos: a RentCarsEles sempre são super atenciosos com a gente, e é possível fazer sua reserva de veículo antes mesmo de viajar. Essa é até uma dica interessante, porque às vezes rola de o carro que você quer já estar alugado quando você deixa para fazer isso só quando chegar lá.

Leia também: Tudo que você precisa saber para planejar uma Roadtrip pelo Norte Argentino


Já sabe qual época escolher para curtir Jujuy? Conta pra gente nos comentários quando você foi e como foi a viagem!


Você pode gostar de ver também outras dicas do norte argentino:

Salta: como chegar, onde se hospedar, onde comer e o que fazer

Conheça Salinas Grandes: o deserto de sal da Argentina

Purmamarca: como chegar, onde se hospedar, o que fazer e dicas para a sua viagem


 

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

faça parte da nossa lista, é de graça!

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.