Pirenópolis, ou Piri para os mais íntimos, é aquela típica cidade do interior que faz a gente se apaixonar por ela e não querer mais voltar para casa. E se você está planejando sua viagem para este destino delicioso, confira abaixo nossas seleção com 10 pousadas em Pirenópolis para você relaxar no final de semana.

Antes de mais nada, aqui vai nossa primeira dica: uma das coisas mais importantes para o sucesso da sua viagem é escolher uma boa acomodação, pois isso pode mudar completamente sua experiência.

Apesar de ser pequena, Piri tem pousadas para todos os estilos de viajantes: charmosas para casal, confortáveis para famílias ou no meio do mato para os aventureiros.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Continue lendo esse post até o final para conhecer um pouco mais sobre a cidade e descobrir os melhores hotéis em Pirenópolis e encontrar o perfeito para você.


Por que viajar à Pirenópolis?

Essa cidadezinha no interior de Goiás vem chamando a atenção de turistas cada vez mais devido a combinação centro histórico preservado + beleza natural de seu entorno.

Além de seu ritmo pacato, a cidade é a queridinha daqueles que amam o contato com a natureza. O centro histórico da cidade é uma atração à parte. Tombado pelo Patrimônio Histórico, as construções coloniais do século XVIII me fazem até lembrar de Ouro Preto e outras cidades históricas de Minas, até por conta da mesma influência durante a colonização.

Mas fato é que Pirenópolis é perfeita para te proporcionar um final de semana inesquecível em meio a natureza. Inclusive você pode conferir aqui nossa sugestão de roteiro de final de semana em Pirenópolis.

Tenho certeza de que você vai adorar conhecer um pouco mais sobre a cidade. Sem dúvidas, a cereja do bolo para sua viagem ser incrível é a sua hospedagem, então eu já vou te mostrar nossas sugestões de pousadas em Pirenópolis para uma viagem inesquecível.

pousadas em pirenópolis natureza
Pirenópolis é um destino lindo para curtir o ecoturismo do Brasil.

Como chegar em Pirenópolis?

Pirenópolis fica a 130km de Goiânia (uma viagem de quase 2h de carro) e a 150 km de Brasília (2h30 de carro até lá). Ou seja, nossa sugestão é que você pegue um avião até Goiânia ou Brasília e de lá alugue um carro até seu destino final.

Quando fizemos essa viagem, alugamos nosso veículo pelo RentCars, nosso site favorito para comprar preços e encontrar as melhores ofertas de aluguel de veículos. Clique para fazer a sua cotação de preços na RentCars.

Existe também a possibilidade de pegar um ônibus de Brasília ou Goiânia até Pirenópolis, mas certamente alugar um carro é uma opção muito mais confortável e rápida para chegar ao seu destino.


Leia também: Roteiro de um final de semana em Pirenópolis


Qual é a melhor época para ir à Pirenópolis?

Certamente a melhor época para se ir à Pirenópolis para aproveitar as cachoeiras é entre os meses de maio a agosto, pois já é após a temporada de chuvas e o volume de água nos rios e cachoeiras é maior, proporcionando não só banhos revigorantes, como cenários belíssimos para muitas fotos!

pousadas em pirenópolis cachoeira
Uma das cachoeiras belíssimas de Pirenópolis.

Maio também é um mês bem interessante para se conhecer a cidade, pois é quando ocorre a Festa do Divino e as Cavalhadas acontecem. Nós fomos nesta época e podemos afirmar que vale muito a pena para conhecer um pouco mais da cultura local.

Por fim, em agosto acontece o Festival Gastronômico de Pirenópolis, reunindo chef renomados. Essa também é uma época bem legal para programas sua viagem, mas reserve sua hospedagem com antecedência, pois pode ser que as pousadas em Pirenópolis no centro, principalmente, fiquem lotadas.


Onde ficar em Pirenópolis: melhores regiões da cidade

Conforme falei anteriormente, estar bem localizado é muito importante na hora de escolher uma acomodação, não é mesmo?

A melhor região da cidade, se você deseja ficar perto do comércio e dos restaurantes, sem dúvidas, é o centro histórico. Lá você encontrará diversas opções de pousadas econômicas em Pirenópolis.

As ruas do centro também são uma ótima pedida para os mais jovens, pois nas noites dos finais de semana elas costumam ser bem agitadas. Na Rua do Lazer é possível encontrar vários barzinhos com boa música e uma excelente cerveja artesanal!

Já nos entornos do centro, você encontrá ótimas opções de pousadas para família em Pirenópolis, pois muitas contam com mais opções de lazer, como por exemplo piscina.

Além disso, mais afastado do centro histórico talvez seja uma região mais indicada para quem quer se desligar um pouco da rotina, inclusive é possível encontrar hotéis fazenda em Pirenópolis que vão te proporcionar uma verdadeira experiência em meio à natureza.

pousadas em pirenópolis vista
Aproveite as vistas das trilhas para admirar a natureza da região.

Pousadas em Pirenópolis: Centro Histórico

As pousadas no centro têm a vantagem de te deixar pertinho de tudo. Portanto se você curte passear a pé pela cidade com tranquilidade, conhecendo as lojas de artesanato, os pontos turísticos da cidade e aproveitando os bares e restaurantes à noite, essa pode ser a sua opção!

Dessa forma, separei algumas sugestões bem legais de pousadas em Pirenópolis bem no centro que eu tenho certeza de que você vai se encantar. O difícil no final vai ser escolher apenas uma.

Ah! E não se preocupe, pois procurei fazer uma seleção bem variada, incluindo pousadas para todos os bolsos e gostos, inclusive com opções de pousadas econômicas, que oferecem uma ótima relação custo x benefício.

1. Pousada Pouso do Sô Vigário [Nota 8,2 no Booking] $$$

Localizada próxima a uma das igrejas históricas de Pirenópolis, a Pousada Pouso do Sô Vigário é uma boa opção de pousada em Pirenópolis com piscina e no centro da cidade. E o interior da pousada em si é um espetáculo à parte, pois existe um jardim muito bonito e super bem cuidado.

pousadas em pirenópolis pousada so vigário
Fachada da Pousada Pouso do Sô Vigário. (Foto: divulgação Booking)

Os quartos possuem decoração e móveis simples, mas são muito confortáveis. Além disso, todos os dias é servido um farto café da manhã colonial, com o melhor da culinária local. Perfeito para te preparar para um dia de caminhada pelas trilhas da região.

Apesar da pousada não ter estacionamento, a cidade é tão tranquila que não tem nenhum problema você deixar o carro na rua.

10 pousadas em Pirenópolis perfeitas para passar o fim de semana


2. Pouso, Café e Cultura [Nota 9,4 no Booking] $$$

Os chalés individuais do Pouso, Café e Cultura são uma ótima pedida para quem busca pousadas em Pirenópolis para casal, pois vocês terão mais privacidade.

A pousada fica de frente para a Praça de Santa Cruz, bem no centro da cidade, e todos os quartos possuem vista para o lindo jardim da propriedade. As acomodações e as dependências têm aquele ar rústico e colonial muito charmoso.

pousadas em pirenópolis pouso cafe e cultura
Um dos quartos da Pouso Café e Cultura. (Foto: divulgação Booking)

E quando você retornar para a pousada depois de um dia conhecendo a região, nossa dica é passar pela biblioteca da pousada e pegar um livro para ler no jardim.

10 pousadas em Pirenópolis perfeitas para passar o fim de semana


3. Pousada Tajupá [Nota 9,4 no Booking] $$$$

Localizada a 500m do centro de Pirenópolis a Pousada Tajupá é uma das melhores pousadas em Pirenópolis. Todas os quartos possuem varanda e vista para a piscina ou para o jardim.

Aliás, o jardim tem um estilo super zen e relaxante e a piscina é uma maravilha, não deixe de experimentar a sauna, o ofurô e a hidromassagem. O café da manhã servido diariamente também é muito bom.

pousadas em pirenópolis pousada tajupa
Olha que fofo a entrada da Pousada Tajupá. (Foto: divulgação Booking)

Então se você busca conforto, tranquilidade e um ótimo atendimento, sem sair do centro da cidade, a Pousada Tajupá pode ser a melhor opção para você.

10 pousadas em Pirenópolis perfeitas para passar o fim de semana


4. Pousada Villa Bia [Nota 9,3 no Booking] $$$

Com ares de fazenda colonial, a Pousada Villa Bia é um dos melhores hotéis em Pirenópolis e conta com uma estrutura bem completa e quartos que agradam até os clientes mais exigentes (alguns inclusive com banheira de hidromassagem).

Não deixe de conhecer as diferentes massagens que o hotel possui em seu mini spa e a piscina no jardim. Todos os dias é servido café da manhã e você também pode pedir petiscos e bebidas ao longo do dia no bar do hotel.

pousadas em pirenópolis pousada villa bia
Um dos quartos da Pousada Villa Bia. (Foto: divulgação Booking)

10 pousadas em Pirenópolis perfeitas para passar o fim de semana


Veja também: 10 passeios imperdíveis em Pirenópolis


5. Pousada das Cavalhadas [Nota 8,2 no Booking] $$$

Localizada bem em frente à Igreja da Matriz, a Pousada das Cavalhadas vai te receber muito bem em Pirenópolis. Os quartos são simples, mas vão te proporcionar uma excelente noite de sono.

Na pousada você encontra um jardim, piscina e todos os dias é possível saborear um delicioso café da manhã observando a vista do jardim. O legal é que você consegue ir a pé para diversos pontos turísticos da cidade, já que a pousada é muito bem localizada.

pousadas em pirenópolis pousada das carvalhadas
Um dos quartos super charmosos da Pousada das Carvalhadas. (Foto: divulgação Booking)

10 pousadas em Pirenópolis perfeitas para passar o fim de semana


Pousadas em Pirenópolis: para família

Quando viajamos em família, o ideal é procurar hotéis e pousadas que contem com uma estrutura mais completa, principalmente se você tiver filhos pequenos, pois eles gostam de ter onde brincar e se divertir.

Pensando nisso, separamos ótimas opções de pousadas para família em Pirenópolis para você conferir. Vamos lá!

6. Pousada Villa Mariana [Nota 8,5 no Booking] $$ – Pousada barata em Pirenópolis

Se você busca onde ficar em Pirenópolis barato e ainda sim com uma estrutura boa, a Pousada Villa Mariana é a melhor opção para você e sua família.

A pousada conta com várias atividades para seus hóspedes, como aulas de natação e hidroginástica, mas você também pode só curtir a piscina e o sol nas espreguiçadeiras que ficam no jardim. Somado a isso, aqueles que não querem deixar de cuidar da forma, encontram uma academia super bem equipada.

Sem dúvida a Villa Mariana é a melhor sugestão de pousadas em Pirenópolis baratas, pois possui o melhor custo x benefício.

pousadas em pirenópolis pousada villa mariana
A Pousada Villa Mariana possui um espaço ótimo para famílias. (Foto: divulgação Booking)

10 pousadas em Pirenópolis perfeitas para passar o fim de semana


7. Pousada dos Pireneus [Nota 8,2 no Booking] $$$ – Pousada para família em Pirenópolis

Com seu mini parque aquático, a Pousada dos Pirineus é, certamente, a melhor opção de pousada para família em Pirenópolis. Ela fica a cerca de 300m do centro histórico e conta com uma excelente estrutura, com quadra de tênis, academia, arvorismo, restaurante e até mini zoológico (as crianças vão amar)!

Seus quartos são lindos e a decoração da pousada é toda colorida e alegre. Não tem como não gostar de um lugar como esse! E você também pode aproveitar os passeios ecológicos que a pousada organiza, é só se informar na recepção.

pousadas em pirenópolis pousada dos pireneus
A Pousada dos Pirineus parece um resort de tão linda. (Foto: divulgação Booking)

10 pousadas em Pirenópolis perfeitas para passar o fim de semana


Pousadas em Pirenópolis para casal

Se você está planejando uma viagem a dois para celebrar um momento especial, selecionados duas pousadas que são realmente as melhores opções para casais que visitam Pirenópolis. Ambas tem tudo que você e seu parceiro precisam para um final de semana inesquecível.

8. Pousada Cavaleiros dos Pireneus [Nota 9,3 no Booking] $$$$ – Pousada de luxo em Pirenópolis

Em meio a muito verde, a Pousada Cavaleiros dos Pirineus é a opção certa de pousadas em Pirenópolis para quem busca luxo e conforto na hora de escolher uma hospedagem. Até as pessoas mais exigentes vão se sentir em casa por aqui.

Os quartos em estilo chalé são incríveis, possuem uma sala de estar e são muito confortáveis. As refeições são oferecidas no hotel e você vai saborear o melhor da culinária tradicional local. Aproveite que você vai estar mais afastado do centro para fazer sessões de massagem relaxantes e renovar as energias.

pousadas em pirenópolis pousada cavalheiro dos pirineus
Um dos belíssimos quartos da Pousada Cavalheiro dos Pirineus. (Foto: divulgação Booking)

10 pousadas em Pirenópolis perfeitas para passar o fim de semana


9. Vereda da Serra Eco Pousada [Nota 8,9 no Booking] $$

Com um toque mais rústico e mais longe da cidade (cerca de 15km) a Vereda da Serra Eco Pousada está entre as melhores pousadas em Pirenópolis para quem quer ter mais contato com a natureza.

Ela fica a cerca de 1,5km da Cachoeira do Abade e possui uma área externa belíssima, cercada por muito verde. Os chalés seguem esse ar rústico e todos possuem uma varanda e redes para descansar. Você pode aproveitar as atividades que a pousada oferece ou se aventurar pelas trilhas.

pousadas em pirenópolis vereda da serra eco pousada
Um dos quartos da Vereda da Serra Eco Pousada. (Foto: divulgação Booking)

10 pousadas em Pirenópolis perfeitas para passar o fim de semana


Bônus: Fazenda Três Marias [Nota 9,4 no Booking] $$$ – Hotel fazenda em Pirenópolis

Por último, mas não menos importante, guardei essa sugestão de hotel fazenda em Pirenópolis para quem busca simplicidade e aquele ar da roça.

Localizada a cerca de 10km do centro da cidade, a Fazenda Três Marias oferece acomodações simples, mas ótimas para se desligar da rotina corrida do dia a dia.

Ela conta com uma cozinha compartilhada e, caso você queira toalhas e roupa de cama, deve solicitar pois elas possuem um custo adicional.

pousadas em pirenópolis fazenda três marias
O espaço da Fazenda Três Marias é perfeito para você relaxar e ter um super contato com a natureza. (Foto: divulgação Booking)

Dicas Extras: para não errar na hora de reservar seu hotel

Para finalizar, tenho algumas dicas para você não errar na hora de reservar seu hotel. Sei que achar a acomodação perfeita pode acabar sendo difícil e a gente fica meio receoso até por nunca ter estado naquele lugar e não sabermos se é bom ou não.

No entanto, quando vamos pesquisar os hotéis para nossas viagens sempre utilizamos o Booking.com, pois além de vermos as fotos do local, também é possível ler as avaliações dos hóspedes, o que acaba dando mais segurança na hora de reservar.

Sendo assim, vou te explicar como usar esse site para fazer sua reserva e você verá que é muito rápido e fácil. Olha só:

Como usar o Booking para fazer sua reserva

  • Em primeiro lugar, acesse o Booking.com clicando aqui e você será direcionado para a página inicial do site.
  • Em segundo lugar, preencha os campos com as informações da sua viagem, como destino, datas e a quantidade de hóspedes e clique em PESQUISAR.
  • Em seguida você será direcionado para a página com os hotéis e pousadas. O legal aqui é usar os filtros para refinar sua busca (procure colocar opções com nota acima de 8,0). A partir daí você vai consultar aqueles que mais chamam a sua atenção e se encaixam no seu orçamento.
  • Depois que você escolher o hotel, selecione o quarto que você deseja e clique em “Reservar Agora” (fique atento para as políticas de cancelamento e reembolso).
  • Logo após você será direcionado para a página de resumo da sua reserva e lá será necessário colocar os dados do seu cartão. No entanto, isso é apenas parte da política de segurança do Booking.com, porque na grande maioria das vezes você só paga quando chega ao hotel.
  • Clique em reservar e pronto! Logo você vai receber um e-mail de confirmação com todos os dados da sua reserva.

Depois que você retornar da sua viagem, não esqueça de avaliar a sua experiência para que outras pessoas também consigam encontrar o melhor hotel como você.


Pronto para ficar hospedado em uma das melhores pousadas em Pirenópolis?

Gostou das nossas sugestões de pousadas em Pirenópolis? Tenho certeza de que você já encontrou e reservou a melhor opção para você. Não esqueça de deixar aqui embaixo o seu comentário, compartilhando a sua experiência ou suas dúvidas. Boa viagem!


Outros destinos de Goiás que você pode gostar: 

Roteiro Chapada dos Veadeiros: sugestões para 3, 5 ou 7 dias de viagem

Poço Azul, um paraíso no cerrado brasileiro

Mambaí: dicas para você planejar a sua viagem

Quem escreve | @jenni_lemos
Jennifer
Jornalista, carioca e amante do Mundo, a coordenadora de conteúdo do Mala de Aventuras, é uma entusiasta do audiovisual, voluntária de ONG’s no Brasil e na África e fascinada em explorar diferentes culturas.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *