Para você que está pensando em viajar e conhecer as melhores praias da Bahia, aqui nesse post nós vamos te dar todas as dicas para você escolher a sua região favorita, arrumar as malas e partir rumo a um dos lugares mais queridos do nosso país: a Bahêa.

Quem pensa que a Bahia vive de carnaval e festa está muito enganado. Além de tudo isso, ela também possui natureza que não acaba mais, uma gastronomia deliciosa e lugares paradisíacos que encantam qualquer viajante.

Então, se você quiser saber tudo e mais um pouco sobre as 10 melhores praias da Bahia para conseguir organizar a sua viagem, é só continuar lendo o post para descobrir!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


Melhores praias da Bahia: por que visitar?

Recheada de paraísos exóticos, intocáveis e que permitem seus visitantes encontrarem a paz e o sossego que precisam, a Bahia é um dos lugares favoritos para passar aquelas férias longe de tudo, sabe?

Você sabia que as praias da Bahia são um dos destinos mais procurados por turistas no Brasil? Pois é, o motivo é o clima agradável durante quase o ano todo, a beleza particular das praias, a temperatura da água que é sempre boa e a comida extremamente saborosa dos baianos.

Sem falar no jeitinho único das pessoas que vivem por lá. Um jeito alegre e animado de viver, que é impossível não contagiar você também. Está convencido de planejar a sua viagem para lá? Então vamos às dicas das melhores praias da Bahia!

melhores praias da bahia farol
Vamos conhecer as melhores praias da Bahia?

Leia também: Caribe Brasileiro: 10 praias no Brasil que deixam o Caribe no chinelo


#DicaDaGaia: Uma das melhores formas de se viajar pela Bahia é de carro. E pensando nisso, nós vamos indicar o site que sempre usamos e recomendamos: a RentCars. Eles estão há muito tempo no mercado, com os melhores preços e modelos de veículos. Além do serviço e atendimento ser excelente! Sempre foi muito prático alugar carro com eles, então não deixe de conferir! Clique aqui para fazer sua cotação no RentCars.


Melhores praias da Bahia: as 10 melhores do Estado

Vamos começar as dicas das melhores praias da Bahia? Listamos abaixo as 10 melhores opções de destino para você escolher e curtir muito! E olha, já adiantamos logo que não foi nada fácil fazer essa escolha, porque o litoral baiano tem cada praia mais linda que a outra!

1. Praia do Espelho

Localizada em Curuípe, a Praia do Espelho é considerada exótica, especial, diferente e uma das mais bonitas do país. Apesar de ser uma praia onde a animação é predominante, com charmosas pousadas, bares e restaurantes, ainda é possível curtir a tranquilidade das areias brancas e águas calmas.

Na alta temporada ainda é possível encontrar calmaria e agitação ao mesmo tempo e uma dica especial é aproveitar para ver o belíssimo pôr do sol da região. É realmente encantador e fará você não querer ir embora.

Praia do espelho Bahia
Praia do Espelho, Bahia

Onde ficar na Praia do Espelho

As opções de hospedagens pela Praia do Espelho, são opções ótimas para viagens de família, já que muitos estabelecimentos possuem quartos grandes e até a possibilidade de aluguéis de casas e apartamentos.

Nossas sugestões de hospedagem são a Pousada Enseada do Espelho e a Pousada Outeiro. As duas acomodações são super bem avaliadas pelos hóspedes no Booking, servem buffet de café da manhã diariamente e possuem quartos amplos, confortáveis, bem completos e super charmosos! Vale a pena!

2. Praia Moreré, Boipeba

Moreré é uma pequena vila de pescadores que faz parte da Ilha de Boipeba, que fica a poucas horas de Salvador. Chegar em Boipeba não é a coisa mais simples do mundo, já que envolve trajetos de carro, barco e avião, mas uma coisa podemos garantir: você não vai se arrepender de conhecer esse paraíso!

Um dos principais destinos da Ilha é Moreré, mais especificamente a praia de mesmo nome. É uma das praias mais queridas e belas da região, localizada na Velha Boipeba, onde fica a maioria dos restaurantes, quiosques e hotéis. Com toda a certeza, é uma das melhores praias da Bahia.

Melhores praias da Bahia: 10 praias incríveis para conhecer no litoral baiano
Curtindo um pouquinho a vibe de Boipeba

Onde ficar na Praia de Moreré

Na Praia Moreré você encontra opções de hospedagem para todos os bolsos. Nós vamos te dar duas sugestões de pousadas muito boas: a Pousada A Mangueira e a Pousada O Rancho Livre.

A Pousada A Mangueira é mais sofisticada e para quem deseja um conforto maior na hora de se hospedar. Serve café da manhã diariamente para os hóspedes e é super bem avaliada no Booking. Já a Pousada O Rancho Livre, é mais simples e econômica, mas que não deixa a desejar em nada. Possui quartos ótimos e uma infraestrutura ótima para famílias.


3. Praia do Encanto (Quinta Praia), Morro de São Paulo

A Praia do Encanto ou Quinta Praia, já que as praias de Morro de São Paulo são numeradas, é bem pouco frequentada, quase que exclusiva para quem se aventura a chegar lá. Não é uma praia de tão fácil acesso e nem de grandes estruturas, por isso, leve as suas próprias coisas e lanches.

Apesar de não ser um local com uma super infraestrutura, o destino é ótimo para quem busca por tranquilidade, relaxamento, banhos e caminhadas. Morro de São Paulo em si, é uma das regiões mais bonitas da Bahia, logo, vale a pena conhecer a Praia do Encanto, que é uma das principais, e os arredores.

melhores praias da bahia morro de são paulo
Uma das praias de Morro de São de Paulo.

Onde ficar na Praia do Encanto

Na Praia do Encanto não há muitas opções de hotéis por conta de seu isolamento e as poucas acomodações que ficam por lá, deixam a desejar na qualidade. Portanto, a dica é ficar em outra praia de Morro de São Paulo e fazer um passeio para a Praia do Encanto para conhecer.

Nós recomendamos duas pousadas: a Pousada Sambass e a Pousada Bahia Bacana. As duas sugestões são muito boas e fazem valer a pena os dias de hospedagem, possuem ótima localização, café da manhã servido diariamente, piscinas fantásticas e custo benefício justo. Você não vai se arrepender se ficar em alguma dessas opções.

4. Praia de Corumbau, Ponta do Corumbau

Considerado um dos tesouros mais bem guardados da Bahia, a Ponta do Corumbau, ou Praia de Corumbau, possui uma longa faixa de areia, mar de maré baixa e uma trilha maravilhosa. É o destino ideal para quem deseja descanso total e distância da vida agitada das grandes cidades.

O acesso à praia não é tão simples, as opções mais comuns para chegar lá é de buggy, lancha, se você for partir da vila de Caraíva ou barco, se você sair de Cumuruxatiba. Ponta do Corumbau tem uma boa infraestrutura, com restaurantes de comida regional, barracas de praia frente ao mar e boas opções de hospedagem.

ponta do corumbau, bahia
Ponta do Corumbau: um dos lugares mais especiais de toda a Costa das Baleias

Onde ficar na Praia de Corumbau

A Praia de Corumbau tem hospedagens de muita qualidade e sofisticação. Para te dar duas excelentes opções diferentes, nós separamos um hotel e uma casa de férias para aluguel, já que é bem comum se hospedar assim por lá. Duas sugestões que nós damos são: Vila Naia Corumbau e Vila Bela Vista.

O Vila Naia Corumbau é um hotel muito bem avaliado pelos hóspedes, de luxo, muito elegante, com uma decoração de fazer os olhos brilharem, um conforto sem igual e comodidades mil. Já a Vila Bela Vista, é uma casa para aluguel que possui as mesmas características, com a vantagem de que você pode alugar para ficar em família, todo mundo junto curtindo o espaço.

5. Praia Barra Velha, Caraíva

Uma das coisas mais curiosas sobre esse destino é que a longa extensão da praia acompanha a reserva indígena Pataxó. Muito legal, né? Com isso, já dá para ver que é um lugar bem rústico, mas ao mesmo tempo encantador. A água é verde, cristalina, e o mar, colorido por barcos de pescadores, fazem da Praia Barra Velha um lugar especial.

Outro destaque fica para as casinhas coloridas que se espalham pelas vielas. Essas mesmas casinhas são pousadas e bares. Durante o verão e as férias do meio do ano, Caraíva num geral é bem cheia, mas em qualquer outro mês, fica uma calmaria só. Perfeito para quem busca por tranquilidade.

Onde ficar na Praia Barra Velha

Como já falamos, Caraíva é um lugar bem rústico, tem uma vibe meio hipster, portanto, não espere muitas opções de acomodações de luxo, nem grandes companhias de hotéis. De qualquer forma, selecionamos duas ótimas sugestões para você aproveitar a região e ainda se hospedar confortavelmente.

Você pode optar entre a Pousada Vila do Mar e a Villa Fulô. São duas excelentes opções de hospedagem, sem deixar o conforto e comodidade de lado. As duas possuem piscinas, terraços e lounges, banheiras de hidromassagem, bar e restaurante, ou seja, pode ter certeza de que você irá ficar bem acomodado por lá.


Leia também: Costa do Descobrimento: roteiro de 5 dias por Caraíva, Trancoso e Praia do Espelho


6. Ponta de Itaquena, em Trancoso

A Praia de Itaquena é considerada por muitos quase como um paraíso perdido. O local é uma área de preservação ambiental permanente de difícil acesso.

São proibidos carros e outros veículos como bugres. Só se consegue chegar de quadriciclo ou depois de caminhar cerca de 1h30min pela areia, partindo da praia de Rio Verde. Mas, sem dúvida, quem encara o desafio é recompensado.

A praia tem uma extensa faixa de areia branquinha e água esverdeada cristalina, com formação de piscinas naturais deslumbrantes durante a maré baixa.

Além de mata e fauna marinha nativa que compõem o belo cenário. Isolada por natureza, é uma boa opção para quem busca um refúgio em meio ao movimento de Trancoso.

melhores praias da bahia trancoso
Trancoso é um dos lugares mais famosos da Bahia.

Onde ficar em Itaquena

Na própria região de Itaquena não existem muitas opções de hotéis, então o mais recomendado é buscar por estabelecimentos em áreas próximas. Pensando nisso, nós separamos duas sugestões ótimas para você incluir na sua lista de possíveis hospedagens.

A primeira opção é a Pousada Tatubel, que não deixa a desejar em nada! É uma acomodação extremamente confortável, com um dos quartos mais amplos dessa lista, além de ser um ambiente que te faz se sentir em casa. Já a Casa Vista é uma casa para alugar, que possui piscina de borda infinita, quartos incrivelmente aconchegantes, que farão com que você queira ficar ali para sempre!

7. Praia Taipu de Fora, Península do Maraú

A Praia de Taipu de Fora é conhecida pelas belíssimas piscinas naturais que levam muitos turistas à Península do Maraú. O local faz jus à fama e realmente oferece um quadro paradisíaco. Mar azul-claro, areia dourada e uma fileira de coqueiros enormes, com uma orla cheia de bares que permitem apreciar a vista.

Mesmo com essas comodidades que podem ajudar a relaxar, a maior atração são as piscinas naturais. Parte da Costa do Dendê, elas encantam com seus recifes de corais e cardumes coloridos fascinantes, tudo bem próximos da orla. O visual e a experiência tornam a Praia de Taipu de Fora um destino sensacional.

melhores praias da bahia taipu de fora
A belíssima praia de Taipu de Fora, na Península do Maraú.

Onde ficar em Taipu de Fora

Uma das melhores coisas para quem visita Taopu de Fora é ficar hospedado em Barra Grande, por conta das infinitas opções boas de acomodações por lá. Duas sugestões que nós temos são a Pousada Don Pepe e o Hotel Villa Balidendê.

O Hotel Villa Balidendê é a opção para quem quer mais conforto, comodidades e elegância. É para quem não se importa de pagar um pouco a mais para ter uma melhor experiência. Já a Pousada Don Pepe, é mais econômica e simples, mas continua sendo uma excelente acomodação e muito bem avaliada pelos hóspedes no Booking.

8. Praia do Moreira, Prado

Localizada na Costa das Baleias, a Praia do Moreira faz parte de Prado, em uma vila ainda pouca explorada no litoral baiano chamada Cumuruxatiba. Selvagem, nada além de coqueiros e amendoeiras (que funcionam como ótimos guarda-sóis naturais), água calma e quentinha.

Não há quiosque nem nada nesta praia, portanto leve sua água ou seu cooler para ficar por lá debaixo de uma amendoeira lendo seu livro com calma ou jogando frescobol em família.

praia em cumuruxatiba
Sombra e água fresca na Praia do Moreira, em Prado.

Onde ficar na Praia do Moreira

Como mencionei acima, a Praia do Moreira, em Cumuruxatiba, não tem infraestrutura turística. Portanto, recomendo que você busque hospedagem na vila de Cumuruxatiba. Nossas sugestões são a Pousada da Areia Preta e a Pousada Ingá.

Enquanto a primeira tem um excelente custo x benefício e boa localização, a segunda é ideal para quem quer tranquilidade e uma praia para chamar de sua. Ela fica localizada bem na beira da praia, mas ao mesmo tempo está rodeada de natureza.


Veja também: Costa das Baleias (Bahia): principais atrativos, roteiro e dicas de viagem


9. Praia de Itacarezinho, Itacaré

A Praia de Itacarezinho é composta por uma ampla faixa de areia que se estende por mais de 3 km, com um clima de paz e tranquilidade resguardado pelo mar e pelos altos coqueiros que se estendem pela orla.

Grande parte da praia é mais calma e pouco movimentada, mas ela oferece também pontos mais frequentados, próximos ao resort e ao restaurante que trazem serviço e calor humano ao local.

roteiro itacaré prainha
Cantinho lindo de Itacarezinho // Foto: @brenomadeira

Onde ficar na Praia de Itacarezinho

Para frequentar a Praia de Itacarezinho, o ideal é ficar hospedado em Itacaré. Por isso, nós sugerimos duas opções muito boas e bem avaliadas pelos viajantes que já passaram por lá, tipo a Pousada Pedra Alta e a Pousada Bicho Preguiça.

A Pousada Bicho Preguiça é mais simples e básica, mas sem deixar faltar nada para os hóspedes. Já a Pousada Pedra Alta tem o diferencial dos quartos serem chalés bem altos e afastados um dos outros, o que traz uma privacidade e conforto bem maior para os turistas.


Veja também: Roteiro Itacaré: o que fazer em 7 dias + dicas de viagem


10. Praia de Stella Maris, Salvador

Considerada uma das praias mais limpas de Salvador, a Praia Stella Maris é cercada por condomínios, diversas casas de férias para alugar e hotéis legais. A praia é extensa, com uma grande faixa de areia, e é uma ótima opção para quem quer fugir dos tumultos de Salvador.

Por lá se formam piscinas naturais, o que faz ser mais tranquilo para o banho. Com um visual paradisíaco, a praia é rodeada por uma vegetação linda! O mar é aberto e possui ondas fortes, fazendo dessa praia uma das favoritas dos surfistas e praticantes de bodyboard.

melhores praias da bahia salvador
Salvador tem as melhores praias para quem não quer abrir mão de aproveitar a cidade grande também.

Onde ficar na Praia Stella Maris, Salvador

Para visitar e frequentar a Praia de Stella Maris, você pode escolher se hospedar em alguma região da cidade de Salvador. Nós recomendamos duas opções bem distintas, mas muito boas para diferentes tipos de turistas. Sugerimos ficar no Bahiacafé Hotel ou The Hostel Salvador.

O Bahiacafé Hotel é um excelente estabelecimento com acomodações belíssimas, que contam uma história da cidade, além de ter um ótimo custo benefício e ser hiper bem localizado. Mas para quem gosta de economizar no quesito hospedagem, o The Hostel Salvador é a melhor opção. Ele é um hostel bem moderno e jovem, além de ser super confortável e econômico.


Pronto para viajar para as melhores praias da Bahia?

Depois de tantas dicas incríveis sobre as melhores praias da Bahia, a gente espera ter ajudado você a planejar a sua viagem e a montar um roteiro incrível para aproveitar suas férias no Nordeste.

Não deixe de nos contar depois, por aqui, como foi a sua experiência por lá e caso você tenha alguma outra dica legal, basta deixar nos comentários. Nós amamos ler tudo o que vocês mandam! Boa viagem!


Continue o planejamento da sua viagem pela Bahia:

Cumuruxatiba (Bahia): tudo o que você precisa saber para planejar a sua viagem

O que fazer em Itacaré: 15 passeios e experiências imperdíveis para incluir no seu roteiro

Conheça os encantos da Península de Maraú, na Bahia

Chapada Diamantina: as melhores dicas para você planejar a sua viagem

Morro de São Paulo: passo a passo para organizar a sua viagem

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *