No finalzinho de 2020 fizemos uma viagem super especial de carro pelo Litoral de Alagoas. O roteiro incluiu as melhores praias de Alagoas, passando pelo Litoral Sul, Maceió e o Litoral Norte do estado.

Praias desertas, com coqueiros à beira mar e um tom de azul que lembra demais as praias do Caribe é o que você vai encontrar por lá.

Se você está com passagem comprada para Alagoas, precisa ler as nossas dicas para conhecer as MELHORES PRAIAS. Continue lendo para se apaixonar!


Aproveite para ler:
Roteiro Alagoas: 10 dias pelo Litoral Norte e Litoral Sul de Alagoas (ROTEIRO COMPLETO)


Porque conhecer o Litoral de Alagoas

São tantos lugares incríveis de natureza exuberante no Brasil, que as vezes é difícil escolher o destino das férias, né?! Mas, se você está à procura de muita praia, sol e um clima bem brasileiro, pode apostar no Litoral de Alagoas.

A porta de entrada do estado é Maceió. A principal cidade já reserva muitas surpresas: um mar azul impactante, com piscinas naturais e quiosques descolados à beira mar. Mas, não pare por aí. Alugue um carro para fazer uma roadtrip especial, passando por praias desertas, cercadas por coqueiros, com paisagens de tirar o fôlego.

A melhor maneira de fazer essa viagem, conhecendo as melhores praias de Alagoas, é de carro. Assim, você pode fazer o seu roteiro com bastante liberdade de ir parando nas praias que mais gostar! A gente alugou na Localiza, a locadora que sempre recomendamos para os nossos leitores.


Abaixo, a lista com as 12 melhores praias de Alagoas.
Continue lendo para saber mais um pouquinho de cada uma delas!


  • Praia do Patacho
  • Praia do Marceneiro
  • Praia do Toque
  • Praia de Tatuamunha
  • Praia do Morro
  • Praia do Carro Quebrado
  • Praia do Xaréu
  • Praia de Antunes
  • Praia do Gunga
  • Barra Grande
  • Praia de Pajuçara
  • Praia de Ponta Verde

Praias de Alagoas: Litoral Norte

As praias do Litoral Norte de Alagoas são incríveis! Recomendo demais que você separe ao menos 4 dias para se hospedar por lá, assim, vai conseguir curtir bastante a região, que abriga as praias mais lindas. São Miguel dos Mialagres, Patacho, Marceneiro, Tatuamunha… São só algumas praias do Norte que não podem faltar na sua lista.

Continue lendo para descobrir as melhores praias de Alagoas!


01. Praia do Patacho

Vamos começar pela praia que eu achei mais linda e perfeita para passar o dia?! A Praia do Patacho fica no Litoral Norte de Alagoas, no município Porto de Pedras, ao lado de São Miguel dos Milagres. Na verdade, há uma auto estrada que margeia todo o litoral, e conforme você for dirigindo, vai passando por pequenos municípios, onde estão as praias mais lindas, como a Praia do Patacho.

Há alguns hotéis beira-mar (veja abaixo) e também um beach club bem grande e com boa estrutura, chamado Sonhos do Patacho, com restaurante e guarda-sois na areia. Há também redes espalhadas para relaxas e chuveiros para tomar banho de água doce. É inclusive um dos pontos de parada de passeios de buggy.

Na Praia do Patacho você pode fazer o passeio de Jangada para as piscinas naturais do Patacho. Nós fizemos o passeio privativo e adoramos a experiências. As piscinas naturais são lindas, um tom de azul sem igual! Não vimos muitos peixes, mas valeu a pena ficar nadando no meio dos corais!

praia do patacho
A cor da água das piscinas naturais da Praia do Patacho é chocante!

> Onde ficar na Praia do Patacho

Tenho duas ótimas sugestões para quem quer se hospedar na Praia do Patacho, o Pedras do Patacho Hotel Boutique e a Pousada Patacho. As duas são lindíssimas e à beira mar.

O Pedras do Patacho é mais requintado, com suítes incríveis, algumas, inclusive, com piscina particular. O atendimento é ótimo e o café da manhã muito elogiado, além de todo o serviço do hotel. Um lugar para relaxar e aproveitar muito!

A Pousada Patacho tem um custo x benefício melhor, e é igualmente charmosa, com um estilo mais rústico. Há opções de bangalôs para a família, com piscina privativa também. Vale a pena conferir e fazer a sua reserva com antecedência!


02. Praia do Marceneiro

A Praia do Marceneiro também é considerada uma das melhores praias de Alagoas, por ser super deserta e com um tom de azul único. É nessa praia que está a famosa capela dos Milagres, onde acontecem diversos casamentos! O local é realmente privilegiado.

É nessa praia que também acontece o agito no Reveillon – o famoso I Believe in Miracles, que agita a cidade no final do ano.

A estrutura da praia é simples, contando apenas com um quiosque que oferece petiscos e bebidas, além das mesas e cadeiras com guarda sol para passar o dia. Mas, a dica é aproveitar para caminhar para o lado esquerdo, para passar na frente da capela e curtir a paisagem linda de praia deserta!

roteiro alagoas
A lindíssima Praia do Marceneiro, em São Miguel dos Milagres. Foto: @brenomadeira

> Onde ficar na Praia do Marceneiro

Optar por se hospedar na Praia do Marceneiro é uma ótima opção. Imagina acordar todos os dias e só dar alguns passos para dar um mergulho nesse paraíso? Há boas opções de pousadas nessa praia:

Paru Boutique Hotel: uma opção mais requintada e perfeita para curtir à dois. Nós passamos na frente desse hotel e ele é muito bem localizado, além de ter piscina e oferecer bicicleta para os hóspedes. O restaurante também é muito bem recomendado e aberto para não hóspedes, mas é preciso reservar com antecedência. Não deixe de pedir a cocada cremosa!

Uma opção mais em conta, é a Pousada Marceneiro, super charmosa, com piscina, uma vista maravilhosa das suítes e café da manhã muito elogiado. É bom reservar com antecedência, ela lota bem rápido!


03. Praia do Toque

A Praia do Toque faz parte do município de São Miguel dos Milagres, fica ao lado da praia principal e mais conhecida, a Praia de São Miguel dos Milagres. É uma ótima opção de praia para se hospedar no Litoral Norte, já que há opções de ótimas pousadas de frente para o mar.

Na Praia do Toque há vários atrativos: passeio de jangada para as piscinas naturais (você pode combinar direto no hotel, com certeza ele vai ter algum jangadeiro para indicar, ou pode caminhar até Porto de Pedras, de onde saem as jangadas), alugar uma bike em Porto de Pedras para percorrer a praia pedalando, curtir o beach club Milagres do Toque e caminhar até os corais na maré baixa.

A praia é super extensa e vazia, uma delícia! A sensação é que a praia é só sua!

praia do toque
Os corais aparentes durante a maré baixa na Praia do Toque / foto: @brenomadeira

> Onde ficar na Praia do Toque

Nós escolhemos a Pousada Côte Sud, uma das primeiras a serem construídas na região, que mantém o alto padrão, conforto e bom atendimento até hoje. A pousada conta com uma área externa deliciosa, com direito à piscina de frente para o mar, gramado com coqueiros, espreguiçadeiras e área para massagem.

São vários chalés espalhados onde você pode se hospedar com todo conforto e privacidade. Destaque também para o restaurante da pousada, que é uma delícia. Aproveite e faça a sua reserva com antecedência.

Outra sugestão de hospedagem na Praia do Toque é a Pousada da Amendoeira, super requintada, com área externa deliciosa. Os quartos tem uma decoração linda, toda clarinha e minimalista, são muito confortáveis e privativos. Destaque para as espreguiçadeiras de frente pro mar! Uma escolha perfeita para casais.


Leia também: O que fazer em São Miguel dos Milagres: as MELHORES DICAS para a sua viagem


04. Praia de Tatuamunha

A Praia de Tatuamunha não pode faltar no seu roteiro. Nós passamos uma tarde por lá e demos muita sorte com o horário da maré baixa, que foi perto do pôr do sol. A paisagem fica linda demais: formam-se bancos de areia no meio do mar, o sol vai se escondendo atrás dos coqueiros e ainda tem o encontro do rio com o mar. Fizemos fotos aéreas muito bonitas!

É nessa praia que fica o Projeto Peixe-boi, onde você pode visitar para conhecer um pouco da história do local e das ações de preservação que são feitas por lá.

Há um pequeno quiosque para comprar bebidas e petiscos, mas leve a sua estrutura com canga, cadeira e guarda-sol se quiser ficar o dia todo!

dicas maceió
A belíssima Praia de Tatuamunha. Vale a pena conhecê-la e ficar até o pôr do sol! Foto: @brenomadeira

> Onde ficar na Praia de Tatuamunha

A melhore pousada para ficar na Praia de Tatuamunha é a Aldeia de Beijupirá,que também é super recomendada pelo seu restaurante. A pousada fica de frente para a praia, tem uma piscina maravilhosa e bungalows espalhados pelo terreno. Um sonho de hospedagem!


05. Praia do Morro

Descobrimos a Praia do Morro por indicação de um local e adoramos! No quesito paisagem perfeita, foi a nossa preferida. A praia é totalmente deserta, não tem nenhum quiosque e nem mesas com guarda-sol. Para passar o dia por lá, é preciso levar a sua estrutura, com cadeiras, guarda sol e comidinhas.

Chegamos pela Praia de Camaragibe, que fica no povoado ao lado de São Miguel dos Milagres. Estacionamos o carro em frente à essa praia, andamos por uns 5 minutinhos em uma trilha bem aberta e pegamos uma jangada para atravessar o rio (R$5.00 por pessoa o trecho).

praia do morro
Banco de areia na Praia do Morro, Litoral Norte de Alagoas! Foto: @brenomadeira

O jangadeiro dos deixou do outro lado do rio, onde já é a Praia do Morro. Caminhamos um pouco e logo chegamos em uma praia totalmente deserta, com coqueiros alinhados na beira do mar. Lindo!

A maré baixa, nesse dia, era no finalzinho do dia, e ficamos esperando abaixar bem, até surgirem os bancos de areia! É super legal caminhar no meio do mar, vale a pena ir na maré baixa!


06. Praia do Carro Quebrado

A Praia do Carro Quebrado é liinda, outra que vale a pena estar no seu roteiro. Nós acabamos não tendo tempo para visita-la, mas queríamos muito ter ido. Ela fica ao lado da Praia do Morro, mas o acesso é um pouco mais difícil e é recomendado ir de 4×4 ou lancha. Vimos bastante gente fazendo o passeio de buggy até lá!

O nome da praia, dizem, é porque a estrada é realmente ruim e “quebra” os carros. Há também uma kombi abandonada na praia, que virou um pronto turístico.

Esse é aquele tipo de praia que vale a pena ir durante um passeio (como o de buggy) para dar um mergulho e tirar bastante fotos!


07. Praia do Xaréu

A Praia do Xaréu foi um achado durante a nossa viagem pelo Litoral de Alagoas. Ela fica mais ao Norte, no município de Maragoggi.

Fomos na Praia de Antunes (vou falar sobre ela abaixo) mas não demos sorte e a praia estava lotada, então, andamos para o canto esquerdo, até o final, e chegamos nesse paraíso chamado Praia do Xaréu, com água transparente, em um tom de azul sem igual.

Na maré baixa, aproveitamos um mar muuito rasinho, calmo e quentinho. Alugamos caiaque na última barraca desse canto esquerdo e remamos bastante. Também vimos lanchas e jangadas fazendo passeio por ali.

É uma praia que vale a pena passar o dia todo, por ter quiosques para passar o dia, ser mais deserta e ter um visual de tirar o fôlego!

praia de antunes
Foto aérea na maré baixa! A água da Praia de Antunes e da Praia do Xaréu é incrível! Foto: @brenomadeira

> Onde ficar na Praia do Xaréu

Que tal juntar a galera e alugar uma fazenda, de frente para a Praia do Xaréu?! Isso é possível sim, com um ótimo custo x benefício. A Fazenda do Xaréu comporta até 20 pessoas e tem uma estrutura ótima, com piscina de frente para o mar! Clique aqui para saber mais.

Outra opção bem próxima é o Praiagoggi Boutique Hotel. Fomos jantar no restaurante do hotel e adoramos a comida, além de ficarmos encantados com o charme dos quartos e o visual, de frente para a Praia de Camacho, no município de Maragogi.


08. Praia de Antunes

A Praia de Antunes (Maragogi) começou a ficar bem famosa nas redes sociais, atraindo muuitos turistas. Dizem que, 3 anos atrás, a praia era deserta, paradisíaca, principalmente por ter um tom de azul diferente das demais, com água clara e quentinha.

Fomos conhecer a praia e nos decepcionamos um pouco por ser domingo e a praia estar bem cheia, com ambulantes vendendo coisas e várias estruturas para os turistas tirarem fotos (pagas).

Não gostamos muito da estrutura, muita barraca e cadeiras, mas, a beleza natural é realmente de tirar o fôlego e por isso leva o título de ser uma das melhores praias do litoral de Alagoas.

Recomento MUITO que você vá durante a semana, de preferência na baixa temporada, para ter uma boa experiência na Praia do Antunes!

melhores praias alagoas
mar incrível na Praia de Antunes / foto: @brenomadeira

> Onde ficar na Praia de Antunes

Uma ótima opção de hospedagem na Praia do Antunes é a Pousada Anttunina, que é super requintada, com suítes e chalés incríveis, uma estrutura maravilhosa. Vale à pena demais ficar hospedado em uma pousada assim – você garante uma parte da praia vazia e exclusiva, com espreguiçadeiras e serviços de restaurante.


Leia também: O que fazer em Japaratinga: passeios, pousadas, restaurantes e mais!


Praias de Alagoas: Litoral Sul

Preparado para conhecer as melhores praias do Litoral Sul de Alagoas? As praias mais ao sul ficam bem próximas de Maceió, então, você pode fazer um bate-volta caso tenha pouco tempo de viagem, mas, eu recomendo que você fique ao menos duas noites para poder aproveitar mais!


09. Praia do Gunga

A Praia do Gunga começou a ficar muito famosa nas redes sociais por conta de sua água azul e o mirante do Gunga, onde conseguimos avistar um “mar” de coqueiros. Provavelmente você já viu uma foto como essa no seu feed!

Bom, a praia fica no município de Roteiro, em um lugar privilegiado. Nos guiamos usando o GPS do celular e chegamos facilmente na entrada da Praia do Gunga. Paramos no estacionamento (R$20 o dia) e fomos explorar a região.

passeio praia do gunga
Passeio de 4×4 nas falésias do Gunga

A beleza natural é realmente impressionante! De frente você vê a praia de Barra de São Miguel, os arrecifes no meio do mar e as falésias. O ponto negativo é que parece que a praia cresceu sem muito planejamento, então vimos muitas barracas e lojinhas, além de muita gente oferecendo passeios toda hora.

Mas, é claro que vale a visita! Não deixe de ir no Mirante do Gunga, que fica na entrada a praia. o visual do mirante é realmente lindo! (R$4 por pessoa para subir).

mirante do gunga
O famoso mirante do Gunga!

> Onde ficar na Praia do Gunga

Sem dúvidas, o melhor lugar para se hospedar na região é o Gungaporanga Hotel! Nós ficamos encantados com esse hotel, que é muuito romântico e tem a piscina com vista incrível para a Praia do Gunga.

Você pode se hospedar nos chalés, que são bem privativos e super confortáveis, alguns com hidromassagem e tem até um muito exclusivo com piscina privativa, perfeito para casais em lua de mel!

onde ficar em alagoas
O incrível Gungaporanga Hotel!

Outro ponto alto desse hotel é o restaurante, que também funciona com reserva para não-hóspedes e tem pratos deliciosos. Indico demais esse hotel em Alagoas!

Reserve aqui com antecedência!


10. Praia de Barra Grande

Barra Grande é uma das praias imperdíveis para conhecer em Maragogi. Suas águas são transparentes, calmas, ideais para famílias com crianças ou para quem amaaa curtir uma piscininha!

É nessa praia que, quando a maré está completamente seca (0.0), é possível caminhar dentro do mar, em cima de um banco de areia! A paisagem fica linda, mas, é preciso sempre conferir a tábua de maré antes do passeio, para ver esse fenômeno da natureza.


Praias de Alagoas: Maceió

Quer curtir bastante Maceió? Então pode comemorar, porque tem ótimas praias na cidade para você passar o dia aproveitando o mar azul e calmo da região! Vem conferir as duas praias que achamos imperdíveis para conhecer em Maceió:


Aproveite para ler: Dicas Maceió: onde ficar, o que fazer, melhores passeios, roteiros e mais!


11. Praia de Pajuçara

Pajuçara é uma das praias mais conhecidas de Maceió. Com muitos coqueiros e estrutura para quem dquer curtir o mar com tranquilidade, essa praia é uma boa opção para quem está hospedado em Maceió e não quer ir longe para dar um mergulho.

É em Pajuçara que estão as jangadas, para fazer o passeio para as piscinas naturais – que aliás, é bem legal e você não pode deixar de fazer!

Dica: é preciso ficar atento à qualidade da água, pois pode ser que o mar não esteja bom para mergulho. Confira os relatórios de balneabilidade; caso a praia esteja indicada como “imprópria” para banho, opte por evita-la.

praia pajuçara
Um pedacinho da Praia de Pajuçara!

> Onde ficar na Praia de Pajuçara

Tem várias opções de hotéis na Praia de Pajuçara, mas, eu super indico o Hotel Brisa Suítes, com quartos amplos e confortáveis, sem falar da vista linda para a praia.

Outra dica boa é o Meridiano Hotel, com uma piscina na cobertura de cair o queixo.



12. Praia de Ponta Verde

A Praia de Ponta Verde é também bastante recomendada para conhecer! A região é ótima para fazer um passeio ao ar livre e de bicicleta! É também ali que fica uma placa com os dizeres “Eu Amo Maceió”, vale a pena fazer uma parada no lugar para tirar fotos!

Não conseguimos assistir ao pôr do sol ali, mas nos falaram que é lindo! Então, se você estiver por lá no final de tarde, aproveite para fazer fotos lindas com uma paisagem incrível.

praias maceió
Visual lindíssimo da Ponta Verde. Foto: @brenomadeira

> Onde ficar na Praia de Ponta Verde

Escolhemos o Ritz Lagoa da Anta para nos hospedar em Maceió. Ele fica bem próximo à praia de Ponta Verde, em uma boa localização! Adoramos a nossa hospedagem por lá e super indico para quem procura um bom custo x benefício!

onde ficar em maceió
Um pouquinho da área externa do Hotel Ritz Lagoa da Anta, onde nos hospedamos em Maceió

Aproveite para ler: Onde ficar em Maceió: 10 pousadas, hotéis e casas no AIRBNB


As Melhores Praias de Alagoas em Vídeo!

Preparei um vídeo para você assistir as 10 melhores praias de Alagoas em VÍDEO! Imagens incríveis de drone, feitas pelo @brenomadeira para você se inspirar!


Dica importante: acompanhe a tábua de maré

Acompanhar a tábua de marés vai fazer toda a diferença para você ter boas experiências enquanto conhece as melhores praias de Alagoas, isso porquê, no Nordeste, o nível do mar varia muito de acordo com a maré, e você pode ver paisagens totalmente distintas!

Eu usei esse site aqui para acompanhar a maré durante a minha viagem para Alagoas. Caso você vá na época da lua cheia, a maré estará ainda mais seca, chegando em 0.0. É nesse momento que aparecem os bancos de areia em algumas praias, por exemplo.


Tudo pronto para conhecer Alagoas?

Espero que você tenha gostado das dicas para conhecer as Melhores Praias de Alagoas! Se ficou alguma dúvida, é só mandar aqui nos comentários, a gente adora conversar com vocês!

OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique! Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.