Com mais de 7.000km de extensão, o litoral brasileiro possui algumas das praias mais belas do mundo!  Mas quais são as melhores praias do Brasil? Quais são as mais bonitas? Quais são as mais família? Quais são as melhores para pegar onda?

Reunimos nesse post as 20 praias mais bonitas do Brasil e já dizemos de antemão que não foi tarefa fácil. São tantas praias lindas no nosso litoral que é quase impossível escolher apenas 20!

Procuramos reunir praias do Brasil ao longo de toda a costa e tem praia para todos os gostos, viu? Portanto, se você AMA explorar cada cantinho do nosso país você e curte uma vibe praiana, pode ter certeza que encontrará a praia ideal para a sua próxima viagem aqui.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Quer conhecer as melhores praias paradisíacas do Brasil? Então continue sua leitura, pois fizemos essa lista com muito carinho e baseada em nossas próprias experiência em cada um desses lugares. Pegue a água de coco, os óculos escuros e vamos lá!


Melhores praias do Brasil: Nordeste

As praias do nordeste do Brasil são famosas, não só por aqui, mas em todo o mundo. No entanto, algumas delas se destacam por sua beleza natural exuberante.

Aqui vai nossa seleção das melhores praias do nordeste brasileiro:

  1. Ponta do Corumbau, Prado (BA) 

Para estrear nossa lista: um paraíso baiano chamado Ponta do Corumbau. E o que torna essa praia do nordeste do Brasil tão especial é que ela é pouquíssimo conhecida, além de ter águas calminhas.

Ela faz parte de uma região do extremo sul da Bahia chamada Costa das Baleias – o principal berçário das baleias jubarte no Oceano Atlântico. O local é também conhecido por sua biodiversidade, que engloba corais únicos no mundo, tartarugas ameaçadas de extinção, aves marinhas migratórias do hemisfério norte, entre outros.

Ponta do Corumbau, Bahia
A belíssima Ponta do Corumbau, no litoral baiano

Quando ir à Corumbau

Assim como grande parte do nordeste, Corumbau apresenta tempo bom durante praticamente o ano todo. Contudo, mas importante do que a estação do ano, o horário do dia influenciará bastante a sua visita. É durante a maré baixa que você vai conseguir observar a maravilhosa Ponta do Corumbau.

Como chegar em Corumbau

Chegar em Corumbau não é exatamente fácil. O aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro e é comum serviços de transfer para Corumbau. Mas você também pode chegar até lá alugando um carro ou então de ônibus. 

Onde se hospedar em Corumbau

Nossas sugestões de hospedagem em Corumbau são: a Fazenda São Francisco, para quem busca um lugar com requinte, ou a Vila Naia, se você busca um lugar com ares rústicos e muito aconchegante.

Passeios imperdíveis em Corumbau

  • Caminhar até a Ponta do Corumbau durante a maré baixa
  • Mergulhar no recife Itacolomi
  • Aproveitar a boa comida nos restaurantes à beira mar
  • Observar as baleias durante a época de reprodução
  • Passear de barco pelo rio Corumbau

Para mais detalhes, consulte nosso post sobre a Ponta de Corumbau (Bahia).


  1. Baía dos Golfinhos, Praia da Pipa (RN)

Falésias avermelhadas, uma extensa faixa de areia e mar calmo são apenas alguns dos atrativos que transformaram a Baía dos Golfinhos em uma das praias do Brasil mais procuradas pelos gringos.

Pipa é famosa mundialmente e sua estrutura turística é super convidativa: excelentes opções de hotéis e um centrinho super charmoso, recheado de opções bacanas de bares e restaurantes.

Praias do Brasil: conheça as 20 praias brasileiras mais bonitas
A Baía dos Golfinhos, em Pipa, definitivamente é uma das mais bonitas do Brasil (mesmo em um dia nublado!)

Quando ir à Praia da Pipa

Da mesma forma que outras praias do nordeste do Brasil, o sol brilha em Pipa praticamente todos os dias do ano. No entanto, se você não curte muito tumulto, minha dica é que você evite os meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Como chegar na Praia da Pipa

Para se chegar até Pipa, a forma mais eficiente é ir de avião até Natal e de lá alugar um carro. Outra opção é pegar um ônibus na capital potiguar, mas a viagem é mais demorada e cansativa.

Onde se hospedar na Praia da Pipa

Para quem planeja uma viagem a dois, recomendo conferir o Boutique Hotel Marlin’s. Outra opção deliciosa é o Hotel Sombra e Água Fresca, que fica de frente para a Praia do Amor.

Passeios imperdíveis na Praia da Pipa

  • Observar o nascer do sol no Chapadão
  • Aproveitar o pôr do sol na Praia do Tibau
  • Passear de caiaque na Lagoa de Guaraíra
  • Ir em um passeio de jangada até Barra do Cunhaú
  • Tirar fotos no mirante do Cacimbinha

Para mais detalhes, consulte nossos posts sobre o que fazer em Pipa e onde ficar em Pipa.


  1. Praia do Espelho, Caraíva (BA): Nº 1 das praias paradisíacas do Brasil

Você já deve ter ouvido falar em Porto Seguro – local super badalado do litoral baiano Perto do agito dessa cidade, existe uma praia tão bonita que não dá vontade de ir embora nunca mais: a Praia do Espelho.

E a beleza da Praia do Espelho é tanta que em 2009 ela foi eleita uma das praias do Brasil mais bonitas. Tenho certeza de que você vai ficar impressionado com a beleza natural desse lugar assim como eu fiquei.

praia do espelho na bahia
Praia do Espelho e sua água super azul!

Quando ir à Caraíva

Com temperaturas elevadas no ano todo, a Praia do Espelho pode ser visitada na maior parte do ano. No entanto, em setembro e outubro as temperaturas são mais amenas.

Como chegar em Caraíva

Situada entre Trancoso e Caraíva, no município de Porto Seguro, a melhor forma para se chegar na Praia do Espelho é de carro. Contudo, algumas pessoas optam por chegar lá de lancha.

Onde se hospedar em Caraíva

A Pousada Lagoa tem uma pegada rústico chic que a gente AMA! Isso sem falar na localização excelente. E se você quer relaxar bem, conheça a Pousada Spa Oasis, que possui uma pegada bem alternativa.

Passeios imperdíveis em Caraíva

  • Visitar a Praia da Barra e tomar banho de rio ou de mar
  • Passear pela vila
  • Relaxar na Praia do Satu
  • Se divertir no Beco da Lua à noite
  • Ir de buggy até a Ponta do Corumbau

Para mais detalhes, consulte nossos posts sobre a Costa do Descobrimento, com um roteiro de 5 dias por Caraíva, Trancoso e Praia do Espelho


  1. Baía do Sancho, Fernando de Noronha (PE)

Que Noronha tem algumas das praias mais bonitas nós já sabemos, mas em termos de praias do Brasil paradisíacas, a Baía do Sancho é campeã! No entanto, para visitar esse pedaço de paraíso é preciso se planejar, pois não é um destino exatamente barato.

As águas da Baía do Sancho são cristalinas e a temperatura é super agradável. E para os amantes do mergulho, aqui você verá uma infinidade de espécies marinhas!

E sabe o que é melhor? Se você busca praias desertas do Brasil, essa é uma ótima candidata, pois nem sequer barracas encontramos por lá.

fernando de noronha outubro
Noronha é um dos destinos mais badalados do Brasil quando o assunto é mergulho.

Quando ir à Fernando de Noronha

A é poca da sua viagem para Noronha vai depender muito de que tipo de atividade você gosta. Nos meses de fevereiro e março a ilha é perfeita para os surfistas, já setembro e outubro são indicados para quem gosta de mergulhar e aprecia águas mais calmas.

Como chegar em Fernando de Noronha

Antes de mais nada, só se chega neste caribe brasileiro de avião ou de barco. Saindo de Recife ou Natal, o vôo dura cerca de 1h até lá.

Onde se hospedar em Fernando de Noronha

Para aquela experiência inesquecível, recomendamos a Pousada Filó. Para quem busca opções mais econômicas, nossas sugestões são a Alto Mar Guest House e a Pousada Atoba.

Passeios imperdíveis em Fernando de Noronha

  • Observar o Morro dos Irmão da Baía dos Porcos
  • Praticar snorkeling na Baía do Sueste
  • Relaxar na Baía do Sancho
  • Conhecer a Vila dos Remédios
  • Observar o pôr do sol do Mirante do Boldró
  1. Moreré, Boipeba (BA)

Outra opção de praia paradisíaca e deserta no Brasil é Moreré, na Bahia. Essa praia de águas cristalinas e calmas é um paraíso ainda pouco conhecido. Observar a mudança das marés por lá é um verdadeiro espetáculo.

Com piscinas naturais acessíveis de barco, Moreré também é um ótimo point para os praticantes do mergulho. A Vila de Moreré também é um charme que você deve conhecer visitando esse pedacinho de paraíso de Boipeba.

passeios em boipeba
Fazenda de Coqueiros na caminhada da Praia de Moreré até Velha Boipeba!

Quando ir à Boipeba

Certamente a melhor época para se visitar Boipeba são os meses de setembro a dezembro, quando é baixa temporada e você encontra temperaturas muito agradáveis.

Como chegar em Boipeba

Para se chegar em Moreré você precisará ir até Salvador de avião e de lá pegar um carro até Boipeba. A viagem até Moreré pode ser feita de lancha, de quadriciclo, jardineira ou mesmo a pé.

Onde se hospedar em Boipeba

Localizada exatamente em Moreré, a Pousada A Mangueira está a poucos passos da praia e é um charme! Outra opção em Boipeba é a Eco-Pousada Casa Bobô, que tem uma proposta ecológica super legal.

Passeios imperdíveis em Boipeba

  • Ir de barco até as piscinas naturais
  • Mergulhar no navio naufragado espanhol de 1530
  • Conhecer o vilarejo da Cova da Onça
  • Passear de caiaque pelo mangue
  • Provar da culinária local na vila de Boipeba

Para mais detalhes, consulte nossos posts sobre o que fazer em Boipeba e onde ficar em Boipeba.


  1. Praia de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara (CE)

Conhecido como Jeri pelos mais íntimos, Jericoacoara é um refúgio que nós conhecemos antes mesmo de virar febre no Instagram! Visitamos este destino paradisíaco em 2015 e ficamos encantadas com a vibe do lugar.

Com água quentinha e bem calma, Jericoacoara é perfeita para quem quer um pouco de paz e sossego! Sem dúvidas, ela não poderia faltar na nossa lista de melhores praias do Brasil.

Jericoacara
A famosa Pedra Furada em Jericoacoara!

Quando ir à Jericoacoara

Assim como várias outras praias do Nordeste do Brasil, Jeri é muito procurada entre dezembro e janeiro. Assim sendo, minha dica é que você vá para lá nos meses de fevereiro ou março para curtir a cidade, evitando o tumulto dos meses de alta temporada.

Como chegar em Jericoacoara

Da capital Fortaleza até Jeri são 300km e a melhor forma de chegar lá é alugando um carro no aeroporto da capital. Contudo, alugue um 4×4 por causa da estrada.

Onde se hospedar em Jericoacoara

Para uma experiência inesquecível, recomendo conferir a Pousada Essenza. Se você preferir algo mais em conta, a Pousada Chez Toi e a Casa Elea são ótimas sugestões.

Passeios imperdíveis em Jericoacoara

  • Passear de bugre ou quadriciclo
  • Almoçar na Lagoa da Tatajuba
  • Descer as dunas no famoso “ski bunda”
  • Passar o dia inteiro relaxando na praia
  • Assistir o pôr do sol da pedra Furada

Para mais detalhes, consulte nosso post com um passo a passo para organizar a sua viagem para Jericoacoara


  1. Praia do Riacho, São Miguel dos Milagres (AL)

Além de oferecer um visual divino, a Praia do Riacho é uma das praias mais baratas do Brasil! As águas são muito calmas e existem muitas piscinas naturais de onde é possível ver peixes mesmo a olho nu.

Ah! E o réveillon por lá é muito disputado e animado. Que tal planejar sua viagem nessa época do ano? Só não se esqueça de reservar sua acomodação com antecedência.

praia em São Miguel dos Milagres
As nuances de cores das praias de São Miguel dos Milagres

Quando ir à São Miguel dos Milagres

O sol brilha o ano inteiro por lá. Contudo, a melhor época para visitar a cidade é entre os meses de outubro e janeiro, pois eles apresentam os menores índices de chuva.

Como chegar em São Miguel dos Milagres

Antes de tudo, o aeroporto mais próximo é o de Maceió, que fica a pouco mais de 100km de distância. Chegando lá você pode alugar um carro e ir até São Miguel dos Milagres em uma viagem de cerca de 3h de duração.

Onde se hospedar em São Miguel dos Milagres

Com aquele ar rústico chic, a Pousada Villa Pantai oferece uma ótima estadia. Outra opção interessante para quem não dispensa uma acomodação confortável é a Pousada Ricoco

Passeios imperdíveis em São Miguel dos Milagres

  • Conhecer o centrinho de São Miguel
  • Relaxar na Praia do Riacho
  • Visitar a Associação Peixe-Boi 
  • Passear de jangada pela rota ecológica
  • Ir nas piscinas naturais da Praia do Patacho
  1. Quarta Praia, Morro de São Paulo (BA)

Entre as melhores praias do Brasil, não poderia faltar a Quarta Praia em Morro de São Paulo. O local é famoso por possuir praias de águas muito calmas e cristalinas que vão fazer você se apaixonar!

O melhor sobre Morro de São Paulo é que lá encontramos não somente praias maravilhosas, mas também uma ótima infraestrutura de hospedagem, restaurantes e tudo mais. 

dicas morro de são paulo bicicleta
Um passeio super delícia de fazer em Morro de São Paulo: andar de bike pelas praias. Vale a pena!

Quando ir à Morro de São Paulo

O verão é, sem dúvidas, a melhor época para se conhecer Morro de São Paulo. Assim sendo a Quarta Praia é uma das melhores praias do Brasil em janeiro! Não deixe de conhecer.

Como chegar em Morro de São Paulo

Para se chegar em Morro de São Paulo, você deve pegar um carro em Salvador e se dirigir até lá. No entanto, uma opção mais confortável é ir de lancha direto de Salvador até lá.

Onde se hospedar em Morro de São Paulo

Para quem não abre mão do conforto e localização, a melhor opção é a Pousada Minha Louca PaixãoNossa outra sugestão é a Vila dos Orixás, que possui uma área verde incrível e estilo rústico chic.

Passeios imperdíveis em Morro de São Paulo

  • Mergulho nas piscinas naturais da Quarta Praia
  • Pôr do sol na Toca do Morcego
  • Ir até a Praia da Gamboa
  • Passear de caiaque na Terceira Praia
  • Se aventurar na tirolesa da Primeira Praia

Para mais detalhes, consulte nosso post com um GUIA para montar seu Roteiro Morro de São Paulo


Melhores praias do Brasil: Sudeste

Depois de conhecer as praias paradisíacas do Brasil localizadas no nordeste do país, chegou a hora de conhecer algumas das praias do Brasil mais bonitas da região Sudeste.

  1. Prainhas do Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo (RJ): uma das praias mais baratas do Brasil 

Famosa no Instagram, as Prainhas do Pontal do Atalaia são o grande cartão postal de Arraial do Cabo. As escadarias que levam até as areias claras da praia são emblemáticas e ponto de parada para fotos de todos os turistas que visitam o local.

Conhecida como o caribe brasileiro aqui no Sudeste, Arraial do Cabo possui um mar de cor azul turquesa que vai fazer você se apaixonar. Mas aqui vai um conselho para você: por ser muito procurado, recomendo chegar cedo no Pontal do Atalaia. Caso contrário, você pode nem conseguir entrar na praia, que tem lotação máxima para carros.

prainhas de arraial do cabo
Foto clássica na escadaria de acesso às Prainhas, em Arraial do Cabo

Quando ir à Arraial do Cabo

Os meses de verão são os melhores, pois a água da região não fica tão gelada. No entanto, a cidade fica lotada! Assim sendo, tenha PACIÊNCIA.

Como chegar em Arraial do Cabo

Os aeroportos mais próximos ficam no Rio de Janeiro ou em Cabo Frio. De lá, você pode alugar um carro e dirigir até Arraial. O bom é que a estrada é super bem sinalizada.

Onde se hospedar em Arraial do Cabo

Se o que você busca é visual, recomendamos a Pousada Turquesa. Já a Pousada Orlanova é super elegante e possui boa localização. Por fim, a Acuario Pousada é perfeita para quem quer hospedar-se a 5 passos da praia.

Passeios imperdíveis em Arraial do Cabo

  • Ir de barco até a ilha do Farol
  • Conhecer as Prainhas do Pontal do Atalaia
  • Fazer a trilha do Mirante da Cabocla
  • Mergulhar
  • Admirar o pôr do sol na Praia Grande

Para mais detalhes, consulte nossos posts com dicas para quem busca o que fazer em Arraial do Cabo e onde se hospedar em Arraial do Cabo.


  1. Praia do Secreto, Rio de Janeiro (RJ)

Como o próprio nome já diz, a Praia do Secreto é um refúgio que nem mesmo todos os cariocas conhecem. Na verdade, a Praia do Secreto é uma espécie de piscina natural que só se forma na maré baixa. Ela fica logo após a Praia da Macumba, na Zona Oeste da Cidade Maravilhosa.

Antes de se aventurar por lá, não se esqueça de olhar a previsão de ressacas. Quando o mar está agitado não é recomendável ir até a Praia do Secreto, pois as ondas são muito fortes.

Praia do Secreto, Rio de Janeiro
Um paraíso chamado Praia do Secreto, Rio de Janeiro

Quando ir ao Rio de Janeiro

Não existe época ruim para se conhecer o Rio de Janeiro. A cidade maravilhosa tem atrações durante todo o ano. Então é só escolher o mês ideal para você e fazer as malas.

Como chegar no Rio de Janeiro

A grande vantagem é que por ser uma capital, o Rio de Janeiro possui dois aeroportos que recebe vôos praticamente de todo o Brasil. Para se locomover pela cidade você pode usar o transporte público, alugar um carro ou usar o Uber.

Onde se hospedar no Rio de Janeiro

Como essa praia fica na Zona Oeste da cidade, aqui vão algumas dicas de pousadas no bairro Recreio dos Bandeirantes:

Em frente à Praia do Recreio encontramos o Hotel Atlantico Sul, um 4 estrelas super confortável com piscina no terraço e uma vista de fazer inveja. O CDesign oferece um ótimo custo x benefício e ainda conta uma piscina de frente para a praia.

Para mais informações, confira nosso post com dicas de onde ficar no Rio de Janeiro, os melhores bairros (e mais seguros!) para se hospedar na Cidade Maravilhosa

Passeios imperdíveis na Zona Oeste do Rio de Janeiro 

  • Fazer rapel na Pedra da Tartaruga
  • Tirar uma foto incrível na Pedra do Telégrafo
  • Andar de SUP na Restinga de Marambaia
  • Surfar na Prainha
  • Mergulhar no Secreto

Leia também: TOP 20 praias do Rio de Janeiro


  1. Praia do Caxadaço, Ilha Grande (RJ)

Ah, como eu adoro Ilha Grande! Lá você consegue se desligar do mundo e se conectar perfeitamente com a natureza, renovando suas energias. A maior ilha do RJ possui praias paradisíacas, em especial a Praia do Caxadaço.

Para quem está buscando praias desertas do Brasil, essa ilha é realmente uma opção! De pequenas praias com água turquesa, como a Praia do Caxadaço, à praias maravilhosas para curtir uma onda, como a Praia do Aventureiro, essa destino é realmente imperdível para quem curte praias.

melhores praias ilha grande rio de janeiro
A Praia do Caxadaço é uma das mais lindas da ilha!

Quando ir à Ilha Grande

Definitivamente, abril e maio são os melhores meses para se conhecer esse paraíso, pois já não tem tantos turistas na ilha e a temporada de chuvas já passou.

Como chegar em Ilha Grande

Para chegar em Ilha Grande você deve ir de carro até Angra dos Reis e de lá ir de balsa até a Ilha. Ah! Carros não são aceitos na ilha, ok?

Onde se hospedar em Ilha Grande

A Tagomago é uma opção de pousada mais rústica, localizada no alto da Praia do Abraão, o que da um pouco mais de privacidade. Outra opção com uma vista invejável é a Atlantica Jungle Lodge, ótima para quem busca sossego e contato com a natureza. 

Mas aqui vai uma dica: como a Ilha Grande tem diversas praias e vilas, confira mais informações sobre cada uma delas no nosso post onde ficar em Ilha Grande.

Passeios imperdíveis em Ilha Grande

  • Relaxar na Praia do Caxadaço
  • Surfar na Praia do Aventureiro
  • Conhecer as ruínas do Lazareto
  • Ir na Cachoeira da Feiticeira 
  • Fazer a Trilha do Pico do Papagaio

Para mais detalhes, consulte nosso GUIA de Ilha Grande


  1. Ilha das Couves, Ubatuba (SP)

Com toda certeza, a Ilha das Couves é uma das praias do Brasil mais bonitas no litoral de SP. Muito disputada pelos turistas aos finais de semana e feriados, a Ilha das Couves é bem tranquila durante a semana e você consegue aproveitar muito melhor as águas claras e tranquilas.

Além disso, Ubatuba tem várias outras praias e pontos que valem a pena serem conhecidos! Esse destino localizado na Costa Verde é recheado de paraísos escondidos.

melhores praias do brasil: ubatuba
A região da Costa Verde guarda alguns tesouros escondidos, como a Ilha das Couves

Quando ir à Ubatuba

Devido a sua posição próximo à Serra do Mar, Ubatuba costuma ter muitas chuvas ao longo do ano, mas isso não impede os turistas de correrem para lá aos finais de semana. Se você prefere fugir da muvuca, evite os meses de janeiro e julho, pois Ubatuba fica muito cheia.

Como chegar em Ubatuba

Para chegar até Ubatuba você deve pegar a BR101, seja vindo de São Paulo, seja vindo do Rio de Janeiro. Já para chegar na Praia das Couves você deve pegar uma lancha que geralmente sai das principais praias de Ubatuba.

Onde se hospedar em Ubatuba

O Itamambuca Eco Resort é ótima para quem está viajando em família e quer uma estrutura mais completa. Outra opção para quem não abre mão do conforto é a Villa Sapê, na Praia da Enseada.

Passeios imperdíveis em Ubatuba

  • Ruínas da Lagoinha
  • Aldeia Boa Vista
  • Ilha Anchieta
  • Gruta que chora
  • Projeto Tamar
  1. Praia de Calhetas, São Sebastião (SP): para quem curte praias desertas do Brasil

Se você busca praias intocadas, a Praia de Calhetas vai te surpreender. Sua beleza garante um lugar nas paradisíacas praias do Brasil e você vai ficar apaixonado por esse lugar.

A Praia de Calhetas é bem pequena e algumas pedras formam piscinas naturais no canto esquerdo da praia que são um convite para relaxar. Vale lembrar que seu acesso é feito por um condomínio que não permite a entrada de carros.

melhores praias do brasil: são sebastião
Chove bastante nas praias do litoral norte de São Paulo, portanto, cheque a previsão antes de ir.

Quando ir à São Sebastião

O clima em São Sebastião é bem parecido com o de Ubatuba e na alta temporada a cidade costuma ficar bem cheia. No entanto, por ser uma praia menos conhecida, a Praia de Calhetas não costuma ficar tão cheia quanto as demais da cidade.

Como chegar em São Sebastião

Para se chegar em São Sebastião você deve ir também pela BR101 e a Praia de Calhetas fica na altura do km 144.

Onde se hospedar em São Sebastião

A Pousada Vila Barequeçaba é ótima para casais que querem sossego e também ficar perto da praia. Para quem prefere uma opção mais em conta, recomendamos a Pousada Pascoal Surf é um charme só com uma decoração rústica e praiana.

Passeios imperdíveis em São Sebastião

  • Surfar em Maresias
  • Apreciar o pôr do sol em Boiçucanga
  • Conhecer o Centro Histórico de São Sebastião
  • Passear de caiaque pelo rio Cubatão
  • Conhecer o Parque Estadual da Serra do Mar

Confira também: 10 praias imperdíveis no litoral paulista


  1. Praia do Jabaquara, Ilhabela (SP)

Já do mirante à beira da estrada você tem noção do quão bonita é a Praia do Jabaquara. O mais legal é que essa praia da famosa Ilhabela reúne praia e verde em perfeita harmonia, formando um visual único.

Outro ponto positivo da Praia do Jabaquara é que ela não está entre as mais procurada de Ilhabela. Portanto, você não terá muito problema para achar um lugar na areia para estender sua canga e curtir o sol.

praia do jabaquara, ilhabela
Uma das mais bonitas praias de Ilhabela: a Praia de Jabaquara

Quando ir à Ilhabela

A melhor época para se conhecer Ilhabela são os meses de dezembro a fevereiro quando as temperaturas estão mais elevadas. Mas se prepare para encontrar muitos turistas por lá.

Como chegar em Ilhabela

Para se chegar em Ilhabela o acesso é somente pela balsa de São Sebastião. No entanto, fique atento pois o tempo ruim pode alterar o funcionamento da balsa. Por outro lado, a Praia do Jabaquara fica no extremo norte da ilha e o acesso pode ser feito de barco, carro ou trilha.

Onde se hospedar em Ilhabela

Para quem busca localização, o Hotel Vila Kebaya é uma excelente opção. Já quem busca uma verdadeira experiência em hospedagem pode ficar no Kalango Hotel Boutique, que ainda por cima é um hotel ecológico.

Passeios imperdíveis em Ilhabela

  • Trilha da Água Branca
  • Explorar as praias belíssimas de Ilhabela
  • Conhecer a Fazenda Lage
  • Ir na Cachoeira da Toca
  • Explorar o Centro histórico de Ilhabela
  1. Praia da Azeda, Búzios (RJ)

Búzios é um belíssimo balneário localizado no litoral fluminense conhecido como a “Saint-Tropez brasileira”. A cidade conta com praias para todos os estilos de turistas. 

Se você busca agito, vai curtir a Praia de Geribá. Se quer curtir em família, a Praia da Tartaruga é uma boa opção. E se quer tranquilidade, que tal a Praia da Foca? Mas, na minha opinião, a Praia da Azeda é uma das mais bonitas de Búzios e de toda a Região dos Lagos.

Dica: apesar de ser uma praia com faixa de areia bem fina, a Praia da Azeda é muito procurada por turistas e por causa disso é preciso chegar bem cedo para garantir seu lugar por lá.

praias de búzios azeda
Praia Azeda, em Búzios.

Quando ir à Búzios

Por experiência própria, as melhores épocas para se visitar Búzios são aquelas fora da alta temporada e de feriados. Outubro, novembro e março são épocas bem legais, pois a cidade não está tão abarrotada e você ainda encontra preços mais em conta.

Como chegar em Búzios

Saindo do Rio de Janeiro, o trajeto até Búzios leva no máximo 3h. Você deve seguir pela BR101 e, em seguida, pegar a Via Lagos.

Onde se hospedar em Búzios

Se você busca uma verdadeira experiência de hospedagem em Búzios, recomendo conferir o Apuã Concept Hotel, que fica em Manguinhos. Já o Rio Búzios Beach Hotel tem um excelente custo x benefício e fica a apenas alguns metros da Praia de João Fernandes.

Passeios imperdíveis em Búzios


Para mais detalhes, consulte nosso guia completo com as melhores praias de Búzios e também nosso post com dicas de onde ficar em Búzios, com os melhores hotéis e pousadas do balneário.


Melhores praias do Brasil: Sul

Enfim chegamos às praias do sul mais bonitas. Aqui você vai ver que o sul não é feito só de Serra e temperaturas baixas. Vamos lá!

  1. Praia da Guarita, Torres (RS)

A 2km do centro de Torres, o Parque da Guarita é local de uma das melhores praias do Brasil para viajar. Aliás, a Praia da Guarita atrai muitos turistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros, e é a mais bonita da região!

No entanto, o mar agitado da Praia da Guarita faz com que ela não seja muito indicada para o banho de mar, mas os turistas AMAM!

praias do sul do Brasil: Torres
Uma das praias mais bonitas do sul do Brasil: a Praia da Guarita, em Torres

Quando ir à Torres

Certamente a melhor época para se visitar Torres é durante o verão, já que o inverno no sul nós bem sabemos que vem com temperaturas bem baixas. Além disso, mesmo no verão a água já é super gelada!

Como chegar em Torres

Saindo de Porto Alegre, até Torres são 190km de carro através da BR101. Outra opção é ir de ônibus. Contudo, os ônibus no sul costumam fazer muitas paradas, o que pode deixar a viagem bem longa.

Onde se hospedar em Torres

Bem pertinho da praia e com uma mini cozinha dentro dos apartamentos, a Pousada Águas do Mampituba é uma ótima opção em Torres. Já a Morada das Bromélias está em um local com muito verde e muito sossego.

Passeios imperdíveis em Torres

  • Parque Estadual da Guarita
  • Parapente no Morro do Farol
  • Relaxar nas Praias
  • Conhecer o Centro Histórico
  • Passeio de balão
  1. Ilha do Campeche, Floripa (SC): uma das praias mais bonitas do Brasil

A Ilha da Magia, como Floripa é conhecida possui muitas praias famosas. No entanto, a Ilha do Campeche tem lugar especial no nosso coração.

Além de possuir muita natureza preservada, a Ilha do Campeche possui uma boa infraestrutura para quem a visita e é perfeita para quem quer fugir da correria do dia a dia.

praias do Brasil: campeche
Praia do Campeche com a Ilha do Campeche ao fundo

Quando ir à Floripa

Antes de mais nada, Florianópolis é perfeita o ano todo! Mas o verão é a época do ano que a cidade tem mais vida. Além de muitas festas, essa época do ano é perfeita para quem gosta de aproveitar o mar, já que a temperatura é mais amena.

Como chegar em Floripa

Outro ponto positivo é que Floripa possui um aeroporto internacional e você encontra voos de diversos lugares do Brasil.

Onde se hospedar em Floripa

Para uma experiência com requinte, a Quinta das Videiras é um hotel boutique muito charmoso e bem confortável. Se você preferir ficar bem pertinho da Ilha do Campeche, recomendamos a Pousada Moquirido, que possui ótimo custo x benefício.

Apesar de não parecer, a ilha é bem grande e escolher a praia onde você vai se hospedar é essencial para o sucesso da sua viagem. Confira mais informações sobre onde se hospedar em Florianópolis.

Passeios imperdíveis em Floripa

  • Passeio de barco até a Ilha do Campeche
  • Mirante da Ponte Hercílio Luz
  • Mercado Municipal
  • Trilha da Lagoinha do Leste
  • Costa da Lagoa

Para mais informações, confira nossos posts com as melhores praias de Floripa e uma lista 10 passeios em Floripa que vão muito além das praias. Se você curte aventura, pode se interessar também nas TOP trilhas de Florianópolis.


  1. Praia do Rosa, Imbituba (SC)

Pequenina, rústica e super charmosa, a Praia do Rosa está entre meus destinos preferidos do Brasil. E não é para menos! Ela já foi eleita como uma das praias mais bonitas do mundo!

Com natureza exuberante e águas cristalinas, a Praia de Rosa é perfeita para se passar um final de semana. Se você quer conhecer um pouco mais sobre ela, dê uma lida no nosso post sobre lá.

praia do rosa santa catarina
A Praia do Rosa é um dos destinos de praia mais quentes do Sul do país.

Quando ir à Imbituba

Da mesma forma que outras praias do sul, a melhor época do ano é durante o verão, pois você vai conseguir aproveitar melhor o clima e a própria praia.

Como chegar em Imbituba

Conforme dito anteriormente, Imbituba está a cerca de 90km da capital catarinense e para se chegar lá a melhor forma é ir de carro pela BR101. Porém, também é possível chegar de ônibus.

Onde se hospedar em Imbituba

Duas opções com ótimo custo x benefícios são a  Morada da Praia e a Vivenda do Rosa. Para uma viagem mais romântica, recomendamos a Pousada Natribus Rosa, uma opção muito charmosa que conta até com banheira de hidromassagem nos quartos.

Passeios imperdíveis em Imbituba

  • Travessia da Praia do Ouvidor até a Praia do Rosa
  • Nascer do sol na Praia do Rosa Sul
  • Aulas de surfe
  • Passear pelo centrinho
  • SUP na Praia do Meio

Para mais informações, consulte nossos posts com dicas sobre o que fazer na Praia do Rosa e quais são as melhores pousadas na Praia do Rosa


  1. Praia da Guarda do Embaú, Palhoça (SC)

Estive em Guarda do Embaú a um tempo atrás e posso te dizer que é uma praia MARAVILHOSA (com todas as letras maiúsculas mesmo)! Esse pequeno pedaço de paraíso está localizado no município de Palhoça e é um refúgio para quem está acostumado com a correria da cidade grande.

O destino é muito procurada por surfistas e praticantes de bodyboarding por causa de suas ondas. Que tal aproveitar a viagem e aprender a surfar também?

destinos baratos no brasil guarda do embaú
A maravilhosa Guarda do Embaú.

Quando ir à Palhoça

A água é gelada o ano inteiro, mas se você quer encontrar Guarda do Embaú mais vazia, minha dica é visitar a região nos meses de março e abril. Para saber mais sobre a melhor época de ir, basta clicar aqui. 

Como chegar em Palhoça

Palhoça fica a apenas 50km da capital Florianópolis. Quem está vindo de outros Estados pode vir de avião até Floripa e de lá ir de carro até palhoça, ou então de ônibus.

Onde se hospedar em Palhoça

Em primeiro lugar, a Pousada Villa Embaú tem ótimo custo x benefício. Já a Pousada Madre Guarda oferece como diferencial uma cozinha compacta para quem quer fazer sua própria comida.

Passeios imperdíveis em Palhoça

  • Curtir a praia
  • Trilha da Pedra do Urubu
  • Travessia do Vale da Utopia
  • Prainha

Para mais informações, consulte nossos posts com dicas sobre o que fazer na Guarda do Embaú e quais são as melhores pousadas na Guarda do Embaú.


  1. Praia Retiro dos Padres, Bombinhas (SC)

Por fim, a Praia do Retiro dos Padres é aquele tipo de lugar perfeito para se passar o dia inteiro relaxando sem se preocupar com mais nada! Nela você encontra uma ótima infraestrutura na orla, com diversos bares e restaurantes, que servem ótimos pratos de frutos do mar.

Além disso, a Praia Retiro dos Padres é perfeita para quem está viajando em família e tem filhos pequenos, pois não existem ondas muito grandes por lá. Outro ponto positivo é que as árvores formam uma espécie de guarda sol natural, então você não precisa se preocupar com isso.

praias do Brasil: bombinhas
Bombinhas é um dos destinos de praia mais lindos de Santa Catarina!

Quando ir à Bombinhas

O aeroporto mais próximo é o de navegantes, que fica a 60km de distância, mas você também pode vir por Floripa. A estrada até bombinha é muito boa, então você chega em cerca de 1h30 até lá.

Como chegar em Bombinhas

No verão, a cidade costuma ficar lotada de turistas e ainda é bastante comum chuvas na região. Assim sendo, a melhor época para se visitar Bombinhas é nos meses de outono e primavera, já que os preços não estão tão caros e o tempo está mais firme.

Onde se hospedar em Bombinhas

Quer ficar bem pertinho da praia em Bombinhas? Então a Pousada Kia Ora Bombinhas é uma ótima opção. Os chalés individuais da Pousada Canto das Trilhas são ótimos e você pode desfrutar de outras atividades na região, como as trilhas. 

Passeios imperdíveis em Bombinhas

  • Passar o dia na praia
  • Snorkel na Praia da Sepultura
  • Mirante Eco 360
  • Trilha do Morro do Macaco
  • Mergulhar na Ilha do Arvoredo

Para mais informações, consulte nossos posts com dicas sobre o que fazer em Bombinhas e onde ficar em Bombinhas.


Decidiu qual dessas maravilhosas praias do Brasil será seu destino de férias?

E aí, gostou de conhecer as praias mais bonitas do Brasil? Nós amamos cada uma delas e temos certeza de que você também vai gostar!

Se tem alguma praia que você acha que também deva entrar nessa lista de praias do Brasil sem igual é só deixar seu comentário aqui embaixo! =)

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

2 respostas

  1. Olá!
    Faltou a Ilha do Mel no Paraná entre as praia mais bonitas do Brasil.
    Gostei da matéria. Mas, achei falta da Ilha do Mel.

    Obrigado

    1. Oi André! Super pertinente seu comentário. De fato, a Ilha do Mel é incrivel! Convenhamos, nosso país tem cada lugar maravilhoso que fica dificil selecionar apenas 20. rsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *