Apesar de o verão ainda não ter chegado de vez, a estação mais quente do ano já tá quase aí! A partir deste mês as temperaturas pelo Rio costumam subir bastante, então chegou a hora de aproveitar o calor para conhecer as melhores praias do Rio de Janeiro!

Pra quem vem para a Cidade Maravilhosa a passeio, pode optar pelas praias super famosas ou aquelas que quase sempre estão fora dos roteiros comuns. Já para quem mora aqui, tem sugestões bem legais pra sair da rotina. Das mais tradicionais e turísticas às praias mais sossegadas e escondidas, tem opção pra todos os gostos!


Nesses nove anos morando no Rio, eu (Gaia) aproveitei para explorar ao máximo as belezas da cidade. Entre as praias listadas aqui, só não visitei duas delas. Porém, já estão na minha listinha dos próximos passeios. Então confira nossas dicas das praias mais legais do Rio:

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Mapa com a localização das melhores praias do Rio de Janeiro
Lista das melhores praias do Rio de Janeiro

Onde se hospedar próximo às melhores praias do Rio de Janeiro?

As primeiras praias que citamos ficam na Zona Sul do Rio, e são próximas umas das outras. Essa é a área mais turística da cidade e por isso tem muitas opções de acomodação. Uma ótima opção de hospedagem e que fica próximo de tudo, é o Yoo2. O Hotel é lindo, tem uma decoração bem moderna, e você pode escolher um quarto com vista para o Pão de Açúcar. Além disso, ele tem piscina, café da manhã e um bar bem legal. Porém se você busca uma opção ainda mais requintada, nós indicamos o Arena Leme Hotel, que fica na beira da praia e você pode escolher um quarto com vista para o mar.

Para quem não quer gastar tanto, pode optar pelo Mango Tree Ipanema. Um hostel pertinho da praia, bem descolado. Ele tem uma área comum espaçosa e um bar onde você pode socializar com outros hóspedes.

Se você se interessou mais em visitar as praias na Zona Oeste do Rio, e quiser uma dica de hospedagem por lá, nossa primeira sugestão é o Radisson Barra. Como o próprio nome diz, ele fica localizado na Barra da Tijuca, de frente para o mar. Os quartos são incríveis, espaçosos e confortáveis. O hotel tem academia, duas piscinas, e todo o requinte que se espera de uma grande rede de hotéis.

Outra opção mais acessível e também muito legal, na Barra da Tijuca, é o Beach Guest House, que oferece preços melhores, também fica a beira-mar e tem um clima mais sossegado e rústico.

Por fim, se o seu interesse é conhecer as praias selvagens, então nossa sugestão é ficar pela região da Barra de Guaratiba. Por lá, você pode optar pelo requinte do Le Relais de Marambaia, que é encantador. Ele fica na beira da praia, é super confortável e tem até um spa. Agora, se você prefere algo mais roots, então vai gostar do Banana Leaf Hostel, que fica localizado na mesma região. Embora seja um hostel, ele tem opções de quartos privativos também. Além de ter duas piscinas, bar, e café da manhã incluso.


Quer saber mais sobre onde ficar no Rio de Janeiro? Descubra quais são os melhores bairros (e mais seguros!) para se hospedar na Cidade Maravilhosa.


Agora vamos ao que interessa: quais são as melhores praias do Rio de Janeiro e o que você vai encontrar em cada uma delas?


#1 Arpoador

Nada mais clichê do que começar essa lista com a praia que é a cara do Rio! A praia do Arpoador fica no cantinho de Ipanema, do lado da Pedra do Arpoador. De lá, você consegue ver o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea. O pôr do sol é simplesmente um espetáculo!

Além de ter uma das vistas mais lindas e tradicionais da cidade, essa praia tem dias de mar cristalino que mais parece uma piscina de tão azulzinha. Também é um dos pontos mais tradicionais do surfe na cidade. No entanto, por ser muito turístico acaba enchendo bastante, inclusive durante a semana.

Vista da Praia do Arpoador uma das melhores praias do Rio de Janeiro
Melhores praias do Rio de Janeiro: Praia do Arpoador

Você consegue chegar facilmente na Praia do Arpoador indo de metrô, basta descer na estação General Osório e caminhar por uns 10 minutinhos. Essa estação fica na linha 1 do metrô. Não deixe de dar uma olhada no mapa do metrô do Rio para se locomover bem na cidade.


#2 Ipanema

Embora seja bem colada no Arpoador, a praia de Ipanema é única. Trata-se de uma das praias mais típicas da cidade, com um público bem diversificado. Popular pelas rodas de altinha ao longo da orla e quase sempre bem cheia, a praia tem cerca de 2,5km de extensão.

Ela fica muito próxima às estações de metrô e de vários pontos de ônibus, além de ter várias estações de Bike Rio, onde você pode alugar sua bicicleta para passear pelo bairro. Inclusive, nós super indicamos fazer um passeio de bike na orla.

Praia de Ipanema
Melhores praias do Rio de Janeiro: Praia de Ipanema

Além disso, Ipanema é muito bem servida de vendedores e quiosques com comidas, bebidas, barracas e cadeiras. Também fica a poucas quadras de todos os serviços do bairro, o que acaba sendo bem prático (principalmente se der aquela vontade de emendar com o almoço!). Aqui você pode conferir algumas dicas de restaurantes em Ipanema.

Como dissemos, Ipanema fica bem do lado do Arpoador, então o jeito de chegar é o mesmo. Vá até a estação de metrô General Osório e faça uma caminhadinha que logo estará com os pés na areia.


#3 Leblon

Se o Arpoador fica num canto, no outro extremo temos a praia do Leblon, uma continuação da praia de Ipanema. Assim como sua vizinha, ela fica cheia de gente praticando esportes como vôlei, futevôlei, surfe, corrida, etc. Outra característica em comum é que as duas são bastante frequentadas pelas celebridades. Uma diferença entre elas é que a praia do Leblon costuma ficar um pouco menos cheia nos dias mais movimentados. Sem dúvidas, essa é uma ótima praia para se passar o dia e fechar a tarde em um dos barzinhos da orla.

Pra do Leblon uma das melhores praias do Rio de janeiro
Melhores praias do Rio de Janeiro: Praia do Leblon

Como chegar: Também é uma praia de fácil acesso. A estação de metrô Antero de Quental fica a 5 minutinhos de distância.

Aqui a gente deu umas dicas sobre como explorar Ipanema e Leblon como um local.


#4 Praia do Diabo

Essa é uma das praias mais escondidas da zona sul do Rio. A Praia do Diabo fica à esquerda da praia do Arpoador e é o local ideal para surfistas. A faixa de areia é bem curtinha e o frescobol é permitido por lá. Pra quem não curte tanto o esporte, vale uma parada pra aproveitar o sol e observar a natureza. O mar é bem agitado, então pode não ser uma boa se você quiser aproveitar pra dar um mergulho tranquilo ou se estiver com crianças, por exemplo.

Essa praia fica um pouco mais distante do metrô, mas nossa sugestão é: Desça na estação General Osório e vá caminhando por uns 25 minutos pela orla. Você vai ver um pouco da praia de Ipanema, a do Arpoador e então chegará na Praia do Diabo.


#5 Leme

Colada na pedra do Leme, essa praia é uma continuação bem mais sossegada da praia de Copacabana. O que divide as duas é apenas a Avenida Princesa Isabel. Pra quem quer ficar nas regiões mais acessíveis da cidade, mas fora da agitação das outras praias da zona sul, o Leme é uma praia que oferece bem mais tranquilidade.

Pela faixa de areia ser maior e por ficar num canto um pouquinho mais afastado, é uma praia que dificilmente fica lotada demais. Além disso, a praia do Leme é frequentada por uma galera mais jovem e por famílias.

Embora não esteja nos guias turísticos como um dos pontos principais da cidade, é uma das melhores praias do Rio. Com um clima super carioca, vale o mergulho, o matte gelado com biscoito globo e o pôr do sol que deixa o céu em mil tons de rosa e laranja.

O acesso pode ser feito com facilidade de metrô, basta descer na estação Cardeal Arcoverde.  De lá, preciso fazer uma caminhada de cerca de 15 a 20 minutos, o que por si só já é um baita passeio turístico. Até porque você pode ir caminhando pela orla e ver a clássica Praia de Copacabana.


#6 Copacabana

Copacabana é a famosa queridinha dos turistas. Ícone pela sua extensão e pelo tradicional calçadão de pedras portuguesas, é provavelmente a praia mais conhecida da cidade. É uma praia pra quem gosta de lugares mais agitados. A praia é mais cheia e tem também muitos ambulantes e quiosques. De qualquer forma, se sua vibe for mais sossegada, vale ao menos uma caminhada pela orla para conhecer um dos cartões postais mais importantes do Rio. Aos domingos e feriados, a Avenida Atlântica fica fechada, o que é um lugar e tanto pra dar um passeio de bike, skate ou fazer uma corrida.

A Praia de Copacabana é de fácil acesso tanto de ônibus quanto de metrô, e como ela é bem extensa, você tem três opções de estações para descer: Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos ou Cantagalo.


#7 Praia Vermelha

Essa é uma prainha bem charmosa que fica no pé do Pão de Açúcar. Quase sempre com pouquíssimas ondas, é uma boa pedida para a prática de SUP (você pode alugar lá com facilidade) e natação. O visual é incrível e a praia é bem mais sossegada e sem muitos vendedores ambulantes. Se você puder ir durante a semana, melhor ainda. Aos fins de semana lá costuma ficar mais cheio. Como a faixa de areia não é muito extensa, dá pra curtir bem mais o clima de lá num dia mais tranquilo.

Melhores praias do Rio de Janeiro: Praia Vermelha
Melhores praias do Rio de Janeiro: Praia Vermelha

Você pode ainda aproveitar, lá do lado, a trilha do Morro da Urca

Uma volta de SUP na Praia Vermelha tá nas nossas recomendações de como conhecer a Urca como um local.

O acesso a Praia Vermelha é um pouco mais complicado do que as que citamos até agora, mas não se preocupe, pois tem várias linhas de ônibus que deixam ali pertinho. Você pode usar o Moovit e pesquisar qual o melhor caminho. De qualquer forma, tome nota que as linhas 107, 581, 582 e 513 te deixam bem de frente para a praia.


#8 Barra da Tijuca

Essa é outra das grandes praias do Rio, só que na zona oeste. A praia da Barra é a maior da cidade, com 18km de extensão. É conhecida por sua areia bem branquinha e pelo mar azul e limpo, certamente uma das melhores praias do Rio de Janeiro.

Também costuma ser um lugar bem tradicional entre os surfistas porque frequentemente as ondas favorecem à prática do esporte por lá. Como costuma ventar, também se vê bastante gente adepta do windsurf e kitesurf. Assim como nas outras grandes praias da cidade, na faixa de areia as pessoas aproveitam para jogar vôlei e futevôlei.

Praia da Barra da Tijuca
Melhores praias do Rio de Janeiro: Praia da Barra

A orla toda da Barra tem vários quiosques e restaurantes, dos simples aos barzinhos mais arrumados. Assim, acaba sendo bem comum esticar pra tomar uma cervejinha ou um açaí depois de um dia de praia.

Para chegar na Praia da Barra basta pegar um metrô até a estação Jardim Oceânico. Se você estiver em alguma área da cidade que não tenha metrô por perto, não se preocupe, pois algumas linhas de ônibus deixam bem na orla. Nós aconselhamos usar o Moovit para planejar o seu trajeto.


#9 Joatinga

Essa é uma praia bem pequena, super descolada e cheia de gente bonita! Escondida entre a Barra da Tijuca e São Conrado, o acesso a ela só é possível em dias de maré baixa. Quando a maré fica alta, a faixa de areia pode até sumir. Então não deixe de conferir a tábua de marés. Para chegar lá, é preciso entrar num condomínio na Pascoal Segreto e descer uma escada e algumas pedras até a areia. O mar é limpíssimo e transparente, além de ser muito procurado pelos surfistas. No cantinho, próximo à pedra do lado direito, o mar fica super manso e bem tranquilo até para crianças.

Mar cristalino na Praia da Joatinga no Rio de Janeiro
Melhores praias do Rio de Janeiro: Praia da Joatinga

Essa praia é de difícil acesso. Você até pode chegar de transporte público mas isso vai tornar o seu passeio bem cansativo.

Por ser uma praia sensacional, você não pode deixar de visitar, então sugerimos juntar os amigos e alugar um carro para ir até lá. Nós usamos o RentCars, pois eles oferecem ótimas opções com os melhores preços.


#10 Secreto

A Praia do Secreto, assim como a Joatinga, só existe quando a maré não está muito alta. Essa praia é uma piscina natural, localizada entre a praia da Macumba e a Prainha. É um ótimo lugar pra curtir um mar bem mansinho. O acesso a essa praia é feito também por uma trilha, mas nada muito difícil. É um lugar super diferente pra se conhecer aqui no Rio e sair um pouco dos roteiros turísticos mais tradicionais pelas praias da cidade.

Como chegar na Praia do Secreto?

Por conta da dificuldade de acesso, nós aconselhamos ir de carro para a Praia do Secreto. Porém, se a sua opção for o transporte público, você pode pegar algum ônibus que te deixe no Recreio Shopping. Ali mesmo tem uma estação de BRT. Dali em diante você irá precisar pedir algum carro por aplicativo, e em 10 minutinhos chegará na praia.


#11 Prainha

Fora do eixo mais turístico da cidade, a Prainha fica bem mais afastada, na zona oeste, e para chegar lá só é possível se for de carro. Ela fica localizada depois da Praia da Reserva, e o estacionamento também é super limitado, então é muito importante lembrar de chegar cedo. Uma vez lá, é só aproveitar o sossego. Se você gosta de surfar, a Prainha é pra você! Lá tem alguns – poucos – quiosques e alguns vendedores ambulantes, mas bem menos do que nas praias mais movimentadas da cidade. Além disso, a chegada à Prainha já é um espetáculo, com um visual super impressionante assim que você avista a praia lá de cima.

Como nós falamos, nossa melhor opção quando queremos visitar essas praias mais afastadas, é alugar um carro e usamos o RentCars para pesquisar os melhores preços.

Você pode tirar o dia pra fazer a trilha do Morro dos Cabritos, que tem um super visual das praias da zona oeste, e depois relaxar na Prainha.


#12 Grumari

Super colada na Prainha está a praia de Grumari. Com uma faixa de areia um pouco mais extensa, mas ainda assim menor e muito mais vazia do que as praias turísticas da cidade, Grumari é realmente a praia pra quem quer se desligar da cidade e entrar em contato com a natureza. Para se ter uma ideia, nem sinal de telefone pega por lá.

Praia de Grumari vista do alto
Melhores praias do Rio de Janeiro: Praia de Grumari

Por ser muito distante, são pouquíssimos os vendedores ambulantes que se vê. Por isso, é bom levar alguma coisa pra comer e para beber durante o dia. Além disso, a areia é bem branquinha, o mar é extremamente limpo e azul, e o verde da reserva atrás da praia dão o tom desse passeio. Você realmente se sente fora do Rio!


#13 Reserva

Essa praia é uma extensão da praia da Barra da Tijuca e tem esse nome justamente porque fica numa reserva ambiental. Ela é conhecida pelas águas sempre muito azuis. Além disso, é muito menos movimentada que a Barra. Tem pouca infraestrutura em termos de quiosque e, em alguns trechos, até de estacionamento. Acaba sendo uma opção legal pra quem quer mais tranquilidade. Só ir preparado para passar o dia e curtir a paz dessa praia linda.

Uma dica legal para chegar na Praia da Reserva é alugar uma bicicleta na Praia da Barra e ir pela ciclovia na orla, apreciando a vista. A pedalada é bem tranquila, 20 minutinhos.


#14 Macumba

A Macumba é com certeza uma das melhores praias do Rio de Janeiro para os surfistas! Lá tem onda praticamente o ano todo. Os praticantes de long board são os mais assíduos. Essa praia fica antes da Prainha e depois da praia do Recreio, separada pela pedra do Pontal. O mar é muito azul e clarinho, mas pode ser forte às vezes. Mesmo que você não se sinta confortável de entrar no mar quando as ondas estão fortes, só o visual da praia já vale a visita. No nascer ou no pôr do sol a vista parece uma pintura. Além disso, é um lugar com mais estrutura de quiosques e vendedores, e também fica bem movimentada.

Praia da macumba no recreio uma das melhores praias do rio de janeiro
Melhores praias do Rio de Janeiro: Praia da Macumba

Para chegar na Praia da Macumba também é bem mais fácil indo de carro, mas há algumas opções que te deixam bem perto. Nós indicamos que você planeje a sua viagem pelo Moovit.

Próximo dali, no bairo do Recreio, tem a trilha do Pontal. Uma ótima opção de passeio para os fãs de ecosturismo.


#15 Praia do Perigoso

A Praia do Perigoso fica próxima ao bairro Barra de Guaratiba, e seu acesso é feito por uma trilha, que começa na Praia de Barra de Guaratiba. Definitivamente esse é um passeio para um dia inteiro!

De lá, você ainda consegue acessar outras praias da região, como a Praia dos Búzios, a Praia do Meio, a Praia Funda e a Praia do Inferno. Elas são as chamadas Praias Selvagens do Rio.

Guia completo das melhores praias do Rio de Janeiro
Melhores praias do Rio de Janeiro: Praia do Meio

Após a primeira parte da trilha, se chega às praias do Perigoso, dos Búzios, e ao acesso à Pedra da Tartaruga, onde é comum a prática de rapel. Para chegar à Praia do Meio, Praia Funda e Praia do Inferno, é preciso seguir por mais algumas horas de trilha, o que torna o passeio muito longo.

De qualquer maneira, mesmo que fique apenas nas praias do Perigoso ou do Meio, esse é um passeio pra quem gosta de caminhada, natureza e praia deserta! Não se esqueça de se prevenir: lembre de levar água, algum lanchinho e protetor solar.

Vista da praia do meio e rapel na pedra da tartaruga
Melhores praias do Rio de Janeiro: Rapel na Pedra da Tartaruga

Para chegar até a Praia de Barra de Guaratiba, você pode pegar a linha 867, que te deixa bem pertinho, mas já avisamos que a melhor opção é ir de carro. Saindo do centro ou da zona sul do Rio, são quase 3hs de transporte público até Barra de Guaratiba.


#17 Praia de Abricó

Na reserva de Grumari, bem no cantinho, está localizada essa praia praticamente desconhecida no Rio. É uma das melhores praias do Rio de Janeiro pra quem gosta de natureza e de uma experiência de máximo sossego. Localizada numa região de reserva ambiental, é uma praia bem única por aqui pelo fato de ser um dos poucos pontos de prática de naturismo, que acontece lá desde 2003.

No entanto, é possível ficar de roupa até um determinado pedaço da praia. Aos fins de semana, a Associação Naturista de Abricó fica por lá, o que garante bastante segurança àqueles que vão ao trecho em que se pratica naturismo.

O acesso é bem parecido ao da praia de Grumari, ou seja, só se chega de carro. O estacionamento também é limitado e é legal chegar cedo pra conseguir vaga.


#18 Praia de São Conrado

Não tão conhecida pelo turismo, mas não menos linda é a praia de São Conrado. Localizado entre o Leblon e a Barra da Tijuca, São Conrado fica numa região que mistura prédios luxuosos, a Rocinha e as paisagens de montanhas e de praia.

A praia tem cerca de 1km de extensão, mas o banho de mar frequentemente não é muito recomendado por lá por conta da qualidade da água. A Praia de São Conrado, no entanto, é bem conhecida por aqueles que saltam de asa delta.

Voo de asa delta sobrevoando a praia de são conrado
Melhores praias do Rio de Janeiro:  Salto de asa delta em São Conrado

O banho de mar pode não ser garantido, mas com certeza não vai faltar sol, uma vista linda e uma água de côco para admirar as asa deltas pousando.


Veja mais detalhes sobre esse passeio de asa delta sobre São Conrado.


#19 e 20 Praia de Botafogo e Praia do Flamengo

Por fim, vamos falar dessas duas praias que infelizmente são impróprias para o banho, mas ainda assim valem uma visita. Você pode caminhar ou pedalar pela rua e terá uma vista incrível dos cartões postais mais importantes do Rio: O Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.

Ambas são de fácil acesso. Basta descer na estação de metrô Botafogo ou Flamengo.


Pronto para explorar as melhores praias do Rio de Janeiro?

Como vocês puderam ver, a cidade do Rio é mesmo maravilhosa e essas são só algumas das melhores praias do Rio de Janeiro. Agora é só montar seu roteiro e pé na estrada!


Gostou do nosso guia com as melhores praias do Rio de Janeiro?!
Veja também:

10 lugares com um café da manhã de dar água na boca no Rio de Janeiro

20 destinos próximos ao Rio de Janeiro para visitar no verão

5 praias maravilhosas na região da Costa Verde, Rio de Janeiro


 

Guia completo das melhores praias do Rio de Janeiro
Quem escreve | @gaiavani
Guia completo das melhores praias do Rio de Janeiro
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter
    Guia completo das melhores praias do Rio de Janeiro

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    Guia completo das melhores praias do Rio de Janeiro
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

2 Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *