O arquipélago de Fernando de Noronha é famoso em todo mundo por suas belezas naturais dentro e fora d’água. E se você está planejando conhecer a ilha, não tem como deixar de fora do seu roteiro um mergulho de cilindro em Fernando de Noronha.

Mas quais são os melhores pontos de mergulho da ilha? Posso mergulhar sem nunca ter feito isso antes? Quais são as melhores operadoras locais de mergulho? O que eu vou ver no fundo do mar de Noronha? Preciso me preparar para esta atividade?

Para responder essas e outras perguntas, preparamos um post bem completo com as melhores dicas de mergulho em Noronha, incluindo points, indicações de empresas, preços, entre outras dicas úteis para te ajudar a se preparar para essa experiência memorável.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Mergulho de cilindro em Fernando de Noronha: operadoras, preços e principais pontos de mergulho

Tire todas as suas dúvidas sobre mergulho de cilindro em Fernando de Noronha

Neste post, você vai encontrar respostas para as seguintes perguntas:


Vale a pena mergulhar em Fernando de Noronha?

Seja você um expert ou alguém que nunca tenha mergulhado antes, vale muito a pena fazer um mergulho de cilindro em Fernando de Noronha.

A partir do momento em que colocamos o equipamento e submergimos, nos deparamos com um mundo cheio de vida, cores e sons incríveis. Tivemos a oportunidade única de ver corais, peixes e muitas outras espécies marinhas. Inclusive, algumas delas só são encontradas na região do arquipélago.

mergulho de batismo em fernando de noronha
Nanda e Breno no mergulho de batismo em Fernando de Noronha!

Somada a toda essa diversidade, a visibilidade do mar de Noronha contribuiu para um mergulho perfeito. Nós tivemos visibilidade de 30m, mas pelo que nos falaram é possível ver a uma distância de até 50m dependendo do local e das condições do mar no dia do mergulho. Certamente é a melhor visibilidade do Brasil.

E mesmo para quem não tem muita experiência, ou não tenha a certificação de mergulho, é possível fazer um mergulho de batismo, ou seja, um mergulho indicado para pessoas que não tem experiência na atividade. Você vai acompanhado de um guia durante todo o percurso, o que gera conforto e tranquilidade para o passeio.

Eu e meu marido somos certificados em mergulho avançado pela SSI, mas viajamos com amigos que não possuem certificação. Ainda assim mergulhamos juntos com a mesma empresa. Enquanto a Nanda e o Breno fizeram o batismo, nós mergulhamos com outras pessoas que também tinham certificação. No final, todo mundo se divertiu bastante e adoramos a experiência.

mergulho em fernando de noronha vale a pena
Mergulhar de cilindro é sempre uma experiência e tanto, pois permite que a gente tenha contato com criaturas incríveis no fundo do mar.

Mas antes da gente entrar no assunto principal deste post, que é o mergulho de cilindro, deixo aqui uma dica de ouro: invista em um kit de snorkel e nadadeiras para essa viagem. É possível fazer mergulho em apneia em diversas praias de Noronha.

A vida marinha é riquíssima e nós levamos nosso kit conosco durante todos os dias da viagem. Nossos pontos de snorkel preferidos foram a Baía dos Porcos, a Praia da Conceição e a Baía do Sancho.

Aliás, já deixo aqui a dica de um kit super em conta que pode ser ótimo para essa viagem: é o conjunto da Subea, disponível no site da Decatlhon. A gente é fã dessa loja e sempre compramos nossos materiais esportivos lá!

Mergulho de cilindro em Fernando de Noronha: qual é o tipo de mergulho ideal para você?

Como explicamos acima, é possível fazer mergulho em Noronha mesmo sem experiência. Contudo, se você tem vontade de mergulhar com mais autonomia, recomendo fortemente que você faça um curso de mergulho antes de sua viagem.

Eu e meu marido fizemos alguns meses antes da viagem e podemos te garantir que a experiência fica muito mais completa quando você já tem alguma experiência debaixo d’água!

Mas se você não quer investir nisso agora, você pode muito bem fazer o mergulho de batismo. Estar debaixo d’água é sempre uma experiência incrível!

Mergulho com golfinhos em Fernando de Noronha

Sem dúvida, muita gente que planeja mergulhar no arquipélago, pensa logo de cara que vai poder nadar com os inúmeros golfinhos da região. Contudo, lamento informar que em Fernando de Noronha o mergulho com golfinhos é proibido.

mergulho com golfinhos em fernando de noronha
Existem algumas formas de ver golfinhos de perto em Noronha. O passeio de canoa havaiana no amanhecer é uma delas!

Caso você esteja mergulhando e eles estiverem na sua zona, você deve retornar ao barco. Quem estiver fazendo o passeio de canoa havaiana ou lancha também não tem permissão para pular na água e nadar com os golfinhos. Caso isso aconteça e você seja pego por uma autoridade, irá receber uma multa bem salgada e ainda pode ser expulso da ilha imediatamente.

Mergulho de batismo em Fernando de Noronha

Como contei para vocês ali em cima, essa é a modalidade para quem é iniciante e não tem nenhum tipo de certificação. Essa forma de mergulho é bem legal para você ter um gostinho do esporte e explorar o fundo do mar com segurança em uma profundidade máxima de 12m.

No batismo, o mergulho acontece em águas abrigadas, ou seja, sem que as correntes exerçam muita influência sobre o mergulhador. Antes de cair na água o instrutor passará todas as informações necessárias sobre os equipamentos e o mergulho e durante todo o percurso ele estará com você te guiando e auxiliando.

Mergulho credenciado em Fernando de Noronha

Por outro lado, se você já possui certificações de mergulho, pode fazer o chamado mergulho credenciado. Nessa modalidade você vai de catamarã até o ponto e mergulha com seu dupla, mas com o apoio de guias mergulhadores.

Geralmente as empresas incluem no preço do passeio os equipamentos: o cilindro, o regulador, o colete, a roupa e o lastro. São dois mergulhos com duração em torno de 40 minutos cada e você tem muito mais independência para explorar a área.

mergulho de cilindro em fernando de noronha
Mergulhar de cilindro é sempre incrível!!! Esse foi meu mergulho de número 30! Foto: Gaia Vani

E se você está se perguntando qual é o tipo de certificado que você precisa ter para realizar mergulhos de cilindro em Fernando de Noronha, vou compartilhar logo mais uma lista com os principais pontos de mergulho do arquipélago. Você verá que há opções de mergulho para todos os níveis.

Não entende nada do assunto? Recomendo conferir o site da SSI ou da PADI, as duas principais escolas de mergulho do mundo, para entender melhor como funcionam essas certificações.

Eu e meu marido temos o nível Advanced, ou seja, podemos ir a 30m de profundidade. E nosso próximo objetivo é conquistar o certificado de mergulho em naufrágio, que nos permitirá adentrar navios naufragados, além do certificado em Nitrox, que nos permitirá mergulhar por mais tempo com cilindros de Nitrox.

E já aviso logo, mergulhar é uma delícia!!! Uma vez que você entrar neste mundo subaquático, vai querer “mergulhar de cabeça” nesta atividade. rsrs

Mergulho de cilindro em Fernando de Noronha: Corveta

Eu não poderia deixar de citar o mergulho na Corveta Ipiranga, que é um dos mais famosos de Noronha, mas também um dos mais difíceis. O mergulho está a 60m de profundidade e exige treinamentos específicos para a sua realização.

Infelizmente, não pudemos conhecê-lo desta vez, pois ainda não temos o nível de conhecimento requerido para ir até lá. Considerado um mergulho técnico, ele exige mais preparação do praticante, pois é preciso saber lidar com misturas gasosas  (Nitrox e Trimix).

Perguntei para os instrutores da Águas Claras como é o mergulho e eles falaram que desde os 20m de profundidade já é possível avistar o naufrágio, dando uma ideia da experiência incrível que será vivida. Além dos destroços da Corveta, o local abriga arraias, tubarões e muitos cardumes gigantes de peixe.

Eles falaram também que é um mergulho bem diferente de todos que eu já fiz na vida. Num geral, são 3 minutos descendo e 18 minutos explorando a Corveta. Já o retorno é bem cansativo, pois é preciso fazer paradas para descompressão que levam até 40 minutos no total.

mergulho naufrágio fernando de noronha
O ponto de mergulho mais famoso de Fernando de Noronha: o naufrágio Corveta Ipiranga

Para quem não conhece, a Corveta Ipiranga é um navio que pertencia à Marinha do Brasil e, após um acidente em 1983, ela naufragou na região. Com 56m de comprimento e ótimas condições de conservação, esse é um mergulho surpreendente até mesmo para os mais experientes.

Pontos de mergulho de Fernando de Noronha

Não faltam pontos de mergulho em Fernando de Noronha e um é mais surpreendente do que o outro. A seguir você verá a lista com os points de acordo com o grau de experiência requerido.

Contudo, já aviso logo: é pouco provável que você consiga escolher o seu ponto de mergulho. Afinal, tudo vai depender das condições do mar do dia.

Pontos de mergulho iniciantes:

  • Naufrágio do Porto – Profundidade 9m (possível mergulhar com snorkel).
  • Buraco do Inferno – Profundidade entre 6 e 18m (é uma caverna submarina, mas indicada para quem acabou de tirar a certificação de mergulho).
  • Cagarras – Profundidade até 34m (local bem interessante para mergulhos de batismo).
  • Ressurreta – Profundidade entre 8 e 12m (ideal para batismo).
  • Pedras Secas – Profundidade 15m (grande variedade de relevo e espécies marinhas).

Pontos de mergulho intermediário:

  • Ponta da Sapata – Profundidade entre 14 e 27m (recomendável para quem já tem a certificação a mais tempo).
  • Laje Dois Irmãos – Profundidade entre 13 e 24m (ponto de mergulho onde é possível observar tubarões).
  • Trinta Reis – Profundidade 22m (passagem por cânions submersos com tubarões e arraias).
  • Cordilheiras – Profundidade 30m (grande paredão rochoso repleto de vida marinha).
  • Buraco das Cabras – Profundidade de 16m (travessia de um canal usando a técnica de “drift dive”, quando onde o mergulhador é levado pela correnteza).

Aqui vai uma foto super legal do instrutor Samuel no Buraco das Cabras. Segundo ele, este é um de seus pontos preferidos de mergulho em Noronha!

instrutor de mergulho samuel melo
Instrutor de mergulho Samuel Melo no Buraco das Cabras. Foto: Lucia Dib / Barracudas

Pontos de mergulho avançado:

  • Iuias – Profundidade entre 8 e 24m (por depender das condições do mar, é um ponto de mergulho para quem já tem mais experiência).
  • Cabeço das Cordas – Profundidade entre 17 e 33m (na parte mais rasa é possível ir mesmo sem muita experiência, mas as partes mais profundas já possuem um grau maior de dificuldade).
  • Corveta Ipiranga – Profundidade 60m (considerada um dos melhores pontos de mergulho em Noronha e do Brasil).
  • Macaxeira – Profundidade 40m (preciso tomar cuidado com a correnteza que joga contra os paredões).

Operadoras de mergulho de cilindro em Fernando de Noronha

Para explorar todos esses pontos e praticar mergulho em Noronha é essencial contratar uma operadora de mergulho. Existem algumas opções na ilha.

Veja a seguir as principais operadoras de mergulho em Fernando de Noronha:

1. Águas Claras (nossa escolha!)

Em abril de 2019, a Nanda fez um mergulho de batismo na Tailândia com o Samuel e o Marcos, dois instrutores super atenciosos e que tornaram o mergulho dela inesquecível. Durante o planejamento de nossa viagem, ela descobriu que ambos haviam se mudado para Fernando de Noronha e estavam trabalhando na Águas Claras.

Nem pensamos duas vezes. Logo entramos em contato com a empresa para marcar nosso mergulho. Falamos pelo WhatsApp e eles nos atenderam super bem tirando todas as dúvidas de forma ágil e prestativa.

Em nossa experiência, vimos que a empresa conta com uma equipe altamente capacitada, sala de aula para cursos, piscina para treinamento, 3 barcos e equipamentos sempre revisados e em condições de uso.

operadoras de mergulho em noronha
A operadora Águas Claras foi a nossa escolha! Foto: Gaia Vani

Ah! E adoramos descobrir que a Águas Claras foi a empresa pioneira em oferecer o serviço de mergulho em Noronha. Eles operam desde 1985 e tem papel importante na conscientização e conservação do arquipélago.

2. Noronha Divers

Outra empresa de mergulho em Noronha é a Noronha Divers. Fundada em 1995, ela oferece mergulhos de batismo e credenciados em diversos pontos da ilha. A empresa conta com duas embarcações e instrutores certificados.

3. Atlantis Divers

Por fim, a Atlantis Divers atua em Noronha desde 1994 e também possui opções de batismo e mergulho credenciado. Ela possui 3 catamarãs e 2 veículos para o transfer de turistas até o local da saída do barco. A equipe é altamente treinada, contando inclusive com fotógrafos durante o mergulho.

Preço do mergulho de cilindro em Fernando de Noronha

Um dos pontos super importantes na hora do planejamento de uma viagem é o custo dos passeios. E se você já pesquisou minimamente sobre o destino, sabe que os preços na ilha são bem salgados.

Seguindo o padrão da ilha, o preço do mergulho de cilindro em Fernando de Noronha é bem acima da média nacional. Enquanto é possível fazer uma saída em Arraial do Cabo (RJ) por cerca de R$300, na ilha você verá uma média de preços entre R$700-800.

vida marinha em fernando de noronha
Apesar dos preços salgados, vale muito a pena mergulhar em Fernando de Noronha para poder observar de perto a vida marinha do arquipélago.

Na operadora Águas Claras nós pagamos R$650,00 no mergulho batismo. O tempo de mergulho foi de 30 minutos e a Nanda amou a experiência e a atenção dos instrutores. Já o mergulho credenciado nos custou R$720,00. Foram duas decidas e os pontos variam de acordo com as condições do mar no dia.

Com sorte, você ainda consegue um mergulho com tubarão em Fernando de Noronha – sem dúvidas, uma oportunidade única. Infelizmente, no dia que mergulhamos não conseguimos avistar tubarões ou tartarugas, mas ainda assim foi um mergulho belíssimo.

Para maiores informações de preços e horários, entre em contato com a equipe da Águas Claras clicando aqui.


Leitura recomendada:

Quanto custa viajar para Fernando de Noronha: preços 2021/2022


Curso de mergulho em Fernando de Noronha

Muita gente pergunta se vale a pena fazer curso de mergulho em Fernando de Noronha. Particularmente, eu não recomendo fazer o curso na ilha por conta dos preços.

É melhor fazer o curso em outros lugares mais em conta, como Arraial do Cabo, Angra dos Reis ou Porto de Galinhas, e apenas fazer o mergulho recreativo na ilha.

Contudo, se você quer tirar seu certificado de mergulho de cilindro em Fernando de Noronha, é possível fazer o Open Water, o Advanced, o Rescue Diver ou até os cursos profissionalizantes na ilha. Para maiores informações entre em contato com as operadoras.

instrutor de mergulho marcos raphaelli
Instrutor de mergulho Marcos Raphaelli no fundo do mar em Noronha. Foto: Thaiza Bucair / Barracudas

Dúvidas frequentes sobre mergulho de cilindro em Noronha

Muitos leitores fizeram perguntas sobre nosso mergulho em Noronha. Por isso resolvemos colocar as dúvidas mais frequentes, pois talvez ela também seja a sua. Vamos lá?

1. Não sei nadar, posso mergulhar?

Claro! O mergulho é uma atividade bem tranquila e mesmo quem não sabe nadar pode tentar. É normal ficar meio inseguro(a) no começo, mas os instrutores estão ali para te ajudar e instruir de modo que você tenha a melhor experiência possível.

2. É difícil mergulhar com cilindro?

Nem um pouco! Antes de tudo é preciso escolher uma operadora de confiança, como é o caso da Águas Claras. Antes de cair na água, os instrutores passam todas as informações e é preciso prestar muita atenção.

Além disso, é recomendável começar sua vida no mergulho com um batismo. Com ele você verá que é um passeio bem gostoso e repleto de surpresas agradáveis.

3. Qual é a profundidade dos mergulhos?

No geral, a profundidade para mergulhos de batismo é de até 12m. Já no caso dos mergulhos credenciados a profundidade pode ir para 18m na categoria Open Water e 30m na categoria Advanced. E como você viu aqui acima, é possível chegar a 60m de profundidade na Corveta!

curso de mergulho de cilindro em fernando de noronha
Nós fizemos mergulhos rasos em Fernando de Noronha e não passamos muito dos 12m de profundidade.

4. Os ouvidos vão doer?

Diversas pessoas têm medo de mergulhar, pois ficam com receio da dor no ouvido. Mas isso se resolve facilmente fazendo a equalização. Antes do mergulho o seu instrutor vai te ensinar como equilibrar a pressão do ouvido durante a descida.

Ah! É importante avisar ao instrutor caso você tenha algum problema respiratório, como sinusite. Nesse caso, ele irá dar instruções mais específicas a você.

Se durante o mergulho você sentir muita dor, basta sinalizar ao seu instrutor que ele prontamente irá ajudar a resolver a situação.

5. O que eu vou ver durante os mergulhos?

A verdade é que durante o mergulho você verá uma grande variedade de vida marinha por toda a parte. Durante nosso passeio vimos lagostas, moreias e muitas espécies diferentes de peixes, corais e esponjas marinhas.

Infelizmente as tartarugas e tubarões acabaram não dando o ar da graça, mas ainda assim valeu a pena.

6. Os animais são perigosos?

A maioria dos animais não é perigosa, a menos que você tenha uma atitude hostil em seu território. Por causa disso, a principal regra do mergulho é apenas observar e não tocar em nada.

A vida marinha é surpreendente, então devemos fazer o máximo para preservá-la do jeito que está. Às vezes um toque inocente em um coral, ou animal pode causar grande impacto naquele ecossistema. Então, melhor apenas apreciar as cores e belezas do fundo do mar.

pontos de mergulho em fernando de noronha
Esses são apenas alguns dos animais marinhos que avistamos durante nosso mergulho em Noronha: lagostas e peixes diversos! Foto: Gaia Vani

7. Posso usar a minha GoPro?

Você pode e deve usar sua GoPro para tirar fotos maravilhosas no fundo do mar. Contudo, a caixa estanque é essencial. Ela vai evitar que entre água no seu equipamento e o danifique.

A gente sempre compra nossos acessórios de GoPro na loja do MeuDome. Vou deixar o link aqui pra vocês conferirem: meudome.com.

Ah! E temos até um cupom de 5% de desconto para os nossos leitores: MALADEAVENTURAS.

Pronto para mergulhar de cilindro em Fernando de Noronha?

Gostou das dicas de mergulho em Fernando de Noronha? Tenho certeza de que você vai amar essa experiência, assim como a gente. Se ainda ficou alguma dúvida é só deixar seu comentário aqui embaixo que iremos te ajudar.

Finalizo este post com um vídeo incrível da Águas Claras que mostra como é a experiência de mergulhar de cilindro em Fernando de Noronha:


Continue o planejamento da sua viagem:

Quanto custa viajar para Fernando de Noronha: preços 2021/2022

Praias de Fernando de Noronha: um SUPER GUIA com as praias da ilha + dicas para o seu roteiro

Onde ficar em Fernando de Noronha: 20 pousadas baratas, intermediárias e de luxo

Roteiro Fernando de Noronha 7 dias: o que fazer, taxas, restaurantes e mais

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Aluguel de Carro!
    locação de carro
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *