Mergulho na Tailândia: onde mergulhar em Koh Phi Phi

Se você caiu nesse post é porquê provavelmente já está com a sua passagem comprada para a Tailândia e Koh Phi Phi é um dos seus destinos, certo?

Eu também já estive no seu lugar e procurei bastante no google sobre passeios em Koh Phi Phi. Li que o mergulho era imperdível e agora estou aqui para te contar TUDO sobre mergulho na Tailândia: onde mergulhar nas Ilhas Phi Phi, como funciona, qual empresa escolher e valores.

Leia esse post até o final e vá anotando todas as dicas. Com certeza elas vão ser super úteis para você fazer o mergulho mais incrível da sua vida!


Porquê mergulhar na Tailândia

A Tailândia é um incrível destino para mergulho e há muuuito o que se explorar embaixo d’água. Ótima visibilidade, recifes de orla, quedas profundas, naufrágios, paredões, cavernas… O Golfo da Tailândia oferece uma beleza natural e uma vida marinha impressionante. A variedade de pontos de mergulho atrai mergulhadores profissionais e amadores.

Mergulhar na Tailândia é muito mais barato do que em diversos outros lugares do mundo – isso porquê o baht, moeda local, é bastante desvalorizado, então você consegue fazer um mergulho de batismo ou tirar o seu certificado por um valor bem abaixo do que em outros países, como o Egito e a Austrália. Mais abaixo vamos falar em detalhes sobre quanto custa mergulhar na Tailândia.

A facilidade do mergulho é outro ponto positivo: tivemos essa experiência em Koh Phi Phi e os pontos para mergulho eram próximos de Tonsai, onde nos hospedamos. Várias agências da ilha oferecem o passeio, então é bem fácil de você conseguir organizar o seu mergulho com antecedência ou mesmo no dia anterior, dependendo da temporada.

mergulho na tailandia ilhas para mergulho
A primeira parada para mergulho foi nessas ilhotas lá no fundo da foto!

Onde mergulhar na Tailândia

Abaixo vou listar os melhores lugares para mergulhar na Tailândia, mas, esse post é dedicado à experiência que vivemos nas Ilhas Phi Phi. Se você vai conhecer outras praias, vale dar uma olhada na lista e talvez escolher algum outro ponto para mergulho.

Koh Tao: é considerado o melhor lugar para mergulho da Tailândia e também o mais barato! São várias escolas de mergulho por lá, onde você pode tirar o certificado de Open Water Diver ou Fun Diver. O curso custa em média 9.000 baht (R$900 aproximadamente), com duração de 3 dias. Um valor muito abaixo do que qualquer outro lugar do mundo.

Sail Rock – Esse é um dos melhores pontos de mergulho em “paredão” na Tailândia. Essa região fica ao norte de Koh Phangan e Koh Samui. Você pode dar a sorte de ver os barbudos peixes-escorpião, anêmonas do mar e peixes rosa de anêmona. Moréias-amarelas, caranguejos de recife e camarões pintados também são abundantes.

HTMS Khram – Em 2003 um navio da marinha da Tailândia foi propositalmente afundado como um recife artificial em 2003. Ele encontra-se na posição vertical em cerca de 30 metros/100 pés, com o seu topo em cerca de 15 metros/50 pés. É fácil de ver a ponte e sala de rádio! Deve ser uma experiência incrível.

Koh Phi Phi: nossa viagem para a Tailândia foi curta, então tivemos apenas 3 dias de praia e escolhemos conhecer Koh Phi Phi. Se o seu roteiro também está apertado e esse é o seu destino de praia, recomendo fortemente fazer o mergulho lá mesmo. Por ser a ilha mais famosa da Tailândia, tudo é mais cheio, mas ainda assim vale a pena demais viver essa experiência e você vai encontrar ótimos instrutores na ProFun Divers, escola onde fizemos o nosso mergulho. Contei a minha experiência abaixo!


Veja também: Viagem para a Tailândia: 20 coisas que você precisa saber antes de ir


Profun Divers: a melhor escola de mergulho na Tailândia

Como é o mergulho em Koh Phi Phi

A Profun Divers é a melhor escola de mergulhos no trip advisor! A número 1 da ilha é ótima, super correta e a nossa experiência com eles foi incrível.

A loja da Profun fica em Tonsai, o principal centrinho de Koh Phi Phi, onde estão os hotéis, restaurantes e festas. No dia anterior ao nosso mergulho, fomos até a loja no final da tarde para preencher uma papelada (dados pessoas e tem um checklist para verificar a sua saúde) e acertar todos os detalhes.


Ainda não reservou o seu hotel em Koh Phi Phi? Clique aqui para ver uma lista de ótimos hotéis na ilha!


São dois mergulhos diariamente: na parte da manhã e na parte da tarde. Fizemos pela manhã e o ponto de encontro foi na loja mesmo, às 7h15. Caminhamos todos juntos em direção ao píer e, depois de pagar a taxa de preservação lá mesmo (400baht), seguimos para o barco.

O barco da Profun é bem grande e equipado para mergulho. Na parte de baixo ficam todos os equipamentos e na parte de cima, uma mesinha, bancos, um “lounge” amplo com um belo visual e também banheiro. Tudo limpo e bem cuidado.

Um grande diferencial da Profun é que cada instrutor vai com, no máximo, três pessoas, então são grupos pequenos e bem exclusivos. O nosso instrutor foi o brasileiro Marcos, que era super paciência e calmo. Nos passou muita segurança e com certeza fez a diferença pro mergulho ter sido tão especial.

Há outros brasileiros e essa é também uma ótima vantagem, já que a comunicação e o entendimento na hora do mergulho fica muito mais fácil com um instrutor que fala a sua língua.

mergulho na tailiandia profun divers
Instrutores e alunos brasileiros no final do nosso mergulho!

No passeio está incluído almoço, frutas frescas, água e chá. O almoço não tem uma cara muito boa (eu pedi vegetariano e vieram vários legumes em um saquinho) mas estava muuuito gostoso! Há opção vegetariana ou frango, que é um pouco apimentado mas falaram que estava bem gostoso também.

Paradas para Mergulho

Koh Bida Nai

Fizemos o passeio pela manhã, saindo do pier de Tonsai às 7:30h. O barco nos levou direto para a primeira parada de mergulho: Koh Bida Nai, uma ilha pequenininha que fica perto de Koh Phi Phi Leh, onde estão praias famosas como a Maya Bay.

Durante o caminho os instrutores foram passando várias informações pra gente, enquanto colocávamos a roupa, botinha e então o pé de pato e os equipamentos do mergulho.

Entramos na água e fomos, aos poucos, nos acostumando com o peso do equipamento, com a respiração e fizemos alguns treinamentos de segurança. Se você manter a calma e confiar no instrutor, vai dar tudo certo!

mergulho na tailândia
Durante a nossa primeira parada para mergulho, em Koh Bida Nai

Logo fomos descendo alguns metros e já pudemos ver muitos corais, peixes coloridos e um tubarão bebê. Conforme íamos descendo mais, fomos vendo ainda mais peixes, corais maravilhosos e um cardume gigante. Uma sensação maravilhosa, parecia que estávamos em outro planeta!

cardume-mergulho-tailandia
No meio de um cardume gigante!

A primeira parada para mergulho durou 1h mais ou menos e então retornamos ao barco, para seguir para a próxima.

Maya Bay

Navegamos cerca de 20 minutos e logo chegamos na famosa Maya Bay, que atualmente está fechada para preservação, mas ainda assim é linda vista de longe!

O segundo mergulho aconteceu perto de uma das rochas de frente para a Maya Bay, um dos melhores lugares para mergulho na Tailândia! Lá tivemos a incrível surpresa de nadar ao lado de uma tartaruga enorme, passando também por paredões de corais, uma moreia, peixes enormes e muito coloridos. No final do mergulho que teve duração de aproximadamente 1h também, ficamos super gratos por essa oportunidade maravilhosa!

mergulho-tartaruga
Nadamos pertinho dessa tartaruga!

O barco ficou um tempinho por ali, então aproveitamos para tirar fotos da Maya Bay e apreciar a beleza dos paredões de pedra enquanto comíamos frutinhas frescas que ofereceram pra gente. Phi Phi é incrível!

mergulho na tailândia maya bay
A lindíssima Maya Bay!

Dúvida Frequentes

#1 É difícil mergulhar?

Não! O importante é você escolher uma escola com bons instrutores, que vão te passar todas as regras e explicar tudo. Se você tiver calma e ouvir tudo com atenção, vai tirar de letra! Os instrutores são certificados e seguem todas as medidas de segurança.

#2 Os ouvidos vão doer?

O instrutor vai te ensinar a equalizar a pressão do ouvido durante o mergulho. É recomendado você treinar antes, para já ir se acostumando, o que vai facilitar na hora de descer. Se você tem algum problema respiratório ou no ouvido, é bom falar com o instrutor, para ele te passar as instruções mais adequadas. Eu costumo ter sinusite, mas não senti nada na hora, é só ir descendo e equalizando, até os ouvidos se acostumarem com a pressão. Se você sentir muita dor, sinalize para o instrutor e ele saberá o que fazer.

mergulho profun divers na tailandia
Tudo certo com os equipamentos e prontos para cair na água!

#3 Não sei nadar! Ainda posso fazer o mergulho?

Sim!! No mergulho de batismo o instrutor nada junto com você a todo momento – na verdade, não fazemos quase nenhum esforço, ele vai nos “carregando” durante todo o mergulho. É importante bater os pés (com o pé de pato fica mais fácil!), mas a sensação é de que você está flutuando sem precisar fazer nada.

#4 Quantos metros posso descer durante o mergulho?

No mergulho de batismo (o que fizemos) descemos no máximo até 12 metros. Vai depender de como você vai se sair. Mergulhadores avançados podem mergulhar mais fundo do que isso.

#5 Qual é a temperatura da água?

A temperatura média da água em Koh Phi Phi é bem agradável e quentinha, em torno de 29ºc. Durante o mergulho passamos por algumas correntes de águas mais frias, mas pra isso usamos uma roupa de 3mm, para não passar frio e o corpo ficar com uma boa temperatura.

#6 O que vou ver durante o mergulho?

A vida marinha é muito rica! É claro que não dá para afirmar tudo o que você vai ver embaixo d’água, mas normalmente, vemos: tubarão filhote, tartaruga, cardumes gigantes, moréia, peixes super coloridos e maiores, muuitos corais coloridos, uma cobrinha do mar listrada..! É maravilhoso e uma experiência única.

peixe-mergulho-tailândia
Um peixinho super fofo que vimos durante o mergulho!

#7 Os animais são perigosos?

Um das regras do mergulho é não tocar em nada, então, se o animal não se sentir ameaçado, não tem porquê atacar você. Os instrutores são super capacitados e conhecem muito bem as áreas de mergulho. Pode ficar tranquilo quanto à isso!

#8 Posso usar minha GoPro durante o mergulho?

Pode! Mas, eu não tive uma experiência muito boa. Tenho a GoPro Hero 7 e tentei usa-la na segunda parada para mergulho, mas, estavam sem a caixa estanque e ela travou por causa da pressão. Se você quiser levar a sua GoPro, sugiro ter uma caixa estanque para garantir que você conseguirá usa-la. Se você estiver nervoso (a), ou não muito confiante, é melhor não levar a GoPro, já que é mais uma coisa para se preocupar.

Na Pro Fun Divers há um fotógrafo que faz vídeo e fotos profissionais. Você pode contratar a parte e assim registrar os melhores momentos com tranquilidade.

Checklist: o que levar para o mergulho

  • Bikini, sunga ou maiô, para colocar por baixo da roupa de mergulho que é fornecida pela escola;
  • Protetor Solar;
  • Óculos de sol;
  • Boné ou chapéu;
  • Toalha ou canga;
  • GoPro (com caixa estanque, caso você queira usar durante o mergulho)
  • Roupa extra, caso queira trocar depois do mergulho

Outra dica importante é ter o seguro viagem! Já falamos sobre seguro viagem para a Tailândia nesse post aqui, se quiser saber mais detalhes, sugiro clicar para ler!

Na hora de fazer o seu seguro pelo site da Seguros Promo, recomendamos o da Assist Card, que é o mais indicado para uma viagem que inclui o mergulho como atividade. Com o código MALADEAVENTURAS você garante 5% de desconto na hora da compra!


Quanto custa mergulhar em Koh Phi Phi

As escolas da ilha tem uma regra, onde todas cobram o mesmo valor (foi o que me falaram lá, não sei se há alguma excessão). Pagamos 3.400 BAHT por pessoa para fazer o mergulho de batismo, com duração de 5h – duas paradas para mergulho de 1h em média.

No valor, está incluído almoço (que era bem gostosinho!) e água, além de frutas servidas à vontade durante o passeio. Os equipamentos de mergulho e a roupa também estão dentro do valor.

mergulho na tailandia
Muitos corais e peixes coloridos durante o mergulho!

É preciso pagar 400 baht de taxa de preservação da ilha e, caso você queira fotos e vídeos profissionais, inclua mais 500baht no valor.

O total do mergulho de batismo + taxa de preservação + fotos e vídeos ficam em torno de 4.300 baht, aproximadamente R$450.


Veja também: Quanto custa viajar para a Tailândia: passagem, hospedagem, alimentação, passeios e mais


Vídeo: como foi o nosso mergulho na Tailândia

Preparei um vídeo super legal mostrando um pouco de como foi o nosso mergulho na Tailândia, a estrutura do barco, os instrutores e um pouco do que tivemos a oportunidade de ver no fundo do mar. Aperte o play para conferir e não esqueça de se inscrever no canal do Mala de Aventuras no Youtube!


Salve a imagem no pinterest e tenha acesso rápido a todas as dicas!


Você também vai gostar de ler:

Roteiro de 9 dias na Tailândia: Bangkok + Chiang Mai + Koh Phi Phi + Railay Beach

Santuário de elefantes na Tailândia: qual escolher e quanto custa

Roteiro 2 dias em Chiang Mai: as MELHORES DICAS que você vai ler



*O mergulho foi uma parceria com a empresa Profun. Toda a opinião e experiência relatada são verdadeiras.


 

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

faça parte da nossa lista, é de graça!

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.