Está planejando sua viagem para Santa Catarina e quer saber o que fazer em Blumenau? Vem com a gente, porque nesse post nós vamos te contar tudo sobre este destino brasileiro com ares europeus.

Blumenau é uma das cidades que mais preserva a cultura alemã no país. A gastronomia, as cervejarias artesanais, a arquitetura e até mesmo o sotaque que se escuta nas ruas, tudo lembra o país de origem dos primeiros colonizadores que chegaram em 1850 para fundar a cidade.

E você com certeza já ouviu falar desse destino por ser o local onde ocorre a segunda maior Oktoberfest do mundo. Contudo, a cidade tem muito mais a oferecer e merece toda a sua atenção na hora de programar um roteiro de viagem por Santa Catarina.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Então se você ficou curioso para saber quais os atrativos dessa cidade com clima germânico, é só continuar a leitura. Mas antes, vamos compartilhar algumas dicas para auxiliar você no planejamento da sua viagem.


Como chegar em Blumenau (SC)?

Infelizmente, não existe aeroporto na cidade. Os mais próximos ficam nas cidades de Navegantes (60km de distância), de Joinville (110km de distância) e de Florianópolis (160km de distância).

Partindo dessas cidades, você pode optar por ir de ônibus ou alugar um carro. Existem diversas opções de rotas de ônibus com destino a Blumenau. Então é sempre interessante conferir o horário que melhor se adequada ao seu itinerário e também o roteiro da viagem. Diversas dessas rotas fazem paradas em várias outras cidades no caminho – o que pode aumentar o tempo de viagem.

Se você optar por ir de carro, uma dica bacana e que sempre compartilhamos aqui, é conferir no site da RentCars as locadoras que atendem a região e comparar de forma mais prática todas as opções disponíveis. É uma forma super rápida e prática de fazer a sua cotação de aluguel de carro.

Blumebau SC
Localizada no Vale do Itajaí, Blumenau é um dos principais centros econômicos de Santa Catarina.

Já se você está indo para participar da Oktoberfest, existe ainda a opção de contratar um tour saindo da cidade em onde você aterrissou. Esses tours costumam deixar as cidades de partida no meio/final da tarde e retornam por volta das 03h00/04h00 da manhã.

Essa opção é prática se você está indo apenas para o festival, contudo, você perderá a oportunidade de conhecer a charmosa cidade de Blumenau.


Leia também: Melhores praias de Florianópolis: 10 praias imperdíveis para quem visita a cidade pela primeira vez


Onde ficar em Blumenau (SC)?

Um dos itens mais difíceis na hora de planejar uma viagem é definir o hotel. Qual é a melhor localização? Qual hotel mais combina com o seu estilo de viagem? Se você também está com essa dúvida, vem com a gente que vamos explicar as melhores opções para se hospedar em Blumenau.

A boa pedida são as hospedagens próximas ao Parque Vila Germânica ou nos entornos da Rua XV de Novembro. Pode ter certeza que você estará muito bem localizado em alguma dessas duas regiões, que são super centrais. Ou seja, será possível fazer bastante coisa a pé.

Pontos turísticos de blumenau
Se você pretende visitar Blumenau durante a Oktoberfest, recomendamos reservar seu hotel com bastante antecedência.

Para facilitar a sua vida, aqui vão nossas sugestões* de hotéis em Blumenau:

Se você gosta de se hospedar em hotéis mais tradicionais da cidade, o Hotel Glória é uma excelente opção. Localizado na Rua 7 de Setembro, paralela à Rua XV de Novembro, foi classificado pelos hóspedes com nota 9,3 sendo o destaque o café da manhã.

Já se você busca uma opção mais em conta, a cidade oferece dois hotéis da Rede Ibis. Ambos nas proximidades da Rua XV de Novembro, o primeiro conta com nota 8,2 no Booking e a versão Budget, apresenta nota dos hóspedes de 8,0.

Mas lembre-se, se você vai para participar da Oktoberfest, reserve tudo com bastante antecedência! Essa é a época mais cheia da cidade e as melhores opções de hospedagem costumam se esgotar vários meses antes.

* Utilizamos como critério as avaliações dos hóspedes no Booking para encontrar as melhores disponíveis em Blumenau.


O que fazer em Blumenau: os principais pontos turísticos

Agora, vamos ao que interessa: o que fazer em Blumenau? Quais passeios não podem ficar de fora de um roteiro por essa charmosa cidade do sul do Brasil?

1. Parque Vila Germânica

Um dos mais famosos pontos turísticos de Blumenau, o Parque Vila Germânica te teletransportará diretamente para uma cidade do interior da Alemanha. O local possui arquitetura construída em estilo enxaimel (tradicional germânico) e é ótimo para tirar fotinhos fofas.

Vila Germânica Bluembau
A Vila Germânica abriga não só a Oktoberfest, mas também outros festivais culturais de Blumenau.

Se o seu objetivo com a viagem para Blumenau é participar da Oktoberfest, com certeza é aqui que você vai passar a maior parte do seu tempo, pois é nos pavilhões do Parque Vila Germânica onde ocorre a grande festa.

Mas saiba que não é só isso que acontece por lá! Ao longo de todo o ano, o espaço recebe diversos eventos e conta com restaurantes abertos ao público onde é possível degustar a tradicional comida alemã, inclusive com a opção de um restaurante com buffet livre.

Fica aberto de segunda a sexta-feira das 08h00 às 23h00, aos sábados das 10h00 às 23h00 e aos domingos das 11h00 às 23h00 e quando não estão acontecendo eventos a entrada é gratuita.

2. Rua XV de Novembro

Essa é a principal rua da cidade, onde está concentrada uma extensa área de comércio. É também um ótimo ponto para conhecer um pouco mais a cidade.

Em seus arredores estão os principais pontos turísticos de Blumenau, como por exemplo a Prefeitura, a Locomotiva Macuca (primeira de Blumenau), o Relógio de Flores, a Catedral São Paulo Apóstolo, o Castelinho da XV (réplica da prefeitura da cidade de Michelstadt na Alemanha), o Teatro Carlos Gomes e a Fundação Cultural de Blumenau.

o que fazer em blumenau catedral são paulo apóstulo
A belíssima Catedral São Paulo Apóstulo.

Além disso, em sua extensão existem 48 edifícios considerados patrimônio histórico, a maior parte com placas indicativas que tornam a caminhada ainda mais rica em conhecimento. Dez deles possuem as imagens de seus telhados, portas e janelas rebatidas no chão da calçada oposta. Então fique atento e procure por esses padrões nas lajotas do chão. É quase como um caça ao tesouro!

Vale também aproveitar o passeio pela região para comprar itens de lembrança para os amigos e familiares, já que os preços costumam ser um pouco melhores que os praticados na Vila Germânica e vários itens são semelhantes.

E se você visitar a cidade na época da Oktoberfest, é da Rua XV de Novembro que, nas quartas e sábados, parte o tradicional desfile da festa que tem como ponto final os pavilhões do Parque Vila Germânica.


Veja também: Destinos baratos no Brasil: 10 cidades incríveis para conhecer gastando pouco


3. Cervejarias de Blumenau

Uma das principais heranças alemãs de Blumenau com toda certeza é o gosto pela cerveja. Não é à toa que a cidade é o berço de diversas cervejarias artesanais que aos poucos estão ganhando espaço no mercado nacional e se expandindo para outros estados no país.

Portanto, uma das atividades que os amantes desta bebida não podem deixar de incluir no roteiro é fazer um tour pelas principais cervejarias da cidade, entre elas a Eisenbahn e a Bierland.

Nenhuma delas oferece tour pelo processo de fabricação, mas possuem uma grande janela de vidro onde é possível observar a fábrica enquanto se degusta as cervejas e a culinária típica, além de aproveitar a oportunidade para comprar cervejas e outras lembranças.

E é sempre bom lembrar que se a intenção for experimentar os vários tipos de cervejas, é importante escolher o motorista da rodada ou optar por não ir dirigindo!

o que fazer em blumenau cerveja
Aproveite a ida à Blumenau para experimentar diferentes rótulos de cervejas artesanais

4. Museus de Blumenau

Se você busca uma atividade de cunho histórico, Blumenau oferece diversas opções de museus para todos os gostos. Destacamos abaixo os principais museus de Blumenau que podem tornar sua viagem muito mais rica e completa:

  • Museu da cerveja: com entrada gratuita, você pode observar antigos objetos, fotografias e documentos que contam a história dessa tão consumida bebida no Brasil. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira das 09h00 às 17h00 e aos finais de semana e feriados das 10h00 às 16h00;
  • Museu dos hábitos e costumes: ensina a respeito da herança europeia na cidade, com exposição de roupas, objetos e informações sobre a história da cidade. Tem custo de R$ 5,00 para entrar e funciona de terça à domingo, das 10h00 às 16h00;
  • Museu da família colonial: também ao custo de R$ 5,00, expõe peças dos primeiros colonizadores e fundadores de Blumenau. Aberto de terça à domingo, das 10h00 às 16h00.

O que fazer em Blumenau: festivais

Dentre os principais eventos turístico de Blumenau, o destaque fica para a Oktoberfest. Contudo, cabe menção à Festitália, ao Stammtisch e ao Festival Nacional de Danças Folclóricas.

5. Festival brasileiro da Cerveja

Quem busca um evento voltado para o ambiente cervejeiro, sugerimos conhecer a cidade na época em que ocorre o Festival Brasileira da Cerveja. O evento acontece também nos Pavilhões do Parque Vila Germânica, porém no primeiro semestre do ano e reúne as principais cervejarias do país.

É possível degustar quase 3000 rótulos, aproveitar a gastronomia e a programação artística e cultural de shows e palestras. Então se você está buscando uma opção de evento mais tranquilo que a agitada Oktoberfest, mas cujo foco ainda seja a cerveja, fica a nossa sugestão.

6. Oktoberfest

A atração mais famosa da cidade não poderia ficar de fora de uma lista para quem busca o que fazer Blumenau! Criada para animar o espírito dos cidadãos e arrecadar fundos depois de uma grande enchente em 1984, a festa atrai mais de meio milhão de visitantes todos os anos.

oktoberfest blumenau show
A Oktoberfest de Blumenau é a maior festa de cultura alemã do Brasil!

O foco é a cerveja, mas a Oktoberfest de Blumenau é muito mais que isso! Você pode aproveitar as comidas típicas, a música tradicional e se divertir com várias atrações ao longo do dia e da noite.

É um evento que pode ser aproveitado por toda a família! Se você busca uma versão mais tranquila, opte por ir durante a semana ou na parte da tarde em finais de semana. Já se você quer mesmo um agito para curtir com os amigos, sua melhor opção é ir à noite e durante os finais de semanas.

Aliás, temos um post completinho com todas as dicas que você precisa para aproveitar a Oktoberfest de Blumenau. Clique para conferir!

O que fazer em Blumenau: na natureza

Rodeada de Mata Atlântica, Blumenau apresenta também algumas excelentes opções de atividades para quem curte natureza. Além das opções que comentaremos abaixo, há outros dois parques ecológicos bem legais em Blumenau. São eles: o Parque Natural Municipal São Francisco de Assis, vizinho ao centro da cidade, e o Parque Nacional da Serra do Itajaí.

blumenau sc
Blumenau está rodeada de Mata Atlântica nativa.

7. Mirante do Parque Spitzkopf

Um dos pontos turísticos de Blumenau voltado para os amantes da natureza é o Parque Spitzkopf. Seu nome significa “cabeça pontuda” por conta do formato do morro de quase 940 metros que é o ponto mais alto da cidade.

O destaque do parque ecológico são as trilhas. A primeira, que tem extensão de aproximadamente 7 quilômetros, leva ao topo do morro e proporciona uma vista privilegiada da cidade. De lá, é possível continuar por mais 1,4 quilômetros em mata praticamente fechada onde é possível vislumbrar diversas cascatas e a fauna e flora local.

A segunda opção de trilha partindo do morro é a trilha da Represa, que tem extensão de 1,1 quilômetro e uma cascata que pode ser avistada após realizar a travessia da represa, uma verdadeira aventura!

O parque localiza-se na Rua Bruno Schreiber, n° 3.777, distante cerca de 30 minutos de carro do centro de Blumenau. No local, por estar em área privada, é cobrada uma taxa de ingresso no valor aproximado de R$10 a inteira.

Ele funciona aos sábados, domingos e feriados nacionais, estando aberto das 7h às 17h no outono e inverno, e das 8h às 18h na primavera e no verão. Se seu objetivo for chegar ao cume, o horário limite para a entrada é 12h30, então fique atento ao horário para programar sua visita.

8. Parque das Nascentes

Outra atividade voltada para a natureza é programar uma visita ao Parque das Nascentes. Ele é um dos maiores parques municipal do país, com mais de 5 mil hectares, nove opções de trilhas, 350 espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes habitando o local.

o que fazer em blumenau trilha
Equipe-se para fazer as trilhas com tranquilidade.

Esse parque fica localizado na Rua Progresso, n. 167. Funciona aos finais de semana e feriados, das 08h15 às 17h e com custo de R$ 20 o ingresso inteiro.

Existe também a possibilidade de se acampar no local, ao custo de R$ 60 por pessoa, devendo ser feita reserva com no mínimo uma semana de antecedência pelo e-mail do parque.


Leia também: Trilhas de Florianópolis: as 10 melhores trilhas para explorar na Ilha da Magia


O que fazer em Blumenau: bate-volta

Agora que você já sabe o que fazer em Blumenau, que tal estender a viagem e conhecer outras atrações da região? Aqui vão nossas sugestões de bate-volta de Blumenau:

  • Pomerode: conhecida como a cidade mais alemã do país, a simpática e pequenina Pomerode é um charme! Conta com diversas casas em estilo enxaimel, além de oferecer diversas opções de restaurantes, como o da cervejaria Schornstein, e cafés colonial com a culinária típica alemã no estilo de buffet livre;
  • Brusque: grande pólo têxtil, com muitas opções para compras de roupas na região;
  • Beto Carrero: é considerado o maior parque temático da América Latina e fica localizado na cidade de Penha com diversas atrações para adultos e crianças.
pomerode sc
Pomerode é reconhecida por sua forte tradição alemã

Veja também: Passeios em Florianópolis: 10 passeios imperdíveis muito além das praias


Pronto para conhecer Blumenau?

Acho que deu pra ver que Blumenau vai muito além da Oktoberfest, não é mesmo? Com traços germânicos preservados na gastronomia, cultura, arquitetura e sotaque, essa cidade com certeza ganha um cantinho especial no coração de quem a visita, uma vez que tem atividades e atrativos que atraem todos os públicos e idades.

E aí, gostou das nossas dicas imperdíveis do que fazer em Blumenau? Quem já foi para lá, o que achou? Conta para nós a sua experiência! E agora que você já sabe o que Blumenau tem a oferecer, o que pensa de incluir a cidade no seu próximo roteiro de férias? Boa viagem!


Que tal conhecer outros destinos incríveis de Santa Catarina? Confira também:

Praia do Rosa: destino good vibes em SC

Bombinhas: uma das mais belas cidades de praia de Santa Catarina

Guarda do Embaú: natureza, trilhas, surf e gente bonita a apenas 1 hora de Floripa

Garopaba: tranquilidade e paisagens incríveis no litoral sul de SC

Quem escreve | @bia.koslosky
Ana Beatriz
Adora planejar e compartilhar roteiros e dicas dos mais diversos tipos de viagens e acredita que a próxima aventura está sempre a, no máximo, um avião de distância.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *