Para você que está planejando a viagem dos sonhos para um dos lugares paradisíacos mais famosos do mundo, aqui no post nós vamos falar e te dar opções de o que fazer em Cancun, além de muitas dicas incríveis para você seguir e conseguir organizar a sua viagem.

Cancun é a cidade mais badalada do México, suas maravilhosas praias e passeios imperdíveis são o que chamam a atenção de muitos visitantes.  Essa região caribenha oferece opções que vão desde praias e parques aquáticos, á ilhas e grutas cristalinas, museu subaquático á sítios arqueológicos, ruínas e pirâmides históricas.

A cultura é muito rica em rituais, contos dos povos maias antigos, comidas deliciosas e artesanatos muito bonitos feitos pelos povos locais. Vamos listar aqui os melhores passeios da região para você montar o seu roteiro e conseguir aproveitar o máximo de coisas incríveis que Cancun tem para oferecer! Vamos lá?

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


Por que visitar Cancun?

A cidade é um dos destinos mais completos do Caribe, e motivos não irão faltar para querer viajar para Cancun. Ao entrar em contato com a areia fina e branquinha e der de cara com aquele mar azul turquesa, você já vai saber que escolheu o lugar certo para curtir suas melhores férias.

Mas Cancun não se resume apenas em praia, além de ser seu ponto forte, ela oferece muitas atividades ao ar livre, aventuras etc. Há ofertas de hotéis para todos os gostos e para quem ama uma vida noturna agitada, restaurantes e bares temáticos serão mais um motivo para querer viver essa experiência.

Se você é um grande fã de beleza natural e ecoturismo, pode ter certeza de que está indo ao lugar certo. A cor das águas de qualquer praia é de tirar o fôlego, a energia que os cenotes proporcionam é surreal e o contato com a fauna e flora dos parques nacionais e aquáticos, é outro ponto forte.

Dica: Desde o começo do ano estamos vendo um aumento de notícias sobre turistas brasileiros sendo barrados na entrada do México, devido as exigências de imigração para entrar no Estados Unidos e as condições impostas pelo governo. Então, para não dar motivos para que isso aconteça, vá preparado.

Separe toda documentação que possa comprovar que está apenas a passeio pelo país e que irá retornar para o Brasil. Leve todos os comprovantes impressos, como passagens de ida/volta, check-ins de hospedagem, ingressos para passeios, dinheiro em espécie ou cartão internacional. Isso vai te ajudar na hora de comprovar sua entrada no país apenas com o intuito de turismo.


O que fazer em Cancun durante o dia?

Durante o dia, você pode optar por visitar as belas praias que a cidade oferece. A Praia Delfines, na zona hoteleira é um ponto turístico bem conhecido, pois é lá que temos a placa colorida com o nome da cidade que já virou grande referência.

o que fazer em cancun água
A cor da água é uma das coisas mais maravilhosas que você vai ver!

Atividades de mergulho e snorkel nas praias de Tulum, Playa Paraiso e Akumal são excelentes, já que você tem a opção de ver tartarugas marinhas passeando facilmente. É uma ótima opção de atividade.

Você também pode tirar um dia para conhecer os cenotes ou um dia inteiro para visitar Chichen-itzá. Um ou dois dias para conhecer um dos diversos parques aquáticos, que são uma atração imperdível ou tirar um dia para compras, sejam em shoppings ou feiras artesanais, até mesmo para conhecer um pouco mais da cultura local.


O que fazer em Cancun durante a noite?

A maior concentração de bares e restaurantes está localizada no km 9,5 da Boulevard e costumam funcionar a todo vapor durante a madrugada inteira. A vida noturna de Cancun não deixa a desejar, até passeios de barcos noturnos fazem a diversão dos turistas e vale a pena conferir.

roteiro cancun bebida
No Coco Bongo é só muita música, festa e diversão!

O Xoximilco Tour é uma verdadeira festa mexicana regada a pratos típicos e tequilas em meio a canais venezianos com músicas tradicionais ao vivo, degustando das melhores comidas. São 3 horas de muita animação.

De baladas, temos o Coco Bongo que é a mais famosa. Dady’O, é a principal concorrente da Coco, mas também não deixa a desejar. La Vaquita também é bem conhecida e a diversão é garantida com balões, confetes, dançarinos em palanques e open bar.

O Señor Frog`s é uma opção para quem não gosta muito de balada. Ele é um bar decorado com garçons bem animados, que fazem brincadeiras com os clientes a noite inteira.

Se estiver em Playa Del Carmen, a 5ª Avenida é opção para o dia e noite. Durante o dia tem várias lojas de roupas, decoração, sorveterias e suvenires (melhor lugar para achar aquela lembrancinha maravilhosa).

o que fazer em cancun
Aproveite para se jogar nas festas de Cancun!

Leia também: Caribe Brasileiro: 10 praias no Brasil que deixam o Caribe no chinelo


O que fazer em Cancun com chuva?

Em Cancun, também tem opções bem legais do que fazer em dias de chuva como uma visita no incrível Museu Frida Khalo localizado em Playa Del Carmen, a uma hora de Cancun.

O aquário do shopping La Isla também é uma ótima pedida para dias chuvosos em Cancun. Ele contém diversas espécies de animais marinhos e um show de golfinhos, e de quebra poder fazer umas comprinhas no final.


O que fazer em Cancun com crianças?

Não precisa se preocupar em como manter as crianças entretidas em uma viagem para Cancun, afinal esse destino é para todas as idades. Só com as praias já dá para passar o dia se divertindo, mas temos outras opções também como os parques aquáticos, jantar com o Capitão Gancho, com shows e jogos abordo de um navio pirata super divertido com refeição inclusa.

o que fazer em cancun barco pirata
Imagina você comer num barco pirata com várias atrações durante o percurso? É super divertido!

O jantar custa em torno de R$200,00 reais e crianças com menos de 12 anos não pagam, tem duração de 3 horas e meia e ele parte da zona hoteleira ao lado do hotel Oasis Palm Beach.

Fora que se optar por se hospedar em hotéis all inclusive, tem diversas opções de entretenimento como playgrounds, piscinas e brinquedos, parques aquáticos infantil e salas de cinema que muitos deles oferecem.

O Museu das Maravilhas (3D Museum of Wonders), com artes interativas e pinturas em 3D é uma atração muito legal e a criançada pira nas engraçadas opções de fotos que dá para fazer por lá.


O que fazer em Cancun: os melhores tours + dica de ferramenta para compra de entradas

Vou agora citar os melhores passeios em Cancun e aqui já vai uma dica: no site da GetYourGuide você tem as melhores opções de passeios pelas melhores cidades do mundo inteiro, são diversas opções com valores bem acessíveis. Um grande benefício usar o site para comprar tickets de passeios com antecedência e conhecer lugares turísticos em horários privilegiados.


1.Conhecer o centro e as praias

Além da grande quantidade de shoppings centers que o centro de Cancun oferece, temos uma outra atração bem bacana, a Torre Escénica, onde você tem uma vista de 360º de toda a cidade.

A Playa Linda, Playa Langosta, Playa Las Perlas, Punta Cancun, Playa Chac-Mool e a Delfines (praia dos golfinhos) como dita antes, são as melhores praias da zona hoteleira.

Algumas considerações importantes: Você vai ver muito mais pessoas desfrutando das piscinas nos hotéis a beira mar do que disputando lugares nas praias, apesar das praias serem públicas, muitas delas tem seu acesso dificultado devido aos grandiosos hotéis que parecem se apoderar das praias para seus hospedes. E diferente das praias do Brasil, Cancun não tem calçadões, nem vendedores ambulantes ou barraquinhas para a nossa conveniência.

o que fazer em cancun
Nas praias há saídas de barcos para passeios.

2. Fazer um passeio para Isla Mujeres

A ilha mais bonita de Cancun em minha opinião, merece um bate e volta de um dia inteiro pelo menos. De águas calmas e de cor azul clarinha, ela é maravilhosa para descansar e desfrutar da beleza e da paz que o lugar oferece.

Um passeio de ferry-boat, que leva cerca de 25 minutos saindo de qualquer um dos 3 pontos disponíveis na cidade, te deixa na Isla Mujeres, que é super famosa pela beleza exuberante e vida marinha.

o que fazer em cancun isla mujeres
A Isla Mujeres é uma das mais lindas do México!

3. Curtir uma noite no Coco Bongo

A experiência noturna que o Coco Bongo oferece, vai muito além da balada convencional que conhecemos. Os espetáculos apresentados nos intervalos das músicas, é um show que merece ser visto.

Vários artistas homenageando os melhores cantores pops das últimas décadas e muita animação fazem parte da experiência imperdível de visitar o Coco Bongo. Essa casa noturna ficou conhecida após ser apresentada no filme ”O Máscara“.


4. Ir para Playa Del Carmen

Outra cidade imperdível na sua visita a Cancun é Playa Del Carmen, bem típica cidade praiana com ruas curtas, cheias de lojas e bares convidativos. A 5ª Avenida, no centro da cidade é um charme a parte e tem o Los Fundadores Park, um parque a beira mar com esculturas de sereias, servindo de portal para a bela cidade. Vale conferir e passar algumas noites por lá, até porque essa cidade é a mais próxima para se visitar as pirâmides, as ruínas Tulum e os parques aquáticos.

tudo sobre cancun praia
Nada como relaxar num lugar desses, né?

5. Visitar Chichén-Itzá e os Sítios Arqueológicos

Esse passeio é um must-to-go da cidade. Você não pode sair de Cancun sem conhecer a pirâmide mais famosa do México. É como ir para o Rio de Janeiro e não ver o Cristo Redentor.  A pirâmide é considerada uma das 7 maravilhas do mundo moderno.

É um passeio que dura o dia inteiro, caso opte por contratar uma excursão, porque eles costumam incluir a visitação a um cenote e uma visita a cidade de Volladolid.


6. Conhecer as Ruínas Tulum

As ruínas de Tulum é um lugar interessante de se visitar. Cheio de histórias e segredos dos tempos dos povos Maias. Ela se encontra na encosta de umas das mais belas praias da região. É linda a vista que temos e a imersão de cultura ali na região.


7. Explorar os Cenotes de Tulum

O passeio mais diferente que posso dizer que você fará em Cancun, é com certeza visitar algum cenote. A beleza dessas grutas é algo que eu nunca tinha visto antes na vida. É um outro passeio de Cancun que você não pode deixar de fazer. Tem vários deles espalhados, mas com certeza os mais visitados são: Cenote do Ojos, Cenote Cavalera, Cenote Azul e o Grand Cenote.

o que fazer em cancun cenote
Conhecer os cenotes é algo mágico!

8. Visitar os Parques Aquáticos

Quem não gosta de diversão em parques aquáticos? Ainda mais quando ele inclui o contato com a fauna, flora e cultura local. Os parques aquáticos de Cancun são uma atração que não pode faltar na sua lista.

Eles podem ser um verdadeiro aquário natural, com lagos e rios com as mais variadas espécies. Também estão em uma área de reserva natural e oferecem a oportunidade de ver animais silvestres que aparecem na mata.

Contam com atividades radicais como tirolesas, descidas dos rios com boias infláveis ou jangadas, snorkeling, arborismo, trilhas no meio da selva e pulos de lugares estratégicos nas belas águas esverdeadas. Café da manhã, buffet de comidas, lanches e bebidas com ou sem álcool, estão inclusas. Os parques mais conhecidos são o Xcaret, Xel-Há, Xplor e Garrafon Park. Os 3 primeiros na região de Tulum e o último em Isla Mujeres.

roteiro cancun xcaret
O Parque Xcaret tem muitos espetáculos para os visitantes. Além de passeios super diferentes!

9. Conhecer o Museu Subaquático

Um tipo de museu que ficou bastante conhecido entre os viajantes nesses últimos tempos, foi o museu subaquático. E para quem é fã de mergulho vai ficar feliz em saber que um deles está localizado em Cancun.

O MUSA, Museu Subaquático de Arte é o primeiro no mundo a ser criado com mais de 500 esculturas humanas dispostas a cerca de 10 metros de profundidade. Ele representa a vida no cotidiano e dá para ser visto em um passeio de snorkel, mergulhando ou através de um barco de vidro todo fechado.


Veja também: San Andrés, o Caribe a seu alcance


Dicas extras para a sua viagem para Cancun:

Antes de terminarmos, vamos passar algumas dicas muito importantes para vocês conseguirem organizar melhor a viagem e irem ainda mais confortáveis e com a certeza de que não está faltando nada para curtirem muito o paraíso que é Cancun. Para saber mais, é só continuar lendo!

tudo sobre cancun placa
Cancún é um destino perfeito para toda a família!

Já sabe onde se hospedar em Cancun?

O melhor lugar para se hospedar em Cancun é no centro ou zona hoteleira por ter fácil acesso a praias, bares e restaurantes. Em Playa Del Carmen opte por ficar perto da 5ª Avenida. Abaixo cito 3 hotéis que são boas opções de hospedagem em Cancun.

Um hotel resort all inclusive que indico é o Hard Rock Hotel, com piscina de borda infinita, restaurantes de luxo e bares modernos, quadras de esportes, piscinas para as crianças e spa para os adultos. Sem dúvida, ele é um dos melhores da região.

O Hotel Batab localizado no centro da cidade também tem ótimas instalações e recomendações. O preço da diária é bem justo e mais econômico que os resorts e ele fica a 30 minutos de carro do aeroporto e a 3 quadras da rodoviária, além de contar com um restaurante local.

Agora para os amantes de economia, os viajantes que estão sozinhos ou em poucas companhias, que gostam de conhecer pessoas novas e não ligam muito para luxo, indicamos os hostels. O Agavero Hostel é uma ótima opção com boa localização e staff gentis, camas confortáveis, lockers nos quartos e café da manhã incluso.

o que fazer em cancun hard rock hotel
O complexo incrível do Hard Rock Hotel. (Foto: divulgação Booking)

Você já tem o seu Seguro viagem para Cancun?

Você já deve estar cansado de saber que seguro viagem é muito importante, independentemente de o país pedir como item obrigatório ou não. Já vi muitos casos de malas extraviadas, pessoas que passaram mal, sofreram pequenos acidentes ou precisaram de ajuda médica durante viagens. E isso tem um custo muito alto lá fora.

Seguro Viagem: America Central
Affinity 60 Student Mundo (exceto EUA)  + Telemedicina Affinity 60 Student Mundo (exceto EUA) + Telemedicina Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (SUPLEMENTAR) R$ 29/dia*

E numa viagem como essa para Cancun, cheia de adrenalina, nunca sabemos o que pode acontecer, então é melhor ir precavido para poder viajar despreocupado. A plataforma que nós usamos sempre e recomendamos é o site da Seguros Promo, que faz uma comparação de preços das melhores seguradoras do mercado.

Além da comparação, você ainda consegue comprar o seu plano de seguro viagem diretamente pelo site. E o melhor de tudo, é que os leitores do Mala de Aventura têm vantagem ao adquirir um seguro pelo site da Seguros Promo. Basta usar o nosso código MALADEAVENTURAS no final da compra, para ganhar 5% OFF.

seguro viagem itália janela avião
Não esqueça do seu seguro viagem para viajar tranquilo!

Chip Internacional México

Outra dica que não poderia esquecer de compartilhar é sobre o chip internacional. Facilita muito e não tem como viajar sem um. Garantir uma conexão boa lá fora é muito válido tanto para maior praticidade, quanto para maior comodidade.

O chip que usamos sempre e super recomendamos é o da Yes Brasil, que oferece ótimos pacotes com ótimos preços. Além de ter a melhor cobertura, você ainda vai ter 10% de desconto comprando o seu chip Yes Brasil pelo site da Viaje conectado, usando o nosso código MALADEAVENTURAS no final da sua compra. Legal, né?


Pronto para embarcar para Cancun?

Depois dessa lista cheia de atrações e dicas imperdíveis de o que fazer em Cancun, seja para crianças ou adultos, seja para dias de sol ou chuva, você deve estar com o seu roteiro pronto para embarcar, né? Então não deixa de nos contar depois, por aqui nos comentários, como foi a sua experiência por lá. Nós amamos saber! Boa viagem!


Aproveite para ler também:

Quem escreve | @juuhvieira_
Juliana
Produtora audiovisual, amante de cinema, viagens, fotografia e escrita. A colaboradora faz de qualquer tempinho off um motivo para explorar um cantinho novo, fotografá-lo e quem sabe criar uma grande história.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *