Se você busca um pedaço do paraíso na terra, onde é possível ter paz, tranquilidade e muito contato com a natureza, Ibitipoca é o destino ideal para você! Neste post, vamos compartilhar as melhores dicas para você planejar a sua viagem: onde fica, como chegar, quando ir, onde se hospedar e o que fazer em Ibitipoca.

Curioso(a) para conhecer os melhores passeios em Ibitipoca? Então continue sua leitura para se se surpreender!


Por que viajar para Ibitipoca MG?

Ibitipoca é aquele tipo de destino que você visita uma vez, se apaixona e quer voltar na primeira oportunidade. Eu mesma já visitei a vila ao menos 5 vezes e nao me canso de fazer as trilhas, mergulhas nas cachoeiras e passear pela vila. Costumo dizer que sou viajante raiz de Ibitipoca! rsrs Comecei a frequentar a região muito antes da Janela do Céu ficar famosinha no Instagram.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Conhecido por suas belezas naturais, Ibiti (como é chamada pelos íntimos) conta com inúmeras cachoeiras, lagos, grutas e cavernas. Ou seja, é o destino perfeito para quem gosta de praticar trilhas, fazer viagens mais roots e aventureiras.

ponte de pedra ibitipoca
Ibitipoca é o destino perfeito para quem curte ecoturismo

Além disso, o vilarejo é um charme a parte. Suas ruas de paralelepípedo com igrejinhas e casinhas rústicas de séculos passados, conferem ao local um ar bucólico e típico das cidadezinhas do interior do país.

Mas não pense que Ibitipoca é só sossego. À noite você também pode curtir os barzinhos e restaurantes da vila, que ficam super agitados nos finais de semana e feriados da alta temporada (especialmente em julho).

Não deixe de aproveitar também a culinária mineira (que, na minha opinião, é uma das melhores do Brasil) e jogar conversa fora nos bares do vilarejo saboreando uma bela cerveja artesanal. O centrinho da vila de Ibitipoca é uma delícia!

ibitipoca vista de drone
A simples e sossegada vila de Ibitipoca vista de drone | foto por @gaiavani

Então vamos descobrir o que fazer em Conceição do Ibitipoca? Além de compartilhar os lugares imperdíveis para você incluir no seu roteiro, vou falar um pouco sobre a melhor época para visitar a região, qual é a melhor maneira de chegar e os melhores hotéis para você se hospedar.

Dessa forma, você vai poder planejar toda a sua viagem com mais facilidade. Se você é leitor assíduo do blog, já sabe que aqui a gente adora compartilhar as melhores dicas para você viajar mais e melhor.


Onde fica Ibitipoca MG

Conceição do Ibitipoca fica localizada na Zona da Mata mineira, a cerca de 80km de Juiz de Fora. O vilarejo é distrito do município de Lima Duarte e faz parte da Serra da Mantiqueira.

Como chegar em Ibitipoca MG

O aeroporto mais próximo de Ibitipoca fica em Juiz de Fora, contudo, é mais provável que você encontre melhores ofertas de vôos para o Rio de Janeiro ou para Belo Horizonte. A partir daí, a melhor forma de seguir viagem é de carro.


#DicaDaGaia: Se você precisar alugar um carro, minha sugestão é o site RentCars. Lá você consegue comparar o preço das melhores locadoras do país e garante as melhores ofertas e modelos de veículos!

Clique aqui para fazer a sua cotação de preços na RentCars.


Partindo do Rio de Janeiro você deve pegar a BR 040 sentido Belo Horizonte e, após Juiz de Fora, seguir pela BR 267 até a cidade de Lima Duarte. Depois disso é só pegar a estradinha que leva até Conceição do Ibitipoca.

São cerca de 270km de distância e esse trajeto leva pouco mais de 4 horas. Fique atento pois existem pedágios durante o caminho. Além disso, a estrada entre Lima Duarte e Ibitipoca é bem precária e em caso de chuva pode ser que a estrada fique em piores condições.

Para quem parte de Belo Horizonte, o trajeto é pela BR 040 sentido Rio de Janeiro e, logo antes de Juiz de Fora, é necessário seguir pela BR 267. A viagem de 330km leva cerca de 5h30.

por do sol em ibitipoca
Por do sol na estrada em Ibitipoca

Qual é a melhor época para ir à Ibitipoca MG?

De modo geral, o Estado de Minas Gerais costuma ser bem quente, mas com muitas chuvas durante o verão. Já o inverno tende a ser mais seco e o frio pode ser bem pesado! Ibitipoca não foge à regra e funciona exatamente desta forma.

Assim como os demais destinos de montanha da região sudeste do Brasil, os meses mais adequados ao montanhismo são de maio a setembro. Além dos dias lindos e perfeitos para trilhas, nesta época também é possível curtir o friozinho e o clima de montanha nas deliciosas pousadas de Ibitipoca.

Outro atrativo do inverno em Ibitipoca são os festivais de música que lotam a vila todos os anos: o Ibitipoca Jazz e o Ibiti Blues.

o que fazer em ibitipoca: trilhas
Em Ibitipoca, os meses de maio a setembro são os mais procurados para as trilhas

O verão tem um clima mais gostoso para curtir as cachoeiras, porém é uma época com mais incidência de temporais. E o que fazer em Ibitipoca com chuva?

Se você chegar em Ibitipoca e começar a cair aquela chuva, talvez não seja possível conhecer o parque. A depender da previsão, eles fecham por causa do grande risco dos raios.

Neste caso, minha dica é que você aproveite o clima chuvoso para relaxar na pousada. Outra opção é aproveitar para conhecer mais da vila e provar as delícias culinárias locais. Mais a frente compartilharei minhas dicas de restaurantes!


Leia também:

Ecoturismo no Brasil: os 25 melhores destinos nacionais para os amantes da natureza


Onde ficar em Ibitipoca MG?

Na minha opinião, as pousadas são parte importante para que sua viagem para Ibitipoca seja um sucesso, então é importante escolher bem onde você vai ficar.

Apesar de Ibitipoca ser um lugar mais rústico e rodeado de natureza, existem opções para todos os tipos de viajantes, inclusive para aqueles que gostam de mais conforto. Não vá esperando luxo, mas sim, chalés e pousadas super aconchegantes e com aquele clima gostosinho de serra.

Hotel Serra do Ibitipoca (Nota 8,8 no Booking) – nossa escolha!

Hotel Serra do Ibitipoca foi o que nós escolhemos para a nossa visita à vila. Os chalés são amplos e afastados uns dos outros, garantindo  tranquilidade para todos os hóspedes.

Com piscina ao ar livre, churrasqueira, sauna, salão de jogos, bar e banheira de hidromassagem disponível para os hóspedes, o local se posiciona como um “hotel lazer” justamente pelas suas comodidades extras e atividades maravilhosas.

Isso sem falar do caprichado buffet de café da manhã que é servido diariamente e do restaurante que funciona para almoço e jantar. Nós amamos o serviço e toda a infraestrutura oferecida pelo estabelecimento. Recomendamos bastante!

chales para família em ibitipoca
Nosso chalé na Serra do Ibitipoca

Repousada Chalés (Nota 8,7 no Booking)

Outra excelente opção de para quem busca contato com a natureza e privacidade é a Repousada Chalés. A pousada tem um ar rústico, além de ser um lugar bem calmo e tranquilo em meio a muito verde.

Os chalés são bem espaçosos e confortáveis. Além disso, a pousada conta com piscina, sauna, salão de jogos, entre outras comodidades. Aproveite aquele típico café da manhã mineiro que é servido diariamente e se preferir a pousada conta com um restaurante que serve uma boa comida italiana.

Chalés Belo Vale (Nota 8,3 no Booking)

A apenas 3km da entrada do Parque Estadual encontramos os belos Chalés Belo Vale. Também com ares rústicos, os chalés são muito bem equipados, contando inclusive com uma sala de estar e uma pequena cozinha em cada chalé.

Distante 1km do centro de Ibiti, os Chalés Belo Vale são perfeitos para quem está buscando fugir da correria do dia a dia e quer repor as energias em meio à natureza.


Confira nossa seleção completa de pousadas em Ibitipoca com 10 pousadas e chalés super charmosos na vila.


O que fazer em Ibitipoca: passeios imperdíveis

Ideal para quem curte contato com a natureza tranquilidade, o vilarejo vem se tornando um dos lugares de ecoturismo mais badalados da região sudeste do Brasil.

Conhecido por suas belezas naturais, o lugar conta com inúmeras cachoeiras, lagos, grutas e cavernas. Ou seja, é o destino perfeito para quem gosta de praticar trilhas, fazer viagens mais roots e aventureiras. São três rotas principais: a famosa Janela do Céu, o Circuito das Águas e o Pico do Peão.

o que fazer em ibitipoca: cachoeiras
As águas geladas do Parque de Ibitipoca são ótimas para recarregar as energias

Abaixo vou comentar sobre cada atrativo de Ibitipoca para que você possa planejar sua viagem tim-tim-por-tim-tim!

O que fazer em Ibitipoca: trilhas do Parque Estadual do Ibitipoca

O Parque Estadual do Ibitipoca é a grande atração desse pequeno vilarejo e, como mencionei acima, existem três circuitos possíveis. Antes de comentar um pouco sobre cada um, compartilharei algumas informações importantes sobre o local.

Para início de conversa, é importante que você saiba que o parque possui uma limitação de 1.000 visitantes por dia e, como não existe forma de reservar sua entrada antecipadamente, minha dica é que você pule da cama cedinho e já garanta seu lugar! Lembrando que o parque abre às 7h da manhã e fica aberto até às 18h.

Logo na entrada existe um museu em homenagem ao botânico Auguste de Saint-Hilaire e lá você poderá pedir informações sobre os circuitos disponíveis no parque. Além disso, você encontrará também uma lojinha, banheiros e uma lanchonete que serve de lanchinhos à refeições completas.

mirante ponte de pedra ibitipoca
Um dos visuais mais legais do Parque de Ibitipoca: o Mirante da Ponte de Pedra

A estrutura do parque é bem bacana e ele possui também estacionamento, porém as vagas são limitadas. Portanto, caso você esteja indo de carro, chegue cedo para garantir a sua vaga. Existe um outro lugar para estacionar, mas ele fica mais afastado da entrada do parque e é provável que no final do dia você fique sem disposição para chegar até lá.

Ingressos:

  • Adulto: R$20 durante a semana; R$25 finais de semana e feriado.
  • Crianças até 5 anos e maiores de 60 anos não pagam entrada.
  • Estudantes que apresentarem carteirinha: R$10 durante a semana; R$12,50 nos finais de semana e feriado.

Estacionamento:

  • Carros: R$25
  • Motos: R$20

Agora vamos conhecer um pouco sobre as trilhas disponíveis no Parque Estadual do Ibitipoca?

trilhas do parque estadual do ibitipoca
As trilhas de Ibitipoca são super bem demarcadas e contam com placas indicativas pelo caminho

1. Circuito das Águas

O Circuito das Águas é perfeito para quem não está acostumado a fazer trilhas. É também uma boa opção para quem estiver planejando uma viagem com crianças. São apenas 5km de extensão com poucos aclives e declives, ou seja, é uma trilha fácil e recomendada para todas as idades.

Ao longo do caminho é possível fazer diversas pausas para mergulho nas águas cor de Coca-Cola. Além disso, você vai passar por grutas belíssimas, como a Ponte de Pedra. Outra parada legal é a Cachoeira dos Macacos, que possui cerca de 30m de altura e uma piscina natural perfeita para aquele mergulho gostoso.

cachoeiras de ibitipoca
O Circuito das Águas, em Ibitipoca, conta com diversos pontos para banho.

Apesar de ser uma trilha de 3 horas, recomendo dedicar um dia inteiro apenas para esse circuito. Dessa forma, você poderá curtir cada mirante e cada poço com calma. Ah! E antes que eu esqueça, as águas são BEM geladas.

2. Circuito da Janela do Céu

O circuito que colocou o Parque Estadual do Ibitipoca no mapa foi o Circuito da Janela do Céu! Ele é o maior circuito do parque, mas vai por mim, vale a pena percorrer cada quilômetro dos 16km desse circuito!

Apesar da subida íngreme, a vista da Cachoeira da Janela do Céu faz você esquecer de todo o cansaço. Além do mais, depois de um revigorante mergulho nas águas geladas do local, dá para finalizar o trajeto de boa. E como diria o ditado: “para descer todo santo ajuda”! rsrs

janela do céu ibitipoca
A Janela do Céu é o destaque do Parque Estadual de Ibitipoca e dá para entender o porquê, né?

Ao longo das 6-8h de caminhada desta trilha de nível médio, você ainda se depara com diversas grutas incríveis, como Gruta da Cruz, dos Fugitivos, dos 3 arcos e do Moreira.

Dicas: não esqueça de usar um boné ou chapéu e protetor solar, pois a maior parte da trilha é descampada. Além disso, recomendo o uso de tênis ou botas de trilha.

3. Circuito do Pião

Por fim, mas não menos importante: o Circuito do Pião. Embora ele não seja tão procurado pelos visitantes do parque quanto os outros dois, ele certamente não poderia ficar de fora dessa lista com o que fazer em Ibitipoca! Se você tiver ao menos 4 dias no vilarejo, recomendo incluí-lo na sua programação.

Esse circuito possui cerca de 11km (você vai levar entre 4 e 5h para chegar até o topo) e muitas subidas até o topo onde se tem um mirante com uma vista de tirar o fôlego! Pelo caminho, a natureza surpreende com formações rochosas interessantes e plantas super diferentes.

liquen vermelho ibitipoca
Você sabia que o líquen vermelho na natureza é sinal de qualidade do ar?

Até 2019 o Circuito do Pião não possuía paradas para banho de cacheira, mas desde então 3 paradas foram inclusas: a Cachoeira da Pedra Furada, a Cachoeira do Encanto e o Poço do Campari. Acho ótimo parar nesses pontos para recuperar o fôlego e se refrescar, ainda mais se o dia estiver quente.

Além disso, esse circuito possui diversas grutas para explorar, então a lanterna é item essencial na sua mochila. Dentre elas: a Gruta dos Viajantes, considerada a mais bonita de todo o parque, a Gruta do Monjolinho, e a Gruta do Pião.

Ao chegar no final da trilha, a 1720m de altitude, nos deparamos com as ruínas da Capela Senhor Bom Jesus da Serra. Sem dúvidas, uma ótima forma de se encerrar a trilha!


Veja também: 14 dicas essenciais para quem está começando a fazer trilhas


O que fazer em Ibitipoca: fora do parque

Se você pensa que Ibitipoca se resume ao parque você está muito enganado! Existe muito o que fazer em Ibitipoca fora do parque e eu vou te mostrar aqui as outras opções de atividades da vila.  Além dos circuitos do parque, ainda é possível muito contato com a natureza fazendo trekking, cavalgadas, passeios de jeep, entre outros.

4. Pico da Água Santa

O roteiro que leva até o Pico da Água Santa, na divisa entre a Zona da Mata Mineira e o Sul de Minas, é uma dessas atividades bem legais para experimentar em Ibitipoca. Para se chegar até lá, é possível ir a pé, a cavalo ou de jeep.

O percurso é lindo e repleto de grutas e nascentes. Recomendo incluir parada na Vila dos Moreiras para almoçar a típica comida mineira na casa da Dona Lúcia Baumertz, com direito a fogão a lenha e tudo mais!

5. Souza do Rio Grande

Outro passeio que também é muito bonito é o de Souza do Rio Grande. Ao longo do trajeto você vai se deparar com estruturas geológicas muito curiosas, como a pedra que se equilibra. No mesmo dia, você ainda vai poder navegar pelo Rio do Peixe de bote e, no final, experimentar aquele almoço tradicional mineiro que ninguém abre mão!

6. Janela do Céu por baixo

Por fim, há a trilha da Janela do Céu por Baixo , onde você tem a oportunidade de ver as 7 quedas da tão famosa cachoeira de um ângulo totalmente diferente. Sem dúvidas é uma caminhada em meio a natureza que vale muito a pena conhecer!

O que fazer em Ibitipoca: a vila e os restaurantes

Depois de explorar as trilhas e cachoeiras da região, o que fazer em Ibitipoca a noite ou no fim da tarde? Sua viagem não estará completa se você não reservar um tempo para conhecer a charmosa e aconchegante Vila de Conceição do Ibitipoca!

A vila em si não possui infraestrutura turística. Só para você ter ideia, posto de gasolina e caixa eletrônico são duas coisas que você só encontra em Lima Duarte. Então é bom já se precaver e deixar o tanque abastecido e dinheiro vivo na carteira.

o que fazer na vila de ibitipoca
A Igreja Matriz, típica das cidades do interior de Minas Gerais

7. As igrejas da vila de Ibitipoca

Na rua principal da vila, a Rua Olga Silva Oliveira, você vai encontrar diversas lojinhas de artesanato para comprar as tradicionais lembrancinhas para amigos e familiares. Além disso, existem duas igrejinhas fofíssimas para se conhecer, a Igreja Matriz e a da Nossa Senhora da Conceição.

8. Os melhores bares e restaurantes de Ibitipoca

E se você busca opções de restaurantes, boas opções não faltam. Antes de mais nada, não deixe de experimentar a cerveja artesanal local na Cervejaria Ibiti Beer, que fica em frente a uma pizzaria bem boa chamada Serra Nostra. Outra opção bem gostosa de restaurante é o Espaço Gastronômico Serrafina, que serve o melhor da comida mineira, além de massas deliciosas.

Agora se você procura o que fazer em Ibitipoca à noite vá ao famoso Bar do Firma. A decoração é um tanto quanto inusitada, eu diria, mas aquele monte de coisa pendurada não diminui a animação de quem visita. Há quem diga que é o bar mais legal do mundo! Só indo mesmo para você tirar a dúvida.

9. O pão de canela tradicional de Ibitipoca

Não pense em ir embora sem experimentar o tradicional pão de canela local. Nas padarias locais você encontrará com facilidade e eu tenho certeza de que você vai querer levar alguns para casa! Hmmm, só de lembrar do cheirinho do pão de canela de Ibiti fico com água na boca!

artesanato ibitipoca
Além do pão de canela, é possível encontrar lojinhas de artesanato super bacanas no centrinho de Ibitipoca

Roteiro Ibitipoca

Agora que você já sabe como chegar, onde ficar e o que fazer em Ibitipoca, vou compartilhar aqui uma sugestão de roteiro para te ajudar a planejar a sua viagem.

Primeiramente separamos o que fazer em Ibitipoca 2 dias, para quem tem apenas um final de semana. Em seguida, há uma opção com 4 dias, para você que tem mais tempo por lá.

O que fazer em Ibitipoca em 2 dias

Dia 1 – Janela do Céu: não tem como conhecer Ibitipoca e não visitar esse circuito super badalado, não é mesmo? Dessa forma, recomendo que seu primeiro dia seja destinado a conhecer a bela Janela do Céu. À noite, recomendo uma ida o Bar do Firma para experimentar a cerveja artesanal local.

Dia 2 – Circuito das águas: No segundo dia, minha dica é que você pegue leve e vá conhecer o Circuito das Águas. Ele é mais tranquilo e você poderá aproveitar para repor as energias nas piscinas naturais. Assim você volta para casa totalmente renovado.

O que fazer em Ibitipoca em 4 dias

Dia 1 – Circuito das Águas: Nesse roteiro de 4 dias, que tal começar pela trilha mais fácil? Dessa forma você vai se preparando para as trilhas mais íngremes do parque. À noite, você pode visitar o centrinho da vila para experimentar a pizza do Serra Nostra.

Dia 2 – Janela do Céu: Acorde bem cedinho para conhecer o circuito mais famoso do Parque Estadual do Ibitipoca. Depois de ficar boquiaberto com a beleza da Janela do Céu e da canseira da trilha, recomendo tirar a noite para descansar e curtir a sua pousada.

Dia 3 – Passeio fora do parque: dia de fazer um passeio fora dos limites do parque. Você pode escolher entre alguma das opções que citei acima, tenho certeza de que vai adorar! E à noite conheça o Bar do Firma.

Dia 4 – Circuito do Pião: Para fechar seu roteiro de quatro dias, por que não conhecer o circuito menos explorado do Parque? O Circuito do Pião tem um visual incrível da Serra da Mantiqueira.

roupas adequadas para trekking
Na hora de planejar a sua viagem, lembre-se de selecionar roupas adequadas para a prática de trilhas em montanha, como um bom corta vento e um fleece.

Pronto para conhecer Ibitipoca (MG)?

Depois de tanta dica legal sobre esse lugar incrível chamado Ibitipoca, tenho certeza que você está pronto para a sua viagem! Caso você tenha alguma dúvida, é só deixar um comentário aqui embaixo. Vamos adorar falar com você!


Outros posts que você pode se interessar:

Viagem a dois: as melhores dicas de destinos próximos ao Rio de Janeiro

10 passeios de ecoturismo em Petrópolis

O que fazer em Carrancas, a cidade das cachoeiras

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *