Itacaré é um verdadeiro paraíso baiano, bem próximo de Ilhéus. Lá você vai encontrar praias ainda muito preservadas, cercadas por Mata Atlântica. Trilhas, cachoeiras, praias paradisíacas, muito surf e um clima bem “good vibes” te esperam em Itacaré.

E se você estar procurando o que fazer em Itacaré, chegou no post certo. Preparamos as melhores dicas de passeios que definitivamente não podem ficar de fora do seu roteiro. Continue lendo para se apaixonar por Itacaré!


Como chegar em Itacaré

Veja abaixo duas maneiras de como chegar em Itacaré. Nós optamos por avião + carro, e achamos bem tranquilo, não foi uma viagem cansativa. São apenas 1h30 de vôo entre BH e Ilhéus. Já do RJ, são 2h de vôo.

  • De avião

O aeroporto mais perto de Itacaré é o de Ilhéus (IOS). Há vôos diários das companhias Tam, Gol, Azul e Avianca saindo de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador. Ao desembarcar em Ilhéus, a forma mais fácil e prática para chegar em Itacaré é de carro.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

A gente alugou através do site Rent Cars, que faz um comparativo entre as melhores locadoras da região e tem sempre o melhor preço. Do aeroporto até o centro de Itacaré são, em média, 1h de estrada.

Se você não quiser alugar um carro, pode optar para fazer o trecho Ilhéus x Itacaré de ônibus ou transfer.

  • De carro ou ônibus

Se você estiver em Salvador, a melhor opção é pegar o ferry boat para “Bom Despacho”, na Ilha de Itaparica e de lá seguir de carro ou de ônibus pela BA-001. Os ônibus das empresas Águia Branca e Cidade Sol operam de hora em hora entre o terminal do ferry-boat de Bom Despacho e Itacaré. O preço da passagem está em torno de 33 reais. O tempo de viagem é de aproximadamente 4 horas.

Partindo do sul, como Porto Seguro, Arraial D’Ajuda ou Trancoso, é melhor ir pela BR-367 até Eunápolis, depois seguir pela BR-101 sentido Itabuna.

roteiro itacaré
As praias lindas da costa de Itacaré

Qual é a melhor época para ir a Itacaré

Sempre falo que a melhor época é a que você pode ir. Mas, é claro, é importante levar alguns fatores em consideração na hora de marcar a sua viagem para Itacaré.

  • Meses mais chuvosos 

Pode chover em Itacaré todos os dias, mas os meses que apresentam maior índice de chuvas são Março, Abril e Novembro. A partir de Abril é considerado inverno, marcado por bastante chuva e temperaturas mais baixas.

  • Meses mais quentes e com menos índice de chuva

Aposte em Agosto, Setembro e Outubro para não pegar chuva em Itacaré! Os meses apresentam menor índice, variando de 96mm a 117mm. É comum chover todos os dias, mas sempre uma pancada de chuva rápida, que pode ser à noite ou de madrugada.

  • Alta temporada

A alta temporada em Itacaré coincide com os meses de verão e feriados prolongados, como ano novo, carnaval e páscoa. Nessa época, a cidade fica mais cheia, com preços mais elevados.

roteiro itacare
Prainha, uma das praias mais bonitas de Itacaré!

O que fazer em Itacaré

Selecionamos 15 passeios imperdíveis para você que está se perguntando o que fazer em Itacaré. São passeios que tivemos a oportunidade de vivenciar e outros que faltaram no nosso roteiro, por causa do tempo disponível.

Leia abaixo a nossa lista com os melhores passeios em Itacaré:


#1 Passar o dia na Prainha pegando jacaré

A Prainha é uma das praias selvagens mais famosas de Itacaré. Não é simples chegar até ela, deixando-a ainda mais especial e vazia!

É preciso fazer uma trilha de quase 1h, partindo da Praia da Ribeira, no centro de Itacaré. Chegando na Prainha, você vai encontrar uma praia não muito grande, com muitos coqueiros, mar azul e ondas boas para surfar ou pegar jacaré!

O que fazer em Itacaré: 15 passeios e experiências imperdíveis para incluir no seu roteiro
Prainha e sua belíssima paisagem!

É uma delícia para passar o dia todo – inclusive, tem uma barraquinha que vende água de côco, açaí e frutas frescas, mas vale a pena levar um sanduíches e biscoitos.


#2 Conhecer a Praia de São José e tirar muitas fotos

Se você ainda tiver disposição sobrando, que tal esticar a trilha da Prainha até a Praia de São José? É a praia que fica logo após a Prainha e é muito linda. Menorzinha, com muuuitos coqueiros na beira do mar e uma paisagem realmente impressionante.

praia de são josé
A Praia de São José é vazia e muito bonita, cercada por coqueiros!

Você não vai querer parar de tirar fotos: cantinhos com água mais calma e pedras embelezam ainda mais a praia.


#3 Fazer a trilha até a Praia de Jeribucaçu e comer um peixe na brasa

Vale a pena reservar um dia inteiro para curtir a Praia de Jeribucaçu – isso porquê é preciso ir de carro, dirigindo cerca de 25 minutos do centro de Itacaré. Depois de estacionar o carro, ainda é preciso fazer uma trilha de uns 25 minutos, com bastante subidas e descidas para, finalmente, chegar na praia.

A Praia de Jeribucaçu é lindíssima! Muitos coqueiros, água quentinha e, dependendo da época do ano, você vai encontrar ótimas ondas para o surf ou um mais mais tranquilo para relaxar.

roteiro itacaré jeribucaçu
A Praia de Jeribucaçu é incrível!

É nessa praia que, na maré alta, acontece o encontro do rio com o mar, formando uma “piscina” super gostosa.

Super dica: chegue cedo na praia e vá direto nas barraquinhas que vendem peixe fresco. Você escolhe o peixe que você quer, marca um horário para almoçar e eles servem o peixe na brasa com acompanhamentos. Uma delícia!


Leia também: Roteiro Itacaré: o que fazer em 7 dias + dicas de viagem


#4 Passar o dia na Praia de Itacarezinho

Você não pode deixar de conhecer a Praia de Itacarezinho. É outra dica muito boa de o que fazer em Itacaré. Para chegar, você deve dirigir até o kilômetro e deixar o carro no estacionamento (R$50).

itacarezinho restaurante
Na entrada da Praia de Itacarezinho, através do Restaurante Itacarezinho

Ao contrário das praias citadas acima, itacarézinho é enorme, com extensa faixa de areia. É ótima para o surf também!

Você pode passar o dia todo por lá – é só estender a canga ou ficar nos lounges e espreguiçadeiras do Restaurante Itacarézinho (falarei mais sobre esse restaurante no tópico abaixo!). Outra dica é aproveitar para caminhar pela praia e passar na frente do Txai, um hotel de luxo que fica nessa mesma praia!


#5 Comer uma moqueca bem gostosa no Restaurante Itacarézinho

O Restaurante Itacarézinho fica na praia de mesmo nome e atrai muita gente por causa do seu cardápio delicioso e sua localização privilegiada, de frente pro mar.

A boa é pegar uma mesa ou lounge (tem consumação mínima!) e passar o dia todo dividindo entradinhas e tomando drinks (destaque pra caipirinha de cacau e o Gin Tônica que estava uma delícia).

o que fazer itacaré
Moqueca de camarão com banana da terra do Restaurante Itacarézinho

Para comer, não deixe de pedir os dadinhos de tapioca e a moqueca de camarão com banana da terra, a nossa preferida! Outros pratos que adoramos foi o peixe com arroz negro e o filé mignon com ristoto funghi. Tudo muito fresco e saboroso!

Telefone:  +55 73 99931-1852
Endereço: BA 001, KM 50 da Rodovia de Ilheus – Itacaré,


Leia também: Itacaré: as melhores dicas para você planejar a sua viagem


#6 Assistir ao pôr do sol no Mirante do Xaréu

O Mirante do Xaréu é super famoso para assistir ao sol se pôr. Fica no centro de Itacaré, perto da Praia da Concha, e é bem fácil de chegar. Se você for de carro, tem algumas vagas na rua, mas, se tiver muito cheio (sempre fica!) há um estacionamento bem em frente.

o que fazer itacaré
Pôr do sol visto do Mirante do Xaréu

A paisagem que você vai ver é o Rio das Contas junto com o mar. O sol se põe ali na frente e dependendo da época do ano, ele se põe na água, deixando a paisagem ainda mais linda e especial.

Ficam muitos jovens por ali e vi um barzinho bem legal, com música, ali perto. Pode ser uma boa para tomar uma cervejinha gelada ou um suco bem refrescante enquanto espera o sol se pôr!


#7 Comprar artesanatos locais

Há dois lugares bem legais para encontrar artesanatos locais: perto da praia das conchas e na feirinha da Rua Pituba, próximo ao restaurante “Tio Gu”.

Nas lojinhas próximas à Praia das Conchas, encontrei esse chapéu grandão da foto, que foi ótimo para me proteger do sol e para deixar as fotos mais bonitas e praianas. Paguei apenas R$25! Também garimpei jogos americanos de madeira, tábua de madeira, palitinhos e colheres.. Tudo de madeira! O trabalho é muito bem feito e com ótimo preço.

o que fazer itacaré artesanato
Lojinha de artesanato em Itacaré!

Já na feirinha da Rua Pituba, você vai encontrar muitas opções de colares, pulseiras, brincos…! Todos os tipos de acessórios, bem praianos! Também vi uma barraquinha com objetos bem legais de decoração, como arandelas, luminárias, itens para a cozinha…! Vale a pena comprar lembrancinhas de Itacaré nesses lugares!


#8 Se hospedar em uma casa com piscina de borda infinita

Na nossa viagem para Itacaré, optamos por dois tipos de hospedagem: casa e pousada.

Ficamos na Casa Boa Sorte por 3 noites. Ela fica dentro do Condomínio Villas de São José, bem pertinho da Prainha e da Praia de São José. Além da proximidade com essas praias, o destaque vai para a piscina com borda infinita que tínhamos à nossa disposição. E, pra completar, água quentinha!

Adoramos os nossos dias na Casa Boa Sorte, com certeza deixou a viagem ainda mais especial. E, nesse caso, a hospedagem também vira uma atração, né? A gente mal saía da casa para conhecer as praias e já dava vontade de voltar para aproveitar a piscina maravilhosa.

o que fazer em itacaré
Piscina maravilhosa da Casa Boa Sorte, onde nos hospedamos em Itacaré

Nas últimas 3 noites decidimos nos hospedar na Pousada Vila do D’engo, que fica pertinho da Rua Pituba, no centro de Itacaré. Assim, foi melhor para sair à noite, conhecer os restaurantes e barzinhos, que são super animados.

Se você ficou interessado em alugar a casa, pode ficar feliz: ela está disponível no Airbnb e nós temos um cupom com quase R$200 de desconto para quem fizer o cadastro e a primeira reserva. Clique aqui para pegar o desconto. 


#9 Comer um hambúrguer no Bastante Elefante e o Waffle do Coffe & Waffle

Como falei, é a na Rua Pituba e Pituba 2 onde fica o burburinho. Muitos turistas pra lá e pra cá passeando pelas lojas e restaurantes da rua, que é bem extensa! Tenho duas dicas de lugares bem gostosos para você conhecer:

Bastante Elefante é uma hamburgueria descolada, de um gringo. A história do nome é que quando ele estava aprendendo a falar português, comeu um hambúrguer enorme e falou que estava “bastante elefante“. Pronto, o nome colou e deu origem à hamburgueria, que oferece hambúrgueres artesanais super gostosos!

o que comer itacaré
Delicioso hambúrguer do Bastante Elefante

Já o Coffee & Waffle, você não dá nada quando passa na frente. Mas vai por mim: peça a massa de tapioca (tem de farinha e de tapioca) e o recheio de nutella ou doce de leite. A massa é super crocante e o recheio uma delícia. Tem vários toppings pra você colocar e também opções salgadas!

onde comer itacaré
Waffle com massa de tapioca!

#10 Fazer a trilha até a praia de Engenhoca e Havaízinho

Você pode separar um dia do seu roteiro para conhecer as praias Engenhoca e Havaizinho, bastante frequentadas pelos surfistas da região e turistas que estão em busca de aprender o esporte.

A primeira praia da trilha é a Engenhoca, e para chegar, você deve estacionar o carro (no km 12 da rodovia BA-001, sentido Ilhéus) e seguir por uma trilha, caminhando por uns 20 minutos. A dica é continuar caminhando para o canto direito da praia, onde tem umas pedras. Passando dali, há várias piscinas naturais com muitos peixes, que se formam na maré baixa.

Continue na mesma trilha, por mais 10 minutos, até chegar na praia Havaízinho, que é bem menorzinha e charmosa! Lá tem algumas barraquinhas – destaque para a Barraca do Bezoro – onde você pode comer um peixe na brasa e tomar um côco gelado.


#11 Fazer o passeio de SUP até a Cachoeira do Cleandro

Mais uma super dica de o que fazer em Itacaré: passeio de SUP saindo da Praia da Concha até a Cachoeira do Cleandro. Esse é, sem dúvidas, um must have para fazer nessa viagem.

A Soul SUP Itacaré tem uma tenda na Praia da Concha e, além de oferecer esse passeio, aluga pranchas de SUP, caiaque, bóias e até canoa havaiana para quem quiser. O passeio até a cachoeira do Cleandro é super especial e muito bem organizado.

passeio SUP itacaré
Pausa para um mergulho durante a remada de SUP até a Cachoeira do Cleandro

Pegamos o SUP na tenda, fomos remando da Praia da Concha até um túnel de mangue, no Rio das Contas. Entramos no túnel e então chegamos na cachoeira. No passeio está incluso: guia (o Thiago é super gente boa e muito paciente), frutinhas, água, chocolate 100% cacau, a entrada da cachoeira (é paga!), as pranchas e um barco de apoio.

Se tiver interesse em fazer esse passeio também, é só entrar em contato com o Thiago:

Telefone: 73 9957-3725
Instagram: @itacaresoulsup


#12 Conhecer as praias urbanas: Concha, Tiririca e Resende

Se você é do time que adora ficar o dia todo na praia, com uma boa estrutura de restaurantes e barraquinhas, as praias urbanas são as melhores escolhas! Na Praia da Concha, por exemplo, uma boa dica é escolher uma mesa no Núúh!! RestoBar, que serve petiscos deliciosos (destaque pro dadinho de tapioca!) e drinks de frente pro mar.

A Praia do Tiririca é famosa pelos esportes. Muitos surfistas vão pra lá para pegar boas ondas e tem também algumas escolinhas para quem quiser se aventurar. Há boas pousadas ali por perto, como a Casa Praia Tiririca e a Pousada Tãnara.

A Praia do Resende é a mais preservada das praias urbanas. Apesar de estar próxima do centro (1.5km), ela é mais vazia e tranquila. Quando a maré está baixa, formam-se piscinas naturais no canto direito da praia.


#13 Tomar uma caipirinha de cacau

Não tem como ir para a Bahia e não experimentar muitas frutas diferentes! E, claro, caipirinhas dessas frutas também!

Já vi a caipirinha servida dentro do cacau em alguns lugares como Morro de São Paulo e Boipeba. Em Itacaré também tem e você não pode deixar de pedir uma para experimentar!

o que fazer itacare capirinha
Caipirinha de Cacau, um clássico de diversas regiões da Bahia

Vi várias barraquinhas vendendo caipirinha de frutas diferentes na Rua Pituba, onde tem os bares e restaurantes. Nas praias urbanas você provavelmente também vai encontrar.


#14 Experimentar chocolates artesanais, 100% cacau, das fazendas da região

Existem várias fazendas de cacau nos arredores de Itacaré. Uma delas é a Vila Rosa Cacau e Cultura, que já se tornou ponto turístico de Itacaré. O casarão chama atenção ainda na estrada e vale a pena demais fazer uma paradinha por lá, para degustar e comprar chocolates artesanais, 100% cacau.

Se você se interessar pelo assunto, pode fazer uma visitação para entender mais de todo o processo do cacau, até virar o tão querido chocolate.

o que fazer itacaré
Não deixe de experimentar chocolates 100% cacau!

Há também outras fazendas na região e lojinhas que vendem chocolate artesanal. Na Cachoeira do Cleandro, por exemplo, eles vendem um potinho de chocolate que é bem gostoso, não deixe de experimentar.

Vila Rosa Cacau e Cultura
Endereço: Estrada Itacaré Taboquinhas, próximo ao km 6.
Telefone: 073-99911-1930 / 073-99975-0954


#15 Bate-volta na Península de Maraú

Você sabia que na Península de Maraú está uma das dez praias mais bonitas do Brasil, a maior piscina natural em extensão do Brasil e a terceira maior baía do Brasil em volume d’água?

Localizada na Costa do Dendê, entre Itacaré e Morro de São Paulo, esse destino apesar de não muito grande, oferece muitas atrações como praias, restingas, recifes de corais, manguezais, cachoeiras, trilhas ecológicas, entre outros. Local ideal para quem procura um grande contato com a natureza, ou apenas descansar em meio a cenários paradisíacos.

Você pode contratar o serviço de transfer ou algum passeio em Itacaré mesmo, para fazer um bate-volta. Há várias lojinhas de turismo na Rua Pituba, a principal da cidade. Outra boa ideia, se você estiver de carro, é fazer o bate-volta por conta própria.

pinterest itacaré o que fazer
Gostou desse post? Salve no Pinterest para consultar sempre que quiser!

Que tal conhecer outros destinos na Bahia?

Trancoso (Bahia): as melhores dicas para você planejar a sua viagem

Conheça os encantos da Península de Maraú, na Bahia

Tudo que você precisa saber para planejar seu trekking pelo Vale do Pati

Caraíva: o que você precisa saber sobre esse lugar mágico na Bahia


 

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *