A região serrana do Rio de Janeiro é muito charmosa. É um verdadeiro paraíso para quem gosta de estar em meio à natureza, curtir um friozinho, jantar em bons restaurantes e fazer passeios ao ar livre.

Itaipava, no Rio de Janeiro, é uma das regiões mais charmosas e cheias de atrativos. Localizada a apenas 1h30 do Rio de Janeiro, Itaipava vem chamando a atenção dos cariocas e até de pessoas de outros estados, como Minas Gerais e São Paulo, que vem para a Serra em busca de tranquilidade.

Excelentes hospedagens, restaurantes renomados e muita natureza é só um pouco do que você vai encontrar por aqui. Fizemos esse post com dicas de o que fazer em Itaipava para você já planejar o seu roteiro e explorar o melhor da região!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


Itaipava, RJ: onde fica e como chegar

Itaipava é um distrito da cidade de Petrópolis. São 2okm entre o centro de Petrópolis e o centrinho de Itaipava, e você pode optar por ir pela BR040 ou por dentro da cidade, passando pelos bairros retiro, corrêas e nogueira. De carro, o tempo desse trajeto varia entre 30 minutos e 40 minutos.

Se você estiver vindo do Rio de Janeiro, são 80km de distância, mais ou menos 1h20 até Itaipava, dependendo do trânsito. É só seguir direto pela BR040, sem entrar na cidade de Petrópolis.


Como se locomover em Itaipava

A melhor forma de se locomover em Itaipava é, sem dúvidas, de carro. O transporte público acaba sendo super demorado e nada prático. Então, recomendo – e muito – que você vá de carro ou alugue um carro para fazer os passeios pela região!

A maioria dos lugares que estão na lista abaixo tem lugar para estacionar o carro – apenas alguns cobram estacionamento. Não é muito comum você ver as pessoas andando pelas ruas em Itaipava, já que as calçadas são estreitas e tudo foi construído em torno de uma estrada. É mais comum você ver as pessoas andando de carro mesmo – o que, por um lado, é ruim, já que nos finais de semana costuma formar um trânsito na entrada do distrito.

Se você precisar alugar um carro, dê uma olhada no site Rent Cars. Já alugamos carros por esse site para diversas viagens e sempre tivemos boas experiências. O site compara o valor de diversas locadoras e sempre tem bons preços!


Clique aqui para pesquisar o melhor carro para a sua viagem para Itaipava


o que fazer em itaipava
Itaipava vista do alto!

Onde se hospedar em Itaipava

Antes de compartilhar a lista com nossos lugares preferidos em Itaipava, devo dizer que uma das partes mais importantes da sua visita à cidade é um bom hotel. E Itaipava tem opções muito charmosas, para todos os gostos e bolsos!

Há diversas opções de hospedagem com ótima área de lazer, cercada por natureza. Há também opções mais centrais, próxima dos restaurantes e shoppings. E se você preferir casas para alugar no Airbnb, pode ter certeza que encontrará uma que é a sua cara.

Abaixo, listei 6 hotéis e pousadas que a gente adora aqui na região. Aproveite para fazer a sua reserva com antecedência e garantir o melhor preço!

Próximo do centrinho de Itaipava:

Cercado por natureza:

Perfeito para casais:


Garanta R$179 de desconto na sua primeira reserva no Airbnb!


O que fazer em Itaipava: 20 passeios imperdíveis para incluir no seu roteiro

Separei 20 passeios imperdíveis para você incluir no seu roteiro por Itaipava, com ótimas dicas de coisas que eu adoro fazer na região aos finais de semana.

Eu moro em Petrópolis desde que nasci e sou apaixonada por essa cidade. Já explorei cada cantinho daqui e, mesmo assim, sempre me surpreendo com algum novo restaurante ou cervejaria e até mesmo uma nova cachoeira.

Espero que goste da seleção e que ela te ajude no seu passeio por Itaipava, RJ!


01. Comprar verduras frescas e flores no Hortomercado

O Hortomercado de Itaipava é o melhor lugar para encontrar verduras, frutas e legumes frescos, de pequenos produtores da região! De sexta a domingo você pode se planejar para fazer compras de produtos de qualidade, super frescos!

Há stands com mel, biscoitos e doces caseiros, queijos, carnes exóticas, flores lindíssimas e muito mais.

o que fazer bar do horto
Frutas e legumes fresquinhos no Hortomercado!

Aproveite para conferir também a feirinha de artesanato que acontece do lado de fora. Você provavelmente vai se apaixonar pelos tapetes e quadros que ficam à venda, além de outros objetos bem legais!

Endereço: Estrada União  e Indústria, 9726
Horário de Funcionamento Hortomercado
: sexta e sábado das 08h às 18h / domingo 8h às 13h.


Se você quiser ir direto na fonte, recomendo conhecer o Brejal, bairro rural de Petrópolis que produz a maior parte dos orgânicos distribuídos para Petrópolis, Rio de Janeiro e arredores. Eles tem um circuito turístico chamado Caminhos do Brejal. É uma delícia!


02. Comer pastel no Bar do Horto

Dentro do Hortomercado há um bar chamado Bar do Horto, super tradicional na região! Vale a pena você se planejar para chegar pela manhã, fazer as suas compras e depois experimentar um dos deliciosos pastéis que são fritos na hora. Tem vários sabores, como cogumelos, truta…!

bar do horto de itaipava
Dica: experimente o pastel de angu do Bar do Horto!

O local também conta com diversos rótulos de cervejas artesanais locais. Ou seja, é uma ótima pedida para o seu final de semana em Itaipava.

O barzinho costuma ficar bem cheio e funciona também de sexta à domingo, das 8h às 18h.


03. Fazer um picnic no Parque Municipal de Itaipava

O Parque Municipal de Itaipava é aquele respiro de natureza que a gente precisa! Por lá, você vai encontrar uma boa área com grama, muitas árvores e sombras. É ótimo para fazer um picnic com a família, principalmente para quem tem filhos pequenos e animais de estimação. Aquele evento super gostoso em família para respirar ar puro e comer um lanchinho delicioso.

picnic em itaipava
Que tal preparar um delicioso picnic em família?

Uma dica é você levar tudo preparado, como mini sanduíches, frutas cortadas… Lá não tem muita estrutura para você fazer o preparo das coisas. Há até uma cantina, que vende algumas coisinhas, mas se eu fosse você, levava tudo prontinho. Depois é só aproveitar!


04. Andar de Bike ou fazer caminhada no Parque Municipal de Itaipava

Ainda no Parque Municipal de Itaipava, uma boa pedida é pedalar, caminhar ou até correr! Há uma ótima ciclovia por lá, bem grande, para você praticar exercícios.

Se não tiver bicicleta ou não conseguir levar a sua, não tem problema, você consegue alugar uma por lá.

Endereço: Estrada União e Indústria, 10.000
Horário de Funcionamento Parque Municipal de Itaipava
: todos os dias, das 07h às 18h


05. Fazer compras na Feirinha de Itaipava

Impossível resistir a dar uma passadinha na Feirinha de Itaipava! São mais de 400 stands – muitos de produtores locais – que vendem desde roupas até itens para decoração. Tem roupas para todos os gostos e estilos, vale a pena conferir!

É também um ótimo lugar para comprar meias, roupas íntimas, roupas de ginástica e pijamas! Impossível sair de lá sem uma sacolinha!

Endereço: Rodovia BR-040, KM 63
Horário de Funcionamento: sexta, sábado, domingo e feriados, das 10h às 19h.


06. Fazer a trilha da Pedra de Itaipava

Já ouviu falar na Pedra de Itaipava? É uma belíssima montanha, com visual maravilhoso para as montanhas ao seu redor. Uma trilha moderada, com duração aproximada de 1h30, perfeita para quem curte contato com a natureza e está em busca de um belo visual.

Eu e Gaia fizemos essa trilha juntas e adoramos! A trilha, apesar de um pouco puxada (são muitas subidas!) é tranquila para fazer com tempo. Chegando quase no topo, há uma crista lindíssima, que dá acesso ao cume. Um ótimo passeio para fazer entre amigas ou com a sua família.

pedra de itaipava
Quase no cume da Pedra de Itaipava! Uma trilha bem legal para fazer na região!

Como chegar: Na BR040, entre na Estrada do Ribeirão, que fica no km 57. Siga por ela e entre na segunda a esquerda.  Na sequência, pegue a rua B e siga até o final dela, onde é possível estacionar o carro em segurança em frente a um condomínio, na entrada da trilha.

Dica: Vá de calça e blusa com mangas compridas, pois há um tipo de capim que faz cortes na pele!


Aproveite para ler também: O que fazer em Petrópolis: 30 passeios imperdíveis


07. Conhecer a Cachoeira do Treze (ou Cachoeira da Macumba)

Essa cachoeira lindíssima fica entre Itaipava e Teresópolis, na Serra que dá acesso à Teresópolis. Mas, não se assuste, não fica tão longe do centrinho de Itaipava. São mais ou menos 13 quilômetros desde a entrada da serra.

Aproveite para acessar o post Como chegar na Cachoeira da Macumba para ler todas as informações de como chegar!

Depois de estacionar o carro, você vai precisar fazer uma trilha bem leve, coisa de 5 minutinhos, até chegar na parte de baixo da cachoeira. Prepara a câmera e a toalha!

Nos finais de semana, tem ficado bem cheio, então é melhor evitar. Também é importante você levar qualquer tipo de lixo que tenha produzido, embora. Não da pra gente só se beneficiar da natureza e largar lixo pra trás, né? Vamos fazer a nossa parte e conservar esses lugares incríveis que temos o privilégio de conhecer.


08. Ver o pôr do sol no Mirante da Serra de Teresópolis

Recentemente fomos até a serra Itaipava – Teresópolis para assistir ao pôr do sol! Ficamos encantadas com a cor do céu, que ia mudando a cada momento! Há um mirante, chamado Mirante da Serra, que é um espaço super aberto – tem até barraquinha vendendo água e lugar para estacionar – que é ótimo para parar e curtir o visual.

pôr do sol itaipava
Pôr do sol no Mirante da Serra, na serra de Itaipava – Teresópolis

Você pode juntar a ida à Cachoeira do Treze com o Pôr do Sol no Mirante da Serra. Um ótimo programa em meio à natureza!


09. Andar de bike no Vale da Lua

Curte andar de mountain bike? Então você vai adorar o Vale da Lua!

O Vale da Lua é um terreno que fica no bairro Santa Mônica, perto do centro de Itaipava. Lá, você vai encontrar diversas pistas de terra, com muitas subidas e descidas. Há pistas para vários níveis e não entra carro!

bicicleta vale da lua
Um pedacinho do Vale da Lua, lugar ótimo para praticar mountain bike!

E se você tiver procurando uma boa bike para esse tipo de esporte, tem uma loja da Santa Cruz em Itaipava, umas das melhores marcas de bicicleta do mundo! Procure o João Campinho por lá, ele pode te avisar dos eventos que rolam no Vale da Lua para testar as bikes da Santa Cruz!

Endereço Santa Cruz: Estr. União e Indústria, 9110
Contato: clique aqui


10. Jantar em um dos deliciosos restaurantes da região

O que não vai faltar em Itaipava são boas opções de restaurantes para um jantar especial! Se você for no inverno, fondue ou massa podem ser boas opções! Para degustar um fondue caprichado, indicamos o Restaurante Bordeaux, que fica no Itaipava Shopping. Para comer uma boa massa, aposte no Farfarello, restaurante super tradicional da cidade.

Se você preferir algo mais refrescante, que tal um bom japa? O Nikko Sushi é um clássico da região e oferece a melhor comida japonesa de Itaipava.

restaurante farfarello itaipava
O Restaurante Farfarello lembra uma cantina italiana!

Para um jantar mais sofisticado, outros bons restaurantes são: Club do Filet, Maria Maria e Il Perugino.


11. Tomar um café ou vinho no Bendito Armazém

O Bendito Armazém é um café / restaurante que a gente ama! O ambiente é super charmoso, com mesinhas do lado de fora, muitas plantas decorando e até mantinhas para cobrir as pernas nos dias frios.

No cardápio, cafés variados, sanduíches e até tábua de queijos para você tomar com um vinhozinho. Além de ser um café / restaurante, é também uma delicatessen – vende diversos produtos locais e outros importados, da melhor qualidade!

o que fazer itaipava
O Bendito Armazém tem um ambiente super charmoso!

Vale a pena demais dar uma passadinha no final de tarde e curtir o ambiente, que é super agradável, enquanto toma um café para esquentar no friozinho da serra.

Endereço: Estr. União e Indústria, nº 10216
Horário de Funcionamento: segunda a quarta: 09h às 20h / quinta a sábado: 09h às 22h / domingo 9h às 21h.


12. Passear em um dos shoppings da região

Não se anime – os shoppings de Itaipava não são nada grandiosos!!! São pequenos, com uma carinha mais rústica, e alguns podiam ser chamados até de galeria heheh.

O shopping mais “bombado” do momento é o Itaipava Shopping, onde está o restaurante Bordeaux, sempre movimentado, e com boas lojas de roupas, como a Junior Costa e a Me Too. O Shopping Vilarejo já teve seus dias de glória, o que é uma pena – a arquitetura é bem legal, com muitos espaços ao ar livre. Por lá, destacamos o novo restaurante Meet, com foco em carnes. Há também algumas lojas variadas para conhecer!

E por último o Shopping Estação, onde fica o Cine Itaipava e o Ary – uma delicatessen / bar, que serve ótimos drinks e vinhos.


13. Fazer comprinhas de decoração no Espaço Luiz Salvador

O centrinho comercial onde fica a famosa Cerâmica Luiz Salvador vem crescendo e cedendo espaço à outras lojas bem legais de decoração!

A loja Luiz Salvador é enorme e tem diversas cerâmicas maravilhosas – inclusive uma ótima ponta de estoque! Outra loja bem legal, que fica em frente à Luiz Salvador, é a Patio Decor, que tem peças mais minimalistas e modernas. Vale o passeio para encontrar ótimos objetos para decorar a sua casa!

Endereço: Estrada União e Indústria, 10588


14. Ir ao cinema Cine Itaipava

Apesar de super pequena, Itaipava tem até cinema! É bem pequeno e charmoso, com poucos filmes em cartaz, mas pode ser um ótimo passeio para aqueles dias chuvosos ou para um sábado à noite. O Cine Itaipava fica dentro de uma livraria, no Shopping Estação Itaipava.

Endereço: Estrada União e Indústria, 11.000
Telefone: (24) 2222-3424 (para consultar os filmes em cartaz)


15. Visitar o Castelo de Itaipava

O Castelo de Itaipava é o único castelo com estilo medieval da América Latina! Ele fica na beira da estrada – antigamente era mais “escondido”, tinha um quê de mistério, sabe? Mas, recentemente expandiram a área externa, criaram um bistrô e áreas de lazer.

Vale a pena ir com crianças para aproveitar os arredores do castelo e se impressionar com a arquitetura, que é bem bonita!

E se quiser almoçar ou jantar por lá, tem o Bistrô do Castelo, que tem bom preço, mas nunca fomos, então realmente não sabemos dizer sobre a qualidade.

Endereço: Km 56, BR-040 – Itaipava
Saiba mais visitando o site: www.castelodeitaipava.com.br


16. Se hospedar em alguma pousada charmosa da região

O que não falta em Itaipava são excelentes pousadas para se hospedar! Você pode escolher entre pousadas mais centrais, pousadas mais românticas, pousadas mais escondidinhas, no meio da natureza…!

pousadas em itaipava
Em Itaipava você encontra pousadinhas super charmosas!

Aliás, fizemos um post bem legal com dicas de 10 pousadas em Itaipava, vale a pena conferir para mais informações! Mas, já adianto que as nossas preferidas são:


17. Tomar uma cerveja artesanal na Rocky Garden Brew Café

Rocky Garden é uma cervejaria e restaurante inaugurado há pouco tempo em Itaipava! Se você é fã de cervejas artesanais e uma boa comida, pode apostar no Rocky Garden para passar uma tarde bastante agradável!

Se preferir fazer um evento em casa com cerveja artesanal, você pode encomendar os growlers 1 litro e tomar geladinho na sua casa!

Confira o instagram da Rocky Garden para conhecer os pratos disponíveis e as cervejas artesanais!

Endereço: Estr. União e Indústria, 12708
Contato:  24 981298411
Horário de funcionamento: quinta a sábado, das 18h às 22h.


18. Comer o tradicional bolinho de bacalhau no Parrô do Valentim

O Parrô do Valentim é um dos restaurantes mais tradicionais da cidade! O forte da casa é a culinária portuguesa, então, pode esperar pratos incríveis com bacalhau.

Vale a pena sentar nas mesinhas da área nova, que foi reformada à pouco tempo, bem na beirinha da rua, para comer um delicioso e fresquinho bolinho de bacalhau. Ali, há também diversos doces portugueses para você experimentar. Perfeito para relaxar um pouco entre um passeio e outro!

Endereço: Estr. União e Indústria, 10289
Telefone: (24) 2222-1281


19. Fazer um massagem relaxante no SPA da Granja

A Granja Brasil é um enorme condomínio com prédios e casas residenciais e também hotel, onde você pode se hospedar. O complexo é lindo, com bastante natureza, área de lazer, academia, sauna… e até um SPA!

Se você está em busca de tratamentos estéticos ou massagens relaxantes, pode adquirir o Day Use da Granja Brasil, sem a obrigação de estar hospedado por lá!

Veja aqui as opções de tratamentos disponíveis.

Endereço: Estrada União e Indústria, 9153
Contato: 24 2222-5155


20. Visitar o Museu do Pequeno Príncipe (La Grande Valée)

Você também é fã do Pequeno Príncipe? Sabia que existe uma casa em Itaipava onde você pode ver de perto acervos fantásticos do autor do livro?

Petrópolis foi refúgio de pilotos franceses que atuaram, nos primeiros voos entre Brasil e França. Um deles era Marcel Reine, que resolveu fazer de Itaipava a sua morada.

Ele recebia em sua propriedade outros jovens pilotos para reuniões e festas. Entre eles, o jovem Antoine de Saint-Exupéry, autor do clássico “O pequeno príncipe”.

É possível contratar, um passeio guiado pelo sítio “La Grande Vallée”, que promove a preservação da memória dos aviadores franceses na região. Mas lembre-se de agendar seu passeio com antecedência.

Endereço: Estr. do Ribeirão Grande, 102 – Itaipava
Contato: (21) 99354-3179


Bônus: o que fazer próximo a Itaipava

Vai passar uma temporada em Itaipava ou arredores e está procurando passeios legais para fazer por perto? Essa região tem natureza abundante e alguns pequenos bairros bem rústicos, escondidos e charmosos! Um verdadeiro paraíso para quem gosta de andar de bicicleta, fazer caminhadas ao ar livre, almoçar ou jantar em excelentes restaurantes e respirar ar puro!

Vem ver a nossa listinha de o que fazer próximo a Itaipava:


01. Secretário

Secretário fica há 25km de Itaipava. É uma região mais rural, bem simples, mas super charmosinha e que vem crescendo bastante. Muita gente tem casa na região, então aproveita para se desconectar e curtir a natureza.

O centrinho de Secretário é super simples, mas bem legal. Tem um supermercado grandinho, com várias coisas importadas e produtos da região. Há também alguns restaurantes e bares simples, mas bem charmosos.

bike em secretário
Passeio de bike pelas estradas de terra, em Secretário

Muita gente escolhe a região para andar de bike – é um passeio mais leve, em estradas de terra. Ótimo também para cavalgar!


02. Araras

Araras é outra região charmosa! Lá, você vai encontrar ótimos restaurantes, como o Afrânio e o Don Bistrô – sempre cheios!

Há diversas pousadas e casas lindas. Um ótimo lugar para passar o final de semana curtindo a natureza e o clima da serra!

Por lá, além dos bons restaurantes, você encontra um centrinho charmoso, com mini mercadinhos, frutas, verduras e legumes frescos, de produtores locais.

Há também algumas trilhas, como o Morro dos Palmares, a Maria Comprida (bem difícil, é uma trilha desafiadora) e a Pedra da Cuca. Recomendo ir com guia ou com quem já conheça a região, pois são pouco sinalizadas e mais difíceis!


Aproveite para ler: Como é a trilha do Morro dos Palmares


03. Vale das Videiras

Seguindo para dentro de Araras, você vai passar por uma “serra”, que dá acesso ao Vale das Videiras! Uma região super pequenininha, mas com ótimos atrativos!

É lá que está o Galpão Caipira, um lugar que a gente adora. É um restaurante / café, que serve comidinhas deliciosas, cafés, sucos e cervejas. O ambiente é muito agradável, dá pra pass

cachoeira itaipava
Cachoeira Ponte Funda, no Vale das Videiras

ar a tarde toda por lá.

Eles também oferecem bikes para alugar, spa e vestiário – então, da realmente para passar o dia todo por lá.

Além do Galpão Caipira, há um restaurante pertinho, que serve pratos caseiros bem gostosos – destaque pra feijoada que rola aos sábados.

Aproveite para passar na Cachoeira da Ponte Funda. São 5 minutinhos de trilha, e a cachoeira é linda! Um queda enorme e um bom lugar para mergulhar. (Lembrando, sempre, de levar o seu lixo embora e nunca fazer fogueira.)


04. Rocio

O Rocio é um bairro queridinho de quem curte mountain bike, trilhas e cachoeiras. Eu e meu namorado gostamos muito de passar o final de semana por lá, já que a família dele tem uma casa bem legal, em meio à natureza – inclusive, eles alugam a casa para temporadas!! O link do Airbnb está aqui.

E na região tem muito o que explorar, começando pelo Poço Negro, uma belíssima cachoeira, com ótima área para mergulhar. Fica bem movimentado por ter fácil acesso – uma trilha de apenas 5 minutos!

Para quem ama bike, o melhor lugar é a Mata do Facão. Uma estrada de terra, cheia de subidas e descidas com visual lindo para a natureza. É bem longa! Perfeita para pedalar bastante.

rocio petropolis
A cachoeira Poço Negro é a nossa preferida da região!

E por último, tem a trilha da Pedra do Boné, que recentemente está bombando – muita gente querendo ver o pôr do sol, que é lindo. A minha dica é evitar os finais de semana e claro, CUIDAR da natureza. Vejo muita gente indo até lá e fazendo fogueira, deixando lixo… Isso não é legal! Faça a sua parte e ajude a gente a preservar esse paraíso.

Para almoçar na região, a sugestão é o restaurante Trutas do Rocio, especializado em trutas! Eles criam por lá e servem o peixe fresquinho na mesa. Uma delícia. Veja mais informações aqui.

No bairro vizinho ao Rocio, chamado Fazenda Inglesa, está o Vale do Amor – um lugar super espiritualizado, aberto para todas as religiões. É super diferente e interessante para conhecer!


Aproveite para ler: Vale do Amor: conheça esse incrível santuário ao ar livre


05. Parque Nacional Serra dos Órgãos

Entre Itaipava e o Centro de Petrópolis está o Parque Nacional Serra dos Órgãos, no bairro Bonfim! Um verdadeiro paraíso para quem gosta de fazer trilhas e mergulhar em cachoeiras! Inclusive, é nesse parque o início da trilha para o Morro Açú, o mais desafiador da região, que, se você optar por continuar o trajeto, sai lá em Teresópolis. É a famosa travessia Petrópolis – Teresópolis.

cachoeira em petrópolis
A belíssima Cachoeira Véu da Noiva!

Mas, não se assuste, há também trilhas mais leves e cachoeira mais próximas, como o Poço dos Primatas, Poço das Bromélias e a Cachoeira Véu da Noiva, que é lindíssima!


Aproveite para ler: 10 cachoeiras em Petrópolis que merecem uma visita


06. Centro de Petrópolis

O centro de Petrópolis fica há 40 minutos de Itaipava e há diversos atrativos. É outra proposta de passeio, muito mais cultural. Você pode aproveitar para fazer o tour do centro histórico à pé, passando pela Catedral São Pedro de Alcântara, o Museu Imperial, Palácio de Cristal, Cervejaria Bohemia…!

Tem um post super completinho aqui, onde falamos tudo sobre Petrópolis: onde se hospedar, como se locomover, os melhores passeios da região, onde comer…! Vale a pena conferir!

O que fazer em Itaipava, RJ: 20 passeios imperdíveis + as melhores DICAS
Palácio de Cristal, no centro histórico de Petrópolis

Pronto para conhecer Itaipava no RJ?

E aí, gostou das dicas? Espero que te ajude a decidir o que fazer em Itaipava e aproveitar o melhor que a região tem a oferecer!

No nosso instagram @maladeaventuras você pode acompanhar em tempo real as nossas dicas de Petrópolis e arredores. Segue a gente lá!

E aproveite para ler outros conteúdo aqui do blog sobre a região serrana do Rio de Janeiro, que podem te ajudar a explorar ainda mais as cidades próximas!


Veja também:

Petrópolis: roteiro para um final de semana romântico

10 passeios de ecoturismo em Petrópolis

Itaipava: roteiro de um final de semana

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *