Está planejando sua viagem para Paraty e quer dicas do que incluir no seu roteiro? Então esse post é perfeito para você! Vou te mostrar o que fazer em Paraty, como chegar, onde se hospedar e muito mais.

Paraty é um destino incrível e eu tenho certeza de que você vai amá-la! Para não perder nadinha dos principais pontos turísticos em Paraty é só continuar sua leitura.


Porque viajar para Paraty?

Sem dúvida, quando pensamos em Paraty, a primeira coisa que vem na nossa cabeça são as ruazinhas do Centro Histórico com os casarões coloniais coloridos que nos fazem voltar muitos anos no tempo.

Mas, Paraty vai muito além do seu Centro Histórico. A cidade é um destino único e imperdível, onde a natureza resolveu ser muito generosa e também onde a nossa história se faz presente.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Seja nas trilhas em meio à Mata Atlântica, seja nas praias paradisíacas das ilhas no mar de Paraty, tenho certeza de que você vai se surpreender com esse destino.

Além disso, a cidade se consolidou como sede de grandes eventos, como a famosa FLIP, demonstrando que apesar de ser uma cidade de praia, o turismo acontece o ano inteiro por lá.

onde ficar em paraty
O charmoso Centro Histórico de Paraty!

Explicar por que você deve conhecer Paraty é uma tarefa fácil – além de ser um lugar cuja história e cultura se encontram preservadas, é também aquele tipo de lugar onde o contato com a natureza é intenso e revigorante. Vamos conhecer mais sobre esse destino maravilhoso pertinho do Rio de Janeiro e de São Paulo?


Como chegar em Paraty?

Paraty está localizada no Estado do Rio de Janeiro, na região chamada de Costa Verde, logo após Angra dos Reis. Ela está a 248km da capital fluminense e 258km de São Paulo, portanto, praticamente no meio do caminho das duas cidades. Assim sendo vou te explicar como chegar até lá.

aluguel de carro no rj
A melhor forma de chegar em Paraty, é de carro!

Saindo de São Paulo:

A partir da capital paulista você deve pegar a BR-116 (Rodovia Pres. Dutra) até a altura de Guaratinguetá e depois seguir pela BR-459 até a cidade de Paraty.

Agora se você for de ônibus, quem faz o trajeto São Paulo x Paraty é a empresa Reunidas Paulista. O ônibus sai do terminal Tietê e a viagem dura cerca de 6h50. Já o valor da passagem custa R$105,24 (referência agosto/2020).


Saindo do Rio de Janeiro:

Indo de carro a partir do Rio de Janeiro você vai percorrer apenas uma estrada, a BR-101 até Paraty. Fique atento, principalmente se estiver chovendo, pois a estrada é bem sinuosa e estreita e muitos acidentes costumam acontecer nela.

Caso opte pelo ônibus, a empresa que opera o trajeto é a Costa Verde. O ônibus sai da Rodoviária Novo Rio e o trajeto tem duração de 4h30. O valor da passagem custa R$81,86 (referência agosto/2020).


Dica: aluguel de carros no rj para conhecer Paraty

Se você está procurando aluguel de carros no rj, temos uma ótima dica: a Localiza é, sem dúvidas, a melhor locadora para você alugar um carro para viajar para Paraty.

Você pode fazer a sua reserva com antecedência pelo site, garantindo as melhores tarifas, com muita praticidade. A gente sempre opta pela Localiza na hora de alugar um carro para as nossas viagens e nunca tivemos problemas. É realmente o melhor custo benefício se tratando de aluguel de carros no Rj!


Onde se hospedar em Paraty?

Sem dúvida as pousadas são uma das partes principais de uma viagem, né? É importante estar bem localizado, escolher um lugar agradável, confortável e que caiba no seu orçamento. Assim sendo, tenho algumas opções de onde se hospedar em Paraty, olha só:


01. Pousada do Sandi

Localizada bem no coração do Centro Histórico de Paraty, em um casarão colonial super tradicional encontramos a Pousada do Sandi.

E o que mais me encanta nela é como a arquitetura colonial foi preservada e ao mesmo tempo o interior da pousada é muito chique e moderno. Os quartos são mega confortáveis e de muito bom gosto.

Na área comum você encontra piscina, spa, academia, salão de jogos e o delicioso restaurante Pippo.


02. Selina Paraty

Com um clima descontraído, ambientes modernos e ótimo custo x benefício, o Selina Paraty pertence a já consagrada rede de hostels, com diversas unidades espalhadas pelo país.

Apesar de ser um hostel, ele possui quartos privativos muito charmosos e perfeitos para casais. A localização é ótima, bem perto do centro histórico. Destaque para a decoração minimalista e o atendimento.

selina paraty
Um dos quartos lindíssimos do Selina

03. Pousada Eclipse

Já a Pousada Eclipse é uma excelente opção para quem está de carro e quer conhecer também outras regiões próximas a Paraty, como o Saco do Mamanguá, Praia do Sono, Trindade…! Foi a nossa escolha!

Essa pousada, que tem um ótimo custo x benefício, fica logo na entrada de Paraty. Tem estacionamento próprio, é muito confortável, charmosa e ainda oferece um café da manhã caseiro, super completo. Ah!

Não posso deixar de mencionar a piscina e a arquitetura da pousada, que tem portas e janelas coloridinhas, inspiradas no centro histórico do cidade.


Aproveite para ler:
Onde ficar em Paraty: as 20 pousadas mais charmosas para se hospedar


O que fazer em Paraty: Centro Histórico

Agora que você já sabe como chegar e onde se hospedar, vamos descobrir o que fazer no Centro Histórico de Paraty. Essa região por si só já é uma verdadeira joia e transborda história e cultura por onde passamos.

Venha com a gente então conhecer os pontos turísticos de Paraty no Centro Histórico.


1. Caminhar pelas Ruas coloniais de Paraty

Tombado pelo Patrimônio Histórico desde 1958, caminhar pelas ruas do Centro Histórico de Paraty faz com que a gente volte no tempo. O casarões coloniais são apaixonantes. Ah! Mas tome cuidado com as ruas em estilo pé de moleque! Dependendo do calçado que você esteja usando corre o risco de sofre uma torsão. Portanto, prefira tênis e calçados baixos.

Caminhando pelo centro você encontra uma série de lojinhas, ateliers, restaurantes e espaços culturais. Além disso, não deixe de conhecer as igrejas do centro, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios (a principal da cidade), Igreja Nossa Senhora das Dores e a Igreja de Santa Rita (a mais famosa da cidade e que fica em frente ao píer dos barcos).

o que fazer em paraty
As ruelas de Paraty são um charme!

Uma outra curiosidade sobre o Centro Histórico de Paraty é que quando a maré sobe, as ruas ficam todas alagadas. O centro de Paraty é um charme só! E tem tantas coisas legais para se explorar nele que eu recomendo um dia inteiro para passear com calma.


2. Escolher um dos restaurantes da Praça da Matriz para almoçar

Com toda certeza, caminhar pelo Centro Histórico vai te deixar com fome e na Praça da Matriz e nas ruas ao seu redor existem opções excelentes de onde comer em Paraty. A começar pelo Casa Coupê. Almocei por lá quando estive em Paraty e super recomendo o risoto com frutos do mar!

Outra ótima opção é o Van Gogh Hamburgueria, com um clima descontraído e hambúrgueres maravilhosos!

Também adoramos jantar no Casa de Fogo, que oferece pratos flambados na cachaça e também o Thai Paraty, restaurante Tailandês imperdível.

À noite diversos bares e restaurantes possuem música ao vivo, o que se torna uma ótima sugestão sobre o que fazer em Paraty à noite. Minha sugestão é que você escolha uma mesa do lado de fora e deguste sua comida observando as modas da cidade.


3. Visitar a Casa da Cultura de Paraty

Em um belíssimo casarão colonial com batentes amarelos e portas e janelas azuis fica a Casa da Cultura de Paraty. Ela é gerida pela ONG Associação Paraty Cultural e visitá-la é uma ótima sugestão sobre o que fazer em Paraty com chuva.

Lá você encontra uma série de exposições temporárias, saraus, shows e muito mais! Se o dia não colaborar e estiver chovendo a dica é correr para a Casa de Cultura para conhecer esse lugar tão interessante.


4. Tomar uma Gabriela e um Jorge Amado

Você sabia que Paraty é uma das maiores produtoras de cachaça do Brasil?! E passear pelas lojas de cachaça da cidade não podia deixar de entrar na nossa lista de o que fazer em Paraty.

Existem diversos rótulos que são produzidos na cidade, mas um deles merece um destaque especial. A cachaça Gabriela Cravo e Canela foi criada pelos locais em homenagem a célebre obra de Jorge Amado e a atriz Sonia Braga que deu vida ao personagem. Em 1982 a novela inspirada no livro foi filmada na cidade e a cachaça foi criada.

o que fazer em paraty
O famoso drink Jorge Amado! Você não pode deixar de experimentar!

Pois o sucesso da cachaça foi tanto que ela evolui para um coquetel muito gostoso chamado Jorge Amado, feito com maracujá, limão e a cachaça Gabriela. Vale a pena experimentar!


O que fazer em Paraty: praias

Apesar de ser uma cidade de praia, as melhores praias de Paraty estão nas ilhas. Minha sugestão é que você alugue um barco ou lancha para conhecer as praias paradisíacas da região ou dirija alguns kilômetros para regiões mais próximas como Trindade e Praia do Sono, onde há belíssimas praias!


5. Praia Vermelha

Sem dúvida a Praia Vermelha é uma das mais visitadas por quem faz os passeios de escuna em Paraty. Logo quando se chega o visual já impressiona com a mata fechada e o tom esmeralda da água. A praia conta com alguns bares, que oferecem mesa e cadeiras para você passar o dia curtindo a praia e saboreando petiscos.

Já o lado esquerdo da praia é ideal para quem prefere regiões mais desertas, pois não há qualquer tipo de infraestrutura e é possível comer pitangas direto do pé. Se você busca o que fazer em Paraty, não deixe de conhecer a Praia Vermelha.

passeios em paraty
A baía de Paraty é linda, cheia de praias para descobrir no caminho!

6. Ilha do Algodão

Para quem gosta de mergulho, a Ilha do Algodão é um dos melhores passeios em Paraty. Os barcos costumam parar nela para que você possa mergulhar e observar a grande variedade de vida marinha do local. Tendo sorte você encontra inclusive golfinhos nadando por lá!

O ideal é visitar a Ilha do Algodão em um barco particular, assim você pode ficar mais tempo e ainda almoçar no Restaurante do Hiltinho.


7. Saco do Mamanguá

Conhecido como único fiorde do Brasil, o Saco do Mamanguá é um dos pontos turísticos em Paraty que muitos turistas querem conhecer, mas só se você alugar um barco particular vai conseguir chegar até lá.

o que fazer em trindade e arredores
Visual maravilhoso do Pico do Pão de Açúcar, no Saco do Mamanguá

Para se conseguir ver de fato a formação do fiorde, você deve subir pela trilha até o topo do Morro Pão de Açúcar, mas lembre-se de ir com um guia experiente. Se preferir, no saco do Mamanguá existem opções de hospedagem e alguns restaurantes. Ah! E não deixe de passear de caiaque pelo mangue! Ele é a grande atração do Saco.


Aproveite para ler também:
Conheça o Saco do Mamanguá: um paraíso pouco explorado no litoral do Rio de Janeiro


8. Praia Grande da Cajaíba

Com toda certeza a Praia Grande da Cajaíba é um pedaço do paraíso. Acessível apenas por barco ou trilha, ela é uma praia praticamente deserta e uma ótima sugestão sobre o que fazer em Paraty.

Além de quase 1km de praia, lá você também encontra piscinas naturais e cachoeiras. Até existem alguns restaurantes por lá, mas não vá esperando encontrar uma grande infraestrutura. Tudo é bem simples.


9. Praia do Sono

Considerada uma das mais bonitas da região, para chegar até a Praia do Sono você precisa encarar 1h de trilha ou pegar um barco. Mas todo o trabalho compensa ao chegar lá e ver uma praia praticamente intocada.

praia do sono
A beleza da Praia do Sono é incomparável!

Com uma faixa de areia grande, na Praia do Sono você encontra poucas casas de pescadores. O clima por lá é realmente muito agradável e ótimo para quem quer ficar longe do agito e se conectar com a natureza. Já fomos diversas vezes na Praia do Sono e você pode ler mais dicas e a nossa experiência no post: Praia do Sono: como chegar, como é acampar, onde comer, passeios e mais!


10. Trindade

Trindade é uma pequena vila de pescadores, que já foi muito frequentada por hippies e surfistas. Hoje, é bem movimentada! Com praias paradisíacas como a Praia do Meio e a Praia do Caxadaço, não é por menos – os finais de semana e feriados ficam bem cheios.

o que fazer em trindade
Praia do Caxadaço vista do alto! Deserta e linda! Foto: @brenomadeira

Mas, vale a pena reservar um dia para fazer um bate-volta saindo de Paraty e conhecer essas duas praias principais, que são lindíssimas.


Aproveite para ler também:
O que fazer em Trindade e arredores: as MELHORES dicas para a sua viagem


O que fazer em Paraty e arredores: trilhas e ecoturismo

Paraty é um destino repleto de belezas naturais e para os amantes do ecoturismo ela é um verdadeiro paraíso. Assim, se você é uma dessas pessoas, existem alguns passeios em Paraty que você deve incluir no seu roteiro.

Para fazer alguns dos passeios que listamos abaixo, como ir até o Saco do Mamanguá ou até a Praia do Sono, recomendamos que você faça um aluguel de carros no rj, para ter mais praticidade na hora de se locomover por Paraty e arredores!


11. Mergulho em Paraty

Antes de tudo, toda essa região da Costa Verde é famosa pela sua biodiversidade marinha. Cidades como Paraty são muito procuradas pelos amantes do mergulho.

Golfinhos, tartarugas, arraias e os mais diversos tipos de peixes e corais podem ser encontrados no mar de Paraty. Algumas empresas organizam passeios onde há parada para mergulhar, mas se você já pratica o esporte regularmente, recomendo levar seu próprio equipamento e contratar um barco particular para explorar melhor a área.

o que fazer em Paraty
Paraty é um excelente lugar para mergulho!

12. Passeio de Caiaque em Paraty

A região de Paraty possui diversos mangues que também são um convite para a prática de alguns esportes aquáticos, como o caiaque e o SUP. Algumas empresas alugam o equipamento para você explorar os rios e conhecer um outro lado de Paraty além das praias.


13. Travessia da Ponta da Joatinga

A ponta da Joatinga é uma península em Paraty repleta de Mata Atlântica e paisagens deslumbrantes. Amantes do trekking se aventuram para conhecê-la percorrendo uma trilha de cerca de 20km de extensão e que pode durar de 3 a 4 dias para completá-la.

A travessia da Ponta da Joatinga é considerada de moderada a difícil e começa na praia Pouso do Cajaíba. Apesar de ser uma trilha longa e com variações de até 560m de altura, a trilha recompensa os corajosos com paisagens deslumbrantes.


14. Trilha do Pão de Açúcar – Saco do Mamanguá

Conforme dito anteriormente, a partir do Saco do Mamanguá é possível fazer a trilha do Pão de Açúcar. Ela possui apenas 1,4km, mas a subida é bem puxada! Leva-se cerca de 1h ou mais até chegar ao topo. Lá de cima a vista é privilegiada do belíssimo mar de Paraty.


15. Trilha da Cachoeira do Saco Bravo

A Cachoeira do Saco Bravo desagua pertinho do mar, formando uma piscina natural e um cenário perfeito. E para chegar até lá é preciso percorrer uma trilha de 8km de extensão e recomendo contratar um guia local para te levar até lá, pois ela é cheia de subidas e descidas íngremes.

O ponto de partida da trilha fica na comunidade de Ponta Negra, formada por pescadores simples e muito receptivos. Aliás, algumas pessoas que fazem a trilha pernoitam na vila de pescadores para no dia seguinte ir até a cachoeira.


16. Pedra que Engole – Trindade

Outra sugestão de o que fazer em Paraty é visitar a Pedra que engole, que fica em Trindade, cidade a 25km de Paraty. O acesso da trilha para a pedra fica na Praia do Meio e como não há sinalização é bom estar acompanhado de um guia local.

Ao longo do caminho você encontrará pontos como o Poço Fundo, a Cachoeira do Escorrega, entre outros. A Pedra que engole é o último ponto de parada e é tipo um toboágua por onde escorregamos até chegar em uma espécie de lago por baixo da pedra. Na hora de sair você deve engatinhar pelo chão e tomar cuidado com a cabeça para não bater na pedra.


17. Parque Nacional Serra da Bocaina

O Parque Nacional da Serra da Bocaina possui mais de 100 mil hectares e está situado na divisa dos estados de Rio de Janeiro e São Paulo. Nele você vai encontrar diversas trilhas para explorar, como o Caminho de Mambucaba.

O parque também é famoso por suas cachoeiras, como a Cachoeira dos Veados, Santo Izidro e das Posses. Aventuras não faltam por lá e para todos os níveis de esportistas.


O que fazer em Paraty: eventos imperdíveis

Por fim, ao longo do ano Paraty recebe alguns eventos imperdíveis. Se você estiver pela cidade durante essa época não deixe de conferir.

centro histórico paraty
As charmosas igrejinhas de Paraty!

18. FLIP

Dentro do cenário cultural brasileiro e até mesmo internacional, a FLIP – Festa Literária de Paraty atrai milhares de pessoas para cidade em julho. Se você achava que não tinha o que fazer em Paraty no inverno se enganou, pois durante esse mês a cidade vira a capital mundial dos livros e da cultura.

Cada ano a feira homenageia um autor brasileiro e reúne diversos autores e leitores empolgados para participar de encontros, debates e trocas de experiências.


19. Festival da Cachaça

Realizado desde 1982 o Festival da Cachaça é um dos mais tradicionais de Paraty e acontece geralmente em agosto. Lá você encontra diversos produtores locais vendendo suas cachaças artesanais, além de uma programação musical para animar os visitantes e de uma praça de alimentação com o melhor da culinária local.

eventos em paraty
Paraty é o cenário perfeito para receber diversos eventos já consolidados, como o Festival da Cachaça!

20. Bourbon Festival

Para finalizar nossa lista de o que fazer em Paraty, temos o Bourbon Music Festival, um evento internacional de jazz, blues, r&b e soul. O evento ocorre em dois palcos, um na Praça Matriz e outro em frente à Igreja de Santa Rita, onde acontecem apresentações de artistas do mundo todo. Vale lembrar que o festival acontece normalmente em maio.


Roteiro Paraty: opções para 3, 5 ou 7 dias

Agora que você já conhece um pouco mais de Paraty, veja nossas sugestões de roteiro em Paraty para 3, 5 e 7 dias. Lembrando que a gente super indica o aluguel de carros no RJ para você conseguir ter mais praticidade para fazer todos os passeios.


O que fazer em Paraty: 3 dias

Dia 01: Centro Histórico –  Ao chegar na cidade, deixe as suas coisas no hotel e vá conhecer as belezas desse lugar que respira história!

Dia 02: Passeio de Barco pelas principais praias – Aproveite os passeios de escuna e conheça as praias mais badaladas de Paraty.

Dia 03: Saco do Mamanguá – Para fechar nosso roteiro sobre o que fazer em Paraty em 3 dias, alugue um barco ou dirija até Paraty Mirim e pegue um barco táxi para conhecer o único fiorde do Brasil. A trilha do Pico do Pão de Açúcar é imperdível.

o que fazer em paraty
Vale super a pena fazer um passeio de barco em Paraty e conhecer as praias lindas das ilhas!

O que fazer em Paraty: 5 dias

Para o seu roteiro de 5 dias em Paraty, os primeiros três dias podem ser os mesmos que citei acima. Aproveite os dois dias a mais para fazer outras atividades super legais.

Dia 04: Passeio de caiaque pelo mangue – Tire o dia para conhecer um lado de Paraty que nem todos conhecem.

Dia 05: Trindade – Conhecer um pequena vila de pescadores e passar o dia entre praias maravilhosas, como a Praia do Meio e a Praia do Caxadaço é uma ótima despedida para a sua viagem!

o que fazer em trindade
A famosa piscina natural do Caxadaço! Foto: @brenomadeira

O que fazer em Paraty: 7 dias

Com 7 dias, você vai conseguir aproveitar muito mais as belezas de Paraty, então dê uma olhada nessa sugestão de roteiro.

Dia 01: Passeio de barco pelas praias – Dessa vez vamos começar explorando as praias mais cobiçadas da região.

Dia 02: Mergulho – Depois de conhecer as praias por cima, que tal conhecê-las pelo fundo do mar?

Dia 03: Centro Histórico – Explore o centro e não esqueça de provar uma Gabriela ou um Jorge Amado.

Dia 04: Praia do Sono – Alugue um barco e vá conhecer essa bela praia, ou se preferir vá pela trilha. Reserve o dia todo para esse passeio!

Dia 05: Saco da Velha – Acorde cedo e vá conhecer essa pequena e simpática praia.

Dia 06: Saco do Mamanguá e Paraty Mirim – Dia de pegar o carro e ir até Paraty Mirim, conhecer a pequena vila histórica. Faça um passeio de barco-táxi até o Saco do Mamanguá, para conhecer o único fiorde do Brasil.

Dia 07 – Trindade – Não se despeça desse paraíso sem visitar as praias belíssimas de Trindade.

o que fazer em trindade
As praias de Trindade são imperdíveis!

Pronto para explorar Paraty?

E aí, curtiu nossas dicas sobre o que fazer em Paraty? Assim como esse destino nos encantou, tenho certeza de que você também irá se apaixonar!

Deixe seu comentário aqui embaixo caso tenha alguma dúvida e se quiser compartilhar suas experiências em Paraty. Adoramos interagir com você!


Você também pode gostar de ler:

Onde ficar em Ilha Grande: 10 pousadas charmosas para se hospedar
Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *