Uma praia deserta, um mar azulzinho, uma extensa faixa de areia e uma tranquilidade sem igual! Essa é Serra Grande (Bahia), um paraíso ainda pouco conhecido entre Ilhéus e Itacaré.

Por ser afastada das praias mais badaladas da região, ela fica vazia até mesmo na alta temporada. Ou seja, ela é perfeita para quem busca sossego e isolamento.

Nesse post, vou contar um pouquinho da minha experiência nesse lugar mágico do litoral da Bahia durante a viagem que fiz em Fevereiro/2021. Teve muito banho de mar, pôr do sol de tirar o fôlego e muitas paisagens incríveis!

E se você está planejando uma viagem para lá, vem comigo descobrir os melhores passeios e pousadas da região!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


Leia também:


O que fazer em Serra Grande (Bahia): melhores passeios e pousadas

Qual é a melhor época, onde ficar e os melhores passeios em Serra Grande (Bahia)

Confira a seguir:

Serra Grande: uma das mais bonitas da Bahia!

Fizemos uma seleção com as praias baianas mais lindas que visitamos nos últimos anos e é claro que incluímos algumas das praias de Itacaré e arredores! A Praia Pé de Serra entrou na lista!  Para conferir as demais, é só dar o play!

Melhor época para visitar a Serra Grande (Bahia)

Serra Grande tem um clima tropical típico: bastante sol e chuvas significativas ao longo do ano todo. Ou seja, a chance de você pegar alguns dias de chuva durante sua viagem é grande. E mesmo o mês mais seco (agosto) ainda terá muita pluviosidade.

A média de temperaturas é sempre agradável e gira em torno dos 23 a 25°C. Enquanto isso, a média de dias chuvosos ao longo do ano é de 15 por mês. Mas não se preocupe, na maioria dos dias é uma chuvinha passageira.

E se você pensar pelo lado positivo, as chances de você encontrar arco-íris são grandes! Durante os 5 dias de minha viagem eu presenciei este espetáculo da natureza todos os dias. Isso porque muitas vezes chovia lá em alto mar e dava para ver a chuva dançando pra lá e pra cá no horizonte.

passeios em serra grande (bahia)
Praia Havaizinho, Itacaré. Foto de drone @gaiavani

Mas afinal, quando visitar Serra Grande? Assim como nos demais destinos praianos, os meses de verão costumam ser os mais concorridos. Turistas do Brasil inteiro vão em busca do combo sol e mar. E o melhor de tudo é que mesmo na alta temporada, a praia continua sossegada e com um clima super família!

Como chegar em Serra Grande (Bahia)

Serra Grande é um distrito do município baiano de Uruçuca. Já tinha ouvido falar desta cidadezinha da Bahia? Nem eu! rsrs

Ela fica na BA-001, entre Ilhéus e Itacaré, no coração da estrada mais ecológica do litoral sul baiano. As praias de areias branca e cheias de coqueiros são melhor acessadas de carro, devido à mobilidade que ele oferece.

Nós alugamos o carro com a Localiza, locadora que possui a maior frota do Brasil. Você pode fazer a sua reserva online, de forma prática, rápida e segura, é só clicar aqui para ir direto para o site da Localiza.

Dentre suas vantagens, as que mais chamaram a atenção:

> Parcelamento em até 10x sem juros;
> Assistência 24h;
> Programa Fidelidade: suas diárias valem pontos para você trocar mais pra frente por novas diárias gratuitas!


Faça sua cotação com a Localiza


mirante serra grande bahia
Parada no Mirante de Serra Grande para apreciar a vista!

Serra Grande x Ilhéus

São apenas 45km de distância entre Serra Grande e Ilhéus. Ou seja, é o destino perfeito para quem viaja saindo de São Paulo, Rio de Janeiro ou outras capitais.

Em menos de 1 hora saindo do aeroporto de Ilhéus você chega neste paraíso sossegado do litoral baiano.

Pousadas em Serra Grande (Bahia)

A Praia Pé de Serra tem poucas, mas boas pousadas disponíveis. E se você quer uma dica para não errar na hora de escolher um lugarzinho pra ficar, aqui vão as três opções mais charmosas da região!

  • Curte contato com a natureza e quer ficar literalmente com o pé na areia? A Aldeia da Mata certamente vai te encantar, assim como me encantou! São 12 bangalôs exclusivos distribuídos em um lindo jardim tropical de Mata Atlântica construídos de forma a preservar a vegetação nativa.
  • Outra opção de pousada em Serra Grande é a Canto Leela. Com localização privilegiada a poucos metros do mar, o Canto Leela dispõe de bangalôs charmosos e confortáveis com até 100m2 e decorados com todo luxo e requinte.
  • Para quem busca algo mais privativo, a Fazenda Vista do Mar pode ser a melhor escolha. O charmoso conteiner com vista para o mar fica localizado próximo à reserva ambiental do Parque Estadual da Serra do Conduru e tem um visual incrível, como o nome promete.
hotel em serra grande
O Aldeia da Mata Eco Lodge foi nossa escolha de hospedagem e não poderia ter sido uma escolha melhor!

Confira a lista completa com nossa seleção das mais charmosas pousadas em Serra Grande!

O que fazer em Serra Grande (Bahia)

Agora vamos ao que interessa: o que fazer em Serra Grande, na Bahia? Compartilho abaixo os melhores passeios, praias e restaurantes da região. Selecionei apenas aqueles que não podem ficar de fora do seu roteiro!

01. Curtir a Praia do Pé de Serra praticamente só para você

Com uma extensa faixa de areia branquinha e águas calmas, a Praia Pé de Serra é ótima para caminhadas no fim de tarde e mergulhos para refrescar. O clima é bem família e a palavra sossego a define muito bem!

Com um nome bem auto explicativo, ela fica literalmente no pé de Serra Grande. Se você olhar para trás, verá apenas mata atlântica e algumas poucas casas e pousadas.

praia pé de serra bahia
Uma praia para chamar de sua!

02. Visitar as fazendas de cacau da região

Uma vez na Costa do Cacau, impossível não visitar ao menos uma fazenda da região para conhecer o processo de extração do cacau e da transformação em chocolate. E de quebra, ainda rola uma degustação deliciosa de mel de cacau e das mais variadas % de cacau no chocolate.

Nós escolhemos a tradicional Fazenda Vila Rosa, que fica no município de Taboquinhas. De Serra Grande até lá são cerca de 45min de carro, recompensados pelo delicioso ar da fazenda e pela receptividade de toda a equipe que nos conduziu pelo tour.

passeio fazenda de cacau bahia
Experimentando mel de cacau direto da fonte!

03. Fazer a trilha das 4 praias, em Itacaré

Não deixe de separar um dia do seu roteiro para conhecer o quarteto de praias Engenhoca, Havaizinho, Camboinha e Itacarezinho. Para chegar na trilha, você deve estacionar o carro às margens da rodovia (km 12 da rodovia BA-001 sentido Ilhéus-Itacaré) e seguir a pé de cerca de 20 minutos.

As duas primeiras paradas são bastante frequentadas pelos surfistas da região e turistas que estão em busca de aprender o esporte.  Ambas também contam com uma estrutura simples, porém eficiente de quiosques que vendem comidas e bebidas.

trilha em serra grande (bahia)
Uma das trilhas imperdíveis em Serra Grande! Foto by @gaiavani

A primeira praia da trilha é a Engenhoca e minha super dica é atravessá-la até o canto esquerdo e subir as pedras. Ali você encontrará várias piscinas naturais que se formam na maré baixa.

Seguindo viagem até Havaizinho, os 15 minutos de caminhada em meio à mata conta ainda com algumas janelas com vista para o mar. E como o nome sugere, essa praia tem boas ondas para o surfe na maior parte do ano.

A próxima parada, Camboinha, é uma praia com uma pequena faixa de areia que fica deserta quase o ano todo. Ela é ideal para quem quer uma praia para chamar de sua.

Por fim, Itacarezinho é uma praia longa, de cerca de 3,5 km de extensão. São mais 30 minutos de caminhada até lá. Portanto, guarde fôlego para esta reta final!

o que fazer em serra grande bahia
Não deixe de conferir as piscinas naturais que ficam no canto esquerdo da Praia da Engenhoca

04. Conhecer a Cachoeira de Tijuípe

Eu não poderia deixar de citar as cachoeiras de Serra Grande! Siiim! A região tem diversas cachoeiras deliciosas e, pasmem, com água quente!

A Cachoeira de Tijuípe é perfeita para banho e tem uma estrutura bem legal para receber os turistas. Há boias e salva-vidas para aqueles que tem não sabe nadar

Recomendo ir pela manhã e curtir até o 12h. Depois disso o local fica bem cheio (na alta temporada, claro).

Telefone: 73 99995-1229
Instagram: @cachoeiradotijuipe

05. Fazer uma expedição de bike com a Elo Bike Trips

Aqui vai uma sugestão de uma experiência única para quem busca o que fazer em Serra Grande: um passeio de bicicleta com a Elo Bike Trips. Passamos por visuais incríveis, conhecemos moradores locais, suas histórias e cultura, e ainda experimentamos uma gastronomia de dar água na boca.

São oito diferentes roteiros na região, com experiências para todos os gostos e níveis de experiência na bike. E para quem curte aventura, eles também oferecem expedições de cicloturismo de 4 a 8 dias.

Telefone: 73 99988-5650
Instagram: @elobiketrips

06. Voar de parapente

Um dos mirantes mais lindos da região é também o local perfeito para a prática de vôos de parapente. No fim da tarde, quando as condições climáticas estão mais propícias, o céu fica colorido com pontinhos dançando de acordo com as correntes de ar.

São aproximadamente 15 minutos sobrevoando a Mata Atlântica e a bela Praia Pé de Serra. Eu já voei de parapente 3 vezes e posso afirmar que é uma experiência inesquecível. Imagina num cenário desses!

parapente serra grande bahia
Voar de parapente em Serra Grande é definitivamente uma das experiências mais incríveis da região!

07. Curtir o pôr do sol no Mirante de Serra Grande

Cartão postal de Serra Grande, o mirante permite uma vista imperdível das praias Pé de Serra e Sargi, além do litoral norte de Ilhéus.

E não é apenas um mirante, mas dois! O primeiro deles tem apenas uma barraca vendendo cocos. Enquanto o segundo conta com um bar com vista, além da pista de vôo.

Ambos são de fácil acesso e ficam na BA-001 logo após a Praia Pé de Serra.

por do sol no mirante de serra grande (bahia)
Pôr do sol no Mirante de Serra Grande

08. Surfar em uma praia sem crowd

Enquanto tem praias em Itacaré lotadas de surfistas buscando um espacinho para surfar boas ondas, a Praia Pé de Serra tem ótimas ondas e é bem sossegada, mesmo na alta temporada! Então, se você curte surfe, fica a dica.

Onde comer em Serra Grande (Bahia)

Agora vamos pra melhor parte do post! Bora falar de comida? Aqui vão algumas delícias que você só encontra na Bahia:

09. Experimentar o acarajé da Lia

No fim da tarde, a pracinha de Serra Grande ganha alguns cheiros deliciosos, como o do acarajé da Lia. E convenhamos, não tem como ir à Bahia e não comer um acarajé né? Então não deixe de passar na praça para tomar uma cerveja, comer um acarajé e conhecer o clima tranquilo da vila de Serra Grande.

onde comer em serra grande (bahia)
Acarajé da Lia, encontrado na pracinha de Serra Grande

10. Frutos do mar do Restaurante Itacarezinho

Restaurante Itacarézinho fica na praia de mesmo nome e atrai muita gente por causa do seu cardápio delicioso e sua localização privilegiada, de frente pro mar.

A boa é pegar uma mesa ou lounge (tem consumação mínima!) e passar o dia todo dividindo entradinhas e tomando drinks (destaque pra caipirinha de cacau que é uma delícia).

11. Passar na famosa Cabana da Empada

Você certamente já experimentou uma empada deliciosa na sua vida, mas talvez mude de ideia ao provar a variedade de sabores da Cabana da Empada. Elas são simplesmente uma delícia! E já aviso logo, você não conseguirá comer apenas uma.

A boa é passar lá quando você estiver indo pra Serra Grande e comprar algumas pra viagem, pois ela é parada de beira da estrada.

12. Tomar um coco geladinho na barraca do Seu Edson

Sabe essas barraquinhas de beira de estrada com frutas frescas penduradas? A barraca do Seu Edson é parada obrigatória para um refresco em dias de verão. Ela fica na BR-001 logo depois da entrada de Serra Grande sentido Itacaré.

O coco é geladinho e as frutas são deliciosas! Recomendo!

barraca de coco em serra grande (bahia)
A barraca de frutas do Seu Edson é uma ótima parada para se refrescar!

O que fazer em Serra Grande com chuva

A verdade é que realmente não há muito o que fazer em Serra Grande com chuva, que foi nossa realidade durante alguns dias da viagem, mas seguem algumas dicas alternativas:

  • Sentar num bom restaurante e comer uma moqueca baiana bem saborosa;
  • Curtir o seu hotel (ou seja, mais um motivo para caprichar na hora da escolha do hotel!);
  • Escolher algum dos restaurantes da região e curtir o visual: a natureza é sempre relaxante.
  • Aproveitar para conhecer novas pessoas e colocar o bate-papo em dia com suas companhias de viagem.

Que tal estender a viagem até a Península de Maraú?

O litoral baiano é realmente fantástico! E se você pretende explorar outras praias da região, não deixe de conferir este vídeo com 5 passeios imperdíveis na Península de Maraú: Barra Grande, Taipu de Fora, Cassange e Algodões!

Pronto para conhecer este paraíso chamado Serra Grande, na Bahia?

Agora você já sabe o que fazer em Serra Grande, a melhor época para conhecer a região, as TOP pousadas e ainda tem outras dicas incríveis na manga para que a sua viagem seja inesquecível! E se ficou alguma dúvida, é só deixar nos comentários =)


Que tal conhecer outros paraísos baianos?

Trancoso (Bahia): as melhores dicas para você planejar a sua viagem

Cumuruxatiba (Bahia): onde o tempo não tem pressa e a preguiça é mais gostosa

Caraíva: o que você precisa saber sobre esse lugar mágico na Bahia

O que fazer em Itacaré: 15 passeios e experiências imperdíveis para incluir no seu roteiro

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Aluguel de Carro!
    locação de carro
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

3 respostas

  1. Meus olhos ficaram rasos d’água com tanta beleza. Já fui em Ilhéus algumas vezes, no entanto essas dicas são valiosas demais. A Praia da Engenhoca e essas piscinas naturais são fora da curva do normal. Um espetáculo. estarei viajando novamente em dezembro de 2021 e certamente iria conhecer.
    Obrigado meninas.
    Wisner Dantas.

    1. A região de Serra Grande, na Bahia, é belíssima! Vale a pena passar uns dias por lá, Wisner! Boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *