Recentemente conhecemos mais um paraíso no Brasil, um cantinho especial que fica na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Trindade, localizada na região da Costa Verde, abriga uma extensa floresta de Mata Atlântica, praias lindíssimas com águas claras, cachoeiras e piscinas naturais. Um verdadeiro refúgio para quem quer contato intenso com a natureza!

Nesse post você vai ler o que fazer em Trindade – separamos as melhores dicas para você conhecer esse lugar especial. Já adianto que, ao planejar a sua viagem, escolha a baixa temporada e, se puder, vá durante a semana. A pequena vila tem ficado bem cheia! Para você aproveitar as praias mais vazias, essa é a nossa recomendação.

Continue lendo e descubra o que fazer em Trindade, no Rio de Janeiro!


Trindade: paraíso entre o Rio de Janeiro e São Paulo

A história de Trindade é super interessante. Nos anos 70, ainda pouquíssimo conhecida, virou refúgio da galera “paz & amor” – os hippies! Outra galera que adorava a região eram os surfistas, por conta das altas ondas que rolam por lá. Por muitos anos o pequeno vilarejo ficou intocado, sendo frequentado por poucas pessoas.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

De uns 10 anos pra cá, Trindade foi ganhando fama e recebendo um número altíssimo de turistas. Pousadas e campings foram surgindo, chegou o sinal 4G de diversas operadoras, vários restaurantes e lojinhas. A vila cresceu (um pouco desenfreada) e perdeu um pouco dessa vibe “secreta” que tinha antes. O fácil acesso acaba atraindo bastante gente em busca de praias paradisíacas.

Trindade está localizada bem na divisa entre Rio de Janeiro e São Paulo. Inclusive, o Mirante Cabeça do Índio, uma formação rochosa super interessante, fica exatamente na divisa entre os dois estados. Vamos explicar como chegar no mirante, continue lendo!


Onde fica Trindade e Como Chegar

Partindo do Rio de Janeiro, são 270 kilômetros até chegar em Trindade. Partindo de São Paulo, 268 kilômetros. Em média, você vai levar 4h30 para chegar! Por conta da distância, é interessante você ficar ao menos 3 dias para explorar a região!

Trindade fica bem pertinho de Paraty, cidade super charmosa da Costa Verde. Inclusive, se você busca conforto e mais estrutura para se hospedar, indicamos Paraty. São apenas 30 minutos de carro entre uma cidade e outra, então vale a pena fazer um bate-volta. Vamos falar mais sobre essa opção ao longo do post.

Carro

A opção mais confortável e prática para chegar em Trindade é de carro, assim você consegue explorar também outras regiões próximas que abrigam lindas paisagens, praias e cachoeiras.

Indicamos o site Rent Cars, que é ótimo para alugar carro! Eles comparam o valor de diversas agências, clique aqui para conferir e fazer a sua reserva com antecedência! Essa é uma ótima opção para quem vem de outros estados – ao chegar no aeroporto, alugue um carro para explorar a Costa Verde do Brasil.

Ônibus

Há ônibus com destino final em Trindade saindo de Paraty ou de Ubatuba. Saindo da rodoviária de Paraty, procure a empresa Colitur, que faz o trecho de hora em hora. Saindo de Ubatuba, a viação Oceano é a melhor opção.


Vale à pena se hospedar em Trindade?

Como falei, se você prefere uma hospedagem com mais conforto e estrutura, a melhor opção é se hospedar em Paraty. Não vimos opções tão interessantes de hospedagem em Trindade, mas se você curte acampar ou topa uma pousadinha mais roots, há sim opções por lá.


Onde ficar em Paraty

Fomos em Setembro de 2020 e nos hospedamos na Pousada Eclipse, que fica bem na entrada da cidade de Paraty. É uma excelente opção, pois é só pegar o carro e você já estará na BR 101. Dirigindo por cerca de 30 minutos, você chega em Trindade.

A Pousada Eclipse tem quartos super amplos e confortáveis, café da manhã caseiro caprichado e uma área de lazer ótima, com piscina aquecida. Clique aqui para saber mais sobre a pousada e fazer a sua reserva!

Já no Centro Histórico de Paraty, uma boa opção é a Pousada Literária, que é mega confortável e super requintada. Para uma opção com bom custo x benefício, indicamos a Pousada Vila do Porto.


Onde ficar em Trindade

Em Trindade você não vai encontrar hotéis luxuosos e nem nada do tipo. A vibe da pequena vila é bem roots! A gente acabou não se hospedando por lá, mas uma boa opção que encontramos no Booking é a Pousada Cabeça do Índio e a Hospedagem Casa Maracujá.

Se você preferir, também pode encontrar algumas opções de casas para alugar em Trindade, no Airbnb.


O que fazer em Trindade: as melhores praias

Você vai encontrar praias lindíssimas em Trindade! Separei as 4 mais bonitas, na minha opinião, para você incluir no seu roteiro.

01. Praia Brava

A Praia Brava é uma praia deserta, queridinha dos surfistas! Ela fica logo antes da entrada da pequena vila de Trindade, e é preciso estacionar o carro na beira de estrada para ter acesso à trilha.

A trilha é uma boa descida até a praia – então prepare-se para a volta, que vai ser uma subida intensa. Mas, chegando lá, todo esforço vale a pena. A praia é super deserta, sem pousadas, barracas.. nada! Só você, o mar e a floresta que compõe a paisagem.

Você também pode chegar até lá de barco, em dias de mar calmo.


02. Praia do Meio

A Praia do Meio é uma das mais procuradas para passar o dia todo pegando sol e mergulhando no mar. De fácil acesso, você só precisa estacionar o carro em um dos estacionamentos que ficam na entrada da “trilha” do Parque Nacional Serra da Bocaina e caminhar cerca de 5 minutinhos.

Para chegar nesses estacionamentos, é só você entrar na cidade de Trindade, passar por toda a vila (onde tem os restaurantes, lojinhas e pousadas) e seguir até o final. Você logo vai ver os estacionamentos e a entrada do parque.

praia do meio trindade
A Praia do Meio é super bonita! Foto: @brenomadeira

Por ser fácil de chegar, acaba ficando bem cheia. A praia tem uma área extensa de areia, algumas barraquinhas e ambulantes. Vale a pena subir nas pedras que “dividem” a praia, o visual dali é bem bonito!


03. Praia do Caxadaço

Caminhando até o final da Praia do Meio, você vai ver um rio, onde você deverá atravessar para começar a trilha de 15 minutos até a Praia do Caxadaço. Depois de algumas escadas de pedra e algumas descidas, você vai chegar na belíssima Praia do Caxadaço, mais deserta e maravilhosa!

o que fazer em trindade
Praia do Caxadaço vista do alto! Deserta e linda! Foto: @brenomadeira

Essa praia é ainda mais extensa que a Praia do Meio. Há apenas dois quiosques na praia – um mais chique, com mesas, espreguiçadeiras e pratos para almoçar e um menorzinho que vende pastel e açaí.

A praia é uma delícia para passar o dia todo! Fomos em uma segunda-feira e estava bem tranquila, mas acredito que nos finais de semana fique cheia.

o que fazer em trindade praia do caxadaço
Dica de foto: a casinha de salva vidas, na Praia do Caxadaço, é linda!

A casinha de salva vidas é um ótimo lugar para tirar fotos! Fica bem no meio da praia!


04. Piscina Natural do Caxadaço

Se você caminhar até o final da Praia do Caxadaço, vai encontrar uma pequena trilha que dá acesso à Piscina Natural do Caxadaço! Um lugar super bonito, de água clarinha e calmo, cercado por pedras e cheio de peixinhos. Pena que fica bem cheio e as pessoas não costumam respeitar muito… Dizem que fica cheio de latinha de cerveja, barcos…

o que fazer em trindade
A famosa piscina natural do Caxadaço! Foto: @brenomadeira

O ideal é você ir cedinho, durante a semana, para pegar o lugar vazio!

Se você preferir, há a opção de ir de barco táxi, saindo da Praia do Meio. Há placas indicando o local de onde os barcos saem no início da trilha para a Praia do Meio.

Não chegamos a ir até lá, mas o Breno foi com o drone e fez esse clique maravilhoso. Olha como é lindo esse cantinho!


O que fazer em Trindade: cachoeiras

Além das praias lindas, Trindade abriga também algumas cachoeiras! O encontro da floresta com o mar proporciona paisagens de tirar o fôlego e quedas d’água muito gostosas para tirar o sal do corpo e dar aquele energizada!

Cachoeira da Pedra que Engole

Essa é a cachoeira mais famosa de Trindade – e talvez do Instagram! A pedra que engole virou atração turística, mas tem que ter coragem para entrar. Há uma pedra com um buraco bem pequeno, onde as pessoas entram e saem lá embaixo, dentro de uma gruta. Dá muito nervoso pois a pessoa simplesmente desaparece ao passar pela pedra – por isso nome!

A trilha que dá acesso à Cachoeira da Pedra que Engole fica no final da Praia do Meio. Há placas indicando o caminho, que é bem tranquilo e dá para ser feito por conta própria. São só 15 minutinhos de caminhada até chegar na pedra e em outro poços, ótimos para mergulhar.


O que fazer em Trindade: trilhas

É claro que a exuberante Mata Atlântica da região abriga picos maravilhosos! Vem ver a nossa dica de trilha para fazer na região.

Mirante Cabeça do Índio

Você sabia que esse mirante fica na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo? Para chegar até lá, faça a trilha passando pelas praias do Meio e Cachadaço, seguindo até o mirante com vista para as praias.

Cada trecho de trilha dura duas horas, então separe ao menos umas 7 horas para todo deslocamento. Se você se sentir inseguro para fazer todo o trajeto sozinho, é possível contratar um guia nas agências de turismo da cidade.


O que fazer em Trindade: passeios próximos

Toda a região da Costa Verde merece ser explorada! Praias paradisíacas, cachoeiras, trilhas, montanhas…! É beleza sem fim, principalmente para quem ama a natureza. Abaixo, selecionei alguns passeios bem legais para fazer próximo a Trindade! Vale a pena conferir e incluir alguns dias no roteiro para aproveitar e conhece-los!


Praia do Sono

A Praia do Sono é queridinha aqui do blog, um dos nossos posts mais acessados! E não é por menos: a Praia do Sono é um paraíso para quem curte acampar e estar em perfeita harmonia com a natureza.

praia do sono
Praia do Sono, paraíso na Costa Verde!

Já contamos a nossa experiência de acampar na Praia do Sono e também de se hospedar em uma casinha simples, na beira do mar. Mas, também dá pra fazer um bate-volta saindo de Trindade, seja de barco ou de trilha. É um passeio que eu recomendo demais!


Se quiser saber mais sobre a Praia do Sono, aproveite para ler:
Praia do Sono: como chegar, como é acampar, onde comer, passeios e mais!


Antigos e Antiguinhos

As praias Antigos e Antiguinhos são verdadeiros paraísos da Costa Verde. Para chegar até elas, facilita se você estiver na Praia do Sono, pois a partir de uma trilha de em média 30 minutos, você chega em Antigos, praia deserta, ótima para surf e para relaxar em meio à natureza. Caminhando mais um pouco, está Antiguinhos – uma pequena faixa de areia com muitas piscinas naturais. Um verdadeiro paraíso!

praia do sono
A linda Praia de Antigos! Foto: Breno Madeira / Mountain Drone

Também há a opção de chegar nessas praias de barco, mas eu sinceramente não sei de onde eles partem, já que quando estive lá, fui caminhando à partir da Praia do Sono.

Mas, acredito que saem da própria Praia do Sono e, dependendo do mar, de Trindade. Vale se informar com os locais!


Cachoeira do Saco Bravo

Se você está acostumado com trilhas e caminhas longas, pode arriscar o trajeto até a Cachoeira do Saco Bravo, uma cachoeira liiiiiiinda que desemboca no mar! O visual é realmente maravilhoso e eu tô doida pra conhecer, mas também é bem puxado e eu ainda não tive coragem de ir.

Você deve fazer a caminhada da Praia do Sono até Ponta Negra (mais ou menos 1h30) e continuar a trilha até a Cachoeira. O problema é que esse segundo trecho é bem íngreme e longo, durando em torno de 2h30. Algumas pessoas fazem o trajeto da ida e combinam com um barqueiro para buscá-las na volta da cachoeira, mas não é sempre que o mar está calminho e permite o acesso do barco.

Concluindo: são 8h de caminhada para você conhecer essa cachoeira, caso você não queria arriscar ir de barco. Puxado, né? Mas o visual é lindo e vale a pena!


Saco do Mamanguá

Já ouviu falar no Saco do Mamanguá? É o único fiorde do Brasil e é um lugar maravilhoso, que não pode ficar de fora do seu roteiro pela Costa Verde.

Para conhecer o Saco do Mamanguá, você deve ir de carro (ou ônibus) até Paraty Mirim. Fica entre Paraty e Trindade e é bem fácil de chegar, há placas indicando a entrada.

o que fazer em trindade e arredores
Visual maravilhoso do Pico do Pão de Açúcar, no Saco do Mamanguá

Nós estacionamos o carro na entrada da pequena vila e pegamos um barco-táxi para ir até o Saco do Mamanguá. Fizemos a trilha do Pico do Pão de Açúcar (foto) e foi incrível, mas você pode até se hospedar por lá e fazer os outros passeios.


Aproveite para ler:
Conheça o Saco do Mamanguá: um paraíso pouco explorado no litoral do Rio de Janeiro


Cunha

Cunha é uma pequena cidade serrana, próxima de Trindade, que fica na divisa entre Rio de Janeiro e São Paulo. Uma das principais atrações da cidade é a Pedra da Marcela – você consegue ver a Ilha Grande e as baías de Paraty e Angra dos Reis! A maior parte do percurso é feita de carro e depois 2 km de caminhada até o topo (são quase 1.900 metros de altura). Demais, né?

Outro ótimo passeio para fazer por lá, é visitar o Parque Serra do Mar, com trilhas para andar de bike e também trilhas que chegam até belíssimas cachoeiras. Recomendo reservar ao menos 3 dias para conhecer a região, que é linda!


Bate-volta de Paraty: um dia em Trindade

Conhecemos Trindade em um bate-volta de Paraty, e deu pra aproveitar bastante! Nos hospedamos na Pousada Eclipse, que fica bem na entrada da cidade, então facilitou para poder pegar o carro e dirigir até Trindade, sem trânsito e sem complicações.

Passamos o dia todo por lá e conseguimos visitar a Praia do Meio, Praia do Caxadaço e a Pedra que Engole. Ainda teríamos tempo para caminhar até a piscina natural e também conhecer a Praia Brava, mas preferimos curtir bastante a tranquilidade da Praia do Caxadaço.

Fica aqui a sugestão de todas as praias que você pode visitar em apenas um dia em Trindade! Assim, você pode, como a gente, se hospedar em Paraty e escolher uma boa pousadinha, além de passear no Centro Histórico, que é lindo demais, no fim do dia.

Roteiro de 1 dia em Trindade:

  • Praia do Meio
  • Praia do Caxadaço
  • Piscina Natural do Caxadaço
  • Pedra que Engole
  • Praia Brava

Aproveite para ler:
Onde ficar em Paraty: as 20 pousadas mais charmosas para se hospedar


Pronto para conhecer Trindade?

E aí, gostou das dicas? É uma pena saber que alguns anos atrás Trindade era pouco explorada, suas praias eram mais desertas e protegidas. Hoje, a pequena vila fica super movimentada nos feriados e finais de semana, mas, se você conseguir disponibilidade para viajar durante a semana, pode sentir ainda um gostinho desse paraíso só pra você.

Se ficar qualquer dúvida é só deixar nos comentários!


Você também pode gostar de ler

O que fazer em Angra dos Reis: Melhores Passeios, Onde Ficar, Roteiros e Dicas
Praias do Brasil: conheça as 20 praias brasileiras mais bonitas5 praias maravilhosas na região da Costa Verde, Rio de Janeiro

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

1 resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *